Imagem de dois gatos se alimentando em um comedouro metálico
Ultima atualização: 3 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

76Comentários coletados

Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Você já tem um bichano em casa ou está pensando em adotar um? Hoje vamos explicar a importância de uma boa ração para gatos castrados.

Uma alimentação de qualidade é essencial para prevenir doenças e garantir que seu pet cresça forte, com todos os nutrientes necessários. Confira nossa análise para entender tudo o que é preciso para uma dieta bem balanceada.




Primeiro, o mais importante

  • Além de precisarem de uma ração específica, você também deve escolher levando em conta a idade e outras necessidades especiais do seu felino.
  • Em gatos castrados há um aumento nas chances de cálculos renais e problemas no trato urinário. A recomendação aqui é suprir a água com rações úmidas.
  • Infelizmente, economizar na ração optando pelas mais baratas pode cobrar seu preço com mais visitas ao veterinário.

Você também pode gostar:

As melhores rações para gatos castrados: Nossas recomendações

Escolher a melhor ração para seu gatinhos quando há tantas marcas e fórmulas disponíveis no mercado nem sempre é uma tarefa fácil. Veja aqui alguns exemplos que vão deixá-los salivando.

A opção ideal para gatos adultos

A Whiskas é uma das marcas mais conhecidas, e essa fórmula com nível moderada de gordura, fibras especiais que ajudam na eliminação das bolas de pelo e proteínas de alta qualidade é ideal para os gatos castrados que já chegaram a fase adulta.

Nossa indicação para quem procura uma ração balanceada

Para deixar até os donos com inveja, a ração da Biofresh é 100% natural, sem adição de conservantes ou corantes artificiais. Um alimento completo, balanceado e com sabor de salmão, alecrim, chá verde e blueberry. Tudo o que seu gato merece em um fórmula Super Premium.

Uma ótima ração para deixar seu gato com a pelagem brilhando

Livre de transgênicos, sem conservantes químicos, a fórmula da Chronos ajuda a controlar o pH urinário e evitar a regurgitação de bolas de pelo. O grande destaque aqui fica por conta do Ômega 3 de peixes das águas frias norueguesas. Tudo cientificamente formulado para oferecer o que há de melhor ao seu felino.

Guia de compra

A população de felinos no Brasil tem crescido e há estimativas de que, em alguns anos, o número de gatos irá superar o de cães domésticos. E as marcas estão de olho, investindo em produtos de altíssima qualidade.

Felizmente, o número de castrações e de gatos que vivem em ambientes fechados também está aumentando, garantindo mais longevidade para os pets. Confira mais algumas dicas e informações sobre como a alimentação é um fator que contribui para a saúde dos felinos em nosso guia de compra.

Imagem de pessoa dando ração para um gato

Gatos castrados tendem a ficar mais preguiçosos, então é importante estimular a alimentação. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

Qual a importância de castrar seu gatinho?

Diferente dos cães, geralmente mais dóceis, os felinos ainda estão mais ligados a seus instintos selvagens e de predador. E como os donos de gatos sabem muito bem, eles são extremamente independentes.

A castração é um procedimento simples, de baixíssimo risco e de rápida recuperação.

Por isso muitos donos ainda deixam seus gatos soltos durante boa parte do dia (e da noite!), o que torna o controle de natalidade um verdadeiro desafio, aumentando consideravelmente a população de gatos abandonados.

Embora a castração possa parecer um pouco extremo para muitos donos, é um procedimento simples, de baixíssimo risco e com ótimo tempo de recuperação. Esse é, sem dúvidas, a forma mais segura de controle de natalidade.

O que pode ajudar a mentalidade dos donos é que, após castrados, os gatos tendem a ficar mais dóceis e caseiros. Vale citar ainda que para evitar este e outros riscos, o ideal é que seu bichinho seja criado de forma restrita, sem acesso a rua.

Por que os gatos castrados precisam de uma ração especial?

Como a castração envolve a retirada das gônadas dos felinos, a produção dos hormônios reprodutivos é interrompida. O problema é que isso acaba afetando sua fisiologia e apetite, como explica a médica veterinária:

Dra. Vivian CarvalhoMédica Veterinária

"Os gatos castrados têm três vezes mais tendência a engordar, apresentando um maior nível de apetite e menor disposição para os exercícios."

É aqui que a obesidade pode se tornar um problema. Por isso, a ração para os animais castrados possui vitaminas e nutrientes especiais para uma suprir essas deficiências. Tudo isso com menos calorias, conservantes e corantes artificiais. Veja o tópico abaixo para entender um pouco mais sobre todas as suas vantagens.

Quais as vantagens e desvantagens da ração para gatos castrados?

Disponível em uma grande variedade de sabores, a ração pode ser seca ou úmida, com fórmulas que ajudam a evitar a regurgitação de bolas de pelo e fortalecem a musculatura.

Tudo isso enquanto seu bichano vai ficar com a pelagem mais brilhante, saudável e sedosa.

Porém, como mencionamos os problemas de obesidade, é importante um melhor controle sobre a alimentação. E, infelizmente, essas rações também custam um pouco mais caro.

Vantagens
  • Disponível em vários sabores
  • A ração pode ser seca ou úmida
  • As fórmulas ajudam a evitar regurgitação de bolas de pelo
  • Fortalecem a musculatura
  • Deixam a pelagem mais brilhante e sedosa
Desvantagens
  • É preciso um melhor controle sobre a alimentação
  • Elas custam um pouco mais caro

Quais os diferentes tipos de rações para gatos castrados?

É vital escolher a ração certa de acordo com a idade de seu gato, e as marcas já oferecem fórmulas especiais para filhotes, adultos e até mesmo os gatos mais velhinhos.

No entanto, é preciso ficar de olho na especificação de cada uma deles, e aqui as marcas trabalham com quatro categorias principais. As Standards são as mais baratas do mercado, mas a maioria possui corantes e conservantes artificiais. Apesar de mais acessíveis, elas não são recomendadas para gatos idosos ou com problemas renais.

As mais indicadas são as rações premium, com fórmulas bem balanceadas e preço bastante acessível, já que costumam ser produzidas com ingredientes de qualidade, pensadas especialmente no bem-estar animal.

Mas se o seu gato merece o melhor que o dinheiro pode pagar, as Super Premium possuem formulação com ingredientes naturais, livre de transgênicos, conservantes e corantes artificiais. Seus ingredientes são de altíssima qualidade, o que justifica o preço mais elevado.

Já as rações medicinais são específicas e devem ser utilizadas com indicação veterinária, pois ajudam no tratamento de doenças e disfunções que podem surgir após a castração. Nesses casos, o preço pode variar bastante, mas prepare o bolso.

Standard Premium Super Premium Medicinal
Fórmula A maioria possui corantes ou conservantes artificiais Intermediária, ela é a mais indicado A maioria possui formulação natural São específicas e devem ser usadas com indicação veterinária
Benefícios Elas são as mais acessíveis Fórmula bem balanceada Ingredientes de altíssima qualidade Ajudam a tratar uma série de doenças
Preço São as mais baratas do mercado Estão em um faixa de preço intermediário Elas são as mais caras O preço pode variar muito de acordo com a fórmula

Qual a importância de adicionar ração úmida na dieta dos gatos castrados?

Caso você já seja dono de gatos, já deve ter percebido como eles são sistemáticos para beber água, o que pode causar uma série de problemas renais e no trato urinário dos felinos.

A castração pode potencializar esses problemas, por isso a ração úmida é tão importante e não deve ser considerada pelos donos apenas como um mimo para ocasiões especiais.

Contendo muito mais água em sua fórmula, elas são ótimas para gatos castrados e diabéticos, ajudando também a controlar o problema de obesidade. E vamos combinar, eles adoram!

Veja abaixo algumas opções de produtos que podem estimular seu bichano a se exercitar mais, comendo e se hidratando de forma adequada para evitar doenças e visitas ao veterinário.

Critérios de compra: O que observar antes de comprar ração para gatos castrados

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os benefícios da castração e a importância de uma ração especial para seus gatos, é hora de entender um pouco mais sobre as fórmulas e como encontrar a ideal.

Pensando nisso, separamos alguns tópicos para ajudá-lo a deixar seu felino mais saudável e com os pelos brilhando. Com pequenos cuidados, eles nos acompanham por muito mais tempo.

Fórmula

O principal fator de avaliação ao escolher uma ração é a fórmula, e aqui existem uma infinidade de opções. Como mencionamos ao longo do artigo, o primeiro passo é considerar a idade do felino.

Outro fator é a qualidade, e se couber em seu bolso, as Super Premium são as mais recomendadas, por possuírem ingrediente naturais, deixando de lado conservantes e corantes artificiais que podem prejudicar a saúde dos bichanos.

Uma boa forma de encarar esse gasto é considerar que quanto melhor for a alimentação, menos visitas ao veterinário serão necessárias. E, no fim, nossos pets também merecem o que há de melhor.

Imagem de gato se alimentando em comedouro de plástico

Depois que seu gato se acostuma com uma ração, pode ser difícil realizar a troca. (Fonte: meineresterampe/ Pixabay.com)

Textura

A textura, ou granulação da ração, também e muito importante. Ela pode evitar desde problemas de mastigação até da digestão dos gatos.

Escolha rações mais macias para filhotes e para os gatos mais velhinhos.

Nosso conselho aqui é que você escolha rações mais macias para filhotes e para os gatos mais velhinhos, deixando os grãos mais duros para fase adulta, quando os dentes estão mais saudáveis.

Alternar entre ração seca e úmida também é uma ótima opção para que eles obtenham mais líquido durante a alimentação.

E, se você nunca fez o teste, tente. Eles vão se apaixonar.

Sabor

Sistemáticos, fazer a mudança de sabor entre uma compra de ração e outra pode fazer com que o gato demore a se acostumar. Mas se você perceber que ele não está comendo, esse é um dos primeiros testes que você deve realizar.

Existem vários sabores disponíveis no mercado, desde os mais tradicionais, como carne e frango, até salmão e aquelas desenvolvidas para gatos com um paladar mais exigente.

Lembre-se apenas de que não adianta apenas ser saborosa, a ração também tem que ser nutritiva. Se os ingredientes forem naturais, melhor ainda.

Imagem de comedouro com formato de cabeça felina

Muitas rações possuem vegetais e cereais em sua composição para que os gatos cresçam mais fortes e saudáveis. (Fonte: Crepessuzette/ Pixabay.com)

Peso líquido

Por último, e uma questão bastante prática, é o peso líquido na embalagem. Se seu gato já se acostumou com determinada marca, textura e sabor, você pode economizar comprando sacos maiores.

Mas, se ele ainda está passando por fases de adaptação, opte por embalagens menores, assim você não vai jogar dinheiro fora caso seu gatinho não se acostume.

Em pacotes maiores, também é importante seguir as especificações do fabricante e guardá-la corretamente para que não perca textura e nutrientes com o tempo.

(Fonte da imagem destacada: bollection/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Andreia Sales Presidente de ONG de Animais
Ter quatro cachorros e três gatos em casa ainda era pouco para Andreia. Por isso, há 6 anos, ela decidiu abrir uma ONG para resgatar e cuidar de bichinhos indefesos. Outra forma que encontra que cuidar dos animais é compartilhando, na internet, seu conhecimento e experiência sobre os produtos que facilitam a vida dos pets.
Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.