
Como escolhemos
Olá! Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. No artigo de hoje vamos falar sobre o ralador elétrico, o produto ideal para quem quer praticidade na cozinha e no preparo de alimentos.
Versáteis e fáceis de usar, os raladores elétricos estão disponíveis nas versões portáteis, de mesa e indústrias, e são capazes de ralar e processar diversos produtos alimentícios e ingredientes.
Siga conosco nessa leitura e confira as melhores opções do produto, além das características para as quais você deve atentar para fazer a melhor escolha de ralador elétrico para agilizar as suas receitas.
Índice
O mais importante
- O ralador elétrico traz praticidade e pode ter vários usos para o cozinheiro. Para garantir todos os benefícios que esse produto pode oferecer, a escolha acertada do modelo é essencial.
- O material e modelo do ralador elétrico devem ser definidos com base no uso pretendido e no perfil do usuário. Raladores mais sofisticados podem agregar outras funcionalidades, o que é uma vantagem para quem deseja evitar o excesso de utensílios em sua cozinha.
- Não existem muitos modelos de ralador elétrico no mercado brasileiro. Os modelos mais simples custam cerca de R$ 100, enquanto os modelos mais sofisticados ou industriais podem chegar a custar milhares de reais.
Ralador elétrico: nossa recomendação dos melhores produtos
O ralador elétrico é seguro e prático, e pode ter vários usos na cozinha de sua casa ou empreendimento. É ideal para ralar legumes, queijos, coco, e demais alimentos com o mínimo de esforço. Para tanto, escolher um produto de qualidade é fundamental. Confira nossa lista com sugestões de raladores elétricos para cada situação:
Para ralar diretamente à mesa ou prato
O Ralador de Queijos Fresh Cheese Britânia conta com bateria recarregável com autonomia de até 30 minutos. As três lâminas de corte permitem ralar grosso, fino e fatiar. Também são removíveis, facilitando a limpeza. Ideal para ralar queijos, nozes e chocolates. Fácil e simples de usar, o ralador pode ser levado à mesa, deixando os seus pratos mais refinados e os preparos mais frescos e saborosos.
Para ralar legumes em espirais perfeitas
Com o Spiralizer Mixer da Cadence você pode fazer qualquer tipo de macarrão de legumes ou saladas incrivelmente bonitas. O produto é 2 em 1: Facilita o corte de legumes e funciona como Mixer para o preparo de bebidas, molhos e vitaminas. Além da lâmina de mixer, acompanha mais 2 discos para diferentes tipos de cortes. O recipiente com tampa auxilia o uso, servindo como base antiderrapante.
Para ralar em grandes quantidades
Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.
O Multiralador Industrial da Tao é o mais compacto e robusto do mercado. Fácil de usar, é ideal para alimentos em geral. Fabricado 100% em aço carbono, rala até 25kg de alimento por hora. Acompanha 3 discos de corte e bocal removível de inox. O motor de alta tecnologia tem placa integrada e 1/3cv de potência e sistema RED-Plus, que aumenta a vida útil do motor.
Guia de Compra
Seja para fazer aquela salada do dia a dia ou para arrematar a macarronada com queijinho ralado na hora, o ralador elétrico é o produto ideal para quem quer ganhar tempo na cozinha sem abrir mão do frescor e qualidade dos ingredientes.
Continue com a gente para aprender tudo sobre esse acessório que não pode faltar no acervo de quem quer não gosta de perder tempo na cozinha.
O que é e como funciona o ralador elétrico?
Assim como os raladores manuais, os elétricos vêm em diversos formatos, modelos e tipos de acionamento. Outra similaridade entre os produtos é que eles podem ser categorizados de acordo com a indicação de ingredientes como, por exemplo, ralador de queijo, ralador de vegetais, ralador de especiarias, além das versões multiuso.
O ralador elétrico conta com lâminas giratórias, que impulsionada por uma fonte de energia - que pode ser bateria, pilha ou energia elétrica -, ralam os alimentos com o mínimo de esforço por parte do usuário.
Industrial, de bancada ou portátil: Qual o ralador elétrico ideal?
O portátil é ideal para quem busca a praticidade de poder utilizar o acessório diretamente na mesa ou na finalização de pratos. Também é perfeito para levar usar em eventos e viagens. Esse tipo de ralador elétrico funciona por meio de bateria ou pilhas, dependendo do modelo.
Já a versão de bancada é ideal para processar quantidades um pouco maiores de alimentos, já que geralmente contam com espaço para armazenamento. Também costumam ser compactos, mas oferecem maior estabilidade para o uso por ficarem apoiados. Funciona com bateria, eletricidade ou ambos.
Tanto o portátil como o de bancada podem acompanhar kit de lâminas com diferentes cortes. Os acessórios garantem maior versatilidade ao produto.
Por sua vez, os industriais são mais adequados ao uso profissional, ou ainda para famílias grandes com hábitos de preparar muitos ingredientes ralados diariamente. O modelo permite ralar grandes quantidades, e costuma ter maior versatilidade de cortes.
Industrial | Portátil | De mesa | |
---|---|---|---|
Usos | Grandes quantidades, diferentes tipos de ingredientes | Uso doméstico | Para finalizar pratos, ralar pequenas quantidades |
Características | Capacidade para grandes quantidades e diversos tipos de corte | Para apoiar em mesas ou bancadas é mais estável e seguro | Pode ir da cozinha à mesa |
Fonte de alimentação | Energia elétrica | Bateria normal, recarregável, pilhas ou energia elétrica | Bateria normal, recarregável ou pilhas |
O que pode ser ralado com um ralador elétrico?
As possibilidades e eficiência para cada um desses ingredientes, no entanto, podem variar de um modelo a outro.
Cada alimento e preparo demanda uma espessura de corte, para o qual o modelo escolhido e suas respectivas lâminas podem ser mais ou menos adequados.
Para quem é indicado um ralador elétrico?
Além disso, a versão elétrica elimina o risco de acidentes que são comuns com raladores manuais.
Se bem escolhido de acordo com suas necessidades, o ralador será um grande adianto no preparo de saladas, bolos, massas, saladas e demais receitas, eliminando o esforço manual necessário para o preparo de ingredientes. Ele garante mais praticidade, conveniência e comodidade no preparo de receitas e na manutenção da rotina da cozinha.
Além de substituir o ralador convencional, o elétrico pode aposentar outros utensílios como o espremedor de alho e o cortador de legumes, por exemplo.
Por esta razão, o produto é indicado a quase todo tipo de público. Para usuários domésticos, ter o ralador elétrico dentre os utensílios de cozinha pode estimular o preparo de receitas saudáveis e de cardápios mais variados para a família.
Ele também é ideal, especialmente nas versões industriais, para pizzarias, padarias, cozinhas industriais, restaurantes, onde seu uso acarreta ganho de tempo e otimiza o serviço da equipe e a padronização dos preparos e ingredientes.
Quanto custa e onde comprar o ralador elétrico?
Ele pode ser comprado em lojas físicas de utilidades domésticas e eletroportáteis, como a Camicado, Etna, Walmart. É possível, ainda, realizar a compra pela internet, aproveitando a comodidade dos sites de e-commerce como Amazon, Mercado Livre e Fast Shop.
Critérios de Compra: Fatores para comparar diferentes tipos de ralador elétrico
Agora que você já conheceu bastante sobre os raladores elétricos, listaremos algumas das características importantes em um bom produto, para que você possa comparar e reconhecer a melhor opção para ralar seus alimentos e ingredientes sem esforço e bagunça. São elas:
- Fonte de energia
- Capacidade
- Tipo de corte e lâminas
- Manutenção
Confira na sequência o detalhamento das características, para que não fique nenhuma dúvida:
Fonte de energia
As fontes de energia dos raladores elétricos variam de acordo com modelo e porte do produto, podendo ser pilha, bateria simples, bateria recarregável ou energia elétrica. Os modelos industriais podem consumir mais que os domésticos.
Antes de comprar o produto, verifique a voltagem bem como a sua classificação energética. No caso dos movidos a pilha ou bateria, verifique qual o tipo utilizado pelo produto, e se este pode ser facilmente encontrado em sua região.
Capacidade
A capacidade do ralador elétrico está relacionada a seu porte e autonomia, no caso dos modelos a bateria/pilha. Modelos industriais têm capacidades de ralar grande volume de alimentos a cada hora, valores que são expressos pelos fabricantes em kg/h.
Já nos modelos a bateria terão com sua capacidade baseada no tempo de funcionamento do aparelho sem a necessidade de recarga ou substituição da fonte de energia.
Tipo de corte e lâminas
A maioria dos raladores elétricos acompanha alguns tipos de lâminas, que proporcionam diferentes padrões e espessuras de corte. Cada um desses padrões pode ser mais ou menos adequado a alguns preparos e tipos de ingredientes.
Quanto mais opções de lâmina e tipos de corte o aparelho oferecer mais versátil ele será, e capaz de ralar um maior número de ingredientes com perfeição.
Manutenção
Como alguns padrões de lâmina tendem a acumular resíduos, as rotinas de manutenção do ralador elétrico merecem atenção. Para facilitar a limpeza, alguns modelos incluem acessórios especiais.
Prefira modelos desmontáveis, que facilitam a lavagem. Se você costuma usar lava-louças, confira as especificações do fabricante, pois alguns materiais não são indicados para lavadoras.
(Fonte da imagem destacada: Volodymyr Nikirov / 123rf)