Ralador de metal com 4 faces sobre fundo branco.
Ultima atualização: 6 de agosto de 2019

Como escolhemos

16Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

67Comentários coletados

Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. No artigo de hoje vamos falar de um item que seguramente, é encontrado na maioria das cozinhas brasileiras: o ralador.

Extremamente prático e eficiente, o ralador é excelente para auxiliar o preparo de receitas que exijam ingredientes em pequenas partículas, fios ou lâminas. As versões modernas têm designs inovadores e coloridos, sendo muito mais eficientes e seguras e facilitando a vida de qualquer cozinheiro.

Siga conosco nessa leitura e confira as melhores opções do produto, além das características para as quais você deve atentar para fazer a melhor escolha de ralador para sua casa.




Primeiro, o mais importante

  • O ralador é um produto prático, rápido e eficaz, e pode ter vários usos para o cozinheiro. Para garantir todos os benefícios que esse produto pode oferecer, a escolha acertada é essencial.
  • O material e modelo ideais do ralador devem ser definidos com base no uso pretendido e no perfil do usuário. A escolha será um fator determinante para a durabilidade e eficiência do produto.
  • Raladores mais sofisticados podem agregar outras funcionalidades, o que é uma vantagem para quem deseja evitar o excesso de utensílios em sua cozinha.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores raladores

Um ralador de qualidade é um item extremamente útil e necessário em qualquer cozinha. Capaz de ralar os mais diversos tipos de ingredientes rapidamente e sem demandar muito esforço, o ralador contribui para proporcionar o formato ideal dos ingredientes para o preparo ou decoração de diversas receitas.

As versões modernas têm designs diferentes e agregam diversas outras funções, sendo completos e apaixonantes. Pronto para escolher o seu? Confira os modelos mais interessantes do produto à venda no Brasil:

1º - Ralador 6 Faces 9 - Mimo Style

Feito de aço inoxidável, material altamente durável, esse ralador é ideal para uso no dia a dia.

Resistente, é fácil de usar e de limpar. Design exclusivo conta com seis faces, que proporciona seis diferentes padrões para ralar e fatiar, facilitando o preparo de suas receitas.

2º - Ralador 2 em 1 com pote - Euro

Feito em aço Inox de alta qualidade, o ralador EuroHome conta com 2 tipos de ralador, que permite ralar em diferentes tamanhos e padrões.

O design exclusivo conta com pote coletor acoplado, que concentra o alimento à medida que ele é processado, evitando bagunça e desperdício. Prático, e resistente, o pote pode ser usado para guardar o alimento na geladeira ou freezer.

3º - Ralador e Fatiador - Kit 8 em 1 - Art house

Esse ralador vai muito além, ele também corta, pica e tritura. Como você consegue ralar os mais diversos alimentos: cebolas, pepinos, tomates, batatas, frutas em geral, cogumelos, queijos, etc.

É um produto compacto, mas com uma alta variedade de corte. Seu preço médio é justificado por suas funcionalidades.

4º - Ralador de 2 Lados - Fackelmann

Ralador no modelo plano, é mais fácil de limpar e armazenar. Feito em plástico com lâminas em aço inox, tem dois padrões: uma lâmina com dentes em escala média e uma em escala fina.

Tem alça anatômica para facilitar no momento de ralar o alimento para que a peça não deslize e ocorra acidentes.

Guia de Compra

O ralador é como um auxiliar de cozinha. Com ele você agiliza diversos preparos e faz tudo de forma muito mais rápida. Seja para uma grande família ou poucas pessoas.

Agora que você conferiu nossas sugestões de ralador, vamos ao Guia de Compra. Nesta seção apresentaremos a você as informações mais relevantes sobre os raladores, para que você possa escolher o seu produto sem medo de errar.

Mulher na bancada da cozinha ralando uma peça de queijo com filha.

O ralador é um utensílio de cozinha versátil e indispensável. (Fonte: Vladimir Cosic / 123rf)

O que é um ralador?

O ralador é um utensílio doméstico que utiliza lâminas para fragmentar alimentos em pequenas partículas, fios ou lâminas. Sua origem remonta a Grécia antiga, onde há relatos de seu uso em 400 a.C. Os raladores ancestrais eram feitos em pedra.

Hoje temos versões bem menos rudimentares. Normalmente fabricados com lâminas em aço inox, plástico ou alumínio, o ralador moderno pode ter acabamentos em plástico ou silicone ou madeira, além de um ou mais tipos de lâmina e de corte.

Os formatos mais populares são o de torre ou cone, plano, espiral, com acionamento por manivela e até elétrico. Também podem ser categorizados de acordo com a indicação de ingredientes, como por exemplo, ralador de queijo, ralador de vegetais, ralador de especiarias, dentre outros.

O ralador é indispensável?

São inúmeras as receitas que exigem ingredientes ralados. Levar os alimentos as esse formato sem o auxílio de um ralador é uma tarefa um tanto quanto ingrata e ineficiente.

Com o auxílio de um ralador é possível o corte dos alimentos em diversos padrões, com rapidez e homogeneidade dos resultados.

A maioria dos modelos de ralador permite que os ingredientes sejam ralados diretamente dentro da panela ou recipiente de preparo da receita, gerando menos louça suja e perda de ingredientes.

São muito facilmente encontrados em supermercados, mercearias, lojas de utilidades domésticas, etc. Geralmente fabricados em plástico, alumínio, aço inox ou a mistura de alguns desses materiais. Podem agregar mais de uma função, sendo um item que demanda baixo investimento, mas entrega muitas vantagens.

Como alguns padrões de lâmina tende a acumular muitos resíduos, motivo que leva alguns modelos a incluírem ou demandarem acessórios especiais para limpeza.

Vantagens
  • Prático e rápido
  • Versátil, o mesmo ralador serve para diversos ingredientes
  • Barato e com bastante oferta no mercado
Desvantagens
  • Pode ser difícil de limpar

Quais os diferentes tipos de ralador?

Como já comentamos, a escolha do modelo de ralador deve ser feita com base nas necessidades e no perfil das pessoas que irão utilizar o produto. Para pessoas com pouca prática na cozinha, por exemplo, modelos planos que acompanham fixador de alimentos e os elétricos são opções mais seguras.

O tipo de material e o modelo do ralador são as características que mais merecem atenção, pois irão influenciar diretamente na durabilidade do produto e no seu desempenho. Os materiais mais comuns nos raladores são o plástico, aço inox e alumínio.

Embora o alumínio fosse muito popular no passado, já existem materiais mais modernos e seguros, como o aço inox que não oxida ou libera resíduos de metal nos alimentos.

A questão dos resíduos também merece atenção. Confira as possibilidades de limpeza de seu ralador. Alguns modelos são totalmente desmontáveis, o que facilita a lavagem. Caso o modelo seja inteiriço, verifique se ele acompanha acessórios para auxiliar na remoção dos resíduos.

Se você costuma usar lava-louças, confira as especificações do fabricante para o produto escolhido. Alguns materiais não são indicados para lavadoras. Os raladores são propensos a acumular resíduos de alimentos, e a lava-louças pode não os remover satisfatoriamente, exigindo uma limpeza manual mais cuidadosa antes ou depois do processo na máquina.

Ralador de Inox Ralador de plástico Ralador de alumínio
Durabilidade Grande durabilidade Alguns modelos podem ser frágeis e manchar com alimentos pigmentados Propenso à oxidação e escurecimento
Manutenção Pode ir à lava-louça Alguns tipos de plástico não podem ir à lava-louça Pode ir à lava-louça
Eficiência Lâminas são afiadas e eficientes Lâminas pouco afiadas, pode demandar maior emprego de força Lâminas são afiadas e eficientes

Quanto custa?

O preço do ralador varia muito de acordo com modelo, marca, material e detalhes do produto. É possível encontrar modelos básicos bem em conta, por menos de R$ 10.

Já modelos mais sofisticados, de marcas famosas, com materiais especiais e mais de uma função podem custar até R$ 200.

Onde comprar?

Você pode comprar seu ralador em lojas físicas que vendem utilidades domésticas, como a Camicado, Etna, Walmart, dentre outras.

É possível, ainda, realizar a compra pela internet, aproveitando a comodidade dos sites de e-commerce como Amazon, Mercado Livre e Fast Shop.

No caso da compra online lembre-se de atentar para o valor do frete, que varia de acordo com a região, e o volume do pacote, podendo encarecer o produto.

Ralador com canela recém-ralada em um prato e um pedaço de pau de canela ao lado.

Existem estilos de ralador adequados para um diferentes tipos de ingredientes. (Fonte: siobhandolezal / Pixabay)

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de ralador

Para a gente espantar de vez o risco de uma compra equivocada, aqui vão algumas características para você atentar na hora de comparar modelos, tipos e marcas de ralador, e fazendo sua escolha de utensílio como um especialista no assunto:

  • Modelo
  • Material
  • Manutenção
  • Funções extras

Agora veja em detalhes cada critério para acertar na escolha do melhor ralador para sua casa.

Modelo

O modelo no caso dos raladores influencia não apenas na estética, mas também na eficiência do produto. Modelos mais modernos e com designs diferenciados costumam ser mais eficientes e fáceis de usar.

Os modelos tradicionais do tipo cônico ou em torre são mais difíceis de limpar, e guardar, e podem ocasionar desperdícios. Já os planos ou desmontáveis, além de evitar perdas, são muito mais fáceis de higienizar e armazenar.

Material

Como já mencionamos, o material do ralador é uma das características mais importantes, sendo fator determinante na durabilidade e eficácia do utensílio. Os materiais mais usados na fabricação do produto são o alumínio, aço inox e o plástico.

Escolha de acordo com sua preferência, e também com o tipo de material que você usa em casa. Assim, o mesmo cuidado dispensado aos demais utensílios será o necessário para seu ralador.

O mix de materiais merece atenção. Certifique-se que as áreas que recebem maior pressão no momento de ralar não sejam frágeis. O ideal é que as partes que terão contato direto com os alimentos sejam de materiais que não peguem cheiro ou gosto.

Prato com fatia de queijo parmesão e ralador de aço inox.

O ralador de aço inox é o melhor do mercado. (Fonte: Waldrebell / Pixabay)

Manutenção

Para a maioria dos modelos de ralador a manutenção consiste, basicamente, na limpeza. Confira as especificações do fabricante com relação às instruções de uso, cuidados especiais, lavagem e armazenagem.

Certifique-se de que todas as exigências são de fácil atenção e execução, afinal, este é um produto para quem busca praticidade, e não longos processos de manutenção antes ou depois do uso.

Funções extras

O ralador com múltiplas funções é ideal para quem quer evitar o excesso de utensílios na gaveta ou armário, investindo em apenas um que desempenhe várias funções.

Ralador com estrutura de madeira próximo a recipiente com batatas.

Modelos tradicionais tendem a ser mais em conta que os com diversas funções. (Fonte: Susanp4 / Pixabay)

No entanto, as funções extras podem encarecer o produto. Antes de fazer um investimento maior em um produto com diversas funções, pondere a necessidade e se esses extras serão realmente utilizados.

(Fonte da imagem destacada: Finmiki / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Paula Diniz Jornalista
Brasiliense, é redatora, social media e inventora de moda nas horas vagas. Apaixonada por projetos DIY de moda e artesanato, é leitora voraz, fã de séries, atividades ao ar livre e jogos de tabuleiro. Expert em compras online, não fica de fora dos lançamentos e tendências de decoração, cuidados estéticos e com a casa.