Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje nosso assunto é raquete de tênis de mesa. Neste artigo, você vai ficar sabendo quais são os melhores produtos de acordo com o seu estilo de jogo.

Existem diversos tipos de raquetes de tênis de mesa disponíveis para venda no mercado atualmente, e, por isso, as pessoas podem ficar confusas com relação a qual item comprar.

Para esclarecer as suas dúvidas em relação a raquetes de tênis de mesa, criamos o guia a seguir, com todas as informações e dicas necessárias para que você compre a sua.

Primeiro, o mais importante

  • Um dos critérios para escolher sua raquete de tênis de mesa é se ela é adequada para uso interno ou externo (indoor ou outdoor).
  • Os preços das raquetes de tênis de mesa listadas aqui variam R$ 35 e R$ 190, dependendo do material do qual ela é feita, dentre outras características.
  • Dentre as características a se procurar em uma raquete de tênis de mesa estão: potência, controle, efeito, forma do cabo, cores, borracha, durabilidade, estilo de jogo, nível de jogo e peso.

Você também pode gostar:

Ranking: As 6 melhores raquetes de tênis de mesa

Você quer aumentar o nível do seu jogo? O treinamento é o mais importante, mas o equipamento utilizado também faz diferença. A seguir, listamos seis das melhores raquetes de tênis de mesa do mercado. Com certeza você vai encontrar o modelo que mais se encaixa em suas necessidades.

1° – Raquete de Tênis de Mesa Winmax

Esta raquete de tênis de mesa decabo curto tem borracha com pino invertido e esponja macia para garantir a melhor precisão na hora de rebater. Com 9 camadas, empunhadura de caneta, ela é confortável e durável.

Uma raquete ideal para iniciantes ou atletas que participem de campeonatos amadores. Na cor vermelha, pesa apenas 210 gramas. Tem 25 cm de comprimento, 15 de largura e 2 de espessura.

2° – Raquete Tênis de Mesa Catamount – Klopf

Para jogadores de nível intermediário em tênis de mesa, esta raquete é uma ótima escolha, já que proporciona um excelente nível de controle sobre a bolinha.

Ela é confeccionada em borracha lisa dos dois lados, e possui as cores clássicas, preto em uma das faces, e vermelha na outra. O cabo também é muito confortável e anatômico.

3° – Raquete Tênis De Mesa Vollo

Essa raquete de tênis de mesa da Vollo é indicada para jogadores intermediários. Ela possui um cabo clássico reto e borracha lisa com esponja. Tem apenas 174 gramas, sendo muito leve. Suas dimensões são de 2,30 cm de espessura, 15 de largura e 25,50 de comprimento.

Ela segue rigorosamente as especificações técnicas das federações e confederações de tênis de mesa.

4° – Raquete de Tênis de Mesa Yashima Starter

Esta raquete é ideal para jogadores amadores, já que possui borracha lisa nos dois lados. O amortecimento e a precisão dela são excelentes, e assim os jogadores conseguem colocar em prática diversos efeitos.

Suas principais características são velocidade, efeito e controle da bolinha. Se você está começando e deseja um bom equipamento, esta raquete de tênis de mesa é a mais indicada para você.

5° – Raquete de Tênis de Mesa Donic

Essa raquete de tênis de mesa tem seu preço justificado. Ela é ideal para jogadores intermediários e avançados. Com cabo côncavo e tecnologia AVS (Anti Vibration System), é um modelo que proporciona menos vibração e maior controle.

Ela possui ainda PLS (Power Light System), um cabo oco que reduz o peso total da raquete e transfere o centro de gravidade para região da cabeça. Assim ela ganha potência e aceleração de bola. Pesa 160 gramas e mede 26 cm x 15 cm x 1.2 cm.

6° – Raquete de Tênis de Mesa Pista e Campo

Raquete de tênis de mesa possui Certificado ITTF, sigla em inglês para Federação Internacional de Tênis de Mesa. Ela pesa somente 150 gramas e mede 15 cm de lagura, 25,5 de altura e 2 de profundidade.

É ideal para mesa-tenistas que jogam a longa distância da mesa, já que ela possui fácil controle e velocidade.

Guia de Compra

Um esporte dinâmico, em que é preciso manter o olho fixo na partida para não perder nenhum movimento. Assim é o tênis de mesa – também chamado de ping pong quando praticado por lazer. Você gosta do esporte? Quer ser o melhor entre os seus amigos ou quem sabe até participar de competições oficiais?

Então você vai precisar de uma raquete de tênis de mesa de qualidade. E nesse Guia de Compra, vamos trazer informações que vão te ajudar a escolher o modelo ideal.

pessoa em close executando saque em tênis de mesa

Uma raquete de qualidade pode elevar o nível do seu jogo. (Fonte: Jiř� Zuz�nek / 123RF.com)

O que são as raquetes de tênis de mesa?

A raquete de tênis de mesa é utilizada em treinos e competições deste esporte e deve possuir diversas características para se adequar ao estilo de jogo de cada jogador.

Uma boa raquete de tênis de mesa proporciona controle sobre a bola para que você possa dominar um jogo. Isso depende muito das características da raquete, como borracha, peso, etc.

Algumas raquetes de tênis de mesa que as pessoas costumam utilizar, principalmente quando praticam o esporte apenas por diversão, são consideradas de baixa qualidade. Principalmente as raquetes que não têm borracha ou revestimento. Mudar de equipamento pode alterar a sua forma de jogar.

Quais as vantagens de comprar uma boa raquete de tênis de mesa?

Diante da variedade de raquetes que existem no mercado atualmente, muitos praticantes acabam optando pela mais barata. O que estas pessoas não observam é que a probabilidade de que um modelo como este não ofereça uma boa qualidade de jogo é muito grande.

Além disso, modelos considerados mais baratos não oferecem a mesma durabilidade. Com isso, a borracha, dentro de alguns meses, acaba perdendo a textura e se tornando fina, o que é péssimo para o jogo.

As raquetes de boa qualidade oferecem um controle e desempenho muito notável. Dessa forma é possível conseguir os mais variados efeitos!

Um dos efeitos mais utilizados, o Topspin, fica muito difícil de aplicar em uma raquete que perdeu a textura da borracha, pois a bola costuma cair da raquete assim que a pessoa tenta aplicar este efeito.

foco

Você sabia que o Topspin é o golpe mais usado no tênis de mesa e também o de mais fácil execução? Nele, o jogador bate na bolinha de baixo para cima, com o objetivo de fazê-la girar, para subir e cair repentinamente, dificultando a recepção do adversário.

O pior é que não há maneira de recuperar a borracha da raquete de tênis de mesa assim que ela perder a qualidade. Ela fica sem muita utilidade para o jogo e, provavelmente, você terá que comprar outra.

Por ser um esporte que exige muita rapidez de movimentos dos jogadores, tome cuidado para não começar com uma raquete muito avançada para o seu nível. Raquetes que exigem mais agilidade são indicadas para pessoas mais experientes no esporte.

Vantagens
  • Controle sobre a bolinha
  • Efeitos
  • Potência
Desvantagens
  • Podem ser de baixa qualidade
  • Durabilidade pode ser baixa
  • Raquetes boas costumam ser caras

Existe diferença entre raquetes de tênis de mesa para uso interno ou externo?

Embora o jogo de tênis de mesa ocorra geralmente em lugares cobertos, também conhecidos pela palavra em inglês “indoor”, ele também pode acontecer externamente (outdoor).

Contudo, para jogar em áreas externas, você precisa do tipo certo de mesa e de condições climáticas favoráveis.

Além disso, o tipo de raquete de tênis de mesa que você precisa, no caso de jogos externos, é diferente. Você precisará de um equipamento mais resistente, já que estará sujeito a variadas condições climáticas.

Normalmente, as raquetes de tênis de mesa para uso externo são compostas por um material plástico, que é um material que também é mais resistente a impactos.

As raquetes indoor costumam ser mais utilizadas, principalmente por quem quer progredir no esporte, pois elas proporcionam maior precisão nos efeitos. O material que elas utilizam é madeira. Confira abaixo as principais diferenças entre raquetes para uso interno e externo:

Raquetes indoor Raquetes outdoor
Qualidade Maior precisão e controle Mais resistente, pode enfrentar diferentes condições climáticas
Material Madeira Plástico
Ideal para Atletas frequentes ou competidores Progredir no esporte

Quais efeitos posso conseguir com uma boa raquete de tênis de mesa?

O controle é a habilidade mais importante durante uma partida de tênis de mesa, pois ele representa a capacidade de responder as bolas do adversário.

Caso você não tenha tanta qualidade nos seus golpes, mas tenha consistência na capacidade de retornar as bolas para o adversário, há uma boa chance de que ele vá cometer algum erro em algum momento, e que você faça o ponto.

Depois de algum tempo treinando o controle da bola, você descobrirá que ele não exige apenas respostas físicas, mas também mentais. Isso porque, em muitos casos, você deverá dar uma resposta imediata e certeira.

Algumas raquetes proporcionam um melhor controle da bola, tanto pelo material da parte lisa quanto do cabo, que possibilita uma pegada mais firme.

Imagem mostra dois profissionais jogando tênis de mesa em um campeonato.

O controle sobre a bolinha é uma das coisas mais importantes do tênis de mesa. (Fonte: djimenezhdez / Pixabay)

O controle resulta em uma das coisas mais importantes do tênis de mesa: os efeitos, pois eles servem como estratégia para dar mais aceleração e rotação na bola. Saber utilizar estas técnicas define muito o nível do jogador.

Alguns dos efeitos do tênis de mesa são os seguintes:

  • Backspin. Esse efeito permite com que a bola gire para trás e desacelere;
  • Topspin. Esse efeito faz com que a bola gire para frente e acelere;
  • Sidespin. Quando o jogador aplica um golpe na bola da esquerda para direita, ou vice versa, isso gera rotação na bola;
  • Bola morta. Isso ocorre quando um golpe corta o efeito da bola.

Assim como acontece com o controle, raquetes de maior qualidade – e portanto, mais caras – permitem que o jogador coloque mais efeito em suas jogadas. Saiba um pouco mais sobre alguns desses movimentos:

A borracha da raquete importa?

Antigamente não existia uma regra em relação às cores das raquetes de tênis de mesa, e, por isso, a maioria delas era preta dos dois lados.

O que começou a acontecer é que as pessoas colocavam borrachas que dificultavam muito o jogo do adversário, e era muito difícil que o oponente soubesse qual borracha estava sendo usada em cada batida do adversário.

Atualmente, é permitido aos jogadores que inspecionem as raquetes dos adversários antes dos jogos, para saber quais borrachas eles usam em suas raquetes.

raquete de tênis de mesa preta encostada na bolina em cima de mesa de ping pong

Sabendo o tipo de borracha usada pelo adversário, o jogador pode se preparar melhor para o jogo. (Fonte: HeungSoon / Pixabay)

Assim, o jogador pode se preparar melhor para o jogo, já sabendo o tipo de borracha e em que lado da raquete ela está sendo utilizada pelo adversário.

Isso, é claro, serve para competições profissionais. Se você é amador e quer apenas se divertir jogando tênis de mesa, há opções de diversas cores e você pode procurar uma que tenha suas cores favoritas.

Quanto custa?

O custo de uma raquete de tênis de mesa é bem variado, pois elas podem ser de materiais ruins, ter pouca durabilidade e custar R$ 20, ou podem ser profissionais e custar R$ 500.

Neste artigo, as raquetes de tênis de mesa que foram listadas têm preços que variam entre R$ 35 e R$ 190.

Além disso, jogadores profissionais costumam mandar fazer suas próprias raquetes de tênis de mesa, e, nestes casos, dependendo da madeira utilizada, os valores podem chegar a R$ 1.000 ou mais.

Onde comprar?

É possível comprar raquetes de tênis de mesa na Internet em lojas como Amazon, Netshoes, Casas Bahia, Shoptime e Americanas. Em lojas físicas como Americanas, Decathlon e Centauro também é possível comprar raquetes de tênis de mesa de qualidade.

Pode ser que em sua cidade também seja possível encontrar uma loja especializada em tênis de mesa.

A vantagem de comprar em um lugar especializado neste esporte é que você poderá tirar todas as suas dúvidas com vendedores que realmente entendem do assunto. Comprar raquetes de tênis de mesa usadas não é recomendável, pois a borracha pode estar desgastada e sem ineficiente para aplicar efeitos na bola.

Imagem mostra duas raquetes e uma bolinha em cima de uma mesa de tênis de mesa.

É possível comprar raquetes de tênis de mesa na Internet ou em lojas físicas. (Fonte: Brett_Hondow / Pixabay)

Critérios de Compra: Principais fatores para avaliar uma raquete de tênis de mesa

Existem certas características de uma raquete de tênis de mesa que devem ser analisadas antes da compra, como as seguintes:

  • Potência
  • Forma do cabo
  • Borracha
  • Durabilidade
  • Estilo de jogo
  • Nível de jogo
  • Peso

Veja abaixo uma descrição detalhada de cada uma dessas características, que lhe ajudarão a fazer a melhor escolha.

Potência

Conseguir efetuar jogadas com força é uma das estratégias de jogadores ofensivos, que normalmente ficam alguns passos mais distantes da mesa no momento do jogo.

Raquetes que são projetadas para jogadores que apreciam jogos ofensivos e com potência costumam ser um pouco mais pesadas do que o normal, pois essa é uma das características que ajudam a dar força aos golpes.

Quando a parte da borracha é rígida, ela absorve menos impacto, isso acaba proporcionando uma potência extra nas rebatidas.

View this post on Instagram

#wttc2019budapest

A post shared by Magyar Asztalitenisz Szövetség (@moatsz_official) on

Forma do cabo

O formato do cabo de uma raquete de tênis de mesa não possui uma influência muito grande no jogo, ele depende muito do gosto pessoal do jogador.
Ele pode ser das seguintes formas:

  • Reto. Como o nome mesmo já diz, é um cabo reto em toda a sua extensão;
  • Côncavo. Este tipo de cabo é um pouco mais estreito no centro, e mais largo nas extremidades;
  • Anatômico. Este é um cabo mais fino na extremidade em que é unido com a raquete, e um pouco mais largo no outro extremo.

Borracha

A borracha é muito importante para garantir um jogo de qualidade. Muitas pessoas preferem customizar raquetes de tênis de mesa com borrachas compradas separadamente, pois elas proporcionam maior aderência.

Existem diversos tipos de borrachas para tênis de mesa, e, um deles, por exemplo, é conhecido como pino, que é utilizado por quem deseja tirar o efeito da bola do adversário.

Por isso, a utilização de uma borracha específica na sua raquete de tênis de mesa passa muito pela questão da estratégia de jogo também.

View this post on Instagram

🐝

A post shared by Tom Roeser (@looplobsmash) on

Durabilidade

A durabilidade é um item importante para uma raquete de tênis de mesa, pois quando a borracha dela fica gasta, é preciso trocar de equipamento. E, muitas vezes, dependendo da qualidade da raquete, isso pode acontecer com apenas alguns meses de uso.

Uma pista para saber se sua borracha está gasta é através dos efeitos. Se você treina e não consegue aprender ou aplicar determinados efeitos, pode ser um sinal de que sua borracha está gasta.

Uma dica importante para aumentar a durabilidade da sua raquete de tênis de mesa é lavar a borracha uma vez por semana. Só tome cuidado para não lavar com água corrente, pois pode descolar a borracha. Prefira passar um pano úmido, com cuidado.

Estilo de jogo

Definir o seu estilo de jogo é muito importante para saber qual raquete de tênis de mesa escolher. Os seguintes estilos são os mais comuns:

  • Agressivo. Essa é uma característica comum dos profissionais, que possuem um jogo muito rápido, e que inclui técnicas que podem acabar com o adversário muito rapidamente.
  • Controlado. Este jogador utiliza um estilo de jogo que mescla as características agressivas, com as defensivas. Normalmente é mais encontrado no jogo de praticantes iniciantes e intermediários, que normalmente esperam até a bola certa para atacar.
  • Defensivo. Alguns jogadores, inclusive profissionais, costumam jogar um tênis de mesa mais defensivo, embora este estilo ainda não seja tão utilizado quanto o ofensivo. Isso depende da estratégia, e pode ajudar a diminuir a velocidade do jogo.

Dependendo do seu estilo, uma raquete que proporcione um jogo mais rápido ou mais lento será o ideal. Nesse caso, o conselho de alguém mais experiente pode ser de muita valia.

Nível do jogo

Analisar qual é o seu nível de jogo antes de comprar uma raquete de tênis de mesa é muito importante.

  • Iniciante. Um iniciante no tênis de mesa é uma pessoa que não possui conhecimento das técnicas do jogo. Este praticante normalmente joga apenas por diversão. Você pode escolher uma raquete mais barata para começar e, quando perceber qual é seu estilo de jogo, trocar de equipamento.
  • Intermediário. Este é um jogador que sabe algumas técnicas, e está tentando aprender mais. Neste nível, o praticante de tênis de mesa deverá conhecer o seu estilo de jogo para escolher uma raquete que ofereça maior precisão nos golpes.
  • Avançado. Este jogador tem estratégia e estende bem as técnicas do jogo. Já está em um nível em que pode optar por raquetes customizadas.
  • Profissionais. São pessoas que possuem um profundo conhecimento do jogo, e praticam tênis de mesa profissionalmente. São a categoria que possui mais dificuldades em escolher uma raquete, pois eles possuem preferências bastante específicas com relação ao equipamento que utilizam.

Confira, no vídeo abaixo, o que profissionais são capazes de fazer com os equipamentos devidos:

Peso

O peso de uma raquete depende muito do seu estilo de jogo, e funciona como no jogo de tênis, em que o seguinte acontece:

  • Raquetes leves. Oferecem maior velocidade e agilidade em aplicar os efeitos na bola;
  • Raquetes pesadas. Oferecem a possibilidade de jogar com maior potência.

Por isso é importante conhecer qual é o seu estilo de jogo antes de optar por uma raquete de tênis de mesa, pois isso vai dar muitas dicas sobre o equipamento que você precisa.

(Fonte da imagem destacada: djimenezhdez / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
49 Voto(s), Média: 4,84 de 5
Loading...