Na foto uma mão segurando uma raquete elétrica em um fundo amarelo.
Ultima atualização: 24 de dezembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

56Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Basta as altas temperaturas se aproximarem para os lugares ficarem cheios de mosquitos e pernilongos. Esses insetos, além de muito irritantes, podem transmitir doenças. Por isso, nessa época muitos buscam por formas eliminá-los e um bom produto para isso é a raquete elétrica.

Logo que a raquete elétrica surgiu ela criou um burburinho. Isso porque com ela é possível literalmente caçar os mosquitos e matá-los apenas apertando um botão. Mas ainda existem muitas dúvidas a respeito desse produto e nesse artigo vamos esclarecer todas elas. Então continue com a gente e vamos lá!




Primeiro, o mais importante

  • A raquete elétrica não usa nenhum composto químico para matar os mosquitos e seu funcionamento é baseado em tensão elétrica.
  • Existem modelos de raquete elétrica a pilha e recarregáveis através de tomada ou entrada USB.
  • Muitas versões desse produto não possuem aprovação do Inmetro e o indicado é apenas adquirir as que tenham esse selo.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de raquete elétrica: A ideal para cada necessidade

O calor é uma excelente época para aproveitar a piscina, passeios ao ar livre e muito mais. Porém, infelizmente com ele chegam também os insetos e mosquitos que tanto atrapalham no dia a dia. Para eliminar esse problema existe a raquete elétrica.

Dentre as inúmeras opções desse produto, algumas estão entre as que mais agradam os consumidores e separamos todas elas abaixo.

O modelo de raquete elétrica preferido dos leitores

Essa opção de raquete elétrica é fabricada pela Multilaser e possui redes em três níveis para uma melhor captura dos insetos. Ela é do tipo recarregável e pode ser carregada mais de 300 vezes sem perder a sua eficiência. Além disso, esse modelo está disponível em diversas cores.

O melhor modelo de raquete elétrica com carregamento USB

Essa versão de raquete elétrica possui carregamento via USB e tem uma autonomia de 40 horas. Ela possui uma das maiores áreas de tela do mercado e conta com um cabo anatômico que permite o seu fácil manuseio. Essa raquete tem ainda uma lanterna integrada em sua base e possui sistema anti-choques, que evita choques acidentais.

Uma ótima opção de raquete elétrica a pilha

Esse modelo de raquete elétrica possui alimentação através de duas pilhas do tipo AA. Ela está disponível nas cores azul e preto e possui um cabo longo, que facilita o alcance aos mosquitos. Essa opção de raquete elétrica tem 3 meses de garantia.

Guia de compra

Os dias quentes são muito bons para diversas atividades, mas com eles casas, ruas e até mesmo comércios ficam repletos de mosquitos e outros insetos. Esse é um problema que muitas pessoas querem eliminar e uma forma de fazer isso é com a raquete elétrica.

Diferente de muitos produtos voltados para essa mesma finalidade, a raquete elétrica não utiliza compostos químicos para matar os mosquitos. Esse é um dos seus grandes pontos positivos. Mas não é só isso, ela possui ainda outras características interessantes. Para te mostrar todas elas criamos esse guia de compra.

Na foto uma mulher irritada com os braços para cima.

Os mosquitos e pernilongos são muito irritantes e uma boa forma de eliminá-los é com a raquete elétrica. (Fonte: RobinHiggins/ Pixabay)

O que é uma raquete elétrica e para que ela serve?

A raquete elétrica é um tipo de inseticida que serve para eliminar mosquitos e outros insetos. Como o seu próprio nome diz, ela possui o formato de uma raquete de tênis e funciona a partir de uma tensão elétrica.

Esse produto surgiu como um substituto para os repelentes tradicionais, que usam produtos químicos para eliminar os mosquitos.

Como funciona a raquete elétrica?

O funcionamento da raquete elétrica é muito simples e está totalmente relacionado a construção desse produto. Ela é composta por três telas de metal, duas externas e uma interna. As externas atuam como polos negativos, enquanto que a interna é o polo positivo.

Essas telas são conectadas a um circuito elétrico e para que sejam energizadas precisam de uma fonte de tensão, que pode ser uma bateria ou pilha.

Quando a raquete elétrica é ligada a energia é transportada para as suas telas.

Quando a raquete elétrica é ligada a energia é passada para as suas telas, gerando uma tensão elétrica sobre elas. Dessa forma, quando um mosquito encosta nessa superfície ele recebe um descarga elétrica, que é como um choque, e assim morre.

Justamente por isso após o uso desse produto é possível sentir um cheiro de queimado. Ele é proveniente do choque que o mosquito levou e basicamente é como se ele fosse eletrocutado.

Quais as vantagens e desvantagens da raquete elétrica?

A raquete elétrica é um produto muito fácil de usar e que consegue eliminar os mosquitos com eficiência. Além desses dois pontos positivos, ela ainda tem como vantagem o fato de não usar nenhum composto químico para isso.

Outro benefício desse produto é que ele pode ser do tipo recarregável na tomada ou então possuir alimentação por pilhas. Isso permite que ele possa ser utilizado em todos os lugares, inclusive os que não tem energia elétrica sempre disponível.

A raquete elétrica também possui um funcionamento bem simples e para acioná-la basta apertar um botão.

O ponto negativo desse produto é que ele é totalmente manual e para matar os mosquitos é preciso literalmente caçá-los. Existe ainda a desvantagem de que muitos modelos não são aprovados pelo Inmetro. Isso faz com que a segurança de algumas versões de raquete elétrica não seja totalmente comprovada.

Vantagens
  • Elimina os mosquitos com eficiência
  • É fácil de usar
  • Pode ser alimentada por pilha ou bateria
  • Não usa nenhum produto químico para eliminar os insetos
Desvantagens
  • É totalmente manual
  • Alguns modelos não têm aprovação do Inmetro

Quais cuidados deve-se ter ao usar uma raquete elétrica?

No geral a raquete elétrica é um produto seguro. Ela trabalha com uma tensão que pode chegar a cerca de 2.000 volts, porém a sua corrente é baixa, ficando por volta de 0,003 ampere. Graças a isso, a potência desse produto não é alta, ficando por volta de 6 watts.

Isso faz com que ela seja letal para insetos e mosquitos, mas não para os seres humanos. O que representa um baixo risco para a saúde.

Porém, justamente pelo fato de ela gerar uma tensão elétrica para matar os mosquitos, vale a pena tomar cuidado com a sua utilização.

A principal indicação é a de não encostar na tela desse produto quando ele estiver ligado. Por mais que o choque gerado por ele seja baixo, pode ocorrer algum tipo de defeito na raquete elétrica e então ela se tornar insegura para humanos também. Portanto, é melhor evitar esse contato.

Francisco da Costa Saraiva FilhoProfessor de Engenharia Elétrica

" A descarga despejada no objeto é muito rápida e dificilmente causaria um dano grave em uma pessoa que toca a tela metálica energizada. No máximo, pode dar um choque leve. Porém, não dá para precisar a tensão, pois há muitos modelos sem procedência comprovada. Pode ser que uma raquete funcione em uma tensão X, enquanto outra funcione em uma Y que seja prejudicial."

Onde comprar uma raquete elétrica?

A raquete elétrica é um produto facilmente encontrado para comprar, pois faz bastante sucesso entre os consumidores. É possível adquiri-la em lojas que vendem produtos elétricos e de utilidades domésticas.

Além disso, ela também é vendida online. Com isso, quem gosta de fazer compras em lojas virtuais pode adquiri-la em sites como Amazon, Americanas e Mercado Livre.

Quanto custa uma raquete elétrica?

Um dos pontos positivos da raquete elétrica é que ela possui um valor bem acessível. Isso faz com que seja possível comprá-la gastando pouco.

Esse produto tem um preço que varia entre R$ 17 e pode chegar a cerca de R$50. Essa variação no valor depende da marca da raquete elétrica, do seu tamanho e do fato de ela ser recarregável ou não.

Porém, vale se atentar para as opções que possuem um valor muito baixo. Essas normalmente são diretamente importadas da China e não possuem nenhum tipo de certificação de segurança.

Na foto uma raquete elétrica em cima de uma superfície de madeira.

Existem diversos modelos de raquete elétrica e o valor entre elas se altera de acordo com fatores como marca e tamanho. (Fonte: Asawin Klabma/ 123RF)

Critérios de compra: Como comparar os modelos de raquete elétrica

Se você está em busca de um produto para eliminar os mosquitos da sua casa, mas desistiu dos repelentes tradicionais, a raquete elétrica é uma ótima opção. Porém, antes de adquiri-la é fundamental prestar atenção em alguns detalhes para escolher o melhor modelo.

Para te ajudar com isso separamos abaixo tudo o que você deve levar em consideração nessa hora.

Agora vamos detalhar cada um desses fatores para você não errar na compra.

Tamanho da tela

Um fator que é interessante de ser analisado antes de adquirir uma raquete elétrica é o tamanho da sua tela. A tela é a área que irá captar os mosquitos e matá-los. Logo, esse é um fator importante no funcionamento desse produto.

No geral a tela das raquetes elétricas possui 21 centímetros de largura, mas é possível encontrar opções um pouco maiores do que isso. Dessa forma, cheque essa informação e verifique qual é a melhor para você.

Na foto uma mulher deitada segurando uma raquete elétrica.

Quanto maior for o tamanho da tela da raquete elétrica mais fácil é de captar mosquitos com ela. (Fonte: Piyapong Thongcharoen/ 123RF)

A pilha ou recarregável

Conforme te dissemos, existem modelos de raquete elétrica que são alimentados por pilha e outros que possuem uma bateria recarregável. Portanto, um dos primeiros passos na hora de escolher esse produto é definir qual dessas opções é a mais viável para você.

Os modelos a pilha são uma ótima escolha para locais como acampamentos. Isso porque é possível usar esse produto nesses lugares sem preocupações, pois caso ele desligue por falta de carga é só trocar as pilhas.

Já os modelos recarregáveis são a melhor opção para quem tem tomadas sempre por perto. Essa facilidade de poder carregar o produto faz com que o gasto com pilhas seja eliminado e com que ele esteja sempre funcional.

Além disso, existem opções com carregamento USB ou que já vem com o plugue da tomada.

Diferenciais

Mesmo que a raquete elétrica seja um produto confeccionado por diversas marcas, no geral as opções são bem similares. Porém, existem algumas versões que contam com diferenciais que podem deixá-las melhores.

Um exemplo disso é a presença de lanterna. Existem modelos no qual há uma lanterna acoplada na tela da raquete. Esse recurso não somente ajuda a iluminar o ambiente como também é capaz de atrair os mosquitos, facilitando assim o processo de eliminá-los.

Há também opções que possuem uma autonomia mais alta do que outras. A autonomia diz respeito ao tempo que o produto pode ser utilizado sem precisar de uma recarga. Isso é interessante no dia a dia, pois a probabilidade de precisar da raquete e ela estar sem bateria é menor.

Certificação do Inmetro

Por fim, falando especificamente de segurança, vale a pena checar se a opção de raquete elétrica escolhida possui certificação do Inmetro.

O Inmetro é o órgão responsável por aprovar a comercialização de produtos dentro do Brasil. Para isso ele analisa parâmetros como normas técnicas e a segurança desses itens.

Muitas raquetes elétricas vendidas por aqui são importadas da China e não passam por esse processo de fiscalização. Logo, não se tem a total certeza de que são seguras para o consumidor e que não irão causar acidentes.

Tanto modelos com pilha, quanto os recarregáveis, já são encontrados para comprar com a aprovação o Inmetro. Por isso, cheque essa informação na loja ou site para adquirir um opção com esse selo.

(Fonte da imagem destacada: Monchai Tudsamalee/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.