Mulher penteando um cachorro branco com escova
Ultima atualização: 23 de junho de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

15Horas investidas

5Estudos avaliados

54Comentários coletados

A rasqueadeira é uma escova específica para animais, que consegue desembolar fios enrolados facilmente, sem precisar cortar os pelos. É ideal para pessoas que desejam fazer a higiene dos pets em casa.

Assim, o processo de pentear os pelos de cães e gatos fica ainda mais fácil. No artigo a seguir, você confere todos os detalhes sobre esse item que pode otimizar a rotina dos cuidados necessários com seu pet!




Primeiro, o mais importante

  • As rasqueadeiras são formadas por uma base emborrachada com cerdas e, quase sempre, acompanhadas de um cabo para facilitar o manuseio.
  • As principais funções da rasqueadeira são limpar os pelos soltos em animais e remover os fios embaraçados. Elas são ideais para otimizarem o processo de higiene dos bichinhos, além de garantirem mais saúde aos pets.
  • Antes de escolher uma rasqueadeira, é preciso considerar as características da pelagem do seu pet, como o comprimento dos fios e o porte do animal, garantindo assim que o aparelho será eficiente.

Melhores rasqueadeiras: nossas recomendações

Manter o banho e a tosa dos pets em dia é primordial. Ao cuidar da pelagem deles, opte por rasqueadeiras que elimine os embaraços sem afetar os animalzinhos. Separamos modelos populares desse item que você pode adquirir:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre rasqueadeira

Apesar de ser um produto simples e de fácil manuseio, muitas dúvidas podem surgir a respeito do funcionamento das rasqueadeiras. Por isso, elencamos os principais pontos sobre esse equipamento para você conhecer. Acompanhe:

Mulher com escova azul na mão penteando os pelos de um gato branco em uma mesa azul

Optar por produtos específicos para pets pode deixar seu animalzinho mais calmo ao fazer a rotina de higiene necessária. (Foto: Anurak Ponapatimet /123rf)

Legenda: Optar por produtos específicos para pets pode deixar seu animalzinho mais calmo ao fazer a rotina de higiene necessária. (Foto: prostooleh/Freepik)

O que é uma rasqueadeira?

As rasqueadeiras são parecidas com escovas de cabelo, usadas especificamente para remover pelos soltos e nós do couro dos animais. No mercado, você encontra vários modelos deste produto com tamanhos, cores e formatos diferentes.

São recomendadas para manter a higiene dos cães e gatos em dia, facilitando o processo de pentear a pelagem do animal. Assim, evita-se que os pelos quebrem ou fiquem danificados após a escovação.

Rasqueadeira x pente: existem diferenças entre eles?

As rasqueadeiras têm uma almofada emborrachada com pinos metálicos, podendo ou não ter um cabo de borracha, madeira ou metal. Já os pentes para cachorros e gatos são muito parecidos com os usados para arrumar o cabelo humano.

A grande diferença entre esses acessórios está na área de alcance. Enquanto as rasqueadeiras abrangem uma parte maior da pelagem devido ao seu formato, os pentes são mais específicos e suportam menor quantidade de pelos.

Além disso, nem todas as raças podem ser escovadas com ambos os modelos de aparelho. Assista ao vídeo com uma análise acerca das especificidades de cada produto:

Quais os tipos de rasqueadeira existem?

Mesmo que se assemelhem bastante, os modelos de rasqueadeira possuem algumas diferenças. Os três formatos mais conhecidos do mercado possuem as seguintes especificações:

  • Rasqueadeira convencional: Modelo tradicional com um retângulo emborrachado e cerdas. São versáteis e atendem a função primordial de pentear e desembaraçar os pelos dos animais.
  • Rasqueadeira curva: No lugar do retângulo, esse formato possui um corpo curvado como uma "telha". Assim, as cerdas podem entrar mais profundamente nos pelos. São ideais para pets com pelagem densa e longa.
  • Rasqueadeira flexível: Tipo formado por pinos flexíveis em aço inoxidável em ambos os lados do aparelho, permitindo assim melhor manuseio para contornar o corpo do animal.
  • Rasqueadeira rotativa: A diferença de girar está no cabo do produto que consegue pentear até as regiões mais difíceis da pelagem. São firmes e duráveis.

Vantagens e desvantagens das rasqueadeiras: quais são?

Além de facilitar o processo de escovação dos animais, as rasqueadeiras podem deixar os pelos mais brilhosos e ainda estimular a circulação sanguínea dos pets.

Porém, como nenhum produto é milagroso, ele também possui desvantagens quanto ao seu manuseio. Especificamos os pontos positivos e negativos desse item no quadro abaixo, veja:

Vantagens
  • Fácil Manuseio
  • Baixo custo de aquisição
  • Existem modelos tanto para cães quanto para gatos
  • Evita que os pelos fiquem soltos pela casa
  • Cerdas macias para não machucar o animal
  • Evita o aparecimento de doenças e mau cheiro no pet
  • Pelagem mais bonita e brilhosa
Desvantagens
  • É preciso adquirir um modelo específico para seu animal
  • Pode ser inutilizado por pets com pouco pelo
  • Ajuda no processo de escovação, mas não remove 100% dos pelos soltos

Quais os cuidados necessários ao usar a  rasqueadeira na higiene dos pets?

A maioria dos animais não gostam muito dos processos de banho, escovação e tosa. Por isso, para realizá-los de forma eficiente sem deixar o pet estressado, tome os seguintes cuidados:

  • Não pressione a rasqueadeira: Isso pode machucar o animalzinho. Caso a pelagem esteja muito embaraçada, passe um spray para umedecer os fios antes de fazer a escovação.
  • Cuidados com certas áreas do corpo: Partes como olhos, boca e o interior da orelha são muito sensíveis, evite de chegar a rasqueadeira próxima a elas.
  • Faça a limpeza correta: É sempre importante retirar os pelos que ficam no aparelho. Você também pode usar álcool 70 na higienização.

As rasqueadeiras são indicadas para todos os tipos de animais?

Nem todos as raças de cães e gatos podem ser escovados com qualquer tipo de rasqueadeira. É recomendado olhar as especificações da pelagem do animal antes de escolher um modelo de produto.

Por isso, conheça os diferentes tipos de rasqueadeira para comprar o formato indicado para seu pet. Geralmente, pelos longos exigem cerdas maiores, enquanto a pelagem curta pode ser escovada com pinos mais largos.

Acessórios para cães: uma rasqueadeira, coleira, ossinho de plástico e comedouro com ração.

Para escolher a rasqueadeira leve sempre em consideração as características da pelagem do animal. (Foto: 9dreamstudio/ 123rf)

Qual é a frequência recomendada para escovar os animais?

A escovação dos animais não é apenas uma questão estética, pois afeta também à saúde dos pets. A frequência adequada é definida conforme o tipo de pelagem, porém é recomendado que ela aconteça, pelo menos, uma vez na semana.

Pets com pelos longos devem escovados com maior frequência, entre duas a três vezes na semana. Para filhotes é indicado que a escovação seja diária, acostumando-os com o processo.

A rasqueadeira tem vida útil de quatro meses quando usada diariamente. Contudo, é preciso trocá-la sempre que as cerdas estejam danificadas. 

 

Critérios de compra: O que considerar ao comparar modelos de rasqueadeira

Para ser uma boa rasqueadeira para seu pet é preciso que este produto atenda a determinados critérios. Listamos pontos que você deve observar antes de escolher um modelo:

Comprimento dos pelos

Esse é o fator mais importante ao definir uma rasqueadeira. Geralmente, animais com pelos de até 5cm são considerados de curta pelagem e os demais são classificados em média e longa.

Colocamos na tabela as características das rasqueadeiras recomendadas para cada comprimento de pelagem:

Tipo de Rasqueadeira
Pelagem curta e suave Cerdas próximas pequenas ou médias
Pelagem curta e dura Cerdas firmes e próximas
Pelagem solta (média ou longa) Cerdas pequenas ou médias levemente espaçadas
Pelagem externa grossa e interna como lã Cerdas firmes bem espaçadas
Pelagem fina e delicada Cerdas de aço

Formato de cerdas

O tipo de cerda da rasqueadeira faz toda a diferença na hora de usar o produto. Quanto mais flexíveis são, mais suave será a escovação. Cerdas mais duras são ótimas para remover nós, porém exigem cuidado no manuseio.

Além disso, as cerdas podem ter três formatos: curvado (versáteis, ideais para remover e afofar pelos), gancho (as melhores para afofar pelagem) ou pino (funcionam como escovas).

Estrutura do cabo

Caso opte por rasqueadeiras acompanhadas de cabos, prefira modelos que garantam conforto no manuseio, mas mesmo assim sejam firmes para remover fios embaraçados.

O mercado já oferece formatos ergonômicos e antiaderentes, que aumentam a durabilidade do produto. Rasqueadeiras de cabos revestidos de borracha ou silicone são muito populares.

Mulher escovando seu cachorro no sofá

O tipo de cabo da rasqueadeira também influencia na utilidade do produto. (Foto: Olga Marc/ 123rf)

Tamanho do animal

Analisar o tamanho do pet garantirá que o aparelho atenda a área completa da pelagem, otimizando o tempo gasto com a higiene do animal. Para saber o porte do seu cachorro ou gato, verifique as medidas a seguir:

  • Porte pequeno: até 9kg para cachorros e 8kg para gatos
  • Porte médio: de 9,5kg até 22kg para cachorros
  • Porte grande: de 23kg até 40kg para cachorros e mais de 8kg para gatos
  • Porte gigante: acima de 50kg para cachorros

Resumo

As rasqueadeiras são essenciais para a higiene dos cães e gatos, fazendo com que o processo de escovação seja eficiente e, ao mesmo tempo, seguro para os pets.

Desse modo, será bem mais fácil desembaraçar os fios enrolados e eliminar os pelos soltos, sem que eles afetem a saúde dos animais ou interfiram na limpeza da casa.

(Fonte da imagem destacada: guruxox/123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas