Imagem de um fotógrafo e sua assistente.
Ultima atualização: 4 de maio de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

52Comentários coletados

Para produzir boas fotografias, é necessário muito mais do que o talento do profissional e uma câmera de qualidade. A fotografia depende de técnica, softwares de edição e equipamentos fotográficos como o rebatedor.

O rebatedor é uma ferramenta utilizada para corrigir a iluminação e tonalidade da fotografia ou filmagem. Você encontra modelos de diferentes formatos, tamanhos e cores que carregam inúmeras funcionalidades. Saiba mais sobre o rebatedor fotográfico neste artigo. Boa leitura!




Primeiro, o mais importante

  • O rebatedor ou refletor fotográfico é um acessório que auxilia na iluminação da fotografia. Com um refletor é possível inserir efeitos de cor e contraste, sem que seja necessário manipular essas características na pós-produção.
  • Existem diferentes funcionalidades atribuídas ao rebatedor: Luz de preenchimento, luz auxiliar, luz de recorte, difusor e substrato. Suas fotografias adquirirão um aspecto diferenciado e único com o uso de um rebatedor fotográfico.
  • Um rebatedor pode ser redondo, retangular ou triangular. As cores variam de dourado, prateado, preto, branco, translúcido ou chroma key – verde e azul.
  • O rebatedor pode ser aberto, fechado e dobrado quando você desejar. Mas você deve carregá-lo em uma case, para não causar danos ao acessório.

Você também pode gostar:

Os melhores rebatedores fotográficos: Nossas recomendações de compra

Uma das ferramentas mais utilizadas pelos fotógrafos é o rebatedor. O acessório combina funções de rebatedor, difusor e bloqueador de luz e você encontra modelos em diferentes formatos, tamanhos e cores. Conheça os melhores modelos abaixo:

O rebatedor mais completo

O exclusivo rebatedor fotográfico 7 em 1 possui sete faces intercambiáveis nas cores dourado, prateado, preto, branco, translúcido, verde e azul (Chroma Key), formato retangular e mede 110 x 180cm. O acessório pode ser facilmente dobrado e colocado em uma bolsa de transporte que acompanha o produto.

Um rebatedor cinco em um

Quem busca versatilidade, deve investir no rebatedor cinco em um da Fotolux. O acessório possui estrutura metálica e capa reversível nas cores prata, dourado, branco, preto e translúcido, em formato redondo e com 80cm de circunferência. O aro metálico é flexível e pode ser dobrado, ficando com cerca de 1/3 do tamanho original, perfeito para transportar entre um ensaio fotográfico e o outro.

Rebatedor cinco em um com suporte de mão

Para garantir a facilidade de manuseio, este rebatedor cinco em um possui dois suportes de mão. A peça tem formato retangular, mede 70 x 100cm e possui cinco capas reversíveis com zíperes nas cores prata, dourado, preto, branco e translúcido. Este rebatedor pode ser dobrado e colocado em uma bolsa de transporte.

O melhor rebatedor para estúdio fotográfico

Para estúdio de fotografia, recomendamos a compra do painel rebatedor e difusor cinco em um. Um diferencial deste modelo é que por causa das dimensões (100 x 220cm) ele abrange uma área maior e fornece melhor luminosidade. Pode ser utilizado com o tripé de suporte ou segurado pelas mãos.

Guia de Compra

O rebatedor é um dos acessórios mais utilizados por fotógrafos, pois apenas como a câmera não é possível alterar a iluminação, acentuar ou atenuar um determinado aspecto do assunto fotográfico ou modificar a tonalidade da fotografia.

Mas todos esses aspectos podem ser manipulados com um rebatedor fotográfico, sem que seja necessário alterá-los com o auxílio de softwares de edição. Saiba mais sobre esse equipamento neste Guia de Compra.

Imagem de uma sessão de fotos.

O rebatedor é um dos instrumentos mais utilizados pelos fotógrafos. (Fonte: Anton Oparin/ 123RF.com)

O que é um rebatedor e para que serve esse equipamento?

O rebatedor ou refletor fotográfico é um objeto plano, em formato circular, retangular ou triangular com a superfície prateada, dourada, branca, preta, translúcida, verde ou azul – os dois últimos possuem efeito Chroma Key.

Este acessório é utilizado com a finalidade de atenuar as áreas de sombra ou luminosidade excessiva, manipulando a luz proveniente da fonte de iluminação, natural ou artificial, de acordo com a necessidade ou preferência.

O efeito vai depender da tonalidade do refletor. Um rebatedor branco proporciona iluminação difusa, o preto serve direcionar a sombra, o dourado é utilizado para esquentar a cena e o prateado para proporcionar uma iluminação mais intensa.

Conheça todas as vantagens – e algumas desvantagens – do rebatedor fotográfico na tabela abaixo:

Vantagens
  • É um equipamento multifuncional
  • Cada tonalidade oferece um efeito diferente
  • Tamanhos e formatos variados
  • A estrutura metálica é leve e maleável
  • Alguns modelos contam com telas intercambiáveis
  • A maioria dos modelos acompanham bolsa de transporte
Desvantagens
  • O fotógrafo precisa de um tripé ou de um assistente para posicionar o rebatedor
  • O rebatedor deve ser manuseado com cuidado
  • Nem todos os modelos acompanham bolsa de transporte

Em quais situações posso utilizar um rebatedor?

O rebatedor pode ser utilizado em uma sessão de fotos em estúdio fotográfico ou em uma locação externa.

Em um ensaio externo é ainda mais difícil conseguir a luz ideal para a fotografia, fazendo com que o rebatedor assuma papel de destaque na composição fotográfica, principalmente quando o objetivo é promover uma luz direcionada.

Imagem de um ensaio fotográfico.

O rebatedor deve ser posicionado pelo assistente do fotógrafo. (Fonte: Bialasiewicz/ 123RF.com)

Como usar um rebatedor?

Preparamos essa seção para apresentar algumas dicas de como utilizar um rebatedor em diferentes propostas:

  • Como luz de preenchimento ou luz auxiliar:  Dependendo do modelo escolhido pelo fotógrafo, a sombra pode ser eliminada por completo, possibilitando algum grau de contraste. Com essa finalidade de uso, o contraste é alcançado de acordo com a distância entre o rebatedor e o assunto da fotografia. Quanto maior a distância um do outro, maior é o contraste. Nesse caso, o rebatedor deve ser posicionado no lado oposto ao da fonte de luz, em um ângulo de 45º.
  • Como fonte de luz principal: O rebatedor prateado pode ser utilizado como fonte de luz principal, tanto em uma locação externa, quanto em um estúdio fotográfico. Em uma locação externa, a luz solar passa a ser utilizada como luz auxiliar. Em um estúdio fotográfico, deve se utilizar uma fonte de luz na contraluz – acima da cabeça do assunto fotográfico, em linha direta e oposta à posição da câmera – e coloque o rebatedor em posição de luz principal.
  • Como luz de recorte: O rebatedor dourado pode ser utilizado como luz de recorte, oferecendo iluminação morna e adicionando charme ao cabelo de pessoas louras. Para essa finalidade, o rebatedor deve ser disposto na contraluz, atrás do assunto fotográfico e em um ângulo de 45º, para produzir sombra em um dos lados da face do rosto do modelo.
  • Como difusor de luz: Em situações de baixa luminosidade, em que a fonte de luz está produzindo sombras no pescoço, nariz e abaixo dos olhos do assunto fotográfico, é necessário utilizar um rebatedor translúcido entre o assunto e a fonte de luz. Desse modo, a intensidade da iluminação diminuirá, fazendo com que seja preciso realizar alguns ajustes de exposição. Você deve prestar atenção ao fundo da imagem, para que não fique mais iluminado do que já está.
  • Como substrato de luz: Você pode utilizar dois rebatedores retangulares de tecido preto e posicioná-los da seguinte maneira: Um perpendicular e acima da cabeça e o outro em um dos lados da face. Os painéis proporcionarão iluminação suave de um lado da face e uma sombra leve do outro lado do rosto, valorizando o retrato.

Para aproveitar ao máximo as funcionalidades do rebatedor, sugerimos que você invista num jogo de rebatedores com diferentes formatos e tonalidades – a maioria dos equipamentos oferece essa proposta multifuncional.

Outra recomendação interessante é trabalhar com a ajuda de um assistente, pois somar a expertise de dois profissionais resulta em trabalhos interessantes.

Como dobrar o rebatedor?

O rebatedor vem em uma bolsa e é muito fácil de transportar, montar e manusear. Para guardar, segure o rebatedor lateralmente, depois gire, aproxime do corpo e ajeite o acessório.

Critérios de compra: Como escolher o melhor rebatedor do momento

Com os equipamentos certos, é possível diferenciar os estilos de fotografia. O rebatedor fotográfico é um acessório funcional e versátil, pois pode ser utilizado para manipular o jogo de luz e sombra da fotografia.

Para escolher o melhor rebatedor e fazer um bom investimento com o seu dinheiro, é preciso analisar e comparar algumas características que diferem um produto do outro e estão listadas abaixo:

Vamos detalhar cada um dos critérios ao longo desta seção. Em caso de dúvidas, deixe um comentário. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos.

Formato

Você encontra rebatedores em diferentes formatos... triangular, redondo ou retangular. Conheça as principais diferenças entre equipamentos em diferentes formatos abaixo:

  • Rebatedor triangular é bem útil para fotógrafos que trabalham sozinhos ou em estúdios fotográficos. Geralmente, no pegador desse rebatedor, há uma rosca de 1/4 para encaixe de um tripé de iluminação, desse modo, é possível regular a posição do rebatedor em relação ao assunto fotográfico, para garantir uma luminosidade adequada.
  • Rebatedor circular geralmente possui pegadores nas laterais para facilitar o manuseio do acessório. Mas, diferente do que acontece com o rebatedor triangular, você precisa de um assistente para manusear o equipamento. É indicado para uso externo, mas pode ser usado em estúdio.
  • Rebatedor retangular tem a finalidade de direcionar a iluminação. Com o equipamento você pode direcionar uma quantidade maior de luz para um ponto e menor para o outro, pois o rebatedor retangular possui extremidades irregulares.

Alguns modelos de rebatedor acompanham par de alças de suporte que facilitam o manuseio do acessório.

Imagem de uma pessoa segurando uma câmera.

O rebatedor aumenta a versatilidade do trabalho do fotógrafo. (Fonte: JESHOOTS/ Pexels.com)

Tamanho

É possível encontrar o rebatedor em qualquer formato a partir de 60cm de diâmetro. É óbvio que quanto maiores as dimensões do rebatedor, maior será a área de cobertura. Mas fique atento, rebatedores muito grandes podem atrapalhar o resultado da fotografia.

Temos dois cenários, um rebatedor muito grande pode enviar luz demais para um objeto fotográfico pequeno, enquanto um refletor pequeno e distante não oferece luz suficiente para um objeto fotográfico maior.

Imagem de uma fotógrafa.

A fotografia pode ser valorizada com os acessórios certos. (Fonte: Andre Furtado/ Pexels.com)

Tonalidade

Existem rebatedores em várias tonalidades, ambas conseguem atribuir uma luminosidade quase natural às fotografias. Veja quais são as opções abaixo:

  • Rebatedor dourado é uma das cores mais utilizadas pelos fotógrafos. Em locais de baixa luminosidade ou em dias nublados, as fotos adquirem um branco intenso ao fundo e isso diminui o contraste com as cores. Mas com um rebatedor dourado, é possível reproduzir cores quentes, proporcionar efeito de nascer ou pôr-do-sol, criar contrastes, realçar bronzeados e destacar o assunto fotográfico.
  • Rebatedor prateado oferece reflexão clara e intensa, mas não altera o branco, apenas acentua os destaques. Normalmente, o rebatedor prata é direcionado para detalhes em cena.
  • Rebatedor branco amplia a capacidade do flash da câmera. Não produz cores neutras, apenas rebate a iluminação proveniente de uma fonte de luz natural ou artificial para pontos escuros da imagem com delicadeza e naturalidade. É indicado para ambientes com baixa luminosidade e dispersão da luz. Também é usual em situações onde a neutralidade de cores é necessária, exemplo: Fotografia de objetos metálicos, cores exuberantes, contraste intenso etc.
  • Rebatedor preto absorve o excesso de luz branca e atenua cores extremas, portanto é perfeito para ambientes externos, dias ensolarados ou em estúdios fotográficos com muitas fontes luminosas.
  • Rebatedor translúcido é capaz de minimizar o efeito da luz contínua proveniente de holofotes e flashes que costumam gerar excesso de sombras. É indicado para ambientes fechados como estúdios de fotografia, eventos, entre outros.
  • Rebatedor Chroma Key possibilita que você faça edições do fundo da imagem. Você precisa posicionar entre o assunto fotográfico e o fundo infinito. Nem sempre o rebatedor chroma key irá substituir o fundo infinito, está bem?

Rebatedor unitário ou conjunto

Outro critério que deve ser levado em consideração no momento da compra é se você deseja investir em um rebatedor fotográfico unitário ou em conjunto. Geralmente, o rebatedor é vendido em kit, porque cada cor é utilizada com determinada finalidade.

O equipamento possui uma estrutura de alumínio e faces coloridas intercambiáveis que devem ser trocadas manualmente – basta abrir o zíper, trocar a face e fechar novamente. Essa é uma alternativa interessante para quem está com o orçamento reduzido.

Quem busca praticidade e pode investir um pouco mais, deve comprar o rebatedor unitário. Você pode aproveitar e escolher peças em diferentes formatos, tamanhos e cores, claro.

(Fonte da imagem destacada: Ferli/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em nós?

Henrique Torres Técnico em Eletrônicos/Fotógrafo por Hobby
Henrique entrou na faculdade de jornalismo, mas logo no segundo período, percebeu, na aula de fotografia, que as câmeras eram sua grande paixão. Da dedicação às lentes, surgiu o interesse por outros eletrônicos, e hoje ele passa seu tempo consertando gadgets e fotografando por hobby.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.