Rede de vôlei com duas mulheres, uma em cada lado. Uma delas está pulando. Elas estão ao ar livre, com o sol batendo.
Ultima atualização: 3 de abril de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

66Comentários coletados

Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Se você ama jogar vôlei, seja profissionalmente ou por brincadeira, com amigos e familiares, com certeza já pensou em comprar uma rede de vôlei. E é exatamente sobre esse item que vamos falar aqui hoje.

Há várias formas de avaliar se uma rede de vôlei é ideal para você. Tudo vai depender se quer comprar uma mais larga, mais compacta, profissional ou não, para jogar na quadra ou na praia, entre outras opções.

Nesse artigo, vamos falar sobre tudo que você precisa saber para comprar a melhor rede de vôlei para suas necessidades. Continue com a gente para saber mais sobre as vantagens da rede e no que você deve prestar atenção antes de escolher a sua.




Primeiro, o mais importante

  • Existem dois tipos principais de uso para a rede de vôlei: profissional ou recreativo. Isso vai fazer toda a diferença na hora de escolher seu modelo.
  • Cada modalidade necessita de um tipo diferente de rede, com dimensões e larguras distintas. É necessário avaliar isso antes de fazer a compra.
  • Uma rede de vôlei de qualidade deve ser feita em material 100% virgem e com proteção ultravioleta (UV). Essas características garantem uma maior durabilidade para a rede.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores redes de vôlei

Entre as redes de vôlei que as pessoas mais gostam, independente de serem para uso profissional ou recreativo, esses são os modelos que mais se destacam. Confira a lista e escolha a que mais se adequa ao que você procura.

Rede Oficial de Vôlei 4 Lonas Profissional Master Rede

Com tamanho oficial de 4 lonas de algodão e fio de 4 mm, o modelo VO-4-4A da Master Rede é resistente e indicado para uso profissional.

Essa rede de vôlei possui ilhós metálicos e revestimento interno em material sintético nas pontas para fazer a amarração. A lona superior possui 7 cm de largura, enquanto a inferior tem 5 cm de largura. Feita 100% em polipropileno, possui 10 metros de largura total.

Rede de Vôlei 4 Faixas Sintéticas Master Rede

A rede de vôlei da Master Rede possui 9,5 metros de largura e pode ser utilizada tanto profissionalmente quanto para lazer. Ela é ideal para usar para aproveitar o verão na areia.

Feita de material sintético, essa rede de vôlei possui uma durabilidade muito maior, mesmo que seja exposta a diversas condições climáticas. As faixas contém 4 lonas de 6 cm e o material da rede é de 1,5mm de diâmetro.

Rede de vôlei oficial AX

Com tamanho oficial, essa rede de vôlei da AX tem duas lonas paralelas, nas partes superior e inferior. Os fios da rede são feitos de nylon e há espaço interno, na parte superior, para acomodar o cado de aço.

Guia de Compra

Existem redes de vários tipos: para profissionais ou apenas para lazer, as que podem ser usadas em área externa e as menos resistentes. Aqui você vai saber exatamente qual é a melhor rede de vôlei para as suas necessidades!

Jogo de vôlei feminino. Há algumas pessoas na arquibancada e jogadoras na quadra. Três delas estão dando um salto na direção da rede.

Saiba qual é a melhor rede de vôlei para você. (Fonte: skeeze / Pixabay)

Quais são as vantagens e desvantagens da rede de vôlei?

Praticar esportes faz bem para a saúde mental e física, e a prática do vôlei em si traz inúmeros benefícios, como melhora da cognição, estímulo da sinapse dos neurônios, maior força e resistência aeróbica, melhora na coordenação motora, entre muitos outros.

Otávio Guimarães TavaresProfessor de educação física na UFES

"Para as pessoas que não gostam de esportes de contato mais incisivo, como no handebol, o vôlei é um ótimo exercício, pois tem uma interação mais controlada, e as chances de problemas físicos durante a sua prática podem ser menores."

Porém, para jogar esse esporte super benéfico, é necessário um item especial: a rede de vôlei. Sem ela, é até possível jogar, mas o jogo fica muito mais divertido e profissional com sua presença.

Na prática profissional do esporte, ela é totalmente necessária e indispensável. Mas ela também torna os jogos recreativos mais interessantes e competitivos. E a melhor coisa é que ela é facilmente transportável, podendo ser levada para festas e até mesmo para a praia.

Entre suas poucas desvantagens está o fato de que é preciso ter uma boa área para instalar a rede. Afinal, elas são largas e os jogadores precisam de bastante espaço para jogar.

Vantagens
  • Torna o jogo mais divertido e competitivo
  • É fácil de ser transportada
  • Possui bom custo-benefício
  • Proporciona mais diversão em festas ou idas à praia
Desvantagens
  • Necessita de um bom espaço para ser instalada

Qual a diferença entre uma rede de vôlei e uma de futevôlei?

Se você acha que se usa a mesma rede para todos os tipos de vôlei, está enganado! Para que você possa praticar o esporte tranquilamente e aproveitando ao máximo, é necessário adquirir a rede certa.

Em alguns aspectos, elas são iguais. Por exemplo, todas as redes de qualidade devem ser fabricadas com matéria prima 100% virgem e contar com tratamento ultravioleta (UV). Isso vai fazer com que ela tenha uma durabilidade muito maior.

Além disso, as malhas da rede devem ser entrelaçadas, e não enozadas. Dessa maneira, elas ficam mais firmes e não se alteram conforme o tempo de uso.

Porém, as dimensões das redes para cada uma das modalidades devem ser diferentes. A rede de vôlei de praia deve ter 8,5 metros de comprimento. Já as faixas horizontais possuem de 7 a 10 centímetros.

Já para o futevôlei, é necessário que a rede tenha 9,5 metros de comprimento por 1 metro de largura. Suas faixas horizontais ficam entre 5 e 8 centímetros.

Rede de vôlei em uma praia. O céu está azul e, ao fundo, há algumas pessoas e casas.

A rede de vôlei de praia tem suas próprias especificações e largura ideal. (Fonte: squeeze / Pixabay)

Em qual altura deve ficar uma rede de vôlei?

Se você for jogar com amigos e família, essa será uma questão pessoal. Você pode colocar a rede na altura que preferir, sem seguir regras oficiais. No entanto, se quiser tornar a brincadeira mais séria, siga as seguintes medidas para jogar vôlei de quadra e de praia. Nesta tabela, consideramos as alturas para a categoria adulto.

Quadra Feminino Quadra masculino Praia feminino Praia masculino
Altura da rede 2,24m 2,43m 2,24m 2,43m
Largura da quadra 9m 9m 8m 8m
Comprimento da quadra 18m 18m 16m 16m

Quanto custa?

As redes de vôlei mais amadoras, próprias para uso recreativo, costumam custar um preço bem acessível. Com R$ 100 é possível comprar uma rede de qualidade e jogar com seus amigos e familiares.

Já os modelos mais profissionais e duráveis podem chegar a custar cerca de R$ 400. Escolha uma rede de vôlei que atenda suas necessidades e proporcione um bom custo-benefício.

Onde comprar?

Procurando por modelos de rede de vôlei em sites e loja online, você vai achar diversas opções na Amazon, Netshoes, no Submarino, nas Lojas Americanas e até no Extra. Além, claro, dos sites específicos de cada fabricante.

Já para adquirir pessoalmente, você vai precisar ir até a loja de esportes de sua preferência. Algumas opções são a Decathlon e a Centauro, por exemplo.

foco

Você sabia que quando o vôlei foi criado, no ano de 1895, em Massachusetts nos Estados Unidos, os jogadores utilizavam uma quadra de basquete e a mesma rede de um jogo de tênis?

Foi só 2 anos após seu surgimento que as regras e a rede própria para vôlei foram criados.

Critérios de compra: Principais características para avaliar uma rede de vôlei

Jogar vôlei é uma atividade prazerosa e divertida. Para fazer isso, você já sabe que deve adquirir uma boa rede de vôlei. Mas como escolher a melhor para suas necessidades? Essas são algumas características que você deve avaliar na hora da compra:

  • Largura da rede
  • Qualidade
  • Modalidade do vôlei
  • Tipo de uso

Continue lendo para saber mais sobre cada um dos itens.

Largura da rede

O primeiro passo a se pensar é na largura da rede. Se você joga vôlei profissionalmente, terá que selecionar o tamanho adequado para o jogo. Porém, se você quer comprar a rede apenas para lazer, o principal ponto a se considerar é onde você vai instalar a rede.

Existem redes de diversas dimensões, algumas chegando a 10 metros de largura e outras com bem menos que isso. Se você possui um quintal pequeno, o ideal é optar por um modelo menor. Já para quem mora em uma chácara, por exemplo, não precisará se preocupar tanto com isso.

Imagem de pessoas jogando vôlei.

Se você busca uma rede para jogar apenas casualmente, pode encontrar algumas com até 10 metros. (Fonte: flooy / Pixabay)

Qualidade

Existem algumas características essenciais que precisam estar presentes em uma rede de vôlei de qualidade, garantindo que ela terá bom desempenho e maior durabilidade.

A primeira delas é que a rede deve ser feita com matéria prima 100% virgem e com proteção ultravioleta (UV). Isso vai garantir que ela possa ser utilizada em qualquer condição climática sem problemas.

Além disso, a rede não pode ser feita com nós. Invés disso, as malhas da rede devem estar entrelaçadas.

Modalidade do vôlei

Cada tipo de vôlei demanda um tipo de rede diferente. Se você joga futevôlei, por exemplo, não deverá comprar uma rede de vôlei de praia e vice-versa, especialmente se for para uso profissional.

Antes de adquirir seu modelo, pesquise bem quais são as medidas necessárias e indicadas para as redes de vôlei de cada modalidade.

Tipo de uso

Existem dois tipos principais de usos para uma rede de vôlei: o profissional e o recreativo. Muitas pessoas comprar a rede apenas para se divertir em festas, com os amigos, com a família, na praia, entre outras situações.

Se esse for o seu caso, não é necessário investir em um modelo profissional. Você pode comprar uma rede de uso exclusivo recreativo, sem gastar muito. Já para quem pratica o vôlei profissionalmente, é necessário adquirir uma ótima rede com as dimensões apropriadas para seu tipo de modalidade.

(Fonte da imagem destacada: romanmoeseneder / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Andrey Duarte Educador Físico
O sonho de ser jogador profissional de futebol foi abandonado aos 21 anos, mas isso não fez com que Andrey se afastasse do esporte. Professor de educação física, hoje ele passa seu tempo livre pesquisando e compartilhando conhecimento sobre as mais diferentes modalidades esportivas.