Ultima atualização: 13 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

24Horas investidas

5Estudos avaliados

73Comentários coletados

Bem-vindo à ReviewBox! Nesta edição, queremos falar sobre uma das melhores invenções da humanidade para descansar: a rede! Certamente você já tirou uma soneca em uma dessas e tem sido difícil se levantar, porque elas proporcionam um descanso profundo e muito agradável. Redes são perfeitas para uso ao ar livre, especialmente no mar, em áreas verdes e basicamente foram criadas para isso.

A combinação de uma rede e ar fresco ou brisa torna o seu descanso extremamente agradável. Se você tem um jardim, um terraço ou uma varanda grande, talvez seja uma boa idéia pensar em conseguir um desses. Neste artigo, esperamos fornecer a você todos os fatores e características necessárias que você deve conhecer sobre redes de descanso para que você possa então avaliar e comparar diferentes tipos e finalmente fazer uma boa escolha, como um especialista!




O mais importante

Redes de descanso são basicamente redes de descanso fortes, tecidas em forma de pendurar, destinadas ao relaxamento humano. Com o tempo, foram desenvolvidos mais tipos de redes do que as redes tradicionais, que se diferenciam principalmente pelo material, a forma e o uso a que se destinam.

Entre os tipos de redes do mercado podemos encontrar as redes tradicionais penduradas, a vara, de viagem ou de aventura, mexicanas, de rede, tipo cadeira ou baloiço e redes com uma base no chão. Há alguns fatores e características importantes que você deve conhecer sobre redes de dormir, para que você saiba como escolher um bom companheiro de cochilo.

Entre eles estão o material de que é feito, o tamanho, o tipo de uso recomendado, seja dentro ou fora de casa, e a maneira como é instalado.

Redes de dormir: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre redes

Hoje em dia não é tão fácil comprar produtos como costumava ser, agora vemos muitas marcas, produtos e tipos. Portanto, tentaremos esclarecer um pouco sobre todos aqueles recursos que dependerão de você para obter o melhor uso possível da sua rede e que ela seja durável e confortável.

Nada como aproveitar uma soneca com amigos ou com seu parceiro em uma rede. (Foto: rawpixel.com / pexels.com)

O que são redes e quais são suas vantagens?

As redes são basicamente robustas, penduradas entrelaçadas, criadas principalmente para serem usadas como um meio de descanso ou de dormir. Hoje em dia eles são geralmente feitos de algodão, poliéster ou misturas de nylon devido à sua alta capacidade de resistência.

Existem estudos científicos sobre os benefícios de dormir em uma rede, pois dormir com o balanço de uma delas aumenta as oscilações lentas do cérebro que servem de transição entre o sono leve e profundo, ou seja, há um comportamento positivo do cérebro para seus usuários.

Portanto você não tem desculpa, não só é muito confortável e agradável, mas também é muito saudável. Portanto, mencionaremos algumas de suas principais vantagens e algumas de suas desvantagens, pois para tomar uma boa decisão você deve conhecer ambas.

Vantagens
  • Conveniência e conforto para descansar
  • O sono adormece muito mais rápido
  • Sem pontos de pressão
  • A posição do corpo favorece a circulação sanguínea
  • Fácil de lavar e secar
  • Não há necessidade de lençóis ou travesseiros
  • Pode ser facilmente armazenado e movido
Desvantagens
  • Não é recomendado dormir sempre em rede
  • O corpo deve descansar reto e firme para evitar curvatura da coluna
  • A cabeça pode adotar uma posição prejudicial

Tradicional pendurar, espalhar, viajar, redes ou cadeiras de rede - a que você deve prestar atenção?

Antes de entrar em detalhes sobre estes tipos de redes, devemos esclarecer que existe uma classificação mais ampla antes destas, e é que você pode encontrar redes internas ou externas, tendo muito poucas diferenças entre as duas, mais do que os tipos de materiais e tecidos usados para sua criação.

Redes tradicionais penduradas. As redes mais comuns e conhecidas, geralmente encontradas em jardins ou áreas externas. Estes podem ser fixados a árvores, ou vigas ou mesmo paredes e são geralmente feitos de tecidos comuns como algodão orgânico e/ou acolchoados.

Você também pode encontrá-los em vários tamanhos desde simples, duplos e até o tamanho familiar de dois adultos e duas crianças pequenas e também são usados dentro de casa.

Rede de vara. Também conhecida como rede de dormir, estilo americano ou mediterrâneo, elas eram amplamente utilizadas por marinheiros na época colonial. Também disponível em uma variedade de tecidos dependendo do uso a ser dado e tamanhos.

Eles são uma espécie de "evolução" da rede tradicional e sua diferença está principalmente no fato de que as extremidades da rede são mantidas separadas ou abertas devido a uma haste de madeira antes de se unir nos pontos de ancoragem. Está disponível em vários tamanhos e materiais.

Viagem ou aventura. Definitivamente um deve ter se você adora aventuras ao ar livre, pois são o companheiro perfeito para acampar, caminhar ou uma simples escapada de fim de semana e podem ser presas a qualquer árvore ou poste.

São geralmente feitas de nylon fino e leve, algumas de poliéster e algumas de pára-quedas de seda, sendo que estas últimas têm uma força muito alta e peso extremamente leve, o que significa que não ocupam espaço e são fáceis de dobrar e colocar em um saco que normalmente está incluído.

Redes de rede. As redes também são feitas à mão e se tornaram muito populares por serem feitas de fios de algodão muito macios e ao mesmo tempo flexíveis e resistentes. O corpo central é formado por uma rede sem nós e também inclui separadores ou varetas para que seja sempre mantido aberto. É ideal para uso interno e externo, mas não permanente.

Cadeira. Muito pelo contrário, para os outros tipos de redes, esta foi criada para ser usada em espaços pequenos, já que apenas um ponto é necessário para segurá-las que normalmente é o teto ou uma estrutura na qual a rede é montada.

Deste tipo de rede encontramos uma grande variedade de materiais usados, tamanhos e cores e nós definitivamente os recomendamos se você quiser um móvel confortável para ler, descansar ou até mesmo colocar o seu bebê para descansar. Eles são amplamente utilizados dentro de casa e não tanto ao ar livre.

Cabides tradicionais Com divisória Para viagem ou aventura Para rede Para cadeira
Uso recomendado Exterior e interior Exterior e interior Exterior Interior e exterior Interior e exterior
Materiais Algodão e poliéster Algodão Nylon, algodão, linho e seda de poliéster e paraqueda Algodão, linho e seda Nylon, algodão, linho e seda de poliéster e paraqueda
Tamanhos disponíveis Simples, duplo e família Simples, duplo e família Simples, duplo e famíliah Simples, duplo e família   Simples, duplo e família

Outros tipos de redes de dormir: Redes com uma base no chão Como elas funcionam?

Esta é outra opção de redes, que são perfeitas quando você não quer amarrá-las a nenhuma viga ou árvore e não quer fazer nenhuma pequena instalação em paredes ou tetos, nós definitivamente recomendamos esta variante.

Elas também têm a vantagem de, como não são amarradas ou ancoradas a nada, você pode movê-las de uma sala para outra, apenas certifique-se de que a base não seja muito pesada. Além disso, o fato de terem uma base não os faz perder o propósito de uma rede, que é balançar, pois eles são projetados para que você ainda possa balançar neles.

Redes com uma base também ficam ótimas para decorar interiores e fornecem uma imagem agradável. (Foto: StockSnap / pixabay.com)

Critérios de compra

Muitas vezes nós tomamos por garantido alguns detalhes de um produto específico ou preferimos não avaliá-los porque consideramos desnecessário, se no final, se você gostar, você ficará feliz com sua compra.

Bem, esta seção é para lembrá-lo ou fazer menção de alguns detalhes por mais básicos que sejam para garantir que você tenha um bom produto. Sendo um produto destinado ao seu descanso, é importante rever esses detalhes ou levá-los em consideração ao fazer sua compra, pois eles podem influenciar a maneira como você descansa e sua saúde, alguns deles são:

Materiais

O material é de suma importância porque não só determina o quão agradável ele pode parecer, mas também a qualidade do seu descanso, bem como a resistência a diferentes condições climáticas que determinam sua durabilidade. Alguns dos tecidos mais usados para redes de dormir são:

Algodão: Ele fará você descansar frio, pois é um tecido respirável e também dá uma boa aparência à sua rede de dormir. É recomendado principalmente para uso interno, ou ao ar livre, mas não permanentemente.

Poliéster: É comumente misturado com uma quantidade maior de algodão como por si só, tende a ser um tecido que não lhe proporciona muita frieza, pois não é muito respirável, mas combinado com o algodão pode torná-lo mais durável.

Nylon: Este tecido é usado principalmente para redes de viagem ou de aventura, pois é um tecido muito leve, resistente às mudanças climáticas, por isso seu uso é recomendado ao ar livre, mesmo permanentemente.

Seda de pára-quedas: Este é o melhor tecido para sua rede de viagem ou de aventura também, pois a seda é um tecido muito fresco, mais leve e ultra resistente, não mais e não menos do que é usado para a fabricação de pára-quedas. Seu uso também é recomendado para uso permanente ao ar livre. Vime, madeira, basalto, ferro, bronze, etc.

Estes outros tipos de materiais são usados extensiva e quase exclusivamente para redes de cadeiras ou baloiços, principalmente para a estrutura destas e também para redes com uma base no chão, precisamente para a base. No caso de redes de cadeiras de interior, estas também podem ser fabricadas com mais materiais tais como vime, mais tipos de madeira, basalto, etc.

Uso: Indoor ou outdoor e decorativo.

Quase todos os tipos de redes podem ser encontrados tanto para indoor como outdoor, tudo depende do fator mencionado acima, ou seja, do tipo de tecido e material com o qual são feitas. No entanto, dependendo do uso que você queira dar, alguns tipos de redes serão mais recomendados que outros, por exemplo, se a sua rede for maior ou totalmente feita de algodão, não a dê um uso permanente ao ar livre, também se ela tiver um separador porque normalmente é feita de madeira e o sol e o tempo podem danificá-la.

Outro detalhe a considerar é que as redes de dormir cobertas, como não estão sujeitas a mudanças climáticas ou para suportar chuva ou altas temperaturas, podem e geralmente são feitas com uma variedade maior de materiais do que aquelas destinadas principalmente para uso externo.

As redes de dormir não são mais simplesmente para descansar, mas hoje também podem ser usadas para decorar um quarto em sua casa. Se eles são decorativos depende essencialmente de seu design, detalhes, cores e materiais. Podemos assegurar que as de viagem ou de aventura, serão as únicas isentas de serem decorativas.

"Você sabia que as redes foram criadas por civilizações indígenas, e eram conhecidas como "o berço dos deuses"?"

Formas

Se olharmos a forma da nossa rede, podemos encontrar em princípio dois tipos, que por sua vez também podem ser para dentro ou fora de casa e são:

Forma tradicional: aquela que vem à mente, alongada, pendurada ou estendida e na qual normalmente cabe uma ou mais pessoas deitadas, dependendo do tamanho e que é amarrada ou amarrada de suas extremidades.

Forma de cadeira ou baloiço: Estes são mais recentes e adotam a forma de uma cadeira pendurada ou baloiço, na qual você pode sentar ou deitar e que geralmente é pendurada de um único ponto ou de dois pontos no caso do baloiço, que geralmente é do teto, ou de um ramo forte de uma árvore.

O que você deve prestar atenção é o espaço que você tem disponível ou quanto você quer ocupar, já que a cadeira ou rede tipo baloiço será a mais adequada se você tiver ou quiser ocupar pouco espaço e as tradicionais o oposto. Tenha em mente que as mexicanas precisam de pelo menos 4 metros!

Outro dos prazeres combinados com uma rede, é ler em uma delas. (Foto: Free-Photos / pixabay.com)

Tipo de aderência

Este fator tem a ver com o lugar ou espaço específico onde você irá colocar sua rede e basicamente você pode encontrar 2 tipos:

Pendurado das extremidades. As redes tradicionais que são normalmente instaladas ou amarradas nas extremidades a uma estrutura fixa forte, como vigas visíveis, paredes ou árvores fortes, basta amarrá-las ou instalar alguns anéis e pendurá-las.

Ao teto. A corda ou corrente é instalada no teto e geralmente é uma rede do tipo cadeira. Você só tem que ter certeza de que seu teto é muito resistente, porque se você fizer isso em um teto falso, além de cair e se machucar, você certamente irá danificar o teto. Há também redes de dois pontos que são redes de balanço.

(Foto em destaque: Chris McClave / pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas