Imagem mostra um refletor LED instalado em uma estrutura de madeira.
Ultima atualização: 31 de janeiro de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

72Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Você procura por uma forma sustentável de melhorar a iluminação de jardins e áreas externas? Pretende substituir as velhas lâmpadas por modelos modernos, elegantes e seguros? Procura soluções de decoração para festas e eventos? Então um refletor LED é a escolha ideal!

Cada vez mais usados em áreas externas, os refletores LED vieram para ficar. Eles propiciam tudo que se pode desejar em matéria de acessórios de iluminação. Porém, como comprar os melhores modelos? E como saber tudo que eles têm a te oferecer? Fique conosco nesse artigo e tenha todas as suas dúvidas respondidas!




Primeiro, o mais importante

  • Refletores LED oferecem um grande número de vantagens em relação aos normais. Dentre as principais, economia de eletricidade, maior qualidade de iluminação e vida útil consideravelmente superior.
  • É possível escolher um refletor LED que funcione via energia solar, o que reduz a zero o consumo de eletricidade e traz vários benefícios ambientais.
  • Mesmo os modelos elétricos de refletores LED já são muito bons para o meio ambiente, principalmente por não usarem reatores como mercúrio para produzirem iluminação.

Você também pode gostar:

Os melhores refletores LED: Nossa opinião

O crescimento do uso de refletores LED faz com que muitas marcas se interessem por esse nicho. O resultado, é claro, é a proliferação de modelos de qualidade. Para ajudar na sua escolha, vamos te apresentar alguns dos melhores disponíveis no mercado.

O refletor de LED perfeito para eventos

Se você costuma dar festas, tem uma empresa responsável por organizar eventos ou trabalha com artes que necessitam de iluminação, esse modelo da BMAX é perfeito. Ele conta com 36 luzes LED de 1 W cada, sendo que há grande variação de cores entre elas. Há sensor de som e display com informações durante o uso.

A melhor opção para a sua casa

Um refletor LED doméstico deve oferecer segurança, economia e boa iluminação. A Xtrad acerta nas três categorias com esse excepcional modelo. Ele funciona via energia solar, o que significa que o carregamento diário o mantém operante. Resistente à água e ao calor, tem sensor de movimento e fluxo de 180 lumens.

Para quem deseja um kit de refletores LED

Quer comprar de uma vez os refletores LED necessários para seu jardim ou quintal? Uma ótima opção é esse kit com cinco unidades, cada uma com 100 W de potência. A durabilidade é garantida, uma vez que eles são à prova d'água e de outros agentes da natureza. A compra conjunta faz com que o custo-benefício seja imbatível!

Guia de compra

Refletores LED trazem grandes benefícios para você e para o planeta: Resistência, sustentabilidade, elegância, economia e muito mais.

É hora de conhecer tudo o que é preciso sobre eles. O guia de compra é o setor onde você encontra informações valiosas sobre esses produtos!

Imagem mostra um jardim iluminado à noite com diversas pessoas em pé.

Refletores LED são o futuro da iluminação de grandes eventos. (Fonte: SHAHBAZ AKRAM / Pexels.com)

O que é um refletor de LED?

LED é a sigla de Light Emiting Diode, ou Diodo Emissor de Luz. Ao contrário do que acontece com as lâmpadas convencionais, modelos feitos com essa tecnologia são capazes de transformar a energia elétrica diretamente em luz, sem a necessidade de passagem por um reator.

Lâmpadas de LED para ambientes internos já são bastante populares, mas os refletores que usam a mesma tecnologia, ideais para jardins, garagens, quintais e todo tipo de área externa, também estão em grande crescimento no mercado.

Isso porque eles são refletores com grande variedade de formatos e tamanhos e apresentam ainda mais capacidade de iluminação. Podem ser instalados no chão ou junto a paredes e postes, e alguns modelos são portáteis, com sustentação via pés.

Dentro da comunidade científica, é consenso que o LED é o futuro da iluminação.

foco

Você sabia que a primeira lâmpada LED surgiu apenas em 1962, mas que essa possibilidade já era conhecida pelos pesquisadores desde a primeira década do século XX?

Em 1907, Henry Round descobriu que materiais inorgânicos eram capazes de emitir luz, mas rapidamente deixou a pesquisa de lado. Mais de cinquenta anos depois, seria lançada a lâmpada de LED. Inicialmente, apenas a cor vermelha podia ser alcançada, e a iluminação doméstica demorou mais para ser uma possibilidade.

Quais as vantagens de um refletor de LED?

A lista de vantagens de refletores LED sobre refletores comuns é imensa. Podemos fazer uma divisão em várias categorias diferentes para entrarmos nesse assunto: Economia, sustentabilidade, iluminação, segurança, e assim por diante.

Você irá rapidamente notar a baixa na conta de luz ao usar um refletor de LED. Eles têm consumo de até 75% menos que um modelo convencional (isso quando não funcionam por energia solar). Também possuem vida útil mais longa, fazendo com que novas compras sejam necessárias com espaçamento bem superior.

Um refletor LED não emite luzes como UV e IR. Assim, não prejudica plantas e animais que ocupam espaços externos. É quase sempre feito em materiais recicláveis e não utiliza mercúrio, colaborando bastante com o meio ambiente.

A iluminação proporcionada pelos refletores LED é mais espalhada, proporcionando uma difusão ampla e garantindo mais segurança para locais externos. Muitos modelos ainda contam com funcionalidades importantes como sensores de movimento e timers de acendimento.

Tudo isso sem mencionar ainda a elegância dos modelos, que são capazes de dar um ar moderno e bonito para qualquer área externa. Há muitas opções de escolha!

Confira abaixo vantagens e desvantagens dos refletores LED:

Vantagens
  • Proporcionam grande economia de eletricidade
  • Têm vida útil mais longa que refletores convencionais
  • Não emitem raios prejudiciais, como os ultravioleta
  • São mais seguros devido à luz espalhada e às funcionalidades
  • Conferem elegância e modernidade às áreas nas quais são instalados
  • São excelentes para o meio ambiente
Desvantagens
  • Custo mais elevado que de refletores comuns
  • São fabricados por matéria-prima importada

Refletor de LED elétrico ou solar?

Se um refletor de LED elétrico já proporciona muita economia e sustentabilidade, tudo isso fica ainda maior no caso de um modelo que funcione por energia solar.

O consumo elétrico cai a 0, o impacto ambiental não existe e é aproveitada uma fonte de energia totalmente renovável e sustentável. Para quem realmente se importa com o futuro do planeta, é uma excelente opção!

Mas nem tudo são flores: Por depender do sol para funcionar, o refletor de LED solar pode ficar descarregado em alguns dias e locais do ano, principalmente em regiões nas quais dias nublados ou chuvosos predominam.

Além disso, eles precisam ser instalados em lugares específicos, de forma que as placas de captação estejam posicionadas da melhor forma possível. Isso restringe as opções de decoração e distribuição de luz que podem ser pensadas para uma determinada área.

Optar por um refletor de energia solar é uma questão pessoal. Em muitas situações, ele pode ser um utensílio muito eficiente.

Comparamos abaixo refletores LED elétricos e solares:

Refletor LED elétrico Refletor LED solar
Funcionamento A partir de eletricidade: Deve ser conectado à rede elétrica A partir de energia solar: Tem um painel receptor que deve estar exposto ao sol
Vantagens Garante eletricidade constante, pode ser instalado em qualquer lugar, permite melhor decoração Não consome eletricidade, usa uma fonte de energia totalmente sustentável e renovável
Desvantagens Ainda consome eletricidade, mesmo que menos que refletores com lâmpadas convencionais Precisa estar instalado em áreas com boa incidência solar, pode descarregar completamente

Onde usar refletores LED?

Refletores são feitos para áreas externas. Tanto em sua casa, como estabelecimentos comerciais ou lugares preparados para eventos, os modelos em LED ficam muito bem.

  • Uso doméstico: Áreas como jardins, partes frontais de residência, quintais, varandas e garagens abertas são excelentes para refletores em LED. Quando é preciso de mais segurança, pode-se optar por modelos que oferecem sensores de movimento.
  • Uso em estabelecimentos comerciais: O efeito de decoração de um refletor de LED é excelente. Um restaurante com mesas externas, por exemplo, pode se tornar muito elegante com os modelos corretos. O mesmo vale para lojas que têm partes ao ar livre.
  • Uso para eventos: Muitos eventos são feitos em áreas externas. Festas como casamentos, aniversários e formatura ganham muito quando podem ter a iluminação bem preparada. Mais uma vez, os refletores em LED são excelentes para isso.

Usar refletores LED de forma correta confere não apenas boa iluminação para os ambientes, como também um charme acima da média. Pense na disposição, compre o número ideal e transforme seus ambientes externos!

Refletores LED são bons para o meio ambiente?

Já mencionamos que os benefícios ao meio ambiente estão entre as principais vantagens dos refletores LED. Mas por que existe uma contribuição tão grande desses utensílios de iluminação para o planeta?

Refletores LED não usam elementos prejudiciais, como é o caso do mercúrio.

O primeiro ponto é que refletores LED são feitos quase totalmente com material reciclável. Quando pararem de funcionar, portanto, poderão ser reaproveitados. Além disso, as luzes desse tipo não usam elementos prejudiciais como mercúrio, cujo descarte causa grande poluição.

Os refletores LED causam uma grande redução no consumo de eletricidade. Como a energia elétrica no Brasil é quase toda gerada por hidrelétricas, esse menor consumo evita possíveis crises energéticas e ainda deixam a sua colaboração com o meio ambiente.

Tudo isso sem mencionar mais uma vez os modelos solares, que potencializam todos esses benefícios ao meio ambiente.

Portanto, para quem se preocupa com questões ambientais, usar refletores LED é uma ideia muito boa!

Quanto custa e onde comprar um refletor de LED?

Existem algumas opções bastante econômicas de refletores LED. Você pode comprá-las com algo entre R$ 30 e R$ 50. Porém, o ideal é ter em mente que quase sempre será necessário adquirir um conjunto, e que há melhor custo-benefício quando um kit é comprado de uma vez.

Modelos individuais mais potentes, com capacidade de iluminação ideal para eventos ou áreas maiores, podem custar entre R$ 100 e R$ 200.

Para comprar um refletor de LED, você pode ir a lojas especializadas em casa e construção, jardinagem, elétrica ou decoração. Outra opção é a compra pela internet: Recomendamos a Amazon brasileira, mas não deixe de conferir Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: O que levar em consideração ao escolher um refletor de LED

Convencido a comprar um refletor de LED? Com tantas vantagens que o utensílio oferece, isso é natural! Mas ainda precisamos discutir alguns critérios técnicos antes que você faça sua aquisição. Selecionamos quatro:

Abaixo, discutimos cada um deles com maiores detalhes!

Potência

Mesmo que não tenha grande potência, um refletor de LED já conta com muito mais capacidade de iluminação do que um comum. Isso porque a difusão de sua luz é muito superior, permitindo que todo o ambiente seja atingido.

Há refletores com variadas potências disponíveis no mercado. Os mais populares para áreas residenciais são os com 50 W, capazes de iluminar com competência áreas como quintais e jardins de porte médio. Caso precise de mais, observe com atenção modelos de 100 W.

Imagem mostra um refletor LED no chão de uma área com grama.

Bons refletores LED são ideais para lugares como jardins e quintais. (Fonte: laur7410/ 123rf.com)

Cor da luz

Um grande diferencial dos refletores LED é a possibilidade de optar por luzes de variadas cores. Assim, mais do que um simples utensílio de iluminação, ele passa a também ter bastante importância para a decoração de ambientes.

Alguns refletores LED permitem até troca de cor da luz.

Alguns refletores LED contam com uma cor de luz fixa, que pode ser escolhida no momento da compra. Outros oferecem a opção de mudança, até por controle remoto. Caso a decoração seja um dos motivos para a compra, é importante prestar atenção nessas características.

Um refletor doméstico não precisa ter variações de cores e, por isso, pode ser mais barato. Para eventos e festas, contar com várias cores pode ser fundamental.

Segurança

Muitas pessoas optam por refletores de LED por motivos de segurança. O fato deles naturalmente já oferecerem uma iluminação superior é uma boa característica nesse aspecto, já que evitam a existência de áreas com escuridão ou penumbra.

Alguns modelos oferecem ainda mais possibilidades para segurança. É possível optar por um refletor LED que já venha com sensor de movimento, acendendo automaticamente ao detectar algum deslocamento. Esse é um importante recurso para afastar possíveis intrusos.

Aliar bons refletores LED com equipamentos de segurança como centrais de alarme e câmeras de monitoramento podem gerar grande tranquilidade em ambiente doméstico.

Durabilidade

Um refletor LED em área externa fica diariamente vulnerável a várias ações da natureza. Podemos citar como exemplos chuva, sol, detritos trazidos pelo vento, ações de animais e muito mais.

Ao escolher o seu refletor LED, confira a quais elementos naturais ele é resistente e se possui proteções especiais. Você certamente quer que um equipamento como esse dure muito tempo e não precise ser trocado após uma simples chuva!

(Fonte da imagem destacada: ronstik/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.