Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Você trabalha com elétrica ou eletrônica? Então o artigo de hoje é para você! Falaremos sobre um componente que pode resolver muitos problemas e que muitas vezes é indispensável para o funcionamento correto e sem riscos de alguns aparelhos: o regulador de voltagem.

A função primordial de um regulador de voltagem é receber uma determinada tensão elétrica e transformar em outra, fornecendo-a a um ponto de um circuito ou a um aparelho. Mas como escolher e comprar corretamente um componente como esse? E como usá-lo? Nas próximas linhas, tiraremos todas as suas dúvidas!

Primeiro, o mais importante

  • O regulador de voltagem é um pequeno componente elétrico usado em circuitos ou aparelhos eletrônicos. Ele tem a função de diminuir e estabilizar a tensão elétrica.
  • O uso prático do regulador de voltagem pode ser visto em alguns aparelhos como carregadores de pilhas e baterias, bem como sistemas de iluminação e componentes de informática.
  • Não é difícil entender como usar o regulador de voltagem em si, mas para mexer no circuito elétrico como um todo é recomendado ter algum curso ou formação na área.

Você também pode gostar:

Os melhores reguladores de voltagem: Nossas recomendações

Reguladores de voltagem podem ser muito específicos. Por isso, é necessário conseguir escolher o ideal para cada situação. Selecionamos alguns dos melhores e mais usados pelos profissionais:

O mais tradicional

A série de reguladores de voltagem 7800 é a mais tradicional. Ela domina o mercado por sua grande utilidade e por conseguir lidar com tensões relativamente altas. Esse é um modelo 7805, o mais simples da linha, com tensão de saída de 5 volts. A marca UTC é de confiança e a corrente de saída pode variar entre 1 e 1,5 ampère.

O melhor para tensões baixas

Também da marca UTC, esse é um regulador de voltagem LD1117AL. Ele é ideal para quem precisa de tensões de saída mais baixas, quando o uso é feito em aparelhos ou circuitos específicos e que não podem lidar com grandes cargas. O produto em questão tem uma tensão de saída de 1,8 volts.

O melhor kit de reguladores

Se você trabalha com elétrica ou eletrônica, vai precisar de reguladores de voltagem com uma boa frequência. Por isso, comprar um kit irá facilitar sua vida, garantindo um estoque e reduzindo custos. Nossa recomendação é esse com 20 peças HT7150 da Holtek, com tensão de saída de 5 volts.

Guia de Compra

É hora de trazermos informações sobre a escolha, a função e o uso do produto. Afinal, quando estamos lidando com um assunto como elétrica, não podemos cometer erros!

Fique atento no nosso Guia de Compra para conhecer melhor o regulador de voltagem!

Imagem mostra um homem trabalhando na parte elétrica de uma placa-mãe.

A informática é uma área que faz muito uso de reguladores de voltagem. (Fonte: lightfieldstudios / 123rf.com)

O que é um regulador de voltagem e para que ele serve?

Um regulador de voltagem é um pequeno componente que tem a função de receber uma determinada tensão da corrente elétrica e transformá-la em outra, de menor número. Ele é muito usado em circuitos e em alguns eletrônicos que precisam receber uma quantidade máxima de tensão para funcionarem.

Pode evitar a queima de uma peça ou um eletrônico.

A existência do regulador de tensão é o que pode muitas vezes evitar a queima de uma peça ou um eletrônico.

Todo modelo de regulador de voltagem já vem com tensão de entrada, saída e corrente elétrica determinados. Por isso, sempre que você precisar usar um desses componentes, precisará conhecer com exatidão os números necessários para que seu circuito ou aparelho funcione corretamente.

Quais as aplicações de um regulador de voltagem?

O regulador de voltagem é muito usado em projetos eletrônicos de baixo custo. Estudantes de física, engenharia elétrica e profissionais podem usá-lo quando é preciso fazer alguns improvisos ou construir circuitos.

Entre os produtos que usam regulador de voltagem, podemos destacar carregadores de pilhas e de baterias, sistemas ligados às baterias automotivas, sistemas de iluminação (como pisca-pisca, por exemplo) e projetos de pesquisa e ensino.

Muitas vezes, aparelhos com a voltagem desregulada também causam problemas como ruído em excesso ou superaquecimento. A área da informática é que mais sofre com isso, principalmente em artigos como fonte de computador pessoal e cooler.

foco

Você sabia? Muitas das unidades de medidas que usamos levam os nomes de grandes físicos da história. O volt deveria na verdade se chamar volta, já que deriva do italiano Alessandro Volta.

Volta foi o desenvolvedor da pilha voltaica, que era capaz de produzir energia elétrica de forma constante. Cerca de 60 anos após a sua morte, o italiano foi homenageado com a unidade de medida.

Quais os tipos de regulador de voltagem?

Para facilitar a vida do consumidor, os reguladores de voltagem muitas vezes têm no próprio nome do modelo as suas especificações técnicas. É o que acontece, por exemplo, na linha 7800, a mais utilizada no mercado.

Sempre que você se deparar com um regulador cujo nome começa com “78”, saiba que os últimos dois números são a tensão de saída. Por exemplo, 7805 significa 5 volts de saída.

Na maioria dos casos, você utilizará um tipo de regulador dessa linha. Apenas quando quiser uma tensão de saída menor que 5 volts pode buscar por um outro modelo. Nesse caso, a linha LD1117AL é excelente.

Mas como a 7800 é de fato a mais conhecida, fizemos uma tabela comparando os modelos:

7805 7806 7808 7812 7815 7818 7824
Tensão de entrada Até 34 V Até 34 V Até 34 V Até 34 V Até 34 V Até 34 V Até 40 V
Tensão de saída 5 V 6 V 8 V 12 V 15 V 18 V 24 V

A única especificação variável é a corrente suportada pelo modelo, que muda de acordo com o fabricante. Por isso, recomendamos que o número seja observado antes da compra.

Como funciona um regulador de voltagem?

A grande questão que resta agora é: Afinal, como fazer o uso correto de um regulador de voltagem?

Por padrão, os reguladores de voltagem contam com três pinos: O da esquerda é o de entrada e deve ser conectado ao lugar de onde o componente recebe a tensão, o da direita é o de saída, para ser ligado onde a tensão deve ser entregue. No meio, você encontra o terra.

Entendendo o funcionamento dos pinos, basta conseguir fazer as ligações de maneira correta.

Veja no vídeo a seguir do canal Eletrônica Fácil um exemplo do regulador de voltagem em funcionamento:

Quanto custa e onde comprar um regulador de voltagem?

Por seu tamanho e simplicidade, o regulador de voltagem é um componente bastante barato. Seu valor costuma variar entre R$ 2 e R$ 5. Muitas vezes, você irá preferir comprar um kit. Quanto mais unidades vierem, melhor será o custo-benefício.

Lojas de artigos elétricos e eletrônicos são o melhor lugar para adquirir um regulador de voltagem. Outra opção é comprar pela internet. Caso essa seja sua escolha, recomendamos a Amazon brasileira. Confira também a Amazon internacional e o Mercado Livre.

Critérios de Compra: O que considerar ao comprar um regulador de voltagem?

Para finalizar esse artigo, precisamos falar sobre algumas questões técnicas. Por isso, selecionamos três quesitos que podem ser importantes no momento da sua compra.

  • Compatibilidade
  • Corrente de saída
  • Facilidade de instalação

Compatibilidade

Ao fazer uso de um regulador de voltagem, você precisa saber exatamente qual é o número de tensão de saída que precisa. Isso estará especificado ou no circuito que usará o componente, ou no aparelho eletrônico.

Supondo que você queira reduzir o nível de ruído de um estabilizador, não adianta comprar um regulador cuja tensão de saída seja ainda maior do que a recomendada pelo aparelho.

O uso de um regulador de voltagem não é muito complicado, mas precisa ser sempre compatível com a tensão do aparelho ou circuito no qual ele será aplicado.

Corrente de saída

Como já mencionamos, os valores de tensão de entrada e saída são sempre fixos e demonstrados nas especificações técnicas do regulador de voltagem. Porém, os valores da corrente podem variar de acordo com o fabricante e a necessidade.

Você irá encontrar modelos que conseguem variar a corrente de saída entre 1,0 A e 2,0 A, com muitos ficando na casa de 1,5 A. Por isso, mais uma vez precisa entender o que o seu circuito ou aparelho precisa.

Imagem mostra um pequeno circuito elétrico montado sobre um caderno.

Reguladores de voltagem são muito usados na construção de circuitos elétricos. (Fonte: halejandropmartz / Pixabay.com)

Facilidade de instalação

O desenho de regulador de voltagem com três pinos (entrada, terra e saída) é o mais comum do mercado. Ele é bastante fácil de instalar em um circuito ou aparelho e, até por isso, bastante popular.

Porém, existem alguns tipos de reguladores mais complexos, que podem ter outros pinos ou até possibilidades diferenciadas. Para usá-los, nossa recomendação é que você tenha mais informação técnica, talvez até mesmo um curso na área de elétrica ou eletrônica.

(Fonte da imagem destacada: Andrei Kuzmik / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
27 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...