Na foto um relógio de bolso aberto com corrente na cor prata.
Ultima atualização: 17 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

16Horas investidas

2Estudos avaliados

78Comentários coletados

Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Por muito tempo os relógios eram usados apenas para verificar as horas, mas com o passar dos anos eles se tornaram acessórios de moda também. Confeccionados em diversos modelos, hoje vamos falar por aqui sobre um dos mais antigos, o relógio de bolso.

Inventado em meados de 1.500, antigamente o relógio de bolso era muito utilizado por pessoas de alta classe social. Depois de seus anos de glória ele caiu no esquecimento. Porém, há algum tempo esse modelo voltou a brilhar e há um legado de pessoas apaixonadas por ele. Se você é uma delas continue com a gente!



Primeiro, o mais importante

  • Por muitos anos o relógio de bolso foi somente utilizado dentro dos bolsos de calças e paletós. Porém, sua utilização também se modernizou e atualmente existem versões que são colocadas em colares.
  • O relógio de bolso é confeccionado em diversos materiais e os modelos mais sofisticados são desenvolvidos em prata e ouro.
  • Esse produto é encontrado com grande variação de valores. Graças a isso, existem opções a partir de R$20.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de relógio de bolso: Nossas escolhas

Se você pensa que existem poucas opções de relógio de bolso para comprar está muito enganado. Diversas marcas apostam na confecção desse produto e a seguir você conhece os modelos mais bem avaliados.

O relógio de bolso preferido dos leitores

Esse modelo de relógio de bolso é muito estiloso e diferenciado. Ele é confeccionado em liga de aço e acompanha uma corrente de 30 centímetros. Essa opção está disponível na cor preta e na sua parte externa conta com detalhes em arabescos e números romanos. O relógio tem 4,6 centímetros de diâmetro e 1,2 centímetros de espessura.

O melhor kit de relógio de bolso

Esse kit de relógio de bolso é muito completo e ideal para todos os estilos de pessoa. Ele é composto por um relógio com corrente, uma capa de couro e uma bateria extra. O produto é confeccionado em liga de aço em tom de cobre e possui o desenho de um cavalo na sua parte externa. Esse modelo tem 4,6 centímetros de diâmetro, 1,4 centímetros de espessura e sua corrente possui 26 centímetros.

O modelo de relógio de bolso mais versátil

Com apenas 2,6 centímetros de diâmetro, esse modelo de relógio de bolso pode ser utilizado também como pingente, o que o torna muito versátil. Essa opção é confeccionada em liga de aço na cor prata e possui na sua parte externa estampa de coração e flores. O relógio acompanha uma corrente de 80 centímetros.

Guia de compra

Item indispensável para os homens até meados de 1.920, o relógio de bolso é considerado atualmente um produto retrô sinônimo de sofisticação. Por muito tempo ele foi substituído pelos tradicionais relógios de pulso, mas como tudo na moda é passageiro, hoje em dia ele está de volta.

Por mais que nem todas as pessoas apreciem esse acessório, quem gosta dele não abre mão de ter diferentes modelos. Muito prático e imponente, esse tipo de relógio é bastante estiloso e nesse guia de compra você conhece a fundo tudo sobre ele.

Na foto uma mulher segurando um relógio de bolso nas mãos.

Por mais que tenha sido inventado há muito anos, até hoje o relógio de bolso faz sucesso. (Fonte: Rachael Crowe/ Unsplash)

O que é um relógio de bolso e qual a história desse acessório?

O relógio de bolso é um acessório que existe há muitos anos. O primeiro modelo desse produto foi inventado em 1.504 por Peter Henlein, na cidade de Nuremberg, na Alemanha.

Com o passar dos anos seu design mudou bastante, mas basicamente esse tipo de relógio possui uma caixa parecida a dos relógios de pulso. A única diferença entre esses modelos é que o de bolso não tem pulseira e muitas versões vêm acompanhadas de uma corrente.

Essa corrente tem em sua extremidade um clip, que deve ser colocado em alguma parte da roupa para prender o produto.

Se hoje em dia o relógio de bolso é considerado um acessório vintage, saiba que antigamente ele era sinônimo de riqueza. Isso porque muitos cavalheiros costumavam exibir seus relógios em eventos sociais.

Porém, ele nunca foi um acessório exclusivo dos mais ricos e sempre existiram opções para todos os bolsos.

foco

O primeiro relógio de bolso ficou conhecido como “Ovo de Nuremberg”, devido ao seu formato.

Esse modelo tinha uma caixa de ferro bastante pesada e mecanismo movido a corda.

Quais as vantagens e desvantagens do relógio de bolso?

O relógio de bolso é um acessório muito imponente e que tem um toque especial de sofisticação.

A sua aparência por si só soma no visual e consegue deixar qualquer look com um toque vintage e ao mesmo tempo clássico.

Com esse acessório é possível ver as horas sem nenhuma dificuldade.

Uma outra vantagem do relógio de bolso é que ele é bastante funcional e cumpre muito bem a sua função.

É verdade que no quesito recursos ele perde para os relógios mais modernos. Porém, com esse acessório é possível ver as horas sem nenhuma dificuldade.

Esse tipo de relógio tem ainda como ponto positivo ser confeccionado em diversos modelos. Isso não somente gera uma variação no preço, como também permite que ele se adapte a todos os estilos.

A desvantagem é que caso a corrente não esteja bem presa é fácil de perder o relógio de bolso ou até mesmo derrubá-lo. Além disso, ele não é tão prático, visto que sempre está guardado e possui tampa.

Vantagens
  • É sofisticado
  • Soma no visual e é muito estiloso
  • Funciona com ótima eficiência
  • É confeccionado em diversos modelos
Desvantagens
  • Caso não esteja preso pode ser facilmente perdido ou derrubado
  • Não é tão prático

Relógio de bolso ou de pulso: qual escolher?

Não há dúvidas de que antigamente o relógio de pulso tomou o lugar do relógio de bolso. Mas, hoje em dia pode-se dizer que ambos disputam a preferência dos consumidores mais descolados ou tradicionais.

O relógio de bolso é um clássico e, como te dissemos acima, tem grande sofisticação. Ele é a opção ideal para quem deseja sair do mundo da tecnologia e que preza por peças estilosas e diferentes.

Já o relógio de pulso se modernizou muito durante os anos. Atualmente ele é encontrado em versões digitais e até na opção de relógio inteligente. A praticidade também é alta com esse modelo de relógio.

Ao escolher por um ou outro deve-se analisar o que se deseja. Quem quer um relógio mais clássico e simples, mas cheio de presença, pode optar sem medo nos modelos de bolso. Já quem busca por peças mais modernas e repletas de recursos deve adquirir as versões de pulso.

César RovelConsultor em relojoaria

“O relógio de bolso é hoje um acessório mais exclusivo e sofisticado que o de pulso.”

Como usar um relógio de bolso?

A utilização do relógio de bolso é muito simples e não tem segredos, mas alguns cuidados devem ser tomados com essa peça.

Por ser pequeno e não possuir pulseira, é fundamental só usar um desses com a corrente. Essa corrente é o que manterá o produto com você e evitará que ele caia ou se perca.

Com isso, um dos melhores lugares para colocar esse modelo de relógio é o bolso da frente da calça. Essa região fica bem próxima dos passadores de cinto e o clip da corrente pode ser fixado em um deles.

É possível ainda utilizar esse acessório no bolso do terno ou colete, o que confere um visual mais clássico. Nesse caso a corrente deve ser presa no botão da roupa.

Além disso, lembre-se sempre de colocar a face do relógio voltada para o seu corpo. Dessa maneira, consegue-se checar as horas com mais facilidade.

Na foto um homem tirando um relógio de bolso de um colete.

O relógio de bolso combina muito com roupas mais clássicas como paletós e coletes. (Fonte: Sam Mgrdichian/ Unsplash)

Onde comprar um relógio de bolso?

O relógio de bolso é um produto que pode ser adquirido novo ou usado. Logo, quem busca por um desses pode comprá-lo diretamente em relojoarias ou em lojas que vendem produtos antigos como os brechós.

Online é ainda mais fácil de encontrar esse modelo de relógio. Diversos sites trabalham com a venda desse acessório e algumas opções são Amazon, Mercado Livre e
Americanas.

Critérios de compra: Fatores para escolher o melhor relógio de bolso

Para adquirir o relógio de bolso ideal é fundamental se atentar a alguns detalhes que irão te ajudar a escolher o melhor modelo. Abaixo você encontra uma lista com todos eles.

Agora vamos detalhar esses critérios para você não ficar com nenhuma dúvida.

Novo ou usado

Uma das primeiras decisões a ser tomada na hora de escolher um relógio de bolso é se ele será comprado novo ou usado.

Os modelos novos são confeccionados com materiais e mecanismos mais modernos. Eles também podem ser encontrados em versões com um toque mais vintage ou mais simples e clássico.

Outro ponto positivo é que os relógios novos possuem garantia do fabricante e dificilmente apresentarão algum problema de funcionamento.

Já os relógios usados têm como principal ponto positivo o seu design único e exclusivo. Por outro lado, por já ser mais velho, é possível que ele tenha alguns defeitos, seja na sua estrutura ou funcionamento.

Relógio de bolso novo Relógio de bolso usado
Principais pontos positivos Tem garantia, é confeccionado com materiais mais modernos e dificilmente apresenta problemas Tem um design diferenciado e exclusivo
Principais pontos negativos Pode não ter uma durabilidade tão alta e não é exclusivo Pode apresentar alguns defeitos na estrutura ou funcionamento

Tamanho e peso

Um outro ponto importante a respeito da escolha de um relógio de bolso fica por conta do seu tamanho e peso. Essas duas características irão fazer a diferença na usabilidade desse produto.

Modelos maiores e mais pesados podem não caber em bolsos pequenos.

Modelos maiores e mais pesados podem não caber em bolsos pequenos e até atrapalhar no dia a dia. Por conta disso, eles não são uma boa escolha para quem deseja utilizar esse acessório com frequência.

Os muito pequenos podem dificultar a visualização das horas, visto que seus número não são grandes. Portanto, o ideal é optar por um relógio de bolso de tamanho médio, que não pese nem incomode.

Comprimento da corrente

Muitos modelos de relógio de bolso vêm acompanhados de uma corrente para a sua fixação. Essa corrente é uma parte importante desse produto e é confeccionada em diversos tamanhos.

Há versões com cerca de 20 centímetros, outras que chegam até 30 e as mais longas podem ter até 80 centímetros de comprimento.

No geral, as correntes de tamanho médio, com pouco mais de 20 centímetros são as mais indicadas. Isso porque elas não são curtas a ponto de atrapalhar, nem longas demais.

Porém, caso se queira usar o relógio no pescoço, as opções com mais de 30 centímetros são as melhores.

Tonalidade

Por ser confeccionado em materiais metálicos, o relógio de bolso não é encontrado em uma variedade muito grande de tons.

Dessa forma, é muito comum existirem opções nas cores prata e dourado. Saindo um pouco delas existem também modelos em preto e cobre, que são os mais diferentes.

No momento de escolher entre um deles basta levar em consideração seus gostos pessoais.

Na foto um relógio de bolso dourado em cima de um livro aberto.

O relógio de bolso é confeccionado em alguns tons, sendo que os mais comuns são o dourado e o prata. (Fonte: Myriams-Fotos/ Pixabay)

Material

O relógio de bolso pode ser produzido com as mais diversas matérias-primas e cada uma delas garante a ele uma qualidade inferior ou superior.

As versões com a melhor qualidade são as desenvolvidas em ouro e prata. Ambos esses materiais possuem ótima durabilidade e resistência.

Um outro material bastante utilizado na produção do relógio de bolso é o aço inox, que conta com propriedades muito positivas. Suas maiores vantagens são o valor, que é mais baixo do que o da prata, e a capacidade de não enferrujar.

Existem também opções feitas com liga de aço. Essa é uma matéria-prima um pouco inferior as anteriores, porém que possui uma boa qualidade. O ponto negativo é que algumas ligas, dependendo da sua composição, podem enferrujar.

(Fonte da imagem destacada: Jiyeon Park/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.