Ultima atualização: 10 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

21Horas investidas

3Estudos avaliados

75Comentários coletados

Acompanhar o tempo, conhecer nossos melhores momentos pessoais e acompanhar nossos passos está se tornando cada vez mais fácil, especialmente para aqueles que estão em atividade física. Os relógios esportivos são a companhia perfeita para muitos, não apenas durante a atividade física, mas também como um acessório casual em nossa rotina diária.

Há muitos estilos e modelos para escolher, assim todos serão capazes de encontrar um que se adapte perfeitamente às suas necessidades. Sem mais delongas, vamos falar agora sobre tudo que você precisa saber para comprar o melhor relógio esportivo de todos, os modelos mais atuais e inovadores que o mercado tem a oferecer e os tipos que você pode encontrar durante sua busca. Fique atento!




O mais importante

  • Relógios esportivos são acessórios usados não apenas para manter informações atualizadas sobre o tempo atual, mas também para medir parâmetros de saúde e desempenho sem sacrificar o conforto e a praticidade.
  • Ao procurar por opções, você pode encontrar 2 tipos de relógios esportivos: relógios tradicionais que não precisam necessariamente de uma conexão com um dispositivo móvel e relógios inteligentes cujo objetivo principal é este tipo de sincronização.
  • Se você quer comprar um relógio esportivo, vá em frente! Mas não antes de verificar se ele é totalmente compatível com seu dispositivo móvel, se ele inclui as funcionalidades que você precisa em suas atividades diárias, se sua resistência à água é adaptada aos seus eventos e se sua aparência é ideal para acompanhá-lo em todos os momentos.

Relógio esportivo: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras

Um relógio esportivo traz uma carga de utilidade para sua vida diária que você pode não ter sabido que precisava. Manter-se atualizado com suas conquistas e saúde o ajudará a viver uma vida longa e gratificante. Nós agora explicamos com mais profundidade tudo sobre estes itens.

Os relógios esportivos ajudarão você a acompanhar o ritmo do seu exercício e a reação do seu corpo a ele. (Foto: Varin Rattanaburi / 123rf)

O que é um relógio esportivo e quais são suas vantagens?

Sabemos que os relógios são instrumentos especialmente projetados para medir a passagem do tempo e indicá-lo em horas, minutos e segundos. Mas quando falamos de relógios esportivos, não é apenas porque eles terão um visual mais casual, mas também porque incluem características úteis em nossas atividades físicas, como cronômetros e pedômetros.

Mas isso não é tudo; a maioria dos relógios esportivos incluirá outras funcionalidades que não só o ajudarão a manter informações importantes sobre suas conquistas, mas também lhe permitirão manter-se informado sobre seu estado de saúde e como seu corpo reage à sua rotina diária. Aqui estão mais detalhes sobre suas vantagens:

Vantagens
  • Vários modelos
  • Medir dados de saúde
  • Medir dados esportivos
  • Configurável de acordo com a atividade
  • Monitor do sono
  • Alarme e cronômetro
  • Opções inteligentes podem ser vinculadas ao seu celular
Desvantagens
  • Alguns modelos inteligentes ficam sem bateria rapidamente
  • Pode ser complicado configurar

Relógios esportivos tradicionais ou inteligentes - o que você deve ter cuidado?

Ao escolher relógios esportivos, você pode encontrar versões tradicionais (analógica ou digital) ou modelos inteligentes. Aqui nós mostramos as diferenças básicas que você pode encontrar ao possuir cada uma delas.

Tradicional. Os relógios esportivos tradicionais são conhecidos como analógicos ou digitais, porém existem versões híbridas de relógios tradicionais que também possibilitaram uma conexão com smartphones. Embora neste caso, as comunicações sejam menores e eles podem reportar notificações e alarmes simples.

Dependendo do seu modelo, a bateria pode durar entre 6 meses e 4 anos, assim você poderá dar-lhe um uso longo e contínuo. Estes podem ser feitos de silicone, mas também de materiais mais elegantes, como metal ou plástico. Mesmo modelos híbridos muitas vezes deixam de fora medições de saúde e ambientes esportivos.

Smart. Relógios esportivos ou pulseiras inteligentes são notáveis por sua ampla gama de funcionalidades relacionadas a atividades esportivas e de saúde, incluindo monitores de freqüência cardíaca, conta passos, monitores de sono e muito mais. Alguns modelos também permitirão que você execute ações em seu celular a partir de seu relógio.

O ponto fraco neste caso é sua bateria, que embora você evite trocá-la, você precisará carregá-la de tempos em tempos. Uma bateria totalmente carregada normalmente durará de 1 a 5 dias. O material mais comum neste caso é o silicone, devido à sua flexibilidade e conforto de uso enquanto você está em movimento.

Tradicional Smart
Bateria life 6 meses a 4 anos 1 a 5 dias
Conexão telefônica Algumas vezes Sim
Funções de saúde e esporte Nao Sim
Materiais mais comuns Silicone, plástico, metal Silicone

Onde comprar um relógio esportivo?

Os relógios esportivos podem ser rapidamente localizados sem muita confusão, especialmente em lojas de tecnologia. Entretanto, se você preferir verificar modelos, características, preços e opiniões de outros compradores antes de comprar seu produto, você pode visitar com confiança sites como o Amazon e plataformas de varejo online.

Critérios de compra: fatores que permitem comparar e classificar os diferentes modelos de relógios esportivos

Nós já falamos extensivamente sobre os benefícios de obter um relógio inteligente, no entanto, não nos aprofundamos nas características que devemos levar em conta antes de escolher o melhor modelo. Aqui nós os resumimos nos 4 mais importantes.

Compatibilidade

Se temos um modelo tradicional de relógio esportivo (sem conexão móvel), a única compatibilidade que devemos levar em conta é que é do nosso agrado, mas se tivermos uma versão híbrida ou inteligente, as coisas mudam um pouco.

É importante ter certeza de que o dispositivo é compatível com seu telefone celular. Você pode descobrir isso verificando se o sistema operacional atual do seu Smartphone é aceito pelo seu relógio esportivo. Se isso acontecer, você será capaz de usar suas funções sem problemas. Caso contrário, é melhor optar por um relógio com melhor cobertura de software ou um modelo tradicional.

Funções

Se dividirmos as principais funcionalidades de um relógio esportivo em 2 (deixando de lado as de fato como dizer as horas), podemos ter as funções relacionadas à área de saúde e as funções dedicadas às especificações esportivas. Cada um deles o ajudará em diferentes campos.

Saúde. As funções de saúde são ideais para pessoas que precisam manter um registro constante de certos fatores corporais, tais como freqüência cardíaca e pressão arterial (pessoas hipertensas ou hipotensas), monitor de sono (pessoas com ansiedade, insônia ou estresse), entre outros.

Também será útil saber como nosso corpo reage a certas pressões ou certas atividades diferentes da rotina habitual. Estas funções são amplamente utilizadas por atletas e qualquer outra pessoa que queira conhecer estes aspectos de sua condição.

Esporte. As funções esportivas são muito variadas, e as mais comuns são pedômetro (contador de passos), GPS (para calcular distância e rotas tomadas), contador de calorias queimadas e muito mais. O que será excelente para pessoas que querem perder ou manter um peso, manter o controle de sua atividade ou melhorar sua saúde física.

Entretanto, existem outros modelos mais específicos que alguns modelos também incluirão, como o modo ciclismo, modo escalada, modo jogging, modo basquete, entre outros que fornecerão informações detalhadas de acordo com a atividade que está sendo realizada, o que é ideal para atletas específicos nessas áreas.

Resistência à água

Embora muitos relógios afirmem ser resistentes à água, isso não significa que todos eles possam ficar submersos por horas sem sofrer nenhum dano. Na verdade, eles podem ser classificados em 5 tipos de acordo com a pressão que eles podem suportar (ATM) e você deve levar isso em conta de acordo com o uso que você pretende fazer do seu relógio esportivo.

1 ATM ou menos. Relógios que podem suportar uma pressão de 1 ATM não são adequados para atividades com muito fluxo de água. Na verdade, eles mal suportarão alguns salpicos diários, como gotas da lavagem das mãos ou da limpeza do suor.

3 a 5 ATM. Estes relógios esportivos são à prova d'água, pois podem resistir a curtos períodos de contato com a água, como se você der um mergulho inesperado ou ficar à chuva por alguns minutos. Escolha se você não planeja se envolver em atividades em contato constante com a água.

10 ATM. É aqui que começamos a contar os relógios submersíveis, pois eles podem suportar um contato mais intenso com a água, como você teria com natação simples, surf, snorkelling ou mergulho autônomo. Você pode recorrer a ele se você praticar algum desses esportes ou similares.

20 a 30 ATM. Aqui nós começamos a ver versões mais exigentes. Estes relógios permitem que sejam submersos por um longo período de tempo e profundidade. Eles podem resistir a sessões de natação mais longas e, a nível de competição, também a mergulhos com tempo limitado.

100 ATM. Possuindo um modelo com estas características você será capaz de praticar mergulho profundo sem se preocupar com o estado do seu relógio. Estes modelos podem ser significativamente mais caros e difíceis de obter, então não há necessidade de comprar um a menos que você realmente precise dessa capacidade de mergulho.

Relógios esportivos híbridos parecerão um relógio tradicional, mas podem se conectar ao seu smartphone para monitorar as funções básicas. (Foto: namair / Pixabay.com)

Aparência

A aparência do seu relógio determinará quando você poderá usá-lo com mais sucesso e consistência, e também o quão confortável você se sentirá ao usá-lo. Quando se trata de relógios esportivos, há 2 modelos que você verá com freqüência.

Tipo de relógio. Este modelo consiste de um mostrador ou quadrado de metal ou plástico com um display firme (protegido por vidro ou material similar). A separação entre esta parte do dispositivo e sua alça é perceptível, de modo que ele cobre um espaço maior no pulso. Dependendo de seu modelo e design, ele pode ser facilmente usado para eventos fora das atividades esportivas, como celebrações formais, graças ao seu acabamento elegante e sóbrio. Use-o se você pretende usá-lo com mais freqüência e em diferentes tipos de eventos.

Tipo bracelete. A aparência desses modelos é menos sofisticada e eles geralmente não são usados durante eventos mais formais, pois têm um design 100% esportivo e informal e, em alguns casos, com cores muito brilhantes. Eles geralmente são mais confortáveis devido ao seu peso leve e material prático (silicone, geralmente) que lhe permitirá realizar suas atividades físicas sem sequer senti-lo. Ele cobrirá menos espaço em seu pulso, por isso também é preferido por pessoas muito magras. Use-o se você quiser usá-lo consistentemente em ambientes esportivos.

(Foto da imagem em destaque: ArturLuczka / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas