Imagem mostra uma pequena marca de ferrugem sendo removida de uma superfície.
Ultima atualização: 26 de julho de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

14Horas investidas

2Estudos avaliados

45Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Seus eletrodomésticos, ferramentas ou outros objetos pessoais estão se deteriorando pela oxidação? Então você precisa de um removedor de ferrugem! Fique conosco até o final desse artigo e aprenda como fazer com que os efeitos da corrosão desapareçam!

A remoção de ferrugem em estágios iniciais pode ser feita com lixas ou até soluções caseiras, mas quando a situação é mais complicada, não há como fugir dos removedores. Há muitos modelos de qualidade no mercado e te ensinaremos a seguir como diferenciá-los e, principalmente, a forma ideal de uso!




Primeiro, o mais importante

  • A oxidação é um processo natural que acomete materiais metálicos e que pode ser evitada. Uma vez que acontece, porém, o removedor é uma ótima solução.
  • Existem soluções caseiras que podem ser eficientes contra ferrugem, mas apenas quando ela ainda está no começo. Quando a oxidação é mais avançada, é necessário recorrer a um removedor industrializado.
  • Removedores industrializados podem ter diversas composições químicas e formas de aplicação. Por isso, você deve prestar atenção em todas as especificações antes de fazer uma compra.

Você também pode gostar:

Os melhores removedores de ferrugem: Nossa opinião

Marcas importantes de produtos químicos e até de ferramentas produzem bons removedores de ferrugem. Para começo de artigo, que tal conhecer os melhores produtos do ramo à venda no Brasil?

O sucesso das redes sociais

Um vídeo-anúncio no Youtube teve grande repercussão e tornou o Quimox um sucesso como removedor de ferrugem. Vendido em embalagem de 500 ml, ele é indicado principalmente para aplicação em metais ferrosos. É de fácil uso e descarta até mesmo o processo de lixamento. Serve também como preparação para pintura.

O removedor de ferrugem de uma marca consagrada

A Vonder é uma das marcas brasileiras de maior destaque no ramo de ferramentas. Para garantir a manutenção de seus produtos, ela apresenta um removedor de ferrugem da mais alta qualidade. Pode ser aplicado em superfícies metálicas diversas e até em alumínio e é vendido em embalagens de 250 ou 500 ml.

Um removedor de ferrugem para superfícies diversas

A ferrugem pode aparecer em ferramentas, peças automotivas, objetos pessoais e até em janelas ou portas de metal. Um removedor capaz de agir em todos os tipos de superfície é o da Irontech. Em embalagem de 500 ml, é de fácil aplicação e garante o brilho e a lisura originais a qualquer peça em que for usado.

Guia de compra

Nós sabemos o quanto é ruim a sensação de ver objetos cobertos de ferrugem. Mas não se preocupe! Você aprenderá nas próximas linhas como devolver o aspecto original às superfícies contaminadas pela oxidação.

O nosso guia de compra é o setor que responde todas as principais dúvidas sobre removedores de ferrugem!

Imagem mostra um homem trabalhando na remoção de ferrugem de uma bicicleta.

Todos os objetos metálicos podem sofrer com corrosão por ferrugem. (Fonte: visivasnc / 123rf.com)

O que é e como funciona um removedor de ferrugem?

A oxidação é um processo natural que acontece com metais e causa sérios danos não só ao visual, mas também à funcionalidade de ferramentas, eletrodomésticos, portas, janelas e várias outras coisas com composição metálica.

Felizmente, existe a opção de usar um removedor de ferrugem. Normalmente, ele se apresenta no formato de um composto químico que deve ser aplicado sobre o objeto oxidado. Se a situação ainda for reversível, é provável que haja sucesso no processo.

Deve-se aplicar o removedor de ferrugem não só quando há a necessidade de impedir a corrosão de um objeto, como também antes de processos diversos que servem para a proteção do mesmo, como a galvanização ou uma nova pintura.

Outra possibilidade que existe é o uso de um conversor de ferrugem, mais indicado para quando há apenas um início de oxidação ou não há necessidade de nova pintura.

foco

Você sabia que a ferrugem é um processo natural que acontece com a reação química entre o oxigênio e o ferro? O que corrói objetos e materiais metálicos nada mais é do que o óxido de ferro, que se forma com facilidade.

Quais as vantagens de um removedor de ferrugem?

A ferrugem não é apenas desagradável visualmente. Ela é capaz de inutilizar completamente as superfícies que domina, gerando uma corrosão irreversível e podendo levar até a acidentes. Por isso, removê-la é sempre importante.

Um removedor de ferrugem costuma ser barato e fácil de usar. Vendido em forma de um composto químico líquido, ele age sobre as superfícies enferrujadas e faz com que o óxido de ferro possa ser eliminado com facilidade. Assim, não acontecerá a perda dos objetos. Muitas versões do produto também não são tóxicas.

Quando a ferrugem já se encontra em estado avançado, o removedor é a melhor opção. Ele é muito mais eficaz e pede menos esforço do que o uso de lixas ou similares. No início, pode ser que um conversor de ferrugem dê conta da situação.

Vale lembrar apenas que o removedor de ferrugem não é capaz de fazer milagres e não recupera objetos já corroídos ou danificados pela oxidação.

Veja na tabela a seguir as vantagens e desvantagens do removedor de ferrugem:

Vantagens
  • Eficiente na remoção de ferrugem
  • Tem custo baixo
  • É fácil de usar
  • Não precisa de esforço físico
  • Não é tóxico
Desvantagens
  • Não faz milagre em objetos já corroídos

Como evitar que a ferrugem apareça?

Melhor que comprar e usar um removedor de ferrugem, é evitar que a oxidação aconteça. Para isso, você precisa tomar muitos cuidados com seus objetos metálicos.

O meio mais fácil é impedir o contato entre metais e água ou ar. As pinturas e processos especiais capazes de proteger as superfícies de tal interação são acessíveis e comuns, como a galvanização. Ferramentas e peças de qualidade já vêm galvanizadas de fábrica.

No caso dos objetos não galvanizados, o armazenamento em locais secos e escuros é fundamental. A oxidação ainda acontecerá, mas de maneira mais lenta do que quando há maior exposição ao ar e à água.

Removedor de ferrugem industrializado ou soluções caseiras?

Com uma simples busca na internet, encontramos muitas soluções caseiras que prometem remover a ferrugem. Entre elas, as mais populares são o suco de lima e a fricção de uma batata cortada pela metade junto à superfície oxidada.

Tais soluções podem, é claro, ter seu valor. Porém, será que são tão eficientes como o uso do removedor de ferrugem industrializado?

A resposta é não. Soluções caseiras são recomendadas para quanto o processo de oxidação está ainda no início, mas não são eficientes quando já há uma dominação maior da superfície pelo óxido de ferro. A única possibilidade quando isso ocorre é recorrer a um removedor industrializado.

O custo de esfregar uma batata sobre a ferrugem é muito baixo e, por isso, é tentador fazê-lo. Nós recomendamos que você tente, uma vez que há funcionalidade quando a situação não for grave, mas se não houver resultado será necessário comprar um removedor.

Preparamos uma tabela que compara o uso de removedores industriais com soluções caseiras. Confira:

Soluções caseiras Removedor industrializado
Custo Muito baixo Acessível
Capacidade de remoção Baixa Alta
Quando usar Com a ferrugem ainda no início Quando as soluções caseiras não funcionarem mais

Como aplicar removedor de ferrugem?

Existem muitos tipos de removedores de ferrugem no mercado. Alguns aparecem em formato de gel, que fica junto à superfície e não escorre. Outros, vêm em spray e são ótimos para lugares de difícil acesso. Também há os líquidos, mais comuns e fáceis de usar.

Você deve escolher seu removedor com base na superfície sobre a qual ele será usado.

Portanto, você deve prestar atenção sobre em qual superfície irá usar um removedor de ferrugem e pensar qual é a forma mais fácil de aplicação. Isso é fundamental para que você escolha o produto correto.

Uma vez comprado o removedor de ferrugem, basta seguir as instruções de uso. Na maioria dos casos, ele será muito simples, exigindo apenas a aplicação sobre a superfície e um tempo de agência que varia entre meia hora e uma hora.

Alguns modelos também exigem que seja feito um processo de lixamento, mas ele é menos exigente do que se nenhum produto químico fosse aplicado.

É seguro usar removedor de ferrugem?

Alguns removedores de ferrugem não são produtos tóxicos. Você pode usá-los sem se preocupar com possíveis problemas quanto ao cheiro ou às reações químicas que eles podem provocar.

Use luvas e mangas longas ao aplicar o removedor de ferrugem.

Isso não significa, porém, que cuidados básicos devem ser ignorados. É recomendado o uso de luvas e de mangas longas no momento do uso do removedor. Caso o produto químico entre em contato com a pele, lave imediatamente em água corrente.

Outras versões são mais fortes e compostas por ácidos que podem, sim, ser nocivos à saúde. Por isso, nós recomendamos que você sempre leia a composição e as orientações de segurança.

Independente do tipo de removedor, nunca o deixe ao alcance das crianças e dos animais, que podem causar ou sofrer acidentes com o produto. Lembre-se: Mesmo que seguro, ele ainda é um produto químico.

Com todos os cuidados tomados, o removedor de ferrugem não deve causar nenhum problema durante seu uso.

Quanto custa e onde comprar um removedor de ferrugem?

Removedores de ferrugem industrializados costumam ser vendidos em embalagens de 250 ml, 500 ml ou 1 litro. Os preços são bastante acessíveis, variando de acordo com a quantidade de produto e a marca, podendo ir aproximadamente de R$ 10 a R$ 30.

Lojas especializadas em produtos químicos, de limpeza ou materiais de construção costumam vender bons removedores de ferrugem. Outra excelente opção é fazer a compra pela internet, especialmente na Amazon brasileira. Verifique ainda Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um removedor de ferrugem

Escolher o removedor de ferrugem ideal para cada situação também é importante. Para te ajudar nessa questão, selecionamos quatro critérios técnicos.

Abaixo, trazemos mais detalhes sobre tais critérios:

Indicações de uso

Em que tipo de superfície você irá aplicar o removedor de ferrugem? Cada marca e solução tem uma indicação diferente, como por exemplo para eletrodomésticos, ferramentas ou lugares de difícil acesso.

Portanto, quando você faz a compra de um removedor de ferrugem, deve ler para quais tipos de objetos ou situações ele é recomendado. Isso tem influência até mesmo no método de aplicação, que pode ser via gel, spray, imersão, entre outros.

magem mostra um cadeado metálico todo enferrujado.

A ferrugem pode corroer seriamente objetos metálicos. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Composição e toxicidade

O funcionamento de um removedor de ferrugem é simples em termos químicos: Como precisa remover um óxido, é composto por ácidos que são capazes de realizar a neutralização. Porém, é preciso ficar atento quanto a quais são esses ácidos.

O produto pode ser compostos por ácidos atóxicos ou corrosivos e potentes.

É possível que o produto seja composto por ácidos orgânicos e atóxicos, sendo portanto bem mais leve e pouco prejudicial à saúde, ou por tipos mais corrosivos ou potentes, pedindo por medidas de segurança mais claras.

Dependendo de onde será usado o removedor de ferrugem, preste atenção na composição. Em casa, por exemplo, é melhor ter um produto que não ofereça muitos riscos.

Facilidade de uso

Alguns removedores de ferrugem são de aplicação muito fácil, dependendo apenas da imersão da superfície no produto ou de um pequeno pincel. Outros requerem um esforço maior, talvez até um processo de lixamento.

Esse critério se relaciona diretamente com a recomendação de uso, afinal, produtos indicados para objetos e situações diferentes têm formas de aplicação também diferentes.

Leia a descrição do produto para conhecer também qual é exatamente o modo de aplicação e se você tem o que é necessário para usá-lo com tranquilidade.

Custo-benefício

Como os removedores de ferrugem são vendidos em embalagens de diferentes tamanhos, você pode também prestar atenção no quanto está pagando por ml, e não apenas pelo frasco completo.

Muitos produtos baratos são de ótima qualidade e não pesam no bolso, e o custo-benefício se torna ainda maior quando você pensa na quantidade de removedor que está comprando em uma determinada faixa de preço.

Fazendo os cálculos com o preço e a quantidade do produto, é possível ter um custo-benefício superior e ver o peso no bolso se reduzir!

(Fonte da imagem destacada: dimarik16 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.