Imagem de uma mulher passando óleo no cabelo.
Ultima atualização: 25 de setembro de 2020

Como escolhemos

17Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

87Comentários coletados

Indicado para proteger contra as agressões diárias causadas pela exposição aos raios solares, vento e poluição, o reparador de pontas serve para reduzir o aspecto danificado do comprimento às pontas do cabelo.

Mas você sabe quais são as características dos diferentes tipos de reparadores de pontas? Qual produto possui os ativos que garantirão os melhores benefícios para o seu cabelo? Essas e outras informações estão neste artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Quando o cabelo está danificado, as madeixas adquirem aspecto ressecado, quebradiço, opaco, com pontas duplas e frizz. Esses problemas podem ser suavizados por um reparador de pontas.
  • Embora o reparador de pontas ofereça inúmeros benefícios, o produto não trata o cabelo, portanto, deve ser reaplicado a cada nova lavagem.
  • O reparador de pontas pode ter textura em óleo ou creme. O óleo pode ser vegetal, mineral, siliconado ou sérum.

Você também pode gostar:

Os melhores reparadores de pontas: Nossas recomendações

Preparamos uma lista com os melhores reparadores de pontas, segundo as avaliações de profissionais de beleza e consumidoras.

O reparador de pontas completo

O reparador de pontas Instant Repair da C. Kamura possui fórmula balanceada com silicones nobres e óleo de argan, ativos que oferecem nutrição intensa, brilho espelhado, proteção térmica e proteção solar. O produto pode ser aplicado no comprimento e pontas do cabelo úmido ou seco.

O melhor reparador de pontas com filtro solar

O reparador de pontas da Haskell possui fórmula rica em silicones e abacate, um ingrediente altamente nutritivo. O produto promove nutrição intensa, impede a formação de pontas duplas, repara as pontas duplas existentes e ainda protege o cabelo contra o vento, poluição, raios solares e outros agentes agressores.

O melhor sérum reparador de pontas

O diferencial do sérum reparador de pontas da Jacques Janine é que esse produto reconstrói a fibra capilar do interior ao exterior. O produto proporciona maciez, brilho e redução do frizz. Além disso, o sérum oferece proteção completa ao cabelo, pois possui filtro solar e protetor térmico.

Um reparador de pontas bom e barato

Por um valor bastante acessível, você pode comprar o reparador de pontas Gold-Black da Amend. Este produto consegue disfarçar as pontas danificadas e ressecadas, proporcionando maciez, sedosidade e brilho intenso. Mas é importante utilizar apenas algumas gotas deste óleo reparador, caso contrário, o cabelo pode ficar com aspecto oleoso.

Guia de Compra

Com apenas algumas gotas aplicadas do comprimento às pontas, o reparador de pontas ajuda a alinhar as pontas duplas, abaixar os fios arrepiados pela quebra, suavizar o ressecamento do cabelo, doar brilho intenso e adicionar movimento.

Os benefícios são percebidos desde a primeira aplicação, contanto que você use um reparador de pontas adequado para seu cabelo, aplique o produto corretamente e na frequência desejada. Saiba mais sobre o cosmético neste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher aplicando um reparador de pontas.

O reparador de pontas proporciona inúmeros benefícios para o cabelo. (Fonte: Olga Yastremska/ 123RF.com)

O que é um reparador de pontas e quais os benefícios deste produto?

A raiz do cabelo está em constante renovação por causa do crescimento dos fios. O mesmo não pode ser dito das pontas, que se não forem tratadas ou aparadas regularmente podem apresentar inúmeros danos.

Para alinhar as cutículas dos fios e reduzir as pontas duplas, frizz, ressecamento e opacidade, você precisa utilizar um reparador de pontas. Esse produto finalizador deve ser aplicado do comprimento às pontas, com o cabelo lavado, úmido ou seco.

O reparador de pontas forma uma película protetora.

O reparador de pontas possui fórmula baseada em óleo, que sela a cutícula dos fios e forma uma “película protetora” que os protege contra as agressões externas como a ação dos raios solares, vento e poluição.

Além disso, o produto proporciona diversos benefícios como desembaraçamento, maleabilidade, controle do volume e aumento do brilho, pois os ativos do reparador de pontas suavizam danos superficiais.

Apesar dos inúmeros benefícios, recomendamos que você mantenha um cronograma capilar com as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução das madeixas, pois o reparador de pontas não trata o cabelo.

Preparamos uma tabela com todas as vantagens – e algumas desvantagens – do reparador de pontas abaixo:

Vantagens
  • Restaura cabelo danificado
  • Sela pontas duplas
  • Diminui o frizz
  • Aumenta o brilho
  • Proporciona redução de volume
  • Protege contra os raios solares, vento e poluição
Desvantagens
  • Efeito instantâneo somente quando o produto está em contato com fios
  • Pode deixar o cabelo com aspecto oleoso

Quem deve utilizar um reparador de pontas?

Embora todas as mulheres devam utilizar um produto finalizador, o reparador de pontas é indicado para quem está com o cabelo danificado. Outros casos nos quais o uso do reparador de pontas é recomendado estão listados abaixo:

  • Cabelo cacheado e crespo: Quem tem cabelo cacheado ou crespo, pode apresentar maior ressecamento no comprimento e pontas, pois a oleosidade produzida pelo couro cabeludo não consegue percorrer toda a extensão dos fios, por causa do formato espiralado.
  • Cabelo submetido à química: Quando o cabelo é submetido à descoloração, coloração, alisamento ou permanente, danos como ressecamento e porosidade ocorrem, pois esses procedimentos causam a perda de água nas fibras capilares. Utilizar um reparador de pontas ajuda a devolver gordura às madeixas.
Imagem do cabelo de uma mulher.

O reparador de pontas deve ser utilizado em todos os tipos de cabelo. (Fonte: Element5 Digital/ Pexels.com)

Como usar um reparador de pontas?

Alguns reparadores de pontas devem ser utilizados com o cabelo seco, outros com o cabelo úmido e alguns podem ser utilizados como você desejar. Recomendamos que você leia o rótulo do produto antes de utilizá-lo.

Uma dica importante é aplicar algumas gotas do produto entre as palmas das mãos, friccionar para aquecer o produto e aplicá-lo homogeneamente do comprimento às pontas.

Mas não exagere na quantidade, pois os fios podem ficar com aspecto oleoso. E nunca aplique o reparador de pontas na raiz, pois o produto pode entupir os folículos capilares e causar a queda de cabelo.

Imagem de uma mulher secando o cabelo.

Quando o reparador de pontas é termoativado, o produto pode ser utilizado antes de secar e modelar as madeixas. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Quais são os tipos de reparadores de pontas?

Existem quatro tipos de reparadores de pontas, cada produto possui uma finalidade distinta e um modo de aplicação diferente. Descubra mais sobre os produtos abaixo:

  • Reparador de pontas com óleo de argan possui função nutritiva. Deve ser aplicado após o uso da ferramenta de calor para suavizar o ressecamento das pontas do cabelo. O produto também pode ser aplicado no cabelo úmido, após a lavagem, para proteger contra os danos causados pela ferramenta de calor.
  • Reparador de pontas com óleo mineral é indicado para umedecer as fibras capilares do cabelo seco, ajudando a desembaraçá-lo. Desfrute de um cabelo com maleabilidade, definição, controle e muito brilho.
  • Reparador de pontas com silicone ajuda a disciplinar o cabelo, diminuir o volume, unir as pontas duplas e suavizar os fios arrepiados. Esse produto deve ser aplicado no cabelo úmido, após a lavagem.
  • Sérum reparador de pontas possui função termo protetora, por isso deve ser utilizado no cabelo limpo e úmido, antes do instrumento de calor. Aplique apenas uma gota na palma da mão, espalhe o produto e massageie.

Quais são os benefícios do reparador de pontas para cabelos cacheados e crespos?

Conforme mencionamos anteriormente, cabelos cacheados e crespos possuem uma tendência maior ao ressecamento. Isso ocorre por causa do formato espiralado dos fios, que impede que a oleosidade do couro cabeludo percorra o comprimento e pontas.

Nesse sentido, o reparador de pontas se torna mais do que necessário, pois o produto repõe a oleosidade que o cabelo cacheado e crespo não possui. O produto pode ser aplicado diariamente.

Imagem de três meninas abraçadas.

Quem tem cabelo cacheado ou crespo, pode utilizar o reparador de pontas diariamente. (Fonte: trevoykellyphotography/ Pixabay.com)

O efeito do reparador de pontas é duradouro?

Não. O reparador de pontas só promove os efeitos mencionados nas seções anteriores quando o produto está em contato com os fios, ou seja, o produto possui efeito instantâneo e temporário.

Nesse sentido, utilize o reparador de pontas apenas como um finalizador, mas continue utilizando shampoo, condicionador e máscara de tratamento adequados para suas madeixas.

Posso usar reparador de pontas todos os dias?

Não existe qualquer restrição quanto ao uso diário do reparador de pontas. No entanto, sugerimos que você analise a textura e efeito do produto, pois em excesso, o reparador de pontas pode causar o efeito reverso.

O ideal é que o produto seja aplicado apenas no dia em que você lavar o cabelo, seja antes ou após a secagem, pois não há risco de acumular resíduos do produto – mesmo assim, sugerimos o uso de um shampoo de limpeza profunda ou shampoo antirresíduos a cada quinze dias.

Critérios de compra: Como encontrar o melhor reparador de pontas

Depois de conhecer as características e benefícios do reparador de pontas, vamos prosseguir com as diferenças entre esses produtos, para evitar que você compre um cosmético inadequado para o seu cabelo ou fique com dúvidas na hora de compra:

Vamos detalhar cada um dos critérios de compra ao longo desta seção. Qualquer dúvida, deixe um comentário.

Textura do produto

Você encontra o reparador de pontas em diferentes texturas. Cada produto possui uma recomendação de uso distinto, exige um modo de aplicação diferente e proporciona resultados igualmente distintos. Saiba mais abaixo:

  • Reparador de pontas em creme serve para selar as pontas dos fios. O produto deve ser utilizado com o cabelo seco ou úmido e não precisa de enxágue. Utilize como protetor térmico, antes da ferramenta de calor.
  • Reparador de pontas em óleo garante nutrição sem pesar. O produto possui textura emoliente e não costuma deixar o cabelo com aspecto pesado. Pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo, inclusive finos e lisos.O produto pode ser utilizado antes de lavar o cabelo, com o cabelo lavado, antes ou depois da ferramenta de calor e sempre que você sentir as pontas do cabelo ressecadas.

Proteção térmica

Quem costuma utilizar ferramentas de calor para secar e modelar o cabelo, como secador, chapinha e babyliss, deve proteger o comprimento e as pontas como um reparador de pontas termo protetor.

Apenas o reparador de pontas com protetor térmico pode ser utilizado no cabelo úmido, antes de secar e modelar. Os demais produtos devem ser utilizados apenas com o cabelo seco, pois podem queimar os fios quando em contato com o calor.

Imagem de uma pessoa cacheando o cabelo.

O reparador de pontas pode oferecer proteção térmica. (Fonte: Engin Akyurt/ Pexels.com)

Modo de usar

Cada reparador de pontas deve ser utilizado de uma maneira distinta, desse modo, recomendamos que você avalie essa informação antes de comprar o produto. Suas opções estão listadas abaixo:

  • Uso antes do secador, chapinha ou babyliss para proteger as madeixas contra o calor dessas ferramentas. Geralmente, o reparador de pontas protege até determinada temperatura, informada no rótulo do produto.
  • Uso depois do secador, chapinha ou babyliss para reparar o aspecto ressecado, selar pontas duplas, diminuir o frizz, aumentar o brilho e doar movimento às madeixas.

Filtro solar

Nem todo mundo sabe, mas os raios solares UVA e UVB estão entre os maiores vilões quando o assunto são danos capilares como ressecamento, opacidade, aspereza, falta de maleabilidade e perda de movimento.

Portanto, recomendamos que você compre um reparador de pontas com filtro solar na composição. Alguns produtos também oferecem proteção contra água de piscina e água do mar, vale a pena pesquisar!

(Fonte da imagem destacada: Cheangchai Noojuntuk/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.