Frutas vermelhas com o escrito: Resveratrol.
Ultima atualização: 15 de janeiro de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

21Horas investidas

8Estudos avaliados

71Comentários coletados

Cada vez mais as pessoas buscam alternativas para cuidar da saúde e proteger o organismo contra doenças. Se você é uma delas, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. No artigo de hoje, nós vamos falar sobre o resveratrol, um antioxidante natural.

Encontrado especialmente na uva e no vinho tinto, o resveratrol oferece tantas vantagens à nossa saúde que hoje é um dos suplementos alimentares mais populares. A seguir, você confere um guia completo sobre esse suplemento e dicas de como escolher o ideal. .




Primeiro, o mais importante

  • O resveratrol é indicado para prevenir doenças coronárias, arteriosclerose, reduzir a taxa de colesterol e melhorar a gota e a artrite.
  • É possível consumir o resveratrol por meio de fontes naturais ou de suplemento alimentar.
  • Antes de escolher o melhor resveratrol é preciso analisar alguns fatores.

Você também pode gostar:

Os melhores suplementos de resveratrol: Nossas recomendações

Na hora de escolher um suplemento, você vai se deparar com inúmeras marcas. E, cada uma delas, oferece um produto com diferentes composições nutricionais. Com isso em mente, nós fizemos uma seleção com os melhores suplementos de resveratrol, além de um extra especialmente para uso tópico na pele. Veja:

O Natural Resveratrol da Now Foods é um suplemento em cápsulas. Na embalagem você vai encontrar 60 comprimidos. A fabricante recomenda a ingestão de uma cápsula por dia e, com isso, você vai absorver 200 mg de resveratrol natural, além de 10 mg de extrato de vinho tinto.

O melhor para vegetarianos

O resveratrol Extrato de Vinho da Healthy Origins é um suplemento que conta com 60 cápsulas vegetarianas. Cada uma contém 300 mg de extrato de resveratrol e 15 mg de extrato de vinho tinto. A recomendação do fabricante é ingerir uma cápsula por dia juntamente com a refeição.

O ideal para quem busca um kit

Aqui você leva um kit com três frascos do suplemento de Semente de Uva da linha Dr. Lair, da Upnutri. Com isso, você adquire no total 180 cápsulas sendo que, a cada duas cápsulas, que é a dose recomendada por dia, você estará consumindo 45 mg de vitamina C, 7 mg de Zinco e 250 mg de extrato de uva, sendo 10 mg de resveratrol.

A melhor opção para a pele do rosto

A Skinceuticals possui o Resveratrol BE de 30 ml. Trata-se de um concentrado antienvelhecimento noturno para reparar e prevenir os danos acumulados na pele. Esse cosmético possui 1% de resveratrol estável puro, 0,5% de baicalin e 1% de tocoferol alfa (vitamina E). Deve-se aplicar de 1 a 2 pumps no rosto e pescoço, à noite.

Guia de Compra

Não é tão simples escolher o melhor resveratrol. Assim como ocorre com qualquer outro suplemento alimentar, é preciso considerar a sua real necessidade de suplementação e, é claro, a qualidade e composição do produto escolhido.

Para ajudar você nessa etapa, nós criamos esse Guia de Compra. A partir daqui, você vai poder tirar as suas dúvidas sobre o que é, como funciona e quais os cuidados você deve ter ao consumir o resveratrol.

Mulher segurando um comprimido.

O resveratrol está se tornando um dos suplementos mais populares entre as pessoas que se preocupam em manter a saúde. (Fonte: puhhha/ 123rf.com)

O que é resveratrol?

O resveratrol é um tipo de polifenol que pode ser encontrado em algumas espécies de plantas e frutos.

Os polifenóis são substâncias químicas que resultam de processos metabólicos que ocorrem nas plantas em decorrência de um processo de defesa contra a ação de bactérias e da radiação ultravioleta.

Mais de 8 mil polifenóis já foram identificados em alimentos como chá, legumes, frutas e até no vinho.

Casal com garrafa de vinho, taças , uvas e pães.

O resveratrol é um antioxidante natural. (Fonte: Burst/ Pexels.com)

De acordo com pesquisas, a ingestão de alimentos ricos em polifenóis ajuda a proteger o corpo contra o desenvolvimento de câncer, doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, além de diabetes e osteoporose.

Para você ter uma ideia, alguns polifenóis como, por exemplo, a quercetina, são encontrados nos vegetais; já os flavonoides aparecem apenas nas frutas cítricas; as isoflavonas na soja; e o phloretin nas maçãs.

Mas, de fato, entre os polifenóis mais conhecidos está resveratrol. E a razão para isso é que o resveratrol conta com uma potente ação antioxidante no nosso corpo. O resveratrol é encontrado em alguns alimentos, veja os principais:

  • Casca de uvas.
  • Vinho tinto.
  • Amendoim.

Quais são os benefícios do resveratrol?

O resveratrol possui diversos benefícios para a saúde do nosso organismo. Por ter ação antioxidante, o resveratrol tem como principal função proteger o corpo contra infecções por fungos e bactérias.

Mas, além da ação antioxidante, o resveratrol também atua em diversas outras áreas do corpo e de nossa saúde. Confira os principais benefícios do resveratrol:

É antioxidante

Como vimos, o resveratrol se destaca como um poderoso antioxidante natural. Por isso, de modo geral, a ingestão de resveratrol pode melhorar a saúde da pele, do coração, dos vasos sanguíneos e ainda tem o poder de impedir que as células do sistema nervoso se degenerem.

Reduz o colesterol

O resveratrol pode minimizar a formação do colesterol LDL, o conhecido colesterol ruim. Esse tipo de colesterol costuma se depositar na parede dos vasos sanguíneos, o que favorece a formação de placas e, quando isso acontece, pode ocorrer o aumento da pressão arterial e até a obstrução dos vasos.

E, além disso, o resveratrol também estimula a produção de HDL, que é o colesterol que tem ação positivo no nosso organismo. Ou seja, além de combater o LDL, esse suplemento ainda aumenta o HDL.

Controla a pressão arterial

Outro benefício do resveratrol é que ele ajuda na redução da pressão arterial e, consequentemente, atua para minimizar o risco de problemas cardiovasculares.

Isso ocorre poque o resveratrol também é eficaz no combate de inflamações e, como vimos, na redução do colesterol ruim. Com isso, a saúde dos vasos sanguíneos melhora, o que previne a elevação da pressão arterial.

Combate o envelhecimento

O resveratrol pode ajudar a prevenir doenças que são relacionadas ao envelhecimento do corpo como, por exemplo, inflamação crônica e doenças degenerativas.

Além disso, de acordo com pesquisadores, o resveratrol pode ser utilizado para prevenir o diabetes do tipo 2 e complicações cardíacas, também associadas, na maioria das vezes, ao envelhecimento.

Melhora a função cerebral

Algumas pesquisas mostram que o consumo de resveratrol também é capaz de aumentar o fluxo de sangue para o cérebro, o que resulta em uma melhora da função cognitiva e da memória.

Combate o câncer

Ainda que não seja capaz de curar o câncer, o resveratrol pode ser eficaz na prevenção de alguns tipos de tumores como, por exemplo, o de mama, pele, esôfago, próstata e intestino. No entanto, consulte o seu médico antes de iniciar a suplementação de resveratrol.

Consumir adequadamente resveratrol traz muitos benefícios para o organismo e a saúde. (Fonte: Elina Sazonova/ Pexels.com)

É bom para o coração

O resveratrol também faz bem para o coração porque reduz as inflamações, diminui o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e controla a pressão arterial.

Como resultado de tudo isso, o resveratrol é responsável por reduzir o risco de arteriosclerose e doenças cardíacas.

Previne o diabetes

Estudos mostram que o resveratrol melhora a sensibilidade à insulina e, com isso, ajuda a diminuir as taxas de açúcar no sangue.

Além disso, o resveratrol também atua contra alguns dos efeitos colaterais da diabetes como, por exemplo, a síndrome do pé diabético, a doença renal e a retinopatia diabética.

Aumenta a produção de testosterona

A produção natural de testosterona pelo organismo começa a cair a partir dos 30 anos, mas a prática de exercícios e o consumo de alimentos ricos em resveratrol podem atenuar essa redução. E isso é importante porque, entre outras funções, a testosterona é essencial para a formação e crescimento da musculatura.

Resveratrol é bom para a pele?

Sim e muito. Além de ser benéfico para a saúde do organismo, o resveratrol também atua na nossa pele, combatendo o envelhecimento precoce.

Por ser um antioxidante natural, o resveratrol aumenta as defesas das células contra as agressões externas como sol e poluição, por exemplo, e ainda previne a perda de colágeno.

Isso porque, ao bloquear a ação dos radicais livres, o resveratrol auxilia na “proteção” do colágeno. E, além disso, estudos também indicam que o resveratrol pode ser eficaz no tratamento de alguns tipos de acne.

Mulher utilizando um sérum para rosto.

Hoje existem produtos ricos em resveratrol específicos para a pele do rosto. (Fonte: dolgachov/ 123rf.com)

Por conta de todos esses benefícios para a pele, o resveratrol passou a compor a lista de ingredientes de produtos dermatológicos. Em geral, o uso de resveratrol na pele é feito por meio de creme ou sérum.

A indicação costuma ser de uso tópico à noite para ajudar na recuperação dos danos que foram causados durante o dia pela radiação solar e infravermelha, além de poluição e estresse.

No entanto, antes de iniciar o uso tópico do resveratrol na sua pele, consulte o seu dermatologista.

Resveratrol emagrece?

Algumas pesquisas indicam que o consumo de uma alimentação rica em resveratrol ou a suplementação pode, sim, ajudar no processo de emagrecimento.

Isso porque, especialistas acreditam que o consumo adequado de resveratrol pode aumentar a resistência física e o desempenho nos treinos.

Ou seja, aliando a prática de atividades físicas a uma dieta saudável e balanceada, o resveratrol age como auxiliar na perda de peso porque ajuda o corpo a queimar a gordura e ainda melhora o condicionamento físico.

Como consumir o resveratrol?

Como vimos, o resveratrol está presente especialmente nas uvas, no vinho tinto e no amendoim. Além disso, também é possível encontrar uma boa concentração de resveratrol em frutas como mirtilos, cerejas e outras de casca de frutas escuras.

Mas o fato é que o resveratrol é encontrado em diferentes quantidades dependendo de sua fonte.

Além disso, no caso da uva, a concentração do resveratrol varia muito de acordo com a maturação da fruta, o tipo de solo e clima nos quais a uva foi cultivada, entre outros fatores.

É o resveratrol presentes nas uvas que faz com que o vinho tinto seja um famoso aliado para a sua saúde.

Por isso, já que passam mais tempo em contato com a casca da uva para adquirir a coloração, o vinho tinto e o suco de uva são as fontes naturais que conta com a maior quantidade de resveratrol.

Mas para você ter uma ideia sobre algumas das fontes dessa substância e sua correspondente concentração em cada uma delas, confira abaixo a tabela que criamos para você.

Fonte de resveratrol Quantidade de resveratrol (em 100g)
Casca de uva 5 mg a 10 mg
Vinho tinto 1,5 mg a 3 mg / litro
Frutas vermelhas 3 mg
Amendoim 150 mg (1)

Ainda assim, vale pontuar que, além de poder consumir o resveratrol por meio de alimentos e de bebida alcoólica, você também pode ingerir essa substância por meio de suplementos alimentares.

Qual a quantidade de resveratrol se pode consumir?

O resveratrol é melhor absorvido quando consumidor por meio do vinho tinto, por conta do meio alcoólico. Por isso, os suplementos alimentares são compostos pelo trans resveratrol, uma variação que permite uma maior assimilação da substância pelo organismo.

O mais recomendado é consultar um médico ou nutricionista.

Com relação à dosagem, o mais recomendado é consultar um médico ou nutricionista para descobrir a quantidade ideal, que varia de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.

Ainda assim, de modo geral, pode-se dizer que a dose mais utilizada varia entre 15 e 20 mg por dia em forma de cápsula ou 250 ml de suco ou vinho tinto (2).

Quais as contraindicações e os efeitos colaterais do resveratrol?

Ainda que nenhum efeito colateral tenha sido encontrado até agora com relação ao consumo em doses adequadas de resveratrol, o mesmo não se pode dizer de seu consumo excessivo.

O fato é que o consumo excessivo de resveratrol pode, sim, causar problemas de saúde. Entre os principais sintomas podemos citar os transtornos gastrointestinais, como diarreias, náuseas e vômitos.

Além disso, também preciso ressaltar que o resveratrol, principalmente se usado por meio de suplementação, não deve ser consumido sem orientação médica por grávidas, lactantes ou crianças.

Mulher grávida, sentada na grama, debaixo de uma árvore, carregando criança.

Grávidas, lactantes e crianças apenas deve fazer uso de resveratrol com acompanhamento e indicação médica. (Fonte: timkraaijvanger/ Pixabay.com )

Quais são as vantagens e desvantagens do resveratrol?

Certamente quando tratamos de um poderoso antioxidante como resveratrol as vantagens são muito maiores do que as desvantagens.

Afinal, enquanto antioxidante natural, o resveratrol ajuda a manter o nosso organismo saudável e protegido de doenças.

O resveratrol é anti-inflamatório, previne doenças coronárias e reduz o colesterol.

Além disso, o resveratrol é anti-inflamatório, previne doenças coronárias e reduz o colesterol. Sem contar que ainda atua contra o câncer.

E, é claro, todos esses benefícios são possíveis seja pela ingestão produtos naturais como uvas, frutas vermelhas e amendoim, ou por meio de doses adequadas de vinho.

Mas, além disso, também é possível fazer a suplementação de resveratrol por meio de cápsulas e ainda utilizar a substância de forma tópica na pele para prevenir o envelhecimento.

O resveratrol protege o corpo contra doenças. (Fonte: Puhha/ 123rf.com)

Por outro lado, assim como todo suplemento alimentar, também o resveratrol conta com pontos negativos.

Afinal, se consumido em excesso pode causar transtornos intestinais. Além disso, não deve ser usado por qualquer pessoa sem indicação médica.

Para você ter uma noção geral sobre as principais vantagens e desvantagens do resveratrol, confira a tabela que preparamos para você.

Vantagens
  • Antioxidante natural
  • Atua na redução do colesterol, prevenção do câncer e doenças coronárias
  • Faz bem para a pele
  • Ajuda a emagrecer
  • Pode ser consumido por meio de alimentos ou suplementos
Desvantagens
  • É prejudicial se consumido em excesso
  • Não é recomendado para todos

Onde comprar o resveratrol e quanto custa?

O suplemento de resveratrol pode ser encontrado em farmácias, lojas de produtos naturais, de departamento e até em hipermercados como, por exemplo, Lojas Americanas e Extra.

Mas se você quer ter acesso a mais marcas e a preços mais atrativos, o ideal é comprar o resveratrol em lojas online como a Amazon Brasil.

Afinal o preço do resveratrol pode variar muito dependendo da marca fabricante, da composição, quantidade na embalagem e da loja onde é vendido. De modo geral, você vai encontrar suplementos que custam entre R$ 40 e R$ 700.

Critérios de Compra: Como analisar o melhor resveratrol

Na hora de escolher o melhor suplemento de resveratrol muitas dúvidas podem surgir. Afinal, cada fabricante utiliza compostos e variáveis específicas que diferenciam um produto de outro.

Por isso, nós recomendamos que você consulte um especialistas antes de iniciar a suplementação com resveratrol. Em seguida, sugerimos que você avalie alguns fatores na hora de escolher o resveratrol. São eles:

A seguir, nós vamos explicar detalhadamente como você pode analisar cada um desses tópicos e, então, se certificar de que está comprando o resveratrol ideal

Suplemento ou creme

O primeiro fator que você deve levar em consideração antes de comprar o resveratrol é a forma como vai utilizá-lo.

Isso porque, como vimos, você poderá consumir o resveratrol tanto por meio de suplemento alimentar quanto na forma tópica, sobre a pele.

Se você optar pelo suplemento alimentar, você vai encontrar o resveratrol, em, geral, na forma de cápsulas. Já se você preferir o resveratrol para uso cosmético é possível encontrá-lo em creme e sérum.

Composição

Após escolher entre o suplemento alimentar e o cosmético, sugerimos que você verifique então a composição do resveratrol. No suplemento você deve checar a tabela nutricional e no cosmético os ingredientes que compõem o produto.

Na maioria das vezes, você vai encontrar esse tipo de suplemento feito com o extrato da semente da uva, além de extratos de Polygonum Cuspidatum e de vinho tinto.

Polygonum Cuspidatum é uma planta originária da Ásia, geralmente conhecida como knotweed japonês ou bambu mexicano, e que é rica em resveratrol.

Além disso, algumas composições do suplemento de resveratrol ainda acrescentam outros nutrientes como, por exemplo, a Vitamina C.

Dose

Outro critério que merece a sua atenção na hora de escolher qual o melhor resveratrol é a dose da substância contida no suplemento.

Em geral, cada fabricante estabelece a dosagem, que é a quantidade de cápsulas a ser ingerida por dia. Mas o fato é que, dependendo da marca, cada cápsula pode conter diferentes doses de resveratrol, que pode variar entre 10 mg e 300 mg.

Quantidade

Por fim, mas não menos importante, verifique a quantidade que vem na embalagem ou no frasco. Essa escolha vai depender da duração do seu tratamento utilizando o resveratrol.

Mas, de forma geral, será possível encontrar suplementos de resveratrol que contém até 180 cápsulas. No caso dos cosméticos com resveratrol os frascos contêm, em geral, entre 30 ml e 50 ml.

(Fonte da imagem destacada: Diana Ivanova/ 123.rf.com)

Referências (2)

1. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento - Resveratrol: composição química e seus benefícios à saúde.
Fonte

2. Sociedade Brasileira de Diabetes - O efeito do Resveratrol no combate a obesidade.
Fonte

Por que você pode confiar em nós?

Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.
Pesquisa
Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento - Resveratrol: composição química e seus benefícios à saúde.
Ir para a fonte
Artigo
Sociedade Brasileira de Diabetes - O efeito do Resveratrol no combate a obesidade.
Ir para a fonte