Imagem mostra uma moto em uma estrada com o retrovisor em destaque.
Ultima atualização: 26 de junho de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

61Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você anda muito de motocicleta, sabe a importância que o retrovisor tem para a sua segurança e boa pilotagem. Às vezes, não há como fugir da troca, seja por quebra ou danos, seja por motivos de qualidade. Por isso, retrovisor de moto é o tema do artigo de hoje!

É possível escolher o retrovisor para a sua moto baseado em formato, curvatura, compatibilidade e outras características. Fique conosco para saber mais sobre segurança, durabilidade, qualidade, legislação e demais assuntos que te levarão a fazer a melhor compra possível!




Primeiro, o mais importante

  • O retrovisor é uma peça obrigatória para motocicleta e deve estar em bom estado e dentro da legislação. Coloque sua segurança sempre em primeiro lugar.
  • Quando você precisar ou quiser substituir os retrovisores de sua moto, pode fazê-lo por modelos idênticos, fabricados pela marca do veículo, ou universais, com características diferentes.
  • O design, as cores, o formato e os recursos tecnológicos especiais dos retrovisores podem fazer com que você queira um modelo diferente do original de sua moto. Nesse caso, verifique a compatibilidade.

Você também pode gostar:

Os melhores retrovisores para moto: Nossa opinião

Decidimos começar o artigo já trazendo informações muito úteis: Testamos e selecionamos alguns dos melhores retrovisores disponíveis no mercado. Com eles, você terá satisfação mais do que garantida!

O retrovisor para quem busca tecnologia extra

Já pensou em poder registrar seus passeios de moto com uma câmera embutida no retrovisor? É exatamente o que esse modelo da Tomate te permite fazer! Além de segura e altamente compatível, com 27 centímetros de comprimento e 8 de altura, a peça conta com câmera frontal que funciona via bateria e cartão de memória.

Um retrovisor para motos Honda

Você tem uma moto Honda e procura por retrovisores eficientes e baratos? Originalmente desenhados para a Titan 2014, esses da Dagonstin são compatíveis com todos os modelos da marca japonesa! Feitos com haste de metal e corpo injetado em polipropileno, oferecem ótimo custo-benefício e segurança ideal.

Para quem busca estilo e compatibilidade

Também compatível com todas as motos Honda, o retrovisor Gold Colors da Dagostin dá um estilo especial para seu veículo por ser oferecido em várias cores. Assim, é só escolher entre azul, rosa, vermelho ou o que for a sua preferência. Similar à peça de fábrica, garante segurança para a pilotagem e boa durabilidade.

Guia de compra

Será que vale a pena comprar um retrovisor universal ou é melhor buscar pelo específico para seu modelo? Como saber se a peça escolhida está dentro da legislação de trânsito?

Não se preocupe! Estamos no guia de compra e todas as suas dúvidas serão respondidas a seguir!

Imagem mostra uma pessoa andando de moto em uma estrada.

Seu passeio de moto será muito mais seguro com bons retrovisores. (Fonte: SplitShire/ Pixabay.com)

Quando comprar um novo retrovisor para sua moto?

O motivo principal para trocar um retrovisor de sua moto é quando acontece alguma quebra ou dano. Infelizmente, a pilotagem desses veículos costuma levar a pequenos choques ou colisões, fazendo com que a substituição de peças seja mais frequente que com automóveis.

Quando uma motocicleta sofre danos em apenas um dos retrovisores, você tem a escolha de trocar o lado quebrado ou substituir de uma vez o par. Isso não acontece com os demais motivos para a troca.

Isso porque também é possível pensar em trocar retrovisores por questões estéticas, como a busca por cores mais bonitas, ou por segurança, procurando modelos maiores e que permitam visualização melhor.

Por fim, é possível querer adquirir um modelo que ofereça mais tecnologia, como a possibilidade de filmar as viagens. Nesse caso, também será preciso fazer a troca do par.

O que diz a legislação brasileira sobre retrovisores de moto?

Antes de escolher um retrovisor para moto, você precisa conhecer bem as leis. Assim, evita multas e outras possíveis dores de cabeça.

Segundo as normas reguladoras do DETRAN, um espelho retrovisor de moto não pode ter área refletora menor do que 69 centímetros quadrados. O diâmetro mínimo de um espelho circular é de 94 milímetros e as menores dimensões aceitas para modelos retangulares são de 12 x 20 centímetros.

É permitido trocar espelhos retrovisores por modelos que não são os originais da marca, mas é preciso passar por uma vistoria após a modificação para a emissão de um novo certificado de segurança. Sem ele, não é permitida a circulação.

Não se esqueça de conferir se o espelho escolhido cumpre as normas necessárias, nem de fazer o que é preciso para continuar dentro da lei após a troca!

foco

Você sabia que os retrovisores nasceram nos carros? O primeiro registro de uso é de 1911, durante as 500 milhas de Indianapolis, quando o piloto Elmer Berger decidiu colocar um espelho na lataria do carro para melhor visualização.

Quais as vantagens de trocar o retrovisor de sua moto?

Se há danos a um dos retrovisores de sua moto, não há nada a ser feito: A troca é necessária e urgente. Mas será que vale a pena fazer a substituição por motivos estéticos e de segurança?

Tudo depende da preferência pessoal de cada um. Quem se sente confortável e seguro com os retrovisores de fábrica e não pretende dar uma marca pessoal para a motocicleta, pode sem dúvidas mantê-los e poupar tanto dinheiro, como tempo.

Mas se você deseja espelhos maiores ou de um formato diferente para ter melhor visualização do trânsito, ou se acredita que o estilo de seu veículo é absolutamente fundamental, também não há nenhum grande problema em fazer a troca. É preciso apenas seguir a legislação.

É possível encontrar ótimos espelhos à venda e que podem agregar muito a uma motocicleta. O importante é o que você pensa sobre os retrovisores e se sente ou não vontade de trocá-los.

Veja na tabela abaixo as vantagens e desvantagens de trocar os retrovisores de uma moto:

Vantagens
  • Novos retrovisores podem ser maiores e oferecerem melhor visualização
  • Ótima ideia para quem gosta de personalizar a moto
  • Alguns modelos têm bons recursos tecnológicos
  • A troca pode fazer o motorista se sentir mais seguro e confiante
Desvantagens
  • Há um processo burocrático a ser feito após a troca
  • O custo pode não valer a pena para uma troca não essencial

Retrovisor universal ou específico?

Ao procurar por um retrovisor para comprar, você irá se deparar com aqueles que são específicos para uma marca ou modelo de motocicleta e outros que têm compatibilidade universal. Qual é a melhor opção?

Se você está satisfeito com o retrovisor original da moto, mas precisa fazer a troca por quebra ou danos, procure pelo modelo específico. O único problema é que em algumas situações, dependendo do ano de fabricação e da continuidade da linha, pode ser difícil encontrá-lo.

Trocas por motivos estéticos quase sempre pedirão por modelos universais, já que os designs não são feitos pensando em uma motocicleta específica. Nesse caso, porém, você precisará verificar a compatibilidade.

Essa é uma questão interligada diretamente com o que dissemos sobre as vantagens de fazer a troca de retrovisores: O mais importante é seguir as suas preferências e buscar o que você acredita ser melhor.

Preparamos uma tabela comparando retrovisores universais e específicos:

Retrovisor universal Retrovisor específico
Vantagens Tem uma gama maior de modelos e opções, pode oferecer mais segurança Totalmente fabricado para a sua motocicleta, mantendo as características de fábrica
Desvantagens Não tem a garantia da fabricante da moto, pode não ter compatibilidade com modelos mais raros ou antigos Sem recursos tecnológicos especiais, pode ser difícil encontrar para alguns modelos mais raros ou antigos
Recomendado para Quem deseja mudar radicalmente o retrovisor de sua moto Quem está satisfeito com o retrovisor de sua moto

Como ajustar o retrovisor de sua moto?

Independente do retrovisor que você usa, é preciso saber ajustá-lo da maneira correta. Afinal, pontos cegos podem ser causados pelo posicionamento incorreto dos espelhos.

Nunca dobre ou diminua os retrovisores para passar em corredores.

Em primeiro lugar, evite a prática de dobrar ou diminuir os retrovisores para passar com mais facilidade em corredores ou lugares estreitos. A sua segurança deve vir sempre em primeiro lugar! Não prejudique a visibilidade para ganhar mais velocidade.

Como pequenos toques já podem deslocar os retrovisores, confira o ajuste sempre que sentar para ligar a moto. Para deixá-los na posição correta, você deve observar que quando sentado na posição de pilotagem, apenas o cantinho de seus ombros é visível no espelho.

O ajuste estará errado se não for possível ver nada dos seus ombros, mas também se eles ocuparem uma grande parcela do espelho. Por isso, o posicionamento correto é indicado pela visualização só do canto!

Quanto custa e onde comprar um retrovisor para moto?

O preço de um retrovisor para moto varia de acordo com o design e as funções extras. Você encontrará modelos que custam desde R$ 20 até outros que podem passar de R$ 100. Lembre-se que na maioria das ocasiões será preciso adquirir um par.

Lojas especializadas em artigos para motos ou revendedoras das fabricantes são os melhores lugares para comprar um retrovisor. Você também pode fazer a sua aquisição pela internet: Recomendamos a Amazon brasileira, mas não deixe de observar Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um retrovisor para moto

Já tiramos suas principais dúvidas e te apresentamos bons modelos. Agora, vamos trazer critérios técnicos importantes para ajudar no momento da compra!

Abaixo, você encontra mais detalhes sobre cada um deles:

Formato e curvatura

Você encontrará no mercado retrovisores retangulares ou curvados. As características são diferentes, apesar deles terem em comum o fato de que quanto maior a área, melhor a visualização. Por isso, de uma forma ou de outra os maiores espelhos oferecem melhor segurança.

Quanto maior a curvatura de um retrovisor, maior a profundidade da imagem refletida, ou seja, a distância que se consegue enxergar. É esse o motivo pelo qual alguns motoristas preferem esse tipo de espelho. Mas os retangulares também são capazes de te oferecerem boa segurança!

Imagem mostra um retrovisor de moto estilizado em destaque.

Os formatos de retrovisores podem ser bastante variados, desde que dentro da legislação. (Fonte: VIVIANE6276/ Pixabay.com)

Compatibilidade

Antes de comprar um retrovisor que não seja próprio e específico para a sua motocicleta, você precisará conferir se existe compatibilidade.

Sempre leia se o retrovisor é compatível com a sua moto.

É comum encontrar retrovisores que são compatíveis com todas as motocicletas de uma marca ou de uma linha. Para ter total certeza de que o modelo serve para seu veículo, porém, leia atentamente todas as especificações.

Motos mais antigas ou de linhas raras podem levar a mais dificuldades na hora de encontrar um retrovisor, principalmente se as peças originais forem muito diferentes do que costumamos ver em outros modelos.

Material

Se você decide trocar os retrovisores de sua moto, certamente quer adquirir novos modelos de qualidade! Por isso, preste atenção se o espelho escolhido é feito com materiais de alto nível e capazes de garantir uma grande durabilidade.

As hastes que ligam moto e retrovisor devem ser feitas em metal e a peça em si em plásticos injetados capazes de aguentar a rodagem da moto por um bom tempo. O polipropileno costuma ser a melhor opção: É a escolha, inclusive, para os modelos originais de fábrica de grandes marcas.

Recursos extras

Os retrovisores estão cada vez mais modernos e apresentam recursos tecnológicos capazes de surpreender. Hoje em dia, é comum até que eles tenham câmeras embutidas que gravam as viagens. Excepcional para quem gosta de aventuras com as motos!

Quem deseja retrovisores com recursos especiais como câmeras, luzes ou ajustes eletrônicos, pode procurar diretamente por eles. Normalmente, os modelos que contam com tais inovações são universais, mas não deixe de verificar a compatibilidade.

(Fonte da imagem destacada: christels/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.