
Como escolhemos
Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Você trabalha com manutenção de áreas verdes ou tem a jardinagem como hobby? Então chegou no artigo ideal! Vamos falar sobre a roçadeira lateral, ferramenta que com certeza ajuda a sua vida!
A roçadeira lateral é uma importante ferramenta para corte e manutenção de gramados ou extensas áreas com plantações que precisem de limpeza. Você sabe como escolher a melhor para a sua necessidade? Fique conosco nesse artigo! Iremos debater todos os detalhes para que você faça a aquisição ideal!
Índice
Primeiro, o mais importante
- A roçadeira lateral é uma ferramenta de jardinagem e manutenção que funciona com muita potência e oferece grande versatilidade para os seus usuários.
- Assim como um cortador de grama, a roçadeira lateral pode ser usada em casa ou na vida profissional. Em comparação com ele, ganha por ser mais potente e funcionar em superfícies acidentadas
- Roçadeiras laterais podem ser a gasolina, a bateria ou via eletricidade. Cada um dos tipos tem suas vantagens e desvantagens em relação aos demais.
Você também pode gostar:
- Soprador de folhas: Como escolher o melhor em 2021?
- Aparador de cerca viva: Como escolher o melhor para seu jardim em 2021?
- Ancinho: Qual é a melhor opção para o seu jardim em 2021?
As melhores roçadeiras laterais: Nossas recomendações
Algumas das principais marcas dos setores de jardinagem e reparos domésticos produzem excepcionais modelos de roçadeiras laterais. O primeiro passo para te ajudar na escolha da ferramenta ideal é a apresentação das nossas preferidas!
O melhor custo-benefício
Se você procura por uma roçadeira lateral potente e capaz de realizar diversos tipos de serviços, mas com um custo-benefício invejável, esse modelo da Intech Machine é perfeito! Com 1,7 HP de potência, motor de 42,7 cilindradas e 10.000 rotações por minuto, vem com lâmina de três pontas, carretel de nylon e misturador de combustível.
A roçadeira mais segura
Segurança é um fator muito importante ao lidar com ferramentas de trabalho pesado. A Husqvarna sabe disso e produz modelos que capricham nas técnicas para evitar acidentes. A roçadeira lateral 129R conta com a tecnologia Smart Start, que tem parada automática em certas situações e controle intuitivo, além de acompanhar cinto de segurança.
O modelo mais ecológico
Sabemos que as roçadeiras laterais a combustível não são tão ecológicas, então selecionamos uma a bateria: A DUR365UZ da Makita. Seu uso alivia o meio ambiente e não produz poluição para o ar. Chega a 6500 rotações por minuto, tem potência de 18 V e resistência extra a água e poeira. Seu peso é de 4,7 kg.
Guia de compra
Fique atento no nosso guia de compra e passe a conhecer bem mais sobre a roçadeira lateral!
O que é uma roçadeira lateral e para que ela serve?
Você pode usar uma roçadeira lateral tanto na sua casa, para trabalhos simples como manutenção de canteiro ou retirada de ervas daninhas, ou profissionalmente, caso seu ofício seja jardinagem ou limpeza urbana.
Dentre as principais funções da roçadeira lateral, destacamos as possibilidades de aparar grama, retirar ervas indesejadas, limpar grandes áreas e extrair espécies indesejadas de plantações.
Portanto, se você mexe com jardinagem profissionalmente ou como hobby, a roçadeira lateral pode ser muito útil!
Você sabia que a maior parte das roçadeiras laterais funciona a gasolina? E que a queima do combustível é muito poluente, principalmente combinada com a de outros equipamentos de jardinagem, como o soprador de folhas?
As principais fabricantes de roçadeiras já estão tentando produzir motores com melhores filtros e que liberam menos poluentes, mas os modelos elétricos e, principalmente, a bateria, tendem a crescer no mercado.
Quais as vantagens da roçadeira lateral?
O principal motivo é a potência. A roçadeira lateral é mais forte e efetua serviços mais pesados que outros equipamentos similares. Além disso, ela é recomendada para serviços mais variados: Um cortador de grama não é uma boa ideia em um terreno acidentado, por exemplo.
Essa versatilidade vem do fato de que a lâmina da roçadeira lateral é trocável, quase como a broca de uma furadeira. Assim, você sempre pode colocar a que será mais útil para o serviço de momento!
É possível até mesmo acoplar a roçadeira lateral a um trator ou veículo agrícola para trabalhar em áreas muito extensas. Ganhar tempo é fundamental nesses momentos!
Como desvantagens, podemos citar o valor elevado em relação a equipamentos similares, a obrigatoriedade dos equipamentos de proteção individual durante o seu manuseio e a poluição gerada pelos modelos a gasolina.
Confira abaixo uma tabela com vantagens e desvantagens da roçadeira lateral:
Roçadeira lateral a gasolina, elétrica ou a bateria?
Se você precisa usar a ferramenta em áreas externas grandes, longe de uma tomada, a escolha precisa ser entre um modelo a gasolina ou a bateria. Os primeiros são mais potentes e capazes de realizar trabalhos mais pesados.
No caso de uso doméstico, a roçadeira lateral elétrica funciona muito bem. Além de não gerar poluição para o ar, ela tem a potência ideal para a jardinagem em residências ou condomínios. Tudo o que você precisa é de tomadas ao alcance!
Em um grande campo, onde o trabalho irá durar horas e não haverá tomadas por perto, não há como fugir da roçadeira a gasolina, apesar dos problemas para o ar que isso poderá causar.
Visando te ajudar na comparação entre os modelos, montamos uma tabela:
Roçadeira lateral a gasolina | Roçadeira lateral elétrica | Roçadeira lateral a bateria | |
---|---|---|---|
Vantagens | Tem maior potência que os demais modelos, não precisa de tomadas | Executa muito bem os trabalhos domésticos sem gerar poluição | Não precisa de tomadas por perto, não gera poluição |
Desvantagens | Gera bastante poluição para o ambiente | É necessária a existência de tomadas por perto | Não possui a mesma potência que a roçadeira a gasolina |
Indicações | Trabalhos pesados em lugares isolados | Trabalhos domésticos em locais com fácil acesso à rede elétrica | Trabalhos mais leves em locais com difícil acesso à rede elétrica |
Como usar uma roçadeira lateral?
Em seguida, é preciso escolher a lâmina correta para o tipo de trabalho que será executado. Para te ajudar a entender melhor as diferenças entre tipos, selecionamos um vídeo do canal Silver Box:
Com a lâmina ideal em posição, basta posicionar a roçadeira de forma correta junto à lateral de seu corpo, prendê-la com o cinto protetor e ligá-la. Você fará o manuseio da lâmina junto à vegetação a ser cortada na altura que desejar!
Usando os equipamentos de proteção corretos, a roçadeira lateral é de uso bastante simples!
Como repor o fio de nylon de uma roçadeira?
No entanto, para que você veja que, de fato, este não é um processo tão complicado, vamos mostrar abaixo um vídeo da Loja do Mecânico, que ensina como trocar o nylon de uma roçadeira Husqvarna. Veja como é fácil e consulte o manual de sua roçadeira para conferir o passo a passo específico do seu modelo.
Quanto custa e onde comprar uma roçadeira lateral?
Lojas especializadas em artigos para a casa ou em jardinagem devem ter ótimas opções de roçadeiras laterais. Porém, recomendamos que você faça a compra pela internet. A Amazon brasileira oferece uma enorme gama de modelos! Confira ainda Amazon internacional e Mercado Livre.
Critérios de compra: No que prestar atenção ao escolher uma roçadeira lateral
Decidido pela aquisição da roçadeira lateral? Já fez sua escolha entre um modelo a gasolina, elétrico ou a bateria? Continue conosco, pois é hora de falarmos sobre alguns critérios técnicos importantes para a aquisição da melhor ferramenta possível! Selecionamos quatro:
Abaixo, entramos em mais detalhes sobre cada um deles.
Potência
As medidas de potência usadas em roçadeiras são diferentes de acordo com o tipo: no caso dos modelos a gasolina, é feita em cavalos (HP), quando falamos em ferramentas a bateria, a unidade é o Volt (V), e para aquelas elétricas, a notação é o Watt (W).
Quanto maior a potência, mais será possível realizar trabalhos pesados com a ferramenta. As que chegam a números mais altos são capazes de cortar até mesmo troncos de pequenas árvores. Se você vai apenas praticar jardinagem na sua casa, porém, esse não é um critério tão importante.
Relação peso-potência
A roçadeira lateral é uma ferramenta que é carregada por você. E, às vezes, é preciso percorrer grandes distâncias com ela presa ao corpo. Logo, um ponto importante a ser notado é o peso que ela possui.
Porém, quanto mais potentes são as roçadeiras, mais pesadas elas tendem a ser. E daí vem uma especificação técnica bastante importante: A relação peso-potência.
Prefira modelos de roçadeiras que apresentam um baixo número na relação peso-potência, o que significa que você terá uma ferramenta mais eficaz e capaz de realizar trabalhos difíceis mesmo sem causar tanto incômodo por ser pesada!
Conjunto de lâminas
Já citamos anteriormente que as lâminas da roçadeira lateral têm funções diferentes e podem ser trocadas com frequência. Caso você faça um uso profissional da ferramenta ou precise que ela seja versátil, é necessário contar com uma boa quantidade desses acessórios.
Por isso, ao escolher a sua roçadeira lateral confira qual é o conjunto de lâminas que ela oferece. Sabendo qual é a função de cada acessório, você saberá de quais precisa. Tenha atenção para adquirir o modelo que já supra as suas necessidades, evitando assim precisar fazer compras extras e desembolsar quantias não planejadas.
Itens extras
A roçadeira lateral precisa de lâminas para funcionar, mas esses não são os únicos itens extras que podem acompanhar a ferramenta. Entre os outros, podemos destacar:
- Bateria/Cabo Elétrico/Gasolina: Por incrível que pareça, não são todas as roçadeiras elétricas que acompanham os itens fundamentais para seu funcionamento. Especialmente, é muito comum que não haja bateria nos modelos que precisam dela. Exija que a sua ferramenta venha completa de fábrica!
- Cinto de segurança: O cinto da roçadeira é importante para prender a ferramenta ao seu corpo, transferindo o peso que ficaria todo nos braços para as costas e peito. Assim, haverá mais conforto e segurança no uso.
- Equipamentos de proteção individual: Por ser uma ferramenta de corte e que produz um alto nível de ruído, a roçadeira lateral pede o uso de equipamentos de proteção individual. Se o modelo escolhido acompanhar algum, você certamente sairá ganhando!
Quanto mais itens extras vierem com a ferramenta, melhor custo-benefício ela terá!
(Fonte da imagem destacada: photoschimidt/ 123rf.com)