Imagem de um roteador 4G.
Ultima atualização: 21 de novembro de 2019

Como escolhemos

15Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

78Comentários coletados

A tecnologia 4G revolucionou o acesso à internet. Mas para aproveitar os benefícios dessa inovação, você precisa utilizar aparelhos que ofereçam suporte a essa tecnologia, como o roteador 4G.

O roteador 4G distribui internet banda larga para todos os dispositivos móveis conectados à rede, com muito mais velocidade e estabilidade. Conheça todos os motivos para comprar o equipamento neste artigo que nós, da ReviewBox Brasil, preparamos para você!




Primeiro, o mais importante

  • O roteador 4G pode ser conectado a um modem 4G ou chip de internet móvel – oferecido pela companhia telefônica contratada.
  • O roteador 4G pode funcionar em banda de 2,4Ghz ou em banda dupla – 2,4 e 5Ghz. Quanto maior a frequência, mais rápida é a transmissão de dados e melhor é o desempenho do equipamento.
  • Alguns modelos de roteador 4G oferecem função modem, dessa forma você não precisa comprar os dois aparelhos.

Você também pode gostar:

Os melhores roteadores 4G: Os favoritos da redação

Você contratou um bom pacote de internet banda larga, mas nota instabilidade e baixa velocidade ao acessar a rede? Talvez você deva investir em um roteador 4G. Para ajudá-lo na compra, preparamos uma lista com os melhores modelos do momento.

O modelo mais acessível da categoria

O roteador TL-MR3020 da TP-Link é um modelo versátil, pois suporta internet 3G e 4G com até 300Mbps de velocidade em banda de 2,4Ghz. Este modelo é compacto, ideal para carregar em viagens. Possui uma porta WAN/LAN de 10/100Mbps e uma porta USB para cabo de energia.

Um roteador portátil

O roteador M7350 da TP-Link é um modelo compacto, ideal para quem viaja com frequência. O aparelho oferece internet 4G com velocidade de até 150Mbps em banda de 2,4Ghz ou dual Band – 2,4 e 5Ghz. Este aparelho suporta até 10 dispositivos simultaneamente. A bateria com 2500mAh oferece até 10 horas de funcionamento. O aparelho possui tela LCD, slot para cartão Micro SD com até 32GB de armazenamento e Slot para cartão SIM.

Um aparelho potente

O roteador 4G EPRL12 da Elsys oferece conexão de internet de longo alcance e em locais de difícil acesso, pois possui antena interna Heptaband. O aparelho também integra a função de modem. É compatível com as tecnologias 2G e 3G.

Guia de Compra

Hoje em dia, o uso da internet é indispensável. Computador, notebook, smartphone, tablet, Smart TV, videogame, impressora e até eletrodomésticos estão conectados à rede banda larga.

O roteador é o aparelho responsável por distribuir o sinal Wireless por todos esses dispositivos. Para garantir o máximo de velocidade e estabilidade, você deve investir em um roteador 4G. Saiba mais sobre o equipamento neste Guia de Compra.

 Imagem de uma mulher utilizando um notebook.

O roteador 4G vai revolucionar a maneira com a qual você navega na internet. (Fonte: Jopwell/ Pexels.com)

O que é um roteador 4G?

A sigla 4G indica a quarta geração de telefonia móvel, que incorpora a tecnologia de transmissão LTE – Long Term Evolution – para distribuir dados de internet em velocidade superior às anteriores.

O roteador é o aparelho responsável por distribuir os dados móveis para os dispositivos conectados na rede.

O grande diferencial do roteador 4G para um modelo comum é que além de poder se conectar a um modem 4G – alguns modelos possuem as duas funções – o equipamento também é compatível com chip de internet móvel.

Em ambos os casos – conexão com modem ou chip de internet móvel – é preciso contratar um plano de internet 4G com a operadora de telefonia de sua preferência.

foco

Dica: Antes de comprar um roteador 4G, verifique se o smartphone é compatível com a tecnologia e troque o chip do dispositivo por um modelo compatível com internet 4G.

Quais são as vantagens de um roteador 4G?

Por ter como prioridade o tráfego de dados de internet, o roteador 4G se destaca por oferecer uma internet banda larga muito mais rápida.

Com internet veloz, o roteador 4G aprimora a experiência de navegar na internet: Conteúdo multimídia em alta definição, velocidade em downloads e conexão rápida em jogos online, serviços de streaming e plataformas de videoconferência.

Além disso, a cobertura é muito mais estruturada, pois um roteador 4G pode sustentar até 400 acessos simultâneos à rede de tráfego de dados sem perder estabilidade.

Imagem de aparelhos eletrônicos.

O roteador 4G distribui internet entre os dispositivos móveis. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

O roteador 4G é ideal para quem não deseja contratar um plano de internet banda larga fixo – com pagamento mensal. Outra vantagem é que o aparelho é compacto, você pode carregá-lo para qualquer lugar, inclusive durante viagens.

Para aproveitar esses benefícios é importante comprar um pacote de internet móvel pré-pago ou pós-pago compatível, tanto ao que se refere à velocidade de troca de dados, quanto a taxa limite de downloads.

Tenha em mente que quanto mais dispositivos conectados ao roteador 4G, mais rápido será o consumo de internet. Confira as vantagens – e algumas desvantagens – do roteador 4G na tabela abaixo:

Vantagens
  • Oferece internet muito mais veloz e estável
  • Você encontra opções no tamanho convencional ou pocket
  • É compatível com modem e chip de internet móvel
  • Você não precisa assinar um plano de internet mensal
Desvantagens
  • Os dispositivos conectados ao roteador 4G precisam ser compatíveis com a tecnologia

Devo comprar um roteador 4G com função Modem?

Muitas pessoas não sabem, mas modem e roteador são aparelhos distintos e com funções complementares: O modem é o receptor da internet banda larga, enquanto o roteador distribui a conexão para vários dispositivos.

As operadoras de telefonia oferecem modem 4G conforme contratação de pacote.

As operadoras de telefonia fornecem o modem 4G (o dispositivo é muito parecido com um pen drive) mediante contratação de pacote.

Basta conectar o modem 4G na entrada USB do roteador 4G para utilizar a internet. Alguns modelos de roteador 4G vêm com a função modem integrada, mas você precisará contratar os serviços de uma empresa de telefonia do mesmo modo.

Roteador 4G ou 3G: Qual é o melhor equipamento para você?

Você sabia que existem duas grandes diferenças entre roteadores com as tecnologias 3G e 4G?

A primeira diferença é a velocidade de conexão. O roteador 4G é até 100 vezes mais rápido do que um roteador 3G. Essa velocidade de conexão reflete na experiência ao utilizar a internet.

A outra diferença é que o roteador 4G oferece estabilidade de conexão. O aparelho é capaz de suportar até 400 acessos simultâneos à rede de tráfego de dados – praticamente o dobro da capacidade de um roteador 3G.

Imagem de um homem utilizando o notebook.

O roteador 4G é muito mais eficiente do que a tecnologia anterior. (Fonte: Alphaspirit/ 123RF.com)

Critérios de compra: O que analisar ao comprar um roteador 4G

Antes de comprar um roteador 4G, é importante analisar e comparar alguns critérios. Para simplificar a pesquisa, selecionamos os mais importantes abaixo. Analise-os com atenção para escolher um bom equipamento:

Vamos detalhar cada um desses tópicos ao longo desta seção.

Roteador compacto ou tradicional?

Em uma época em que a desconexão não é uma opção, é uma necessidade absoluta possuir acesso rápido e confiável à internet banda larga. Nesse sentido, vale a pena investir em um roteador 4G compacto.

Imagem de uma mulher colocando um roteador 4G dentro do bolso.

O roteador 4G portátil cabe no seu bolso. (Fonte: Divulgação: TP-Link/ Amazon.com)

Este aparelho transforma os sinais 4G recebidos do chip de internet móvel em uma rede Wi-Fi pessoal. O mais interessante é a possibilidade de conectar vários dispositivos ao equipamento. O acesso à internet ocorre a uma distância de até 15m do roteador 4G.

O dispositivo é pequeno, leve e fácil de transportar. Para usar o aparelho é muito fácil, basta ativá-lo, autorizar os dispositivos que deseja permitir o acesso e pronto. Essa opção substitui o roaming de dados que é muito mais caro.

Vantagens
  • Acesso a rede Wi-Fi veloz, estável e segura onde você estiver
  • Muito mais barato do que utilizar roaming de dados móveis
  • Dispositivo compacto, ideal para quem viaja com frequência
  • Pode conectar até 10 dispositivos na mesma rede
  • Dispensa o uso de rede Wi-Fi publica que é insegura
Desvantagens
  • É um aparelho relativamente caro
  • Precisa estar sempre carregado
  • Velocidade menor

Roteador 4G convencional ou Dual Band?

Quando for comprar um roteador 4G, avalie se o aparelho é convencional (funciona na frequência de 2,4Ghz) ou Dual Band – capaz de codificar e decodificar ondas em duas frequências: 2,4 e 5Ghz.

O funcionamento é simples, a frequência de 2,4GHz é menos potente, mas possui alcance maior: 70m² em ambientes fechados. No entanto, como essa frequência é utilizada em vários equipamentos, a interferência é maior.

A frequência de 5Ghz oferece sinal mais rápido, mas de curto alcance até 35 m². O roteador Dual Band alterna as frequências conforme necessário e é ideal para quem precisa de um equipamento potente. Se não for o seu caso, opte por um roteador 4G simples.

Antenas

Outra característica que merece sua atenção é a quantidade de antenas do roteador 4G. Você encontra modelos com uma a oito antenas internas ou externas, sendo que quanto maior a quantidade de antenas, melhor é a conexão e estabilidade da rede Wireless.

No entanto, uma maior quantidade de antenas pode reduzir o alcance vertical do sinal de internet, o que pode ser desinteressante caso você queira distribuir a rede móvel em dois ou mais andares.

Imagem de um roteador.

Um roteador 4G pode ter de uma a oito antenas internas ou externas. (Fonte: Kittichai Boonpong/ 123RF.com)

Marca

No momento da compra, não deixe de avaliar a marca do roteador 4G e dê preferência a um aparelho de marca reconhecida no mercado. Para quem não está familiarizado com as melhores marcas de roteadores, listamos os melhores fabricantes abaixo:

  • TP-Link 
  • D-Link
  • Asus
  • Intelbras
  • Multilaser
  • Elsys

(Fonte da imagem destacada: Sashikin7/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.