Imagem mostra um roteador ligado com várias luzes acesas.
Ultima atualização: 20 de janeiro de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

71Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Ter uma internet veloz não é mais apenas um desejo fútil. Precisamos dela para trabalhar, conversar com entes queridos, ter entretenimento e organizar cada aspecto da vida. Um aparelho capaz de ajudar com tudo isso é o roteador dual band.

A grande diferença do roteador dual band é a capacidade de trabalhar com duas frequências diferentes de sinal wifi: 2,4 Ghz e 5 Ghz. Mas será que vale a pena para você investir nesse aparelho? Quais são suas reais vantagens? O que esses números significam? Fique conosco para descobrir todas essas respostas!




Primeiro, o mais importante

  • Ao trabalhar tanto com a frequência 2,4 Ghz como com a 5 Ghz, o roteador dual band oferece uma enorme gama de possibilidades de usos e configurações.
  • A frequência 5 Ghz é o futuro das conexões sem fio, já que tem maior potência e permite uma velocidade mais alta. Porém, o sinal de 2,4 Ghz também é importante por possuir melhor alcance.
  • Roteadores dual band são aparelhos modernos e com excelentes funcionalidades como ganho de sinal e controle de acesso.

Você também pode gostar:

Os melhores roteadores dual band: Nossa opinião

As principais empresas de tecnologia e internet já fabricam excepcionais modelos de roteadores dual band. Sabendo disso, pesquisamos quais são os melhores disponíveis e fizemos uma pequena lista de aparelhos que com certeza irão te agradar:

O roteador dual band mais completo

Tudo o que existe em questão de tecnologia para roteadores dual band você encontra com o TP-Link Archer C60. Ele é compatível com todos os sistemas operacionais importantes, tem 4 portas LAN e uma porta WAN e conta com três antenas. É extremamente seguro, oferecendo até mesmo controle de acesso para pais.

O melhor custo-benefício

O que você procura é um roteador dual band de qualidade com um preço amigável? O DIR-819 da D-Link pode ser a solução! São cinco portas e três antenas, além de velocidade de até 750 Mbps e controle de interferências que garante sempre a melhor limpeza de sinal. É um modelo muito recomendado para gamers.

Para quem coloca segurança em primeiro lugar

A TP-Link é uma marca que se preocupa em oferecer produtos seguros. O Archer C20 é um excelente exemplo disso: Seu aplicativo permite um poderoso gerenciamento de rede que protege contra invasões e filtra conteúdos indesejados. Cinco portas, três antenas e um moderno design deixam o aparelho ainda mais atraente.

Guia de compra

Se você chegou até aqui, é porque tem dúvidas sobre os benefícios e diferenciais dos roteadores dual band. Mas não se preocupe: Pesquisamos as questões mais frequentes sobre o aparelho e preparamos respostas muito completas!

O nosso guia de compra é feito especialmente para te ajudar a tomar todas as decisões corretas!

Imagem mostra um homem sentado a uma mesa em frente a um roteador.

Um roteador dual band é capaz de melhorar muito a qualidade de sua internet. (Fonte: lightfieldstudios/ 123rf.com)

O que é um roteador dual band?

Dispositivos com conexão sem fio funcionam através de ondas de rádio de determinada frequência. Isso não vale apenas para roteadores, mas também para aparelhos bluetooth, telefones celulares e vários outros equipamentos.

Durante muitos anos, houve um padrão para a frequência desses sinais: 2,4 Ghz. Com isso, muitos deles acabam se encontrando, gerando um congestionamento que pode prejudicar a velocidade e a qualidade das conexões.

Dessa forma, foram criados dispositivos capazes de operar em uma nova frequência: 5 Ghz. Eles não só são capazes de escapar desse congestionamento, como também possuem naturalmente uma melhor velocidade.

Um roteador dual band é um distribuidor de sinal de internet sem fio capaz de operar nas duas frequências: Tanto 2,4 Ghz, quanto 5 Ghz. Assim, ele te oferece o que há de melhor nos dois mundos.

É um equipamento muito moderno que serve para melhorar a qualidade da distribuição do sinal de internet em diversos ambientes.

foco

Você sabia que existe um padrão que define o funcionamento de todas as redes sem fio? Ele é conhecido como IEEE 802.11. A primeira parte desse código nada mais é que a sigla de Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos.

Esse padrão é seguido por praticamente todos os aparelhos wifi que existem. É praticamente impossível você encontrar um que não esteja adequado ao IEEE 802.11. Assim, é raro que problemas de compatibilidade apareçam!

Quais as diferenças entre as frequências de um roteador dual band?

Afinal, existem a frequência 2,4 Ghz e 5 Ghz, e um roteador dual band te permite usar qualquer uma delas. Mas quais são as diferenças?

A primeira diferença está justamente na amplitude e na potência dessas ondas: A frequência 5 Ghz oferece um sinal muito mais forte e, portanto, veloz. Por outro lado, 2,4 Ghz também tem sua vantagem: Ela possibilita um alcance superior.

Outra questão é a quantidade de canais. Para aparelhos que funcionam com ondas de 5 Ghz, existem 23, enquanto para os com 2,4 Ghz, apenas três. É praticamente impossível encontrar um congestionamento quando se usa a primeira opção.

O fato de ser mais moderno e ter surgido como uma opção ao sinal em 2,4 Ghz não faz necessariamente do em 5 Ghz melhor. Por isso, preparamos uma tabela comparando as duas frequências:

Sinal em 2,4 Ghz Sinal em 5 Ghz
Velocidade Menor Maior
Alcance Maior Menor
Recomendado para Grandes áreas que precisam de longo alcance de sinal, mas sem atividades que exigem velocidade alta Atividades em um espaço pequeno que exigem velocidade alta

Por que um roteador dual band pode melhorar sua internet?

O primeiro motivo pelo qual o roteador dual band melhora sua internet é o mais óbvio: Ele oferece potência de sinal maior, levando a uma velocidade superior. Para atividades domésticas, como jogos online ou streaming de filmes, a diferença é considerável.

Imagem de pessoa jogando em pc gamer com iluminação azul.

14 de agosto de 2020

Mas não é só isso. O roteador dual band tem a capacidade de variar entre as duas frequências e, por isso, sempre pode encontrar a que funciona melhor para o momento. Ele foge de congestionamentos e reconhece o que é ideal para o uso que se faz necessário em cada ocasião.

Um sinal em 2,4 Ghz sofre interferência de aparelhos domésticos, como telefones sem fio e até aparelhos micro-ondas. Enquanto isso, a banda 5 Ghz pode ser prejudicada por radares e aparelhos militares. Ter opções de mudança para garantir um desempenho constante é sempre ideal!

Alguns aparelhos mais antigos não são compatíveis com sinais 5 Ghz e, por isso, ter as duas opções também é uma possibilidade importante oferecida pelo roteador dual band.

Veja na tabela abaixo as principais vantagens de um roteador dual band:

Vantagens
  • Oferece tanto a frequência 2,4 Ghz como a 5 Ghz
  • Pode variar entre permitir melhor velocidade ou melhor alcance
  • É uma tecnologia moderna e eficiente para gerenciamento de conexões
  • Ao se conectar com 5 Ghz, sempre te dará melhor velocidade
Desvantagens
  • Preço mais elevado
  • Pode não valer a pena se você prioriza alcance e não velocidade

Quais as portas de um roteador dual band?

Ao ler as especificações técnicas de um roteador dual band, você poderá se deparar com a informação de que ele conta com quatro portas LAN e uma WAN, ou alguma variação. O que isso significa?

  • Porta LAN: Significa Local Area Network. Serve para redes domésticas ou de pequenos escritórios. É onde devem estar os cabos de servidores de internet para a sua casa ou pequena empresa. Não há grande alcance e o IP tem uma máscara própria.
  • Porta WAN: Sigla de Wide Area Network, é onde devem ser colocados os cabos de uma conexão que pretende atender um espaço largo. Empresas muito grandes, shopping centers, áreas públicas e condomínios precisam fazer uso da WAN. Não deve ser usada para redes domésticas.

Portanto, ter uma porta WAN é necessário apenas para quem deseja ter uma grande rede pública. Para um ambiente doméstico, o ideal é a simples presença de portas LAN.

Como configurar um roteador dual band?

Já se foi o tempo que para configurar um roteador era preciso de ajuda de um profissional. Hoje em dia, você tem acesso a todas as informações necessárias para fazê-lo.

Após ligar o roteador, basta se conectar a ele usando os dados de acesso que devem estar presentes na embalagem ou no próprio aparelho. Em seguida, digitar o IP do mesmo em seu navegador e, para poder administrá-lo, usar o nome de usuário e a senha também disponíveis no aparelho.

É possível escolher entre deixar apenas uma das bandas ligada, ou as duas.

A partir daí, você terá opções de escolher entre deixar apenas uma das bandas (2,4 Ghz ou 5 Ghz) ligada, ou usar as duas. A segunda possibilidade é mais interessante, já que o aparelho pode transitar entre elas de acordo com as condições de momentos.

Em alguns modelos, ainda é possível escolher opções como controle de acesso (ideal principalmente para pais de crianças pequenas), filtro de conexões e controle de interferências. Ideal para quem quer deixar a sua rede doméstica funcionando perfeitamente!

Quanto custa e onde comprar um roteador dual band?

Roteadores dual band são um pouco mais caros do que modelos simples, mas ainda assim acessíveis. Há alguns aparelhos que custam por volta de R$ 150, enquanto outros avançados e de excelente qualidade podem ser comprados com aproximadamente R$ 250.

Lojas de informática, eletrônicos e até grandes hipermercados são bons lugares para a compra de um roteador dual band. A internet também é uma ótima opção, principalmente a Amazon brasileira: Ela oferece uma gama de modelos bastante satisfatória. Não deixe de pesquisar na Amazon internacional e no Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um roteador dual band

Agora que você já sabe o quanto um roteador dual band pode melhorar a sua internet, é hora de conhecer alguns critérios especiais que podem te ajudar na escolha do melhor modelo. Selecionamos quatro:

Abaixo, vamos entrar em mais detalhes sobre cada um deles!

Velocidade máxima

Cada roteador tem uma especificação de qual é a velocidade máxima que consegue alcançar. Porém, na maioria dos casos, esse número não tem ligação com a velocidade da internet, que é definida pelo seu provedor.

A velocidade máxima indicada por um roteador diz respeito à conexão entre aparelhos, ou seja, entre ele e um computador ou telefone celular.

Você deve prestar atenção nisso apenas se tem uma conexão extremamente veloz contratada junto a um provedor. Nesse caso, é preciso que o roteador ofereça uma velocidade igual ou superior para que a sua internet não seja prejudicada.

Imagem mostra um roteador conectado com muitos cabos.

Seu roteador precisa ter velocidade máxima igual ou superior à contratada junto ao provedor. (Fonte: moebiusdream/ Pixabay.com)

Antenas

As antenas de um roteador têm como função ampliar o ganho do sinal. Assim, ele é recebido com mais intensidade e pode ser distribuído tanto com mais potência, quanto com melhor alcance.

Os roteadores dual band são aparelhos modernos e têm bons números de antenas.

No caso dos roteadores dual band, é comum encontrar uma grande quantidade de antenas: Normalmente, entre três e cinco. Eles são aparelhos modernos, capazes de realmente transformar a qualidade da internet em seu local.

Porém, é preciso entender quais as especificações dessas antenas. O valor é medido em dBi e indica o quanto de ganho elas proporcionam. Quanto maior, melhor!

Controle de acesso

Você tem crianças pequenas em casa? Gostaria de controlar que tipo de conteúdos elas podem acessar? Isso pode ser mais fácil do que você pensa. A maior parte dos roteadores modernos já oferecem o recurso de bloqueio de determinados tipos de sites, jogos ou filmes.

Caso essa seja uma questão importante para você, confira no momento da compra do roteador dual band se ele conta com controle de acesso e quais são as limitações oferecidas. Assim, poderá ter muita tranquilidade quanto ao que seus filhos fazem na internet!

Design

Para algumas pessoas, todos os objetos dentro de casa precisam ser bonitos e combinarem entre si. Sabendo disso, algumas das principais empresas de tecnologia têm preocupação com produzir roteadores com design moderno e elegante.

Há roteadores em várias cores e formatos. Caso você queira um que efetivamente combine com a sua sala, ou que pareça ser mais um objeto de decoração, certamente será capaz de encontrar após uma pequena busca!

(Fonte da imagem destacada: Misha Feshchak/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em nós?

Gabriel Fernandes Analista de Rede
Entender cada detalhe do funcionamento dos computadores e da internet e utilizar esse conhecimento para tornar o dia a dia mais prático para si e seus cliente é o grande objetivo de Gabriel. Analista de rede, divide seu tempo entre o trabalho fixo e a pesquisa e redação de artigos online sobre o que há de mais inovador no universo da informática.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.