Imagem de uma pessoa segurando um roteador.
Ultima atualização: 15 de outubro de 2019

Como escolhemos

Products

12Produtos analisados
Hours

16Horas investidas
Studies

3Estudos avaliados
Comments

65Comentários coletados

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o roteador TP-Link. A marca oferece modelos com especificações técnicas variadas, destinados a diferentes tipos de usuários.

Os modelos – dos segmentos doméstico e comercial – se destacam como os roteadores mais buscados do país, por vários motivos: variedade de modelos, recursos interessantes, facilidade de instalação, preços competitivos, entre outros.

A seguir, você vai conhecer os diferentes modelos de roteador TP-Link para descobrir qual é a melhor opção para você. Também preparamos uma lista com as especificações, vantagens e desvantagens dos melhores modelos à venda.




Primeiro, o mais importante

  • Você encontra modelos de roteador TP-Link em dois segmentos: doméstico – roteadores Wi-Fi e de Alta Potência – e comercial – roteadores VPN e Load Balance.
  • É possível configurar a rede e gerenciar as funções do roteador TP-Link através do aplicativo Tether, exclusivo para smartphones com sistema operacional Android e IOS.
  • O roteador Wireless da TP-Link vem com fonte de energia, cabo Ethernet e Guia de Instalação rápida (impresso e em CD-ROM).

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de roteador TP-Link: Nossos favoritos

Antes de escolher um roteador TP-Link, você deve avaliar suas necessidades: Precisa de um aparelho para uso doméstico? Ou um equipamento para o escritório? Com conexão simples ou criptografada?

Depois de entender suas necessidades, é preciso conhecer os melhores modelos de roteador TP-Link para o seu perfil. Para auxiliá-lo na escolha, preparamos uma lista com as melhores opções para diferentes usos.

O melhor modelo com funções avançadas

O roteador Wi-Fi AC1350/Archer C60 é um modelo Dual-Band com cinco antenas, sendo três com 2.4GHz (velocidade de 450Mbps) e duas de 5GHz (867Mbps). A conexão Wireless é otimizada pela tecnologia Beamforming.

O hardware possui quatro portas LAN e uma porta WAN. Este modelo tem funções avançadas como Controle dos Pais e Rede para Convidados. Você pode configurar o dispositivo pelo aplicativo Tether.

Ótima opção com quatro antenas externas

O roteador Archer C50 oferece quatro antenas externas que proporcionam conexão Wireless estável, com excelente cobertura e compatível com o padrão 802.11ac – a nova geração de Wi-Fi.

Este modelo possui conexões simultâneas em 2.4GHz (300Mbps) e 5GHz (867Mbps) para um total de 1.2Gbps de largura de banda disponível. Você pode gerenciar o dispositivo pelo aplicativo Tether da TP-Link.

Modelo com conexão de alta velocidade em vários dispositivos

Archer C3150 é o modelo ideal para quem precisa de conexão de alta velocidade em vários dispositivos. O roteador opera em velocidades combinadas de até 3150Mbps em bandas de 2.4 e 5GHz.

O aparelho também possui tecnologia MU-MIMO que permite ao roteador operar vários dispositivos ao mesmo tempo com velocidade quatro vezes mais rápida e com desempenho estável (tecnologia Smart Connect).

Guia de Compra

Você possui um bom pacote de internet banda larga, mesmo assim a velocidade da conexão é baixa ou oscila conforme você se movimenta pelo ambiente? Talvez o problema esteja em seu roteador.

Neste caso, o roteador TP-Link é a melhor solução, pois provê conexão estável e veloz, independentemente do tamanho ou construção da sua casa ou escritório. Conheça mais sobre o produto neste Guia de Compra.

Imagem de um grupo de pessoas em reunião.

O roteador TP-Link é a melhor solução para a sua casa ou escritório. (Fonte: Campaign Creators / Unsplash.com)

Por que comprar um roteador TP-Link e não um modelo de outra marca?

Se você está em dúvida se deve investir em um roteador TP-Link ou em um modelo de outra marca, preparamos essa seção com todos os diferenciais dos modelos desta marca (variam de um equipamento para o outro).

Fácil configuração: Você pode configurar o roteador TP-Link através da interface simplificada para usuário, utilizando o CD de Assistente de Instalação. Para configurar a criptografia de segurança da sua rede Wireless, basta pressionar o botão WPS.

foco

Você sabia que é possível configurar o roteador TP-Link através do seu smartphone ou tablet? Basta fazer download do aplicativo Tether TP-Link (o app é gratuito).

QoS (Quality of Service): Os administradores conseguem determinar a largura de banda que será alocada para cada dispositivo através do controle por IP.

Rede de convidados: Essa configuração permite que você abra sua rede Wi-Fi para convidados ao mesmo tempo que protege sua rede privada (os acessos são distintos).

Controle parental: Permite que os pais – ou administradores de empresas – estabeleçam políticas de acesso para crianças ou funcionários, seja para limitar o acesso a determinados sites ou o horário permitido.

Imagem de uma criança usando um gadget.

O roteador TP-Link conta com função Controle Parental. (Fonte: Hal Gatewood / Unsplash.com)

Nos modelos mais modernos, a função Controle Parental é ainda mais completa. É possível criar perfis de usuário para cada membro da família, níveis de filtro – dá para bloquear sites de acordo com a idade – e limite de tempo personalizado.

Também é possível suspender o acesso à internet para aproveitar os momentos em família. Você também pode receber estatísticas sobre quais sites seu filho visita e quanto tempo ele gasta nesses endereços.

  • Compatibilidade com IPv6: Os roteadores da TP-Link possuem suporte para IPv6 (Internet Protocol versão 6), a nova geração da internet, tornando sua rede preparada para o futuro da internet. Os aparelhos também são compatíveis com IPv4.
  • Criptografias WPA/WPA2: Esses padrões de criptografia garantem a proteção da sua conexão Wireless contra invasores.
  • Portas LAN e WAN Gigabit: Todos os modelos têm de duas a quatro portas LAN e pelo menos uma porta WAN que tornam o roteador TP-Link até 10 vezes mais rápido do que com as conexões Ethernet padrão.
  • Tecnologia MU-MIMO: A tecnologia Multi-User permite ao roteador operar vários dispositivos móveis ao mesmo tempo, com velocidade quatro vezes mais rápidas do que os roteadores AC padrão.
  • Sinal Omnidirecional: Essa tecnologia oferece sinal estável, não importa a que direção ou distância você esteja. Com o sinal Omnidirecional você tem confiabilidade na internet em qualquer lugar da casa ou escritório.
Vantagens
  • Fácil de configurar e compatível com diversos equipamentos eletrônicos
  • Variedade de modelos nas linhas doméstica e comercial
  • Possui rede de convidados
  • Possui controle parental
  • Opções em diferentes faixas de preço
Desvantagens
  • Nos modelos de uso doméstico, as antenas são externas
  • Ocupa espaço
  • Os modelos mais modernos possuem preço elevado

Qual é o melhor roteador TP-Link para uso doméstico?

A TP-Link possui duas linhas de roteadores para uso doméstico: roteadores Wi-Fi e de Alta Potência. Vamos falar sobre os diferenciais de cada uma ao longo desta seção.

Roteadores Wi-Fi

Os roteadores da linha TL-WR (820N, 840N, 845N e 940N) possuem duas ou três antenas fixas de 5bBi e banda de 2.4GHz, quatro portas LAN (10/100Mbps), 1 porta WAN (10/100Mbps) e velocidade Wireless que varia de 300 a 450Mbps.

Os modelos da linha AC/ Archer– AC1750, AC2300, AC3150 e AC5400 – são considerados intermediários e premium. Ambos possuem quatro portas LAN, uma porta WAN e, em alguns casos, portas UBS 2.0 e 3.0.

Esses modelos também vêm com o mais recente padrão de internet Wireless: 802.11ac. que é desenvolvido para atividades online de alto tráfego. Essa versão é três vezes mais rápida do que o padrão anterior (802.11n.).

A linha Archer é composta por oito modelos com configurações técnicas muito diferentes uns dos outros, por isso preparamos uma tabela comparativa:

Antenas Banda de 2.4GHz Banda de 5GHz
AC750 3, sinal omnidirecional 300Mbps 433Mbps
AC900 3 fixas 433Mbps 450Mbps
AC1200 4 fixas e uma interna 300Mbps 867Mbps
AC1350 5 antenas fixas 450Mbps 867Mbps
AC1750 3 fixas 450Mbps 1300Mbps
AC2300 3 destacáveis 600Mbps 1625Mbps
A3150 4 destacáveis 1000Mbps 2167Mbps
AC5400 8 fixas 1000Mbps 2167Mbps

Roteadores de alta potência

Ainda sobre os modelos residenciais, você pode investir em um roteador de alta potência. A TP-Link tem dois modelos nessa categoria: TL-WR841HP e TL-WR941HP.

O modelo TL-WR941HP é mais potente.

A diferença entre eles é que o primeiro tem duas antenas e velocidade de 300Mbps e o segundo possui três antenas e velocidade de 450Mbps, sendo ainda mais potente. Mas eles possuem muitas características em comum.

Esses aparelhos possuem antenas de alto ganho, com 8dbi – alcance quatro vezes maior do que um roteador convencional – que amplificam a recepção e sensibilidade do aparelho.

O sinal de wireless é reforçado e alcança todos os ambientes, mesmo os mais distantes (o alcance é de até 900m²), estabelecendo uma conexão de internet estável para todos os gadgets conectados.

Imagem de uma jovem mexendo no celular na beira da piscina.

Com um roteador TP-Link de alta potência, a conexão chega às áreas externas da casa. (Fonte: Antonio Guillem / 123RF.com)

Além disso, a velocidade Wireless em longas distâncias é duas vezes maior do que a de um roteador simples, pois há amplificadores nesses aparelhos.

Outra vantagem dos modelos nesse segmento é que além de servirem como roteador sem fio, também funcionam como repetidor de sinal e Access Point, dando-lhe flexibilidade de uso.

Qual é o melhor roteador TP-Link para uso comercial?

Se você tem uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, deve investir em um roteador de uso comercial. A TP-Link trabalha com duas linhas de roteadores nesse segmento: VPN e Load Balance.

Roteadores VPN

O roteador VPN TP-Link é um dispositivo de rede que permite conectá-lo a uma rede virtual privada (Virtual Private Network/VPN). Dessa forma, você pode navegar de modo seguro.

O hardware vem pré-configurado, portanto, não é necessário instalar nenhum software adicional, apenas configurar as redes LAN e WAN, criptografá-las e conectá-las ao roteador VPN.

O mais interessante é que o roteador VPN TP-Link estabelece a conexão no próprio aparelho, utilizando túneis IPSec, OpenVPN ou PPTP.

Os roteadores VPN da TP-Link suportam conexões Gigabit Ethernet nas portas LAN e WAN, que garantem conexão com alta velocidade à cabo. Além disso, esses aparelhos suportam vários protocolos VPN, que permitem:

  • Alta segurança.
  • Conexão remota de funcionários com o escritório principal de modo seguro.
Imagem de homens em uma reunião comercial.

O roteador VPN é ideal para empresas de pequeno e médio porte. (Fonte: Austin Distel / Unsplash.com)

Falando em segurança, esses aparelhos possuem estratégias abundantes de segurança como Firewall SPI, defesa “DoS” e vinculação de IP para proteger sua rede dos ataques virtuais.

Os modelos TL-ER6020 e TL-ER6120 possuem alguns recursos adicionais como Load Balance, Controle de Acesso, Controle de largura de Banda, Equilíbrio do carregamento, Limite de Seção, Servidor PPPoE, entre outros.

Esses dois modelos também são capazes de gerenciar as conexões com a internet de clientes e outros usuários, sendo de 50 (TL-ER6020) a 100 conexões (TL-ER6120).

Ambos possuem tecnologia de proteção contra raios elétricos, evitando picos de energia – contanto que esteja em condições de aterramento profundo. Dessa forma, seus investimentos em infraestrutura de rede permanecerão seguros.

TL-R600VPN TL-R600VPN TL-ER6120
Ideal para Micro e pequena empresas Pequenas e médias empresas Pequenas e médias empresas
Portas 1 porta Gigabit WAN e 4 portas LAN 2 portas WAN, 2 portas LAN, 1 porta LAN/DMZ e 1 porta console 2 portas WAN, 2 portas LAN, 1 porta LAN/DMZ e 1 porta console
Quantidade de túneis VPN IPsec 20 50 100
Quantidade de túneis VPN PPTP 16 16 32
Memória Flash 8MB 32MB 32MB

Roteadores Load Balance

O roteador Load Balance realiza o balanceamento de conexão para distribuir a banda larga entre dois ou mais webservers e selecionar, automaticamente, a melhor linha de acordo com o tráfego – para garantir a alta disponibilidade de internet.

A TP-Link possui três modelos nessa categoria: TL-R470T+, TL-R480T+ e TL-ER5120.

O modelo mais simples, o TL-R470T+, oferece 5 portas, sendo uma LAN, outra WAN e três que alternam, equipadas com equilíbrio de carregamento avançado para garantir a largura de banda máxima e recursos de backup.

O roteador só libera rede de internet para usuários com contas previamente autenticadas. O tamanho compacto, torna este modelo ideal para pequenos escritórios e cybercafés.

Imagem de uma mulher utilizando a conexão Wi-Fi em um cybercafé.

O roteador TP-Link Load Balance é ideal para cybercafés. (Fonte: Malcolm Garret / Pexels.com)

O equipamento também consegue detectar e bloquear ataques de Negação de Serviço (Denial of Service/ DoS) e oferece opções de filtragem de IP, que reforçam a prevenção contra vírus e malware.

O modelo TL-R480T tem recursos muito parecidos com o modelo anterior, a diferença é que o desempenho dele é superior. O mesmo ocorre com o modelo TL-ER5120, mas, nesse caso, o aparelho é indicado para empresas de médio porte.

Quanto custa um roteador TP-Link?

Os roteadores Wi-Fi da linha TL-WR (segmento de entrada) custam de R$ 85 a R$ 20. Os modelos da linha Archer custam de R$ 155 a R$ 1.400. Se você optar por um roteador de alto alcance, precisará investir entre R$ 180 e R$ 280.

Os roteadores de uso comercial são mais caros. Os modelos da linha Load Balance custam entre R$ 170 e R$ 1.900, enquanto os modelos da linha VPN custam de R$ 480 a R$ 1.075.

Imagem de uma mulher trabalhando.

Os roteadores da linha profissional são mais caros. (Fonte: Negative Space / Pexels.com)

Onde comprar um roteador TP-Link?

Você encontra o roteador TP-Link nas melhores lojas de artigos eletrônicos do país. Se preferir comprar pela internet, você encontra o produto na loja oficial da TP-Link, bem como em lojas de departamento como Amazon, Mercado Livre e Submarino.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de roteador TP-Link

O roteador TP-Link é o dispositivo eletrônico responsável por transmitir internet banda larga para todos os outros aparelhos, seja um smartphone, tablet, computador ou uma Smart TV.

Contudo, escolher o aparelho ideal não é uma tarefa simples, pois a marca oferece uma grande variedade de modelos em diferentes segmentos. Pensando nisso, listamos os principais critérios de compra abaixo:

  • Quantidade de antenas
  • Velocidade Wireless
  • Design
  • Edições especiais

Vamos detalhar cada um dos critérios listados acima ao longo desta seção.

Quantidade de antenas

Quando você for comprar um roteador TP-Link, perceberá que o aparelho com uma antena é coisa do passado, pois você encontra modelos com duas a oito antenas em um só dispositivo, sendo que quanto mais antenas, melhor é a conexão.

Um modelo com três antenas de 5dBi já oferece cobertura e estabilidade na conexão de internet para uso doméstico. Melhor ainda se alguma dessas antenas possuir banda de 5GHz e tecnologia Omnidirecional.

Imagem de um roteador com quatro antenas.

O roteador TP-Link possui múltiplas antenas. (Fonte: Kittichai Boonpong / 123RF.com)

Velocidade Wireless

Os modelos mais simples de roteador TP-Link oferecem velocidade de até 300Mbps, suficiente para uma rede doméstica, pois oferece suporte para serviços de streaming em HD e jogos online leves.

Os modelos com até 450Mbps são ainda melhores, pois atenuam a perda de dados em longas distâncias e através de obstáculos presentes em um pequeno escritório ou apartamento grande.

Imagem de um roteador.

A velocidade da conexão Wireless varia de acordo com o modelo. (Fonte: Kittichai Boonpong / 123RF.com)

Você também encontra modelos Dual Band – com bandas de 2.4 e 5GHz – que oferecem a flexibilidade de duas redes dedicadas.

A banda de 2.4GHz tem potência menor e alcance maior. É responsável por executar tarefas simples e pode ter velocidade de 300, 450, 600 ou 1000Mbps.

A banda de 5GHz possui potência maior e alcance menor. É responsável por executar tarefas complexas. Pode ter velocidade de 433, 867, 1300, 1625 ou 2167Mbps.

Edições especiais

A TP-Link também conta com uma linha de roteadores que operam com Wi-Fi Mesh, ou seja, uma rede de dispositivos que trabalham em convergência: Linha Deco, modelos M4, M5 e E5.

Essa linha utiliza um sistema de unidades (dois ou mais roteadores) para fornecer cobertura Wi-Fi Dual Band para toda a casa. Os dispositivos alternam automaticamente conforme você se movimente pela casa.

Um conjunto com duas unidades cobre até 280 metros quadrados e com três unidades cobre até 420 metros quadrados. Você terá acesso a internet rápida e estável em até 100 dispositivos.

foco

Você sabia que o modelo Deco M4 pode ser controlado via comando de voz, com o suporte da assistente virtual Amazon Alexa?

Além de atuar como roteador, esses dispositivos operam nas funções de repetidor de sinal e Access Point, basta selecionar o modo que corresponde às suas necessidades de conexão.

Design

Os modelos mais modernos contam com design premium, com acabamento texturizado e superfície com pequenos orifícios que dissipam o calor e garantem uma operação estável e boa funcionalidade a longo prazo.

Os aparelhos de uso doméstico estão disponíveis em duas opções de cores: branco e preto. Os modelos de uso comercial estão disponíveis na cor cinza. Já os modelos da linha Deco possuem design moderno e minimalista.

(Fonte da imagem destacada: citalliance / 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.