mulher com roupa de ciclismo
Ultima atualização: 9 de junho de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Pedalar não é só uma prática esportiva! É uma forma de contemplar os espaços por onde você passa, fazer amigos e descobrir novos locais. Mas, mesmo que seja por hobby, é sempre importante estar atento à sua proteção e segurança. O uso de capacete e roupa de ciclismo, por exemplo, faz parte dessas medidas.

Se você está em busca do traje ideal mas não tem ideia de por onde começar, este artigo chegou na hora certa! A partir de agora, vamos mostrar tudo o que é preciso saber antes de comprar uma roupa de ciclismo, com dicas de materiais e modelos. Vem com a gente!




Primeiro, o mais importante

  • A roupa de ciclismo é projetada para garantir o máximo conforto e desempenho, seja para ciclistas profissionais ou amadores.
  • Até mesmo as crianças podem usar uma roupa de ciclismo adequada para cada idade. A peça ajuda a proteger contra o sol e manter a mobilidade e conforto dos pequenos.
  • A roupa de ciclismo ajuda a manter a temperatura corporal ideal, especialmente ao pedalar em locais que exigem mais esforço físico, como trilhas e montanhas.

Melhores roupas de ciclismo: nossas recomendações

O que vem à mente quando alguém te fala sobre roupa de ciclismo? Se você nem imagina as diferenças entre esse tipo de roupa e as convencionais, pode começar conhecendo alguns dos modelos mais vendidos. Veja nossa seleção:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a roupa de ciclismo

Não é só para quem é atleta que a roupa de ciclismo é recomendada. E é justamente sobre isso que vamos falar nesta seção. Aqui, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre as vantagens de usar a roupa certa na hora de pedalar. Vamos lá?

Homem com roupa de ciclismo na bicicleta

A roupa de ciclismo é projetada para garantir o máximo conforto e desempenho, seja para ciclistas profissionais ou amadores.
Fonte: HONGQI ZHANG / 123rf.com

O que é, exatamente, uma roupa de ciclismo?

A roupa de ciclismo nada mais é do que peças do vestuário comum, mas desenvolvidas exclusivamente para a prática desse esporte. As indústrias do segmento têm investido em pesquisas para soluções mais tecnológicas, que melhorem o desempenho e o conforto.

Por isso, essas peças têm design que promove ergonomia durante os passeios de bicicleta, com materiais que garantem, ainda, a transpiração e resistência necessárias durante o trajeto, nas mais diversas — e adversas — condições.

Quais as peças desenvolvidas exclusivamente para a prática do ciclismo?

Existem muitos tipos e modelos de roupas desenhadas para essa finalidade. Escolher entre uma delas pode ser um desafio. Por isso, vale a pena ter em mente quais as peças mais comuns para a hora de pedalar.

Além das bermudas, que contam com almofada perianal para evitar dores e desconforto nessa região, a roupa para ciclismo ainda abrange:

  • Calças legging com almofada;
  • Camisetas térmicas ou com tecnologia de proteção UV;
  • Conjuntos de calça e blusa;
  • Casacos corta-vento;
  • Luvas.

Quem pode usar uma roupa de ciclismo?

A roupa de ciclismo é indicada para qualquer pessoa que anda de bicicleta com certa frequência, até mesmo crianças. Isso porque, como falamos, ela é desenhada para proporcionar o máximo conforto a quem está pedalando.

No caso dos atletas, ela ajuda não apenas na regulação térmica e postura, mas também é responsável pela regulação térmica e melhor eficiência aerodinâmica. Entretanto, é bom saber que nem todas as peças contam com alta tecnologia para performance.

crianças pedalando com roupa de ciclismo

Até mesmo as crianças podem usar uma roupa de ciclismo para manter a mobilidade e o conforto. (Fonte: Jacek Chabraszewski / 123rf.com)

Com qual material a roupa de ciclismo é confeccionada?

Falamos agora mesmo sobre o emprego ou não de alta tecnologia em uma roupa de ciclismo. Essa questão passa também pelo material com que a peça é confeccionada. Em geral, essas roupas são feitas em poliéster ou lycra.

O poliéster e a lycra são fibras sintéticas e respiráveis.

Os dois tecidos têm em comum a maleabilidade e a possibilidade de receber tratamentos, como a proteção UV. Além disso, são fáceis de lavar, não impedem a transpiração e apresentam boa resistência — ainda que esse aspecto também dependa da espessura do tecido.

Quais as vantagens de usar uma roupa de ciclismo?

Mesmo para os ciclistas ocasionais, contar com a roupa de ciclismo traz diversas vantagens além de tudo o que já comentamos aqui. Mas há alguns inconvenientes também!

Então, para que você saiba o que esperar quando estiver com a nova peça nas mãos, preparamos um quadro com os prós e contras deste tipo de roupa:

Vantagens
  • Protege as curvas do corpo contra a pressão e atrito do selim e guidão
  • Garante conforto térmico, ao permitir a transpiração adequada
  • Tem vários estilos e modelos
  • Respeita as características de cada corpo, com modelos masculinos, femininos e infantis
  • Protege a pele da ação dos raios UV, caso o tecido tenha esse tipo de tratamento
Desvantagens
  • Pode ser desconfortável no início, sobretudo na hora de vestir
  • Os modelos mais resistentes e tecnológicos costumam ser caros

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher uma roupa de ciclismo

A esta altura da nossa leitura, você já deve estar pensando nos modelos que mostramos para encontrar o ideal, não é? Porém, precisamos dar atenção a mais alguns aspectos da sua roupa de ciclismo antes de finalizar a compra. Leva só alguns minutos, já estamos na reta final!

Uso

Pode ser que você esteja se preparando para ser um ciclista profissional ou quer ter os acessórios necessários para desbravar as trilhas da sua região com amigos de pedal. Dependendo do uso que vai dar à roupa de ciclismo, haverá um modelo com as características mais adequadas.

Assim, na hora de comprar, tenha em mente como pretende usar cada peça e consulte, na descrição do produto, se ele corresponde às suas expectativas.

Existe uma roupa para ciclismo que se adapta a cada momento, níveis de exigência e, até mesmo, às variações das estações do ano.

Modelo

Os fabricantes de roupas esportivas têm se desafiado a desenvolver modelos que sejam cada dia mais parecidos com as roupas casuais, do dia a dia. A ideia é que isso estimule a usar a peça adequada às pedaladas sempre que sair de bike.

Por isso, quando for escolher a sua roupa de ciclismo, pense nas condições que vai enfrentar (época de chuva, locais de muito vento, pedaladas ocasionais) e procure o modelo de acordo com essas particularidades. Desta forma, você terá a certeza de um uso eficiente da peça.

ciclistas com roupas de ciclismo

A roupa de ciclismo ajuda a manter a temperatura corporal ideal, especialmente ao pedalar em locais que exigem mais esforço físico, como trilhas e montanhas. (Fonte: Maxim / 123rf.com)

Tamanho

Da mesma maneira que ocorre com uma bermuda ou camiseta convencional, para que a roupa de ciclismo desempenhe a função esperada, é preciso encontrar o tamanho ideal para cada pessoa.

Na hora de escolher, é importante ter em mente que essas peças são desenvolvidas para ficarem mais ajustadas ao corpo. Por essa razão, a roupa pode até parecer pequena à primeira vista, mas é assim que deve ser.

Nível de proteção

Manter a temperatura ideal durante a prática da atividade é uma dos pontos que contribuem para o melhor desempenho do atleta. Por essa razão, escolher uma peça que promova regulação térmica e proteja das intempéries, pode fazer toda diferença. Sendo assim, observe dois pontos cruciais antes de finalizar sua compra:

  • Isolamento térmico: significa que a capacidade da peça de inibir o impacto do frio ou calor extremos, mantendo a temperatura corporal sempre estável;
  • Isolamento físico: a passagem do vento, da água ou dos raios UV podem atrapalhar o desempenho e trazer danos que se mantêm mesmo depois do fim da pedalada, como a agressão à pele proporcionada pela exposição ao sol.

Segurança

Nem sempre você vai pedalar com as melhores condições de luminosidade. Pensando nisso, é fundamental contar com uma roupa de ciclismo que tenha, em seu design, algumas áreas de luminosidade.

As faixas refletivas podem ser a chave para evitar acidentes e manter a sua segurança, a de outros ciclistas, motoristas e pedestres. Mas ainda que a peça escolhida tenha essa característica, invista em um bom farol para a bike.

Resumo

Não precisa ser atleta profissional para usar as roupas mais adequadas para o seu esporte preferido. O conforto proporcionado pela roupa de ciclismo é um dos motivos pelos quais você não vai mais querer pedalar com outra peça!

Neste artigo, mostramos as principais características dessas roupas, os tecidos com que são fabricadas e as características que garantem o desempenho, a ergonomia e a proteção de todos os ciclistas.

Se este material te ajudou a encontrar a roupa de ciclismo ideal, conte-nos aqui nos comentários em que lugares prefere pedalar e mande este guia para seus amigos de bike. Um abraço!

(Fonte da imagem destacada: Diego Vito Cervo / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas