Homem e mulher com roupa de mergulho correndo em direção ao mar
Ultima atualização: 25 de junho de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

13Horas investidas

3Estudos avaliados

65Comentários coletados

Quem pratica esportes aquáticos sabe que a roupa de neoprene pode fazer toda a diferença na execução dos exercícios. Cada vez mais procurada no mercado, esse tipo de vestimenta é muito resistente e oferece conforto e segurança aos usuários.

Para te auxiliar na hora de comprar a sua roupa de neoprene, elaboramos o guia a seguir com todas as informações que você deve considerar antes de adquirir um dos modelos oferecidos no mercado. Não deixe de conferir:




Primeiro, o mais importante

  • O neoprene é um material sintético. Ele é a matéria-prima para a fabricação de roupas usadas em atividades aquáticas devido às suas propriedades como elasticidade, isolamento térmico e resistência.
  • Antes de escolher uma roupa de neoprene se atente aos aspectos da peça. Um dos principais elementos é a espessura da vestimenta, que interfere na proteção térmica e mobilidade do traje.
  • Vestir uma roupa de neoprene não é tão simples. Por isso, use acessórios como sacos plásticos, lubrificantes ou até mesmo água e sabão para facilitar o processo.

Melhores roupas de neoprene: nossas recomendações

Fizemos uma seleção com os modelos mais populares de roupas de neoprene procurados pelos consumidores para você conhecer. Observe que no ranking existem diferentes formatos e designs com preços que cabem em qualquer bolso:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre roupa de neoprene

A confusão na hora de escolher uma roupa de neoprene é muito comum, já que nem sempre existe orientação adequada acerca dessa vestimenta nos sites de venda. Por essa razão, preparamos um conteúdo completo sobre esse produto:

Homem com roupa de neoprene nadando

A roupa de neoprene é ideal para atividades aquáticas pois oferece flexibilidade e resistência na execução dos exercícios. (Foto: MarkusSteinacher/Pixabay)

Para que serve a roupa de neoprene?

O neoprene é um material sintético gerado pela expansão de uma fatia de borracha sob alta pressão e temperatura. Ele pode ser revestido de tecido de ambos os lados da peça ou apenas um.

Elasticidade, resistência e proteção térmica são as principais características dessa matéria-prima, por isso ela é ideal para a criação das roupas usadas em atividades aquáticas como o mergulho, surf ou natação.

O neoprene foi criado em 1930 por Arnold Collins e Wallace Carothers na fábrica Dupont. Foi o primeiro produto de borracha sintética comercializado em larga escala.

Existem tipos diferentes de roupa de neoprene?

Você encontrará vários formatos de roupa de neoprene que variam conforme o tipo de atividade desenvolvida. Na sequência, descrevemos os modelos mais populares e suas características:

  • Roupa de mergulho: Peças fabricadas para evitar a perda de calor corporal com espessura maior e costuras reforçadas. Os modelos variam em úmido, seco e semi-seco.
  • Roupa de surf: São vestimentas versáteis e confortáveis. A espessura correta precisa combinar com o local e o tempo em que será usada.
  • Roupa de natação: Esses trajes precisam exercer bloqueio contra o atrito da água, possibilitando movimentos hidrodinâmicos.

Como vestir a roupa de neoprene?

Os trajes de neoprene oferecem muita resistência ao serem vestidos, não deslizando com facilidade no corpo. Por isso, aplique técnicas ao colocá-los para evitar prejuízos à peça.

Muitas pessoas usam sacos de lixo, lubrificantes e até água quente do chuveiro para ajudar no processo. No vídeo, confira um tutorial de como vestir essa roupa com mais facilidade:

Quais os benefícios de usar uma roupa de neoprene?

Os benefícios das roupas de neoprene se estendem a qualquer pessoa que pratica atividades aquáticas. Na tabela, listamos as vantagens e desvantagens que podem surgir na hora de comprar ou vestir esse traje:

Vantagens
  • Proteção térmica
  • Maior flutuabilidade
  • Muitos modelos para diferentes necessidades
  • Evitar acidentes com animais marinhos como águas vivas
Desvantagens
  • Pessoas podem passar mal com trajes inadequados à temperatura
  • Preços variados, nem sempre de valor acessível

A roupa de neoprene é impermeável?

Essa é uma das principais dúvidas acerca desse tipo de peça. Contudo, as roupas de neoprene não foram criadas para serem impermeáveis e sim para funcionarem em ambientes molhados, aquecendo o corpo.

Por isso, elas são justas nos calcanhares, pescoço e punhos, permitindo que a água fique retida entre a roupa e o corpo, bloqueando a troca de temperatura com o ambiente. É desse modo que acontece a proteção térmica.

Duas pessoas com roupa de mergulho pulando de um barco para a água

A principal vantagem das roupas de neoprene é fazer a proteção térmica do corpo em diferentes temperaturas. (Foto: FIRSTonline/Pixabay)

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de roupa de neoprene

Para ajudar na busca pela roupa de neoprene ideal com boa durabilidade e desempenho, que combine com seu treino, elencamos as características que devem ser analisadas em cada modelo. São elas:

Tamanho

Mesmo com as guias de medidas dos sites de vendas, muitas pessoas compram o tamanho errado de roupa, pois consideram apenas sua altura ao escolher o modelo, sem avaliar o comprimento da peça conforme o peso.

Em caso de dúvidas, não deixe de contatar os fabricantes para que eles te orientem sobre como fazer a melhor escolha do tamanho da sua peça.

Espessura

Cada tipo de temperatura vai exigir uma espessura de roupa específica. Quanto mais a temperatura da água é fria, maior deve ser a textura da borracha. Esse aspecto também influenciará na capacidade isotérmica do traje.

É indicado usar roupas de quatro ou três milímetros para locais com temperatura próxima de 15 graus. No Brasil, que tem clima mais quente, vestes de três ou dois milímetros já são suficientes.

Mobilidade

A espessura também influencia na versatilidade da peça. Roupas mais grossas deixam mais difícil a realização dos movimentos. Por isso, na natação ou surf, opte por roupas menos espessas para eliminar os desafios na locomoção com o traje.

Homem praticando kitesurf no mar

A espessura da roupa é o característica mais importante da peça, pois influencia na proteção térmica e mobilidade. (Foto: Anestiev/Pixabay)

Vedação

O estilo da costura da roupa vai interferir na entrada da água na peça ou não. Os modelos podem ser com ou sem vedação. Mesmo com esse recurso, a água ainda pode entrar se eles tiverem zíperes.

Quanto menos a peça tiver esse tipo de fechamento, menor será a probabilidade da entrada da água. Consequentemente, esses formatos também possuem preço mais elevado.

Resistência ao clima

É ideal avaliar sua resistência à temperatura do ambiente em que a roupa será usada. No Sul do Brasil, onde é mais frio, as pessoas usam vestes de quatro milímetros, enquanto no calor do Nordeste, as peças chegam até um milímetro.

Essa questão está mais ligada ao bloqueio que a roupa exerce à força dos ventos do que as variações climáticas do local.

Resumo

As roupas de neoprene fazem parte da rotina de pessoas que praticam surf, natação ou mergulho. Elas são resistentes e muito elásticas, fazendo a proteção térmica do organismo conforme a temperatura da água.

Escolher a roupa de neoprene ideal, com o tamanho e espessura adequados, melhorará sua performance na atividade aquática, além de manter seu corpo protegido contra aspectos que influenciam em práticas na água.

(Fonte da imagem destacada: ammentorp/123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas