poodle com roupa para cachorro
Ultima atualização: 20 de maio de 2021

Como escolhemos

17Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Ele já faz parte da família e está presente em todos os momentos, sejam eles de frio ou calor. Além de todos os cuidados que você já dedica ao seu animalzinho, a roupa para cachorro pode ser um carinho a mais para o peludo!

Se você pensa em comprar roupinhas para o pet, mas não tem certeza de que essa seja uma boa escolha, este artigo vai mostrar como escolher a peça ideal, em que situações ela pode ser usada e quais os tipos mais comuns de roupas para o seu melhor amigo. Siga com a gente!




Primeiro, o mais importante

  • A roupa para cachorro é desenvolvida especialmente para proteger os pets e respeita a anatomia do corpo de cada raça e porte de animalzinho.
  • A roupa para cachorro é uma forma de manter seu bichinho de estimação protegido contra as variações do clima, especialmente nos períodos mais frios do ano.
  • Para manter o seu pet sempre confortável, é essencial avaliar o modelo, o material e o tamanho da roupa para cachorro que você pretende comprar.

Melhores roupas para cachorro: nossas recomendações

O mundo pet tem opções de roupinhas para todas as raças, portes e bolsos. Por isso, pesquisamos as roupas para cachorro mais vendidas e trouxemos uma lista para ajudar na sua escolha.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a roupa para cachorro

Você pode querer comprar uma roupa para seu cachorro porque acha charmoso ou porque não quer que ele sinta frio. Em qualquer uma das situações, é importante esclarecer todas as suas dúvidas antes de decidir. Vamos fazer isso juntos?

cãozinho usando roupa para cachorro

A roupa para cachorro é desenvolvida especialmente para proteger os pets e respeita a anatomia de cada raça. (Fonte: alexeitm/ 123rf.com)

O que é uma roupa para cachorro?

A roupa para cachorro é uma peça de vestuário desenvolvida exclusivamente para se adaptar ao corpo canino. A variedade é enorme, desde blusas e cachecóis até gorros e regatas.

A ideia inicial era proteger o pet do frio ou dos raios solares. Mas como todo mundo ama cachorro e se derrete pela sua fofura, deixar o guarda-roupas do peludo recheado de opções se tornou um costume muito comum.

Quais os tipos mais comuns de roupa para cachorro?

Os tipos e modelos de roupa para cachorro são incontáveis. Isso porque, para cada raça ou porte, pode ser necessário confeccionar uma peça em estilo diferente. Assim como na moda para humanos, o limite fica por conta da imaginação!

No entanto, é possível falar em três tipos principais de onde podem sair uma infinidade de derivações fashion! São elas:

  • Camiseta: são as peças mais comuns, por serem fáceis de vestir e geralmente fabricadas em tecidos leves e confortáveis. Existem modelos mais quentinhos, feitos em tricô e moletom;
  • Casaco: feito com tecido mais grosso e modelagem mais folgada, ele tem o colete como variante. Em geral, é forrado e pode ter até capuz, ainda que nem todos os cães gostem dessa opção;
  • Vestido: com modelagem variada, o mais comum são os vestidos com saia em babados, feitas em malha ou em tecidos mais grossos, como moletom ou lã.

A roupa para cachorro é mesmo necessária?

Apesar de ser um tema polêmico e muitas pessoas defenderem que não há necessidade de agasalhar os cãezinhos, estudos mostram que a saúde dos cães pode ficar prejudicada a uma temperatura corporal abaixo de 29º (1). Por isso, a roupinha é indicada, sim.

Mas nem todos os cachorros precisam de agasalho. As raças de pelagem longa e os mais gordinhos conseguem manter a temperatura do corpo estável mesmo no inverno. Nos dias mais frios, você pode providenciar um casaco leve ou um edredom na cama pet, mas sem exageros.

mulher com pet no colo usando roupa para cachorro

A roupa para cachorro é uma forma de manter seu bichinho de estimação protegido contra as variações do clima. (Fonte: Shojiro Ishihara/ 123rf.com)

Quais as vantagens da roupa para cachorro?

Ter opções de peças variadas para proteger o seu cachorro, especialmente nos períodos mais frios do ano, pode trazer várias vantagens e benefícios. A seguir, descrevemos os prós e contras de optar pelo uso das roupas para o seu pet:

Vantagens
  • Protege do frio, vento e dos raios solares UV
  • Mantém a saúde do pet
  • Ajuda a prevenir problemas respiratórios e dermatites
  • Existem modelos adequados para cada raça e porte
  • Evita machucados e hipotermia (queda de temperatura)
  • Há muita variedade de modelos, deixando seu cãozinho sempre charmoso
Desvantagens
  • Pode ser de difícil adaptação
  • Existem modelos que podem ser desconfortáveis

O que fazer se o cãozinho não se adapta à roupa?

Os cães não estão familiarizados com o uso de roupas ou acessórios. Por esse motivo, pode ser que o seu amigão ofereça alguma resistência no começo. Se isso acontecer, o ideal é que você siga alguns passos básicos:

  1. Comece aos poucos. Vista a peça e, se perceber que o pet, está incomodado, tire e volte a colocar só mais tarde;
  2. Converse com o seu cãozinho com carinho e paciência. Explique que a roupinha serve para protegê-lo;
  3. Aja com naturalidade. Não deixe que ele se sinta ridicularizado ou fantasiado;
  4. Ofereça recompensas. Pode ser um petisco, um brinquedo ou um carinho, o importante é que ele associe o uso da roupa a uma boa sensação.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher a roupa para o seu cachorro

Chegou a hora de escolher o modelo que vai deixar seu pet ainda mais charmoso e muito protegido. Mas, para fazer uma compra bem sucedida, gostaríamos de destacar alguns pontos que merecem atenção na hora de escolher.

Uso

Para cada situação, haverá uma peça mais adequada. Assim, vale ter em mente em que momentos a roupa para cachorro será utilizada. Se você quer aquecer o doguinho no inverno, vale investir em casaquinhos de flanela ou moleton.

Para os períodos chuvosos, uma jaqueta impermeável ajuda a manter o peludo sempre sequinho.

Quer passear nos dias ensolarados? Já é possível encontrar camisetas com filtro UV para proteger a pele do pet — este cuidado é especialmente necessário para os cães de pelagem curta e lisa, com pele sensível —.

Não saia para caminhar com o cãozinho no sol forte. Se for inevitável, lembre-se de usar sapatilhas para proteger as almofadinhas das patas contra queimaduras.

Tamanho

Ninguém gosta de usar roupas apertadas ou largas demais. Com os pets também é assim. Por isso, vale a pena tirar as medidas do seu amiguinho para ter certeza de estar comprando o tamanho ideal.

Para saber como interpretar a numeração, apresentamos os dados na tabela a seguir:

Pescoço Peito Coluna
PP 21 cm 31 cm 20 cm
P 26 cm 39 cm 25 cm
M 30 cm 45 cm 30 cm
G 34 cm 53 cm 35 cm

Modelo

O modelo escolhido precisa estar de acordo com a estrutura física do seu pet e com a estação do ano e intensidade do frio, no caso das peças para aquecer. Procure pelas peças com cortes mais ergonômicos e confortáveis.

Para não ter erro, observe se o modelo deixa as pernas e a barriga livres. Lembre-se que a roupa deve ter abertura na parte traseira, para permitir que o doguinho faça as necessidades quando sentir vontade.

Material

Se você que deixar seu pet saudável e com mais qualidade de vida, a roupa escolhida para ele precisa ser confeccionada com um material de boa procedência, tecido confortável, leve e, se possível, de fibra natural.

Evite os tecidos ásperos, as rendas, couro ou peças com gliter, lantejoulas, metais ou pedrarias. Eles podem representar um risco, especialmente nos primeiros usos. Se o pet tentar tirar a roupa, pode acabar engolindo esses materiais.

mulher escolhendo roupa para cachorro

Para manter o seu pet sempre confortável, é essencial avaliar o modelo, o material e o tamanho da roupa. (Fonte: Tatsiana Yatsevich/ 123rf.com)

Aberturas

Como citamos há pouco, é fundamental que a roupa para cachorro tenha aberturas localizadas em pontos estratégicos, como a parte traseira, a barriga e o pescoço. Assim, será mais fácil de vestir e a adaptação, menos trabalhosa.

Além disso, fuja das peças que dependem de botões ou zíperes para se ajustar ao corpo do cãozinho. Prefira as roupas com elástico, isso também evita riscos de o seu amigão se machucar.

Resumo

A gente sabe o quanto você ama o seu doguinho e quer dar a ele sempre o melhor tratamento, em qualquer lugar e em todas as estações do ano. Para isso, ter boas opções de roupa para cachorro em casa pode mantê-lo mais quentinho e protegido nos dias mais frios.

Para ajudar a escolher o modelo ideal, trouxemos algumas informações básicas sobre as melhores peças de roupas para o seu pet, com uma seleção de modelos que são um show de fofura e conforto em qualquer temperatura.

Se gostou deste artigo, conte para a gente aqui nos comentários qual a peça escolhida para aquecer seu companheirinho. Um abraço e até a próxima.

(Fonte da imagem destacada: raywoo/ 123rf.com)

Referências (1)

1. Termorregulação nos Animais. ROCHA, N.C.; MORAES, I.A. Homepage da Disciplina Fisiologia Veterinária da UFF. 2017. Acessado em maio de 2021.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artigo informativo
Termorregulação nos Animais. ROCHA, N.C.; MORAES, I.A. Homepage da Disciplina Fisiologia Veterinária da UFF. 2017. Acessado em maio de 2021.
Ir para a fonte
Resenhas