Ultima atualização: 10 de agosto de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

24Horas investidas

5Estudos avaliados

78Comentários coletados

Além de confortável e funcional, o sportswear é bonito e versátil, pois há uma enorme variedade de modelos adaptados a diferentes usos, atividades físicas e estilos Você gosta desses tipos de roupas casuais? Então fique conosco e conheça todas as suas variantes!

Desde os anos 20 até os dias de hoje, o vestuário esportivo evoluiu em termos de conforto, ergonomia e diversidade; de fato, hoje em dia muitas pessoas usam esses trajes para seu dia-a-dia (e não para esportes), combinando-os com trajes mais formais ou elegantes. Descubra seus múltiplos usos!




O mais importante

  • O vestuário esportivo é projetado para conforto e ergonomia. Portanto, é muito importante que essas roupas sejam confortáveis, funcionais, flexíveis e antitranspirantes, sempre dependendo do tipo de atividade física que é realizada com elas.
  • Existem diferentes variedades de roupas esportivas, entre as quais podemos encontrar aquelas feitas para esportes ao ar livre, treinamento de resistência e atividades mais calmas, como a ioga. Essas variantes diferem umas das outras principalmente em seus materiais.
  • É importante ao comprar roupas esportivas considerar certos fatores relevantes, como as diferentes matérias-primas e estilos, assim como os diferentes modelos de acordo com o gênero e os esportes para os quais eles são projetados.

Roupas esportivas: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras

O principal objetivo deste guia de compras é fornecer a você informações úteis e necessárias sobre o produto que você está interessado em comprar. Portanto, nós lhe diremos quais são as características mais importantes do vestuário esportivo, incluindo suas vantagens e aqueles aspectos que não são tão benéficos.

O vestuário esportivo proporciona conforto, elasticidade e ergonomia na realização de atividades físicas. (Foto: lightfieldstudios / 123rf.com)

Quais características o vestuário esportivo deve ter?

O vestuário esportivo deve ter certas características que são essenciais para garantir conforto e ergonomia. É importante que você tenha em mente os seguintes aspectos a fim de obter o melhor de sua atividade física.

se sua roupa esportiva não for confortável, você não será capaz de realizar

Conforto. Este talvez seja o ponto mais importante, porque se sua roupa esportiva não for confortável você não será capaz de realizar o seu melhor no seu treinamento físico. Procure roupas confortáveis e funcionais que se adaptem às suas necessidades e estilo (caso contrário você se sentirá desconfortável ou estranho).

É essencial que a roupa permita que você se movimente facilmente

Mobilidade. É essencial que a peça permita que você se movimente facilmente, especialmente se você for fazer atividades que exijam mais flexibilidade. Por exemplo, se você for fazer ioga, dança, pilates ou ciclismo, você deve dar maior prioridade a este aspecto do que se você for fazer jogging.

É importante que o vestuário esportivo tenha ventilação, devido à transpiração

Gerenciamento da umidade. Existem atividades físicas que nos fazem suar mais do que outras (como o exercício aeróbico, por exemplo). Por isso é importante que o vestuário esportivo seja ventilado para que seu corpo possa respirar, como roupas feitas com fibras antitranspirantes.

Roupas esportivas para atividades ao ar livre, treinamento de resistência ou yoga - o que procurar?

Há uma grande variedade de roupas esportivas no mercado para diferentes usos e esportes. A seguir, vamos destacar as características das roupas para atividades ao ar livre, treinamento de resistência e yoga, para que você possa conhecer suas particularidades e escolher a que melhor se adapte à sua atividade física.

Atividades ao ar livre. Além de seu nível de exigência, as atividades ao ar livre exigem que o vestuário esportivo utilizado atenda certas qualidades fundamentais: deve ser respirável, à prova de vento e à prova d'água. Portanto, você deve priorizar estas características e adaptá-las à atividade física que você está fazendo.

Treinamento de enduro. Como nos esportes ao ar livre, o treinamento de resistência requer roupas esportivas que sejam feitas de materiais respiráveis que afastem o suor do corpo. Procure também que estas roupas sejam leves e ergonômicas.

Para yoga. Como a ioga é uma prática mais calma do que esportes mais exigentes, o vestuário esportivo para ioga deve focar menos em força e respirabilidade e mais em ser flexível para realizar os vários exercícios de alongamento.

Atividades ao ar livre Treinamento de resistência Yoga
Características do tecido Respirável, impermeável, durável Respirável, leve Flexível, elástico
Materiais mais comuns Nylon, poliéster, algodão Fibras como nylon e poliéster Lycra e poliéster, principalmente
Atividades esportivas ou relacionadas Corrida, ciclismo, patinação, etc. Corrida, atletismo, ginástica, etc. Pilates, Tai Chi, dança, etc.
Principais características Deve adaptar-se às variáveis climáticas (chuva, vento, etc.) Deve absorver o excesso de suor corporal Deve ser flexível, ergonômico e elástico

Onde comprar roupa esportiva?

A roupa esportiva é usada para atividades físicas mais ou menos exigentes, assim como para complementar diferentes estilos de guarda-roupa. Portanto, devido à sua popularidade e demanda, você pode facilmente adquirir estas roupas em lojas especializadas e também pode encontrar uma grande variedade e sortimento de roupas esportivas na internet. As compras online lhe dão a vantagem adicional de comprar em casa, onde você também pode receber seu pedido.

Você sabia que a Ralph Lauren lançou roupas esportivas com tecnologia de medição biométrica que registra todos os movimentos físicos e sincroniza com o smartphone do usuário?

Como é a roupa esportiva inteligente?

A roupa esportiva inteligente é feita com materiais inovadores (como spandex) que oferecem benefícios adicionais para otimizar diferentes tipos de treinamento. Você também pode encontrar variantes com micro-sensores que detectam temperatura corporal, pressão arterial, freqüência cardíaca e calorias queimadas. Existem modelos feitos com a adição de cerâmica nas fibras têxteis que conseguem melhorar nosso desempenho através da oxigenação de tecidos.

Além disso, essas roupas regulam o termostato do corpo, melhoram a circulação e reduzem a fadiga. Ainda há muitos céticos que são céticos em relação a essas roupas tecnológicas, pois consideram que essas roupas estão mais associadas ao marketing comercial do que a resultados concretos. A realidade é que estes produtos ainda são muito novos na indústria, portanto teremos que dar-lhes tempo e testar sua eficácia.

Critérios de compra: fatores que permitem comparar e classificar os diferentes modelos de roupas esportivas

Nesta última seção do artigo mencionaremos os critérios de compra que você não deve deixar de considerar ao comprar roupas esportivas, pois há uma grande variedade de modelos, estilos e desenhos adaptados a diferentes tipos de atividades e exercícios físicos.

Gênero

As principais diferenças entre roupas esportivas masculinas e femininas estão em seus designs; no entanto, ultimamente os estilos de ambos os tipos de roupas têm sido unificados, criando uma variante unissex de vanguarda. Aqui detalharemos as variedades mais comuns de roupas por gênero.

Homens. O vestuário esportivo masculino tende a ser mais frouxo, com exceção do vestuário projetado para esportes aquáticos ou ciclismo, que tem um ajuste mais apertado. Por outro lado, os homens tendem a suar mais do que as mulheres, então você vai querer prestar atenção especial à respirabilidade das fibras.

Mulheres. Os designs de roupas esportivas femininas são normalmente mais ajustados ao corpo, não apenas pela estética, mas também pelo conforto e funcionalidade, já que as mulheres tendem a realizar atividades físicas de menor resistência do que os homens, mas de maior flexibilidade. Você encontrará uma enorme variedade de leggings, tops e shorts.

Unisexo. A fusão de desenhos femininos e masculinos está atualmente muito na moda, e é por isso que muitas mulheres usam calças esportivas folgadas e um grande número de homens usam leggings. Você pode encontrar várias variantes deste estilo de vestuário adaptado à anatomia do usuário e às diversas atividades físicas.

Nos últimos anos, a demanda por vestuário esportivo cresceu exponencialmente, principalmente por causa de seus designs inovadores. (Foto: Wavebreak Media Ltd / 123rf.com)

Materiais

As matérias-primas do vestuário esportivo determinam a qualidade, resistência, durabilidade, conforto e eficácia do vestuário, assim como o seu estilo. Aqui estão os materiais mais comumente usados na fabricação de desgaste casual.

Fibras sintéticas. Fibras sintéticas como o nylon, lycra e poliéster são as mais utilizadas para a fabricação de roupas esportivas, devido à sua elasticidade, resistência, ergonomia e respirabilidade (e secagem rápida!). Você também pode encontrar estas peças de vestuário feitas com spandex, uma fibra hiper laxista amplamente utilizada para roupas de banho.

Algodão. O algodão é usado em roupas esportivas geralmente combinado com fibras sintéticas, como as mencionadas no parágrafo anterior. Por favor, note que embora este material seja forte, durável, confortável e hipoalergênico, ele não oferece a elasticidade do nylon, lycra, poliéster ou spandex.

Neoprene. O neoprene é um material especialmente feito para roupas esportivas náuticas, porque é térmico, resistente e ergonômico. Se você pratica esportes aquáticos como surf, windsurf, vela, remo, rafting, etc., você encontrará vários modelos de roupas feitas com esta matéria prima.

Estilos

Ao longo dos anos, o vestuário esportivo tornou-se, além de confortável e funcional, altamente estético; assim, há uma variedade crescente de modelos com desenhos adaptados a diferentes gostos e estilos. Aqui mencionaremos as particularidades destas peças de acordo com seu estilo.

Clássico. O vestuário esportivo clássico é aquele que tem desenhos, estampas e cores sóbrias que nunca saem de moda e sempre permanecem em vigor. Estas roupas, tanto para homens quanto para mulheres, podem ser encontradas em cores lisas (geralmente preto ou cinza) ou com detalhes sutis.

Negrito. O vestuário esportivo geralmente se agarra ao corpo devido a seus materiais elásticos; entretanto, há aqueles que dobram a aposta e escolhem modelos ainda mais decotados e minúsculos (tais como shorts super curtos ou tops). Se você ousar se exibir você encontrará inúmeras variantes ousadas, sejam elas simples ou impressas.

Moderno. O vestuário esportivo moderno tende a ter desenhos similares ao vestuário do dia-a-dia (como imitação de jeans, por exemplo), assim você encontrará variantes de calças, shorts, flanelas e tops com estampas brilhantes, estampas de animais, etc., que permitem combiná-los com diferentes estilos de roupas e acessórios.

Dependendo da atividade

Além das características comuns de todo o vestuário esportivo, cada guarda-roupa varia dependendo do tipo de atividade que é realizada com ele. Aqui detalharemos algumas variantes (além das mencionadas anteriormente no gráfico comparativo) relacionadas a esportes ou atividades específicas.

Skate. Além de ser um esporte, o skate é uma filosofia de vida relacionada à liberdade e adrenalina, portanto os skatistas usam roupas que são confortáveis e as representam. Se você está procurando por este estilo de roupa, você encontrará calças largas, flanelas largas, capuzes, etc.

Basquet. No basquetebol, calções e flanelas sem mangas são normalmente usados para facilitar a mobilidade dos braços; ambos com desenhos soltos para maior conforto. Você deve procurar por roupas com fibras sintéticas respiráveis que absorvam suor, pois é um esporte de alto desempenho.

Tênis. Para o tênis, roupas feitas de matéria prima flexível são ideais, mas não muito apertadas para facilitar a mobilidade. Você deve escolher as calças ou saias características (com um bolso para manter a bola dentro quando servir), de preferência feitas de tecidos altamente respiráveis que absorvem o suor.

(Foto em destaque: ammentorp / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas