Sabonetes artesanais com ramos de lavanda atrás.
Ultima atualização: 19 de maio de 2021

Como escolhemos

18Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

70Comentários coletados

É cada vez maior o número de pessoas que se preocupa com o que consome e os seus efeitos no organismo. E isso vale para os produtos que passamos na pele, inclusive o sabonete. Como alternativa ao industrializado, que contém substâncias químicas em sua composição, hoje voltou a ser destaque o sabonete artesanal.

Se você tem interesse nesse tipo de cosmético, seja bem-vindo! No artigo a seguir, nós vamos guiar você por esse universo e mostrar como são feitos esses sabonetes, porque eles são mais saudáveis para a sua pele e como escolher o ideal de acordo com a sua necessidade e objetivo.




O mais importante

  • O sabonete artesanal é mais vantajoso porque possui substâncias naturais em sua composição, que não agridem, não ressecam e nem irritam a pele.
  • Existem diversos tipos de sabonetes artesanais, que usam os mais diferentes óleos essenciais com aromas e efeitos terapêuticos e medicinais.
  • No entanto, é preciso levar em consideração o seu tipo de pele e a parte do corpo onde o sabonete será usado para escolher o mais adequado.

Sabonetes artesanais: nossa recomendação dos melhores produtos

Em meio a tantas opções disponíveis atualmente no mercado, você vai encontrar sabonetes para todos os gostos e necessidades, seja para pele sensível, seca ou oleosa. Para lhe ajudar a escolher, nós fomos atrás dos sabonetes artesanais mais populares. Confira nossa seleção:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre sabonete artesanal

O sabonete artesanal não é uma novidade, mas voltou a ganhar destaque no cenário do skincare. Por conta disso, a variedade de sabonetes é tão grande que é preciso saber como identificar os de melhor qualidade e os mais indicados para o seu tipo de pele. No Guia a seguir, vamos mostrar qual a diferença entre esse sabonete e os tradicionais e quais os efeitos ele pode ter sobre a sua pele.

Mulher tomando banho na banheira.

Os sabonetes artesanais são a opção mais saudável para todos os tipos de pele. (Fonte: bruce mars/ Unsplash)

Qual a diferença entre o sabonete artesanal e o industrializado?

Você sabe quais são os ingredientes usados na fabricação de um sabonete? De forma resumida são usados a gordura e a soda cáustica. Quando a gordura e a soda cáustica são misturadas de maneira correta ocorre então uma reação química conhecida como saponificação.

Como resultado desse processo, tem-se o sabão e a glicerina. No sabonete industrializado, aquele que você compra no supermercado ou na farmácia, a glicerina é separada e revendida para o segmento de cosméticos, já que possui um maior valor de mercado.

Por outro lado, no sabonete artesanal a glicerina é parte integrante e fundamental do processo de fabricação. Isso porque a glicerina um poderoso ingrediente que mantém a pele hidratada.

Sabonetes artesanais, mel e canela.

Os sabonetes artesanais possuem apenas substâncias naturais em sua composição. (Fonte: phuonghoangthuy/ Pixabay)

Outra diferença entres esses dois tipos de sabonetes é que o industrializados possui substâncias que poluem o meio ambiente e que causam danos à pele.

Tanto é que, por não contém glicerina, e por utilizarem substâncias como o laurel sulfato de sódio, por exmeplo, esses sabonetes ressecam a pele ao contrário do que prometem.

Já os sabonetes artesanais, além de terem glicerina, contam com óleos essenciais e outras substâncias, todas naturais, e livres de conservantes e produtos tóxicos.  Além disso, o sabonete artesanal é customizável, ou seja, você pode escolher os ingredientes que farão parte do produto, de acordo com o seu objetivo e tipo de pele.

No quadro a seguir, nós mostramos outras diferenças que existem entre os sabonetes artesanais e os industrializados:

Sabonetes Industrializados Sabonetes Artesanais
Glicerina A falta de glicerina é a principal razão do ressecamento A glicerina é usada na base de produção do sabonete artesanal
Durabilidade Duram mais porque tem conservantes e produtos químicos, muitos deles feitos à base de petróleo Duram menos e se dissolvem na água porque não são utilizados conservantes ou outros produtos artificiais na sua formulação
Preço São mais baratos porque raramente são feitos com produtos naturais e são produzidos em alta escala São mais caros por serem enriquecidos com óleos e essências naturais, extratos vegetais e ervas, além de serem produzidos em baixa escala

Qual o conservante usado no sabonete artesanal?

Como o sabonete artesanal não possui conservantes químicos, assim como ocorre com os produtos industrializados, você pode estar se perguntando como esse tipo de sabonete é conservado.

Normalmente, são utilizados ingredientes como os extratos naturais que são retirados de plantas, resinas de origem vegetal, corante vegetal e óleos essenciais naturais. Alguns deles são: alecrim, cravo, noz-moscada, pimenta da jamaica, sálvia e açafrão.

Por que usar o sabonete artesanal?

Como vimos, os sabonetes artesanais são livres de produtos químicos e tóxicos. Por isso, eles são a melhor alternativa para proteger a sua pele, evitar irritações e alergias.

Tanto é que esse tipo de sabonete, também chamado de natural, é o mais indicado para quem tem pele sensível. E também é a escolha de quem busca um estilo de vida sustentável e saudável. Veja a seguir mais benefícios dos sabonetes artesanais:

  • Têm propriedades terapêuticas;
  • Conferem uma hidratação natural da pele;
  • Não agridem a pele;
  • Podem ser usados em todos os tipos de pele, inclusive a pele sensível de crianças e idosos.

O sabonete artesanal tem propriedades medicinais?

Sim. Isso ocorre justamente porque a composição de um sabonete artesanal é feita com substâncias naturais como ervas, óleos essenciais e vegetais.

Nós reunimos no quadro a seguir alguns exemplos dos principais compostos dos sabonetes naturais e suas respectivas propriedades terapêuticas e medicinais. Confira:

Substâncias Propriedades
Alecrim Adstringente e revigorante
Algas Emoliente e para o tratamento de celulite
Aloe Vera Protetor solar e hidratante
Arnica Cicatrizante
Calêndula Cicatrizante e anti-inflamatório
Camomila Clareia e limpa
Cânfora Refresca
Cenoura Ativa a melanina
Germe de Trigo Hidratante pós-sol
Ginkgo Biloba Antirrugas
Hortelã Antiacne
Maracujá Cicatrizante e hidratante
Pêssego Revitalizante e clareador
Própolis Bactericida, anti-inflamatório e antiacnéico

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os sabonetes artesanais

Na hora de escolher o melhor sabonete para a sua pele é preciso considerar algumas características que vairam entre os vários modelos. Veja algumas:

Pele oleosa, seca ou mista

Como ocorre com qualquer cosmético, primeiramente é preciso considerar o seu tipo de pele, que pode ser oleosa, seca ou mista. Com isso mente, a composição do sabonete artesanal deve conter substâncias e ativos que favoreçam o tratamento que você busca.

Por exemplo, na pele oleosa o ideal é que o sabonete ajude a combater o excesso de oleosidade sem, no entanto, retirar toda a hidratação. Já na pele seca, ocorre o oposto. Você vai precisar de um sabonete artesanal com muitos ativos hidratantes. Confira alguns dos que são usados nos sabonetes, para cada tipo de pele:

  • Amêndoas e aveia: Hidratante para peles secas;
  • Argila Verde: Limpa os poros de peles oleosas;
  • Argila Branca: Limpa os poros de peles secas ou normais.

Rosto e corpo

Outro critério que deve ser considerado na hora de escolher o melhor sabonete artesanal é o local do corpo onde ele será usado. Isso porque, de modo geral, o rosto costuma ter a pele mais sensível e mais oleosa. Enquanto que o resto do corpo possui a pele mais seca.

Por conta dessa diferenciação, vale comprar um sabonete especificamente para o rosto e outro apenas para o banho.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são substâncias terapêuticas e aromáticas, geralmente extraídos de folhas, sementes e até de cascas de frutas. E eles são uma parte importante dos sabonetes artesanais.

Diferentemente das essências cosméticas, que são aromas sintéticos, os óleos essenciais, além de perfumar, contam também com efeitos que podem ajudar a tratar vários tipos de problemas.

Sabonetes artesanais.

Os sabonetes artesanais recebem os aromas dos óleos essenciais. (Fonte: michaellinarcher/ Pixabay)

Por exemplo, o óleo essencial de lavanda, um dos mais utilizados, tem efeito calmante e regenerador na pele. Já o de melaleuca atua como purificador e antisséptico.

Outros óleos essenciais comuns na fabricação do sabonete artesanal são o de eucalipto, que proporciona um efeito de bem-estar; o óleo de cedro, que é antirrugas; e o de copaíba, que tem poder antioxidante.

Formato

Por fim, mas não menos importante, você deverá escolher o formato do sabonete artesanal. Nesse quesito, o mais comum é o sabonete em barra. Mas também é possível encontrá-lo em formato de pasta e líquido.

Resumo

O sabonete artesanal voltou a ter destaque porque é natural, menos agressivo à pele e ao meio ambiente. Além disso, esse tipo de sabonete não leva nenhum produto químico nem tóxico em sua composição.

Por ser um sabonete que pode ser personalizado, existem muitas variações com extratos, óleos essenciais e vegetais dos mais variados. Cada um deles servirá melhor para um tipo de pele e para tratamentos como rugas, acne, limpeza e até proteção solar.

(Fonte da imagem destacada: Aurélia Dubois/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas