Foto de uma mulher lavando as duas bochechas com uma espuma branca, em um fundo cinza.
Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

Seja muito bem vindo ao Review Box Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre um item de higiene pessoal que você certamente já possui certa familiaridade: o sabonete facial.

Sua finalidade é basicamente o cuidado especializado com a pele do rosto, que acaba sendo mais sensível por estar diariamente exposta ao sol, ao frio e, no caso das mulheres, à maquiagem.

No guia abaixo iremos te apresentar algumas boas opções de sabonete facial, além de te contar todas as vantagens desse produto que não pode ficar de fora da sua rotina.




Primeiro, o mais importante

  • O sabonete facial possui fórmula especialmente pensada para a pele do rosto, que é mais sensível, delicada e mais propensa à sofrer efeitos do clima.
  • Ele pode ser em barra ou líquido, sendo que ambos são boas escolhas.
  • Além de limpar, o sabonete facial controla a oleosidade da pele e hidrata.

Você também pode gostar:

Melhores sabonetes faciais: Nossos favoritos

Uma das opções mais indicadas por dermatologistas

Este sabonete da La Roche-Posay é uma das opções mais indicadas por dermatologistas. Trata-se de um sabonete concentrado que limpa profundamente as peles oleosas e acneicas, reduzindo a oleosidade de forma visível e duradoura.

Ele também reduz os poros, previne espinhas, reduz as imperfeições da pele, além de limpar e hidratar o rosto.

O sabonete tem ação antibacteriana e ainda é hipoalergênico, não possuindo álcool ou parabenos em sua composição. Seu formato é o em barra e o aroma é extremamente sutil.

Sabonete facial para todos os tipos de pele

Indicado para todos os tipos de pele, o sabonete líquido Neutrogena Deep Clean limpa profundamente os poros do rosto, removendo 99% das impurezas e a oleosidade.

Seu diferencial está em sua fórmula, que combina o ativo beta-hidróxido com extrato natural de grapefruit para uma limpeza mais profunda e maior sensação de frescor.

É um sabonete que colabora para a hidratação da pele e possui indicação para uso diário.

Sabonete para peles mistas e oleosas

O sabonete facial Energizing, da Neutrogena, remove as impurezas e a oleosidade da pele com facilidade. Ele é indicado para peles mistas a oleosas, e o seu formato é em barra.

Sua fórmula contém microesferas revitalizantes e uma fragrância refrescante, que deixa sua pele energizada. Trata-se de um sabonete que oferece frescor, conforto e bem estar.

Guia de compra

O sabonete facial é um produto indispensável para a saúde da pele. Ele garante o equilíbrio da oleosidade, a limpeza e a hidratação, sendo importante também para retardar o aparecimento de rugas e marcas de expressão.

Para você entender um pouco melhor sobre o assunto, montamos um guia cheio de informações sobre os benefícios do sabonete facial.

Foto de uma pessoa com espumas de sabonete nas mãos, em baixo de uma torneira ligada. Ela parece estar prestes a lavar o rosto.

O sabonete facial é responsável por limpar, hidratar e controlar a oleosidade da pele do rosto. (Fonte: Burst/ Pexels)

Sabonete facial: O que é?

O sabonete facial possui finalidade relativamente semelhante ao sabonete tradicional, para corpo. Seu objetivo também é limpar e hidratar, no entanto, é específico para o rosto.

A fórmula do sabonete facial é pensada para peles mais delicadas e também para colaborar no controle de oleosidade.

Ele pode ser em barra ou líquido, assim como pode possuir indicações com relação ao tipo de pele.

Quais as vantagens do sabonete facial?

O sabonete facial permite que você tenha um item de limpeza específico para a pele do rosto, que normalmente é mais sensível, mais propensa à acnes e necessita de cuidados especiais.

Além disso, a fórmula do sabonete facial permite que ele controle a oleosidade do seu rosto e previna o aparecimento excessivo de acnes e cravos.

Vantagens
  • Limpa sem agredir a pele
  • Controla a oleosidade
  • pH semelhante ao do rosto
  • Hidrata
  • Colabora para manter a pele macia, jovem e brilhosa
Desvantagens
  • É bem mais caro que sabonetes tradicionais

Quais as recomendações de uso do sabonete facial?

Antes de qualquer coisa, é importante que você consulte um dermatologista sobre qual o sabonete ideal para o seu tipo de pele.

Porém, em linhas gerais, o uso do sabonete deve ser feite de maneira cuidadosa, com o rosto úmido e sempre com os olhos e boca bem fechados para evitar o contato interno.

É importante massagear delicadamente o sabonete no rosto até fazer espuma, para só então, enxaguar e secar.

Quais os tipos de sabonetes faciais?

Existe mais de um tipo de sabonete facial, sendo que os mais conhecidos deles são o em barra, o líquida e o esfoliante.

A seguir iremos explicar quais as diferenças entre eles, e o que você deve observar na hora da sua escolha.

Sabonete facial em barra

O sabonete facial em barra é ótimo para pessoas que sofrem de pele muito oleosa, pois sua formulação concentrada acaba combatendo com mais intensidade esse quesito.

Ele também apresenta maior durabilidade, o que pode ser interessante no uso diário.

Por outro lado, trata-se de um sabonete que necessita de uma saboneteira ou espaço reservado para ser armazenado. Além disso, não se recomenda que ele seja compartilhado, pois pode transferir bactérias de um rosto para o outro.

Foto de um sabonete em barra com uma flor artificial em cima, dentro de uma saboneteira de vidro.

O saboenete em barra é uma excelente opção se você busca bom rendimento. (Fonte: Pixabay/ Pexels)

Sabonete facial líquido

A fluidez do sabonete líquido é bem prática na hora de lavar o rosto. Ele desliza com facilidade pela pele, tem textura leve e normalmente deixa aquela sensação de frescor.

Além disso, pode ser compartilhado, pois é armazenado em sua própria embalagem e não tem contato direto com a pele.

No entanto, trata-se de um tipo de sabonete que rende muito pouco e por isso, acaba sendo um gasto frequente.

Sabonete facial esfoliante

O sabonete facial esfoliante, na verdade, pode ser líquido ou em barra. O seu diferencial é que ele possui textura granulada que colabora para a eliminação de células mortas e impurezas provenientes do meio ambiente.

A esfoliação é uma excelente forma de limpar profundamente, desobstruir os poros, estimular a produção de células novas, melhorar a circulação sanguínea e eliminar os cravos e espinhas.

Apesar dessas vantagens, pessoas com peles sensíveis podem sofrer um pouco mais nesse procedimento que deve ser feito com muito cuidado.

Indica-se esfoliar a pele no máximo de uma a duas vezes por semana, dependendo do seu tipo de pele, pois, mais que isso, o processo pode acabar ressecando demais a face.

Sabonete em barra Sabonete líquido Sabonete esfoliante
Textura Sólida Líquida Pode ser sólido ou líquido, sempre granulado
Compartilhamento Não deve ser compartilhado Pode ser compartilhado Depende do seu formato
Indicação Todos os tipos de pele, especialmente as oleosas Todos os tipos de pele Todos ostipos de pele, mas pessoas com peles sensíveis ou secas devem sem mais cuidadosas
Armazenamento Necessita-se de uma saboneteira Já possui embalagem para armazenamento Dependo do seu formato

Quanto custa e onde comprar um sabonete facial?

Como dissemos, o sabonete facial é mais caro que o sabonete corporal, devido à sua fórmula específica. Em média, o custo de um desses fica entre R$20 e R$60, de acordo com a marca.

Você pode comprar o seu sabonete facial em farmácias e até mesmo supermercados de grandes redes.

Algumas lojas de artigos de beleza, como a Sephora, também vendem algumas opções do produto.

Por fim, você pode optar pelas facilidades da compra online e acessar os sites da Amazon, Submarino, Beleza na Web, Época Cosméticos, Buscapé e Mercado Livre.

Critérios da compra: como comparar as opções de sabonete facial

O sabonete facial lida com a pele do rosto, e por isso a sua escolha deve ser muito cuidadosa. A seguir, iremos te apontar alguns pontos que não devem passar despercebidos na hora da sua compra:

Agora, vamos explicar melhor cada um deles.

Hidratação

É normal que sabonetes faciais tenham poder hidratante, no entanto, é sempre bom optar por aqueles mais agem nesse sentido.

Se possível, escolha sabonetes compostos por complexo de vitaminas, óleos vegetais, colágeno e outras substâncias que possam garantir uma pele macia e hidratada durante todo o dia.

Composição

Nem sempre checamos qual a composição determinado produto, no entanto, no que diz respeito à saúde da sua pele, esta uma questão que nunca pode passar batido.

Antes de tudo, se você for uma pessoa alérgica, tenha certeza que o produto escolhido não é composto por nenhuma substância que poderá te fazer mal.

Além disso, prefira aqueles que possuam não só substâncias sintéticas, mas também as naturais, pois esses tendem a ser os melhores no quesito saúde.

Textura

Você prefere os líquidos ou sólidos? Trata-se muito mais de uma escolha de preferência do que de qualquer outra coisa, afinal, ambos são bem fiéis ao que prometem e são recomendados por dermatologistas.

Aroma

Nada mais gostoso do que um sabonete facial com aroma fresquinho, né? Apesar dessa não ser uma questão fundamental, pode ser bem interessante fazer uso de um produto cheiroso e agradável.

O bom aroma contribui para a sensação de limpeza e ainda garante à pele todo um frescor especial.

(Fonte da imagem destacada: whiteshoes91/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?