Sabonete azul glicerinado parcialmente retirado da embalagem sob fundo escuro.
Ultima atualização: 19 de março de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

20Horas investidas

4Estudos avaliados

71Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje falaremos sobre um item que certamente você usa diariamente, mais de uma vez por dia: o sabonete. Se você está incerto de que o tipo de sabonete que você vem usando é realmente adequado ao seu tipo de pele e aos propósitos de aplicação, vamos te ajudar.

Um dos itens mais populares do mercado de higiene pessoal, o sabonete é um companheiro constante de qualquer pessoa em suas rotinas de cuidados pessoais. Disponível no mercado em diversas versões, os sabonetes vêm tendo suas formulações aprimoradas a cada dia mais para garantir a atenção e os cuidados necessários a todos os tipos de pele.

Muito além da função básica de higienizar a pele, o sabonete pode desempenhar diversos outros papéis, como adstringente, antisséptico, hidratante, desodorante, dentre outros.

Neste Review daremos dicas sobre como escolher o sabonete ideal para cada situação e tipo de pele, bem como apresentaremos as melhores opções do mercado e o que considerar para eleger o tipo de sabonete perfeito para as suas necessidades.




Primeiro, o mais importante

  • O mercado oferece uma infinidade de opções de sabonetes, das fórmulas mais simples para uso diário até os mais sofisticados, com ação esfoliante, antiacne, bactericida, etc. Escolha com base no tipo de uso que será dado ao produto, no seu tipo de pele e necessidades específicas.
  • Tipo, composição, pH, propriedades, indicação de usos e fragrâncias o produto são algumas características a serem consideradas no momento da compra.
  • Existe muita variação de preço para o produto, que se dá em função da marca e tipo. É possível encontrar versões simples por menos de R$ 1, sendo que as mais sofisticadas podem custar até R$ 50.

Você também pode gostar:

Melhores sabonetes: Nossos favoritos

Diversas pesquisas comprovam: o brasileiro é o povo mais limpo do mundo. De acordo com estudo da Euromonitor, nossa média nacional é de 12 banhos por semana, muito à frente dos ingleses, japoneses e chineses, por exemplo, onde a média é de 4,5 banhos semanais.

Nesta seção vamos apresentar os sabonetes mais populares à venda no Brasil. Confira a lista:

Sabonete Vegetal de Glicerina - Granado

Disponível na versão tradicional e nas enriquecidas com erva doce, algas, mel, amêndoas, esse sabonete é feito com extrato natural de glicerina vegetal que possui propriedades emoliente e hidratante.

É indicado para a limpeza diária de todos os tipos de pele. 100% nacional, é produzido com o selo FSC de Manejo Florestal 90 g. Não contém ingredientes de origem animal.

Sabonetes sortidos TodoDia Natura


AffiliateLink


Sabonetes Sortidos TodoDia Natura

Promove agradável sensação enquanto limpa suavemente a pele, deixando-a macia, sedosa e com o aroma delicado de nossas fórmulas. Além de evitar o ressecamento, os sabonetes preparam a pele para receber a combinação nutritiva duradoura de nossos hidratantes de Tododia.

Este kit com sabonetes sortidos da linha Todo dia da Natura é ótimo para fazer um estoque de sabonetes de qualidade! Os sabonetes limpam suavemente, deixando a pele macia, sedosa e com um aroma delicado, eles também previnem o ressecamento. Neste kit, você recebe 4 caixas, com 5 sabonetes em cada, nos aromas: macadâmia, algodão, folhas de limão e graviola, alecrim e sálvia. As caixas também podem ser adquiridas separadamente.

Sabonete Líquido Cabeça aos Pés Johnson's Baby

Ideal para ser usado por bebês e crianças, vai da cabeça aos pés. Oferece cuidados especiais com ingredientes suaves. Criado com a exclusiva fórmula Chega de Lágrimas, desenvolvida para limpar a pele sensível do bebê, inclusive na região dos olhos, sem causar irritações.

A fórmula é livre de corantes, parabenos, ftalatos e sulfatos, é desenvolvido com glicerina vegetal e tem pH fisiológico.

Sabonete Ancibacteriano - Protex

Para uso diário, esse sabonete combina a proteção antibacteriana prolongada com o ÔMEGA 3. Sua fórmula ajuda a manter a pele saudável, protegida e com sensação hidratante, eliminando 99,9% das bactérias do tipo Ecoli. Disponível nas versões líquido de 200 ml e barra, de 85 g.

Sabonete Líquido de Enxofre Antiacne - Granado

Formulado com Enxofre líquido e Triclosan, tem ativos de ação antisséptica e fragrância com notas naturais de eucalipto, que proporciona frescor. Também está disponível na versão em barra.

Poderoso agente no tratamento de peles acneicas, regulariza a secreção sebácea reduz a oleosidade excessiva da pele. Produto com pH da pele e livre de corantes e parabenos. Não contém ingredientes de origem animal.

Sabonete Hidratante Nutrimilk – Palmolive

Enriquecido com um suave agente tensoativo e com proteínas do leite, devolve a hidratação natural da pele diariamente e tem fragrância diferenciada, considerada uma das melhores do mercado.

A fórmula tem proteínas do leite, grandes aliadas da nutrição da pele, proporcionando maior sensação de hidratação e suavidade na pele, em comparação ao uso de sabonetes regulares.

Sabonete em Folhas Lírio Blister - Océane

Portátil e prático, tem design inovador e tecnológico ideal para ser utilizado em qualquer lugar e a qualquer momento, como em viagens e passeios. O conteúdo não vaza da embalagem e você pode levar tranquilamente na bolsa, no carro, na bagagem e até no bolso.

Cada folha de sabonete é suficiente para um uso, e se dissolve facilmente em contato com água. O produto é biodegradável, não agredindo o meio ambiente.

Guia de Compra

Agora que você conferiu nosso Ranking com alguns dos sabonetes mais populares do mercado, chegou a hora de dar o próximo passo e acompanhar o nosso Guia de Compra. Nesta seção você terá acesso às informações mais relevantes sobre sabonetes, como tipos existentes e indicações de uso, vantagens e desvantagens, valores, onde comprar, etc.

Mas lembre-se: nem sempre o mais conceituado produto do mercado é o ideal para você, as necessidades da sua pele e seus objetivos de uso. Por isso te apresentaremos tópicos sobre as características para as quais você deve atentar para escolher o sabonete que melhor atenda suas expectativas.

Imagem mostra mulher no chuveiro esfregando o corpo e sorrindo.

Pesquisas indicam que o brasileiro toma cerca de 12 banhos por semana. (Fonte: Olena Yakobchuk / 123RF)

O que é o sabonete?

O sabonete é um produto de higiene pessoal produzido a partir de ácidos graxos de origem animal ou vegetal, enriquecido com fragrâncias e outros componentes.

Pode vir na versão sólida ou líquida. Existem, ainda, diversos formato, especialmente no caso de sabonetes artesanais, onde o produto ganha as mais variadas formas e cores, ganhando até função decorativa.

Quais as vantagens e desvantagens do sabonete?

Além de ser fundamental para a limpeza e higienização adequadas da pele, os sabonetes podem oferecer outros benefícios de acordo com o tipo escolhido.

Existem versões específicas para todos os tipos de pele, como peles secas, oleosas, mistas, sensíveis, dentre outras características.

Nem só a limpar e perfumar a pele se restringem as funções do sabonete. O produto também pode ser aliado na rotina de cuidados e tratamentos da pele. Mas também pode atrapalhar. Um sabonete inadequado pode prejudicar a pele, causando ressecamentos, irritações e alergias.

Além das versões medicinais, que tratam problemas específicos, temos também as versões para prevenção e tratamento de peles com acne e cravos, peles sensíveis e com alergias além das versões com antisséptico e antibactericidas, dentre outras propriedades.

Como é um produto que todo mundo usa, o sabonete em suas versões mais sofisticadas ou artesanais também são excelente opção para presentear ou dar como lembrança. Em forma de kits com várias fragrâncias ou em composição com outros itens de higiene, costuma ser uma opção que agrada a maioria.

Sabonetes decorados e artesanais também costumam ser bastante utilizados para decorar ou perfumar gavetas e armários. As versões de sabonete líquido com partículas brilhantes ou coloridas também têm sido muito usadas em dispenser translúcidos para compor a decoração de lavabos e banheiros.

No entanto, essas versões diferenciadas podem ter o custo bem elevado em comparação às mais básicas.

Vantagens
  • Existem versões adequadas para todos os tipos de pele
  • Além de limpar e perfumar podem ter outras propriedades
  • Modelos artesanais ou especiais são boa opção para decorar e presentear
Desvantagens
  • Tipo inadequado pode ressecar e irritar a pele
  • Versões diferenciadas custam cerca de 10x mais que as normais

Sabonete líquido ou em barra?

O sabonete é um produto de uso diário e de contato direto com a pele, por isso deve ser bem escolhido. Pondere o tipo de sabonete mais adequado de acordo com a situação e o propósito de uso.

Sabonetes líquidos, por exemplo, são mais práticos para lavar as mãos ou levar em viagens, por exemplo. Os em barra precisam de local para armazenagem, de preferência que não cumule água.

Se for compartilhar, prefira o sabonete líquido, que não entra em contato direto com a pele e não acumula impurezas e resíduos, como pode ocorrer com o de barra.

Confira se o produto é indicado para o tipo de pele e região que você precisa. Usos inadequados podem trazer prejuízos.

O formato do sabonete também merece atenção, e deve se adequar ao uso que o produto se destina. Por fim, preste atenção à fragrância do sabonete, de acordo com seu gosto pessoal. Versões mais suaves casam melhor para quem costuma usar loções, cremes e perfume após o banho.

Confira a tabela comparativa para decidir o tipo de sabonete ideal para suas necessidades:

Líquido Barra
Rendimento Rende mais Tende a render menos
Aplicação Se dá mais uniformemente com uso de esponja Direto na pele, dispensa uso de esponja
Investimento Valor mais elevado Versões para todos os bolsos
Embalagem Embalagem pode ser volumosa, mas existe versão refil Embalagem pequena, gera menos resíduos pro ambiente

Quais cuidados tomar na escolha do sabonete ideal?

A maioria conta com muitos compostos químicos em sua fórmula, que podem causar reações e irritações. Por isso a escolha do produto merece atenção, especialmente nos casos em que eles serão usados por bebês, crianças ou pessoas com peles sensíveis.

Sempre atente às informações de ingredientes presentes na embalagem. Verifique atentamente a composição do produto, e certifique-se de que todos os ingredientes são bem aceitos pela sua pele.

Certifique-se que o produto escolhido foi testado e aprovado dermatologicamente e contém propriedades e hipoalergênicas e fragrância suave. Essas características diminuem riscos de ressecamento, alergias e irritação da pele.

Imagem mostra alguns sabonetes dentro de uma recipiente.

Cuidado com a composição do sabonete. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Quanto custa?

Uma unidade de sabonete em barra do tipo comum pode custar menos de R$ 1, chegando a mais de R$ 50 a unidade no caso de tipos e marcas especiais.

As chamadas embalagens econômicas, que contam com mais unidades do produto, costumam ter preços mais vantajosos.

No caso dos sabonetes líquidos, é possível encontrar produtos por menos de R$ 10, sendo que as versões refil são mais em conta que as que acompanham frasco.

Onde comprar?

Os sabonetes são um produto de necessidade básica, por isso são muito fáceis de serem encontrados à venda em lojas físicas, farmácias e drogarias, mercados e supermercados e lojas de departamento como Americanas, Extra, Walmart, dentre outras.

Também podem ser comprados em lojas de e-commerce como a Amazon e o Mercado livre, onde inclusive é possível encomendar o produto em quantidades maiores a preço de atacado.

Considere sempre em suas pesquisas para as compras online o valor do frete. Dependendo da região, tamanho e peso do pacote, o frete pode sair caro e aumentar o preço final do produto.

Visão de um carrinho de supermercado mostra prateleiras repletas de sabonetes líquidos e em barra.

Mercado conta com inúmeras opções de marcas, formatos e fragrâncias, mas comprando em quantidade pela internet você consegue sabonetes melhores por preços mais atrativos. (Fonte: MarcoPomella / Pixabay)

Critérios de compra: Fatores para qualificar os diferentes tipos de sabonete

Como consumidores comuns nós não temos obrigação de ser especialistas no produto que pretendemos adquirir. Mas é claro que se você acompanhou esse artigo até aqui, é porque está interessado em fazer uma compra acertada, e escolher seu sabonete como um profissional.

A seguir vamos apresentar algumas características para as quais você deve estar atento na hora de comparar tipos e marcas deste produto. Após definir seu tipo de pele e suas necessidades, pondere os seguintes aspectos para escolher o produto que melhor lhe atenderá:

  • Tipo
  • Usos
  • pH
  • Funções
  • Fragrância
  • Formato

Veja agora a importância de prestar atenção em cada um desses pontos.

Tipo

Os sabonetes estão disponíveis no mercado basicamente em três formatos: em barra, líquido ou em folhas.

  • Sabonete em barra: Tipo mais comum no mercado. No entanto, sua composição para que se torne sólido faz com que ele seja mais alcalino, podendo ser muito agressivo para alguns tipos de pele.
  • Sabonete líquido: Podem ser do tipo convencional, em creme ou gel. São mais suaves, por isso são mais indicados para uso em bebês, crianças e peles sensíveis. É considerado o tipo mais higiênico de sabonete, uma vez que somente a porção do produto que será utilizada no momento entra em contato com o usuário.
    Sendo assim, é o tipo ideal para banheiros compartilhados pois, diferente da versão em barra, não corre o risco de acúmulo de resíduos e impurezas.
  • Sabonete em folha: Ainda estão ganhando popularidade no Brasil, mas já são muito comuns lá fora. Eles são ideais para ter sempre à mão, levar na bolsa ou no bolso para passeios, viagens, academia, etc.
    Laminados em folhas bem finas, tem a porção ideal para lavar as mãos ou até mesmo para o banho. Sendo muito higiênicos, especialmente para compartilhar, já que cada pessoa usa uma folha.

Usos

As indicações de uso dos sabonetes, além dos tipos de pele específicos, podem ser:

  • Para o corpo: Costuma ter a composição mais forte para limpeza profunda, já que a região não é tão sensível quanto o rosto e partes íntimas. Não devem ser usados no rosto ou cabelo, pois pode irritar e ressecar.
  • Para o rosto: Geralmente tem com composição suave para não agredir a pele facial, que é mais delicada e exige mais cuidados que as demais partes do corpo.
  • Para partes íntimas: Disponível na versão líquida para público masculino e feminino, o sabonete íntimo é desenvolvido especialmente para higienizar e tratar as regiões íntimas, que contam com pH diferenciado do restante da pele.
  • Para barbear: Para esse fim específico o sabonete produz uma espuma mais densa e cremosa, e conta com propriedades hidratantes para proporcionar um barbear mais confortável e sem agredir a pele. Existem versões em barra, gel e creme.
  • Medicinal: Com componentes medicinais, podem ser usados no tratamento ou prevenção de doenças da pele como micoses, dermatites, escabiose, dentre outras. Só deve ser usado com indicação médica.

PH

O pH é a medida química utilizada para determinar a acidez ou basicidade do produto, e pode variar até 14.

Quanto mais o pH for próximo de zero, mais ácida é a composição, e quanto maior mais alcalina. Nossa pele também conta com pH específico, geralmente de 5,5.

Por isso, para encontrar o sabonete ideal devemos verificar a compatibilidade dos pHs. Quanto mais próximo o pH do produto for do pH da nossa pele mais suave ele será. Ou seja, produtos de pH baixo serão menos agressivos à pele e benéficos para a garantia de uma pele saudável e bem cuidada.

Com base nesse critério, as melhores opções são os sabonetes neutros ou glicerinados. Além disso, as versões líquidas ou cremosas costumam ser mais suaves. Já os sabonetes em barra geralmente são mais alcalinos, podendo ser mais agressivos para a pele.

Imagem de mulher preparando sabonete de glicerina.

Sabonetes glicerinados são melhores opções para nossa pele. (Fonte: Dinis Tolipov / 123RF)

Funções

Os sabonetes podem ter além da função básica de higienização, as funções:

  • Adstringente: Fecha os poros reduzindo a oleosidade e prevenindo cravos e espinhas;
  • Hidratante: Evita o ressecamento e repõe a umidade natural da pele;
  • Antibacteriano: tem componentes capazes de eliminar germes e bactérias;
  • Antisséptico: Tem as mesmas propriedades do antibacteriano, mas pode ser enriquecido com enxofre para controle da acne e seborreia em peles oleosas;
  • Antiacne: Com ácido salicílico e/ou enxofre faz assepsia profunda na pele combatendo a oleosidade e tratando e prevenindo a acne;
  • Esfoliante: Com microesferas promove a esfoliação da pele, removendo células mortas e impurezas.

Fragrância

Aqui a escolha poderá ser puramente baseada no gosto pessoal. Existem pessoas que preferem sabonetes com fragrâncias fortes e marcantes, enquanto outros preferem cheiros mais suaves.

Além de testar se o cheiro do produto lhe é agradável, confira se a fragrância utilizada tem Butilfenil Metilpropional, que é um componente químico sintético muito usado para perfumar produtos de higiene, mas que está entre os que mais pode causar alergias em pessoas com peles mais sensíveis.

Formato

Aqui, mais uma vez, a escolha se baseará em preferências pessoais. O mercado oferece sabonetes nos mais variados formatos, desde os tradicionais retangulares, até os redondos e com protuberâncias que massageiam enquanto ensaboam.

Existem, ainda, os que vêm em diversos formatos de bichinhos, objetos, doces, flores, etc., que podem ser uma atração à parte. Esses formatos são mais comuns em produtos artesanais, e são ideais para decorar lavabos, perfumar gavetas e armários, além de presentear.

Imagem de dois sabonetes em formato de coração.

Os sabonetes podem ter diferentes formados, além do tradicional. (Fonte: pixel2013 / Pixabay)

Existem, ainda, sabonetes com cordão. Além de proporcionar maior firmeza na hora do uso, o cordão possibilita que o sabonete seja pendurado em ganchos no banheiro ou na própria válvula do chuveiro, evitando o acúmulo de umidade que prejudica a textura do produto.

Alguns modelos contam com dois cordões longos, para possibilitar o uso com as duas mãos para lavar as costas.

(Fonte da imagem destacada: Gadini / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Paula Diniz Jornalista
Brasiliense, é redatora, social media e inventora de moda nas horas vagas. Apaixonada por projetos DIY de moda e artesanato, é leitora voraz, fã de séries, atividades ao ar livre e jogos de tabuleiro. Expert em compras online, não fica de fora dos lançamentos e tendências de decoração, cuidados estéticos e com a casa.