Imagem de sabre de luz duplos com lâminas vermelhas usado por Darth Maul
Ultima atualização: 12 de novembro de 2019

Como escolhemos

10Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

67Comentários coletados

Revigorada após ser adquirida pela Disney, a franquia Star Wars está sendo revitalizada e dá indícios de que ainda vai acompanhar várias novas geração. Então, hoje no ReviewBox Brasil vamos falar sobre o sabre de luz.

Gravado na imaginação de crianças e adultos, o sabre de luz é um dos itens mais emblemáticos da franquia, independente de qual lado da Força seja o seu favorito. Hoje vamos falar um pouco mais sobre esse brinquedo. Confira!




Primeiro, o mais importante

  • Embora seja um brinquedo, é importante nunca deixar crianças muito pequenas brincarem sem a supervisão de um adulto para evitar acidentes.
  • Muitos jovens e adultos utilizam os sabres de luz em fantasias e cosplay de personagens da franquia.
  • É possível encontrar modelos com iluminação e que até mesmo emitem o famoso som emblemático utilizado no cinema sempre que um sabre é utilizado.

Você também pode gostar:

Os melhores sabres de luz: nossas recomendações para os fãs de Star Wars

Com os filmes continuando a fazer um sucesso incrível nos cinemas, não é de se admirar a quantidade de brinquedos com a temática de Star Wars. E claro, os sabres de luz não poderiam ficar de fora. Veja aqui alguns exemplos:

O sabre para as novas gerações

Utilizado pela icônico personagem Kylo Ren, esse sabre se diferencia por possuir duas adagas laterais. Retrátil, ele conta com luzes e sons de batalha, além de sensores de movimento e impacto, produzindo barulhos de acordo com a movimentação para deixar a brincadeira ainda mais realista.

O sabre para quem procura várias opções

Para que você possa aproveitar ao máximo a experiência Star Wars com um único sabre de luz, esse modelo é a melhor escolha. Isso porque ele muda de cor e possui frases de quatro personagens icônicos: Yoda, Obi-Wan Kenobi, Mace Windu e Darth Vader. Escolha o seu lado da força com 24 frases e efeitos sonoros.

O modelo para os fãs da série animada

Inspirado na animação Rebels, esse sabre de luz é dois em um. Além de sua “lâmina” retrátil de 20 cm de comprimento, ele também pode ser facilmente convertido em um blaster que dispara dardos. Ele também conta com luzes e sons para deixar a brincadeira mais divertida e imersiva.

Guia de compra

Quando se trata de Star Wars, existe um infinidade enorme de brinquedos e acessórios que vão desde canecas, Legos, quebra cabeças, e muito mais.

No entanto, os sabres de luz ainda estão entre os mais procurados. E isso vai desde os brinquedos mais simples até os modelos mais realísticos, muito utilizados como peças decorativas. Veja mais detalhes em nosso guia de compras.

Imagem de ator vestido de Kylo Ren ao lado de criança, segurando um sabre de luz vermelho

Os personagens de Star Wars são tão carismáticos que até mesmo seus vilões conquistam o imaginário das crianças. (Fonte: mm91/ Pixabay.com)

Qual a origem do sabre de luz?

No universo Star Wars, os sabres de luz foram criados em um tempo muito anterior ao seu aparecimento nas trilogias atuais, passando por evoluções que o levaram de um arma cheia de parafernálias para os itens elegantes e poderosos que conhecemos hoje.

E, você pode estranhar, mas foram os Sith que aprimoraram os sabres, adaptando uma célula e um supercondutor que permitia o melhor controle de energia para manter uma lâmina estável.

Para nossa felicidade, os primeiros sabres de luz de brinquedo surgiram em 1978, originalmente na cor amarela, mesmo essa cor não aparecendo em lugar nenhum na trilogia oficial.

Desde então, conforme os sabres ganhavam novas cores e significado na mitologia de Star Wars, novos brinquedos foram surgindo para mexer com a imaginação do público.

foco

Você sabia que, originalmente, a luz do sabre de Luke Skywalker seria azul? Eles acabaram trocando por verde, com medo de que a luz não aparecesse muito bem nas cenas da Batalha Sobre Sarlacc , onde havia um céu azul ao fundo.

Quais as vantagens e desvantagens do sabre de luz?

É possível encontrar sabres de luz em todos os tamanhos, com diferentes cores e formatos. Mas as vantagens vão além disso, já que muitos modelos possuem iluminação e até mesmo emitem sons de batalha.

Eles podem ser utilizados por adultos e crianças, são excelentes itens decorativos e muitos modelos possuem lâminas retráteis, imitando os modelos exibidos nos filmes.

No entanto, também existem algumas desvantagens. Para todos os efeitos especiais, muitos sabre utilizam pilhas e baterias. Apesar de ser um brinquedo, as crianças podem acabar se machucando ao duelar com eles.

E, se você pretende investir em um sabre de luz mais realístico, é melhor preparar o bolso, pois eles custam bem caro, com preços variando de acordo com os detalhes e complexidade da peça.

Vantagens
  • Muitos modelos possuem iluminação
  • Existem sabres que emitem sons de batalha
  • Pode ser utilizado por adultos e crianças
  • São excelentes artigos decorativos
  • Alguns sabres possuem lâminas retráteis
Desvantagens
  • Alguns modelos utilizam pilhas e baterias
  • Apesar de ser um brinquedo, as crianças podem se machucar
  • Sabres realísticos custam muito caro

Quais os cuidados eu devo ter ao brincar com o sabre de luz?

Assim como qualquer espada de brinquedo, podem acontecer acidentes enquanto as crianças brincam de duelar, imitando os famosos Jedi ou os perversos Sith.

Por isso, esteja sempre atento a idade recomendada pelo fabricante e verifique se não há peças pequenas que se soltem ou que possam ser engolidas caso a criança leve o brinquedo a boca.

Em modelos mais complexos, com iluminação e sons, o embate entre dois sabres, ou utilizá-lo contra outros objetos, podem acabar danificando essas funções.

No mais, é sempre importante que as crianças estejam sempre a supervisão de um adulto quando estiverem brincando com os sabres de luz, isso ajuda a evitar acidentes.

Imagem de sabre de luz utilizado por Kylo Ren

O sabre utilizado por Kylo Ren chamou a atenção por ter uma empunhadura completamente diferente do que havíamos visto nos filmes anteriores. (Fonte: GooKingSword/ Pixabay.com)

Vale a pena investir em um sabre de luz mais realístico?

Isso depende muito da utilização que você deseja e quais as funcionalidades ou nível de fidelidade que você procura. Como dissemos, esses itens geralmente são feitos por encomenda e custam caro.

Se você é um fã incondicional da série, está buscando um item de decoração ou até mesmo um sabre para utilizar como cosplay, gastar um pouco mais em um modelo realístico é sempre uma opção válida.

Sabres mais realísticos são uma ótima opção para os fãs mais dedicados.

E, vale lembrar, como eles são mais detalhados e possuem funções de iluminação e som mais elaborados, muitas vezes as peças acabam sendo mais delicadas, o que pode ser um problema caso você queira brincar com seu sabre.

Assim como action figures, esses sabres mais realísticos são uma ótima opção para os fãs mais dedicados. E, quando consideramos seu valor, é definitivamente melhor deixá-los longe do alcance das crianças.

Imagem de imitação de sabre de luz realístico

Infelizmente, os sabres mais realísticos costumam ser importados, o que os deixam ainda mais caros para o público brasileiro. (Fonte: GooKingSword/ Pixabay.com)

Critérios de compra: O que considerar antes de escolher um sabre de luz

Os sabres de luz se tornaram um verdadeiro ícone da cultura pop, então não é de se estranhar que existam tantos modelos disponíveis no mercado, com diferentes cores e funcionalidades.

Por isso é tão importante escolher com atenção, seja para presentear seus filhos, incorporar em seu cosplay ou até mesmo decorar sua casa. Veja alguns tópicos que separamos para sua consideração:

Material

Uma das coisas mais importantes que você deve considerar quando estiver escolhendo um sabre de luz é o material em que ele é feito, especialmente se for para uma criança.

Atualmente, a maioria dos modelos utilizam plástico e outros materiais sintéticos. Nesses casos, vale a pena verificar se o material, e principalmente a tinta, são hipoalergênicos, evitando assim riscos à saúde das crianças.

Muitos modelos também contam com luzes e pequenos alto-falantes responsáveis por frases e outros efeitos sonoros.

Nesses casos, é importante que o material seja ainda mais resistente para que esses aparatos eletrônicos não se quebrem enquanto as crianças estão brincando.

Imagem de sabre de luz azul flutuando no espaço

Os brinquedos simulam praticamente todos os sabres exibidos nos filmes e séries animadas, permitindo uma ampla opção de escolha. (Fonte: JAKO5D/ Pixabay.com)

Tamanho

O tamanho do sabre também deve ser levado em consideração, especialmente no caso das crianças mais jovens. O ideal aqui é que o cabo se encaixe perfeitamente na mão para facilitar o manejo do brinquedo.

Muitos sabres também contam com lâminas retráteis, que podem ser ativadas por botões ou apenas inclinando o sabre para frente e para baixo. Além de simular os sabres verdadeiros, isso os torna bem mais fáceis de guardar.

Agora, se você já é grandinho, é possível encontrar sabres que imitam o tamanho dos sabres exibidos nos filmes. Alguns até mesmo possuem lâminas duplas, tornando-os bem maiores.

Imagem de sabre de luz com lâmina verde

O sabre utilizado por Luke Skywalker com lâmina verde ainda é um dos mais procurados pelos fãs. (Fonte: ColiN00B/ Pixabay.com)

Cores e estilos

Como dissemos ao longo do artigo, é possível encontrar sabres em uma grande variedade de cores e etilos.

Desde os modelos duplos até o emblemático sabre com empunhadura utilizado por Kylo Ren na nova trilogia até os mais tradicionais, cada fã tem o seu favorito. Mas você sabe o que significa o que as cores significam na mitologia Star Wars? Dê uma olhada:

  • Azul: Utilizado pelos Jedi Guardiões, a cor azul simboliza o lado mais luminoso da Força.
  • Verde: Eternizado por Luke Skywalker, o verde simboliza mais o controle dos aspectos mentais da Força, focando-se mais no equilíbrio e menos no combate.
  • Amarelo: Utilizado por Jedis Sentinelas, os sabres amarelos são utilizados por usuários que combinam treinamento de combate e domínio nas artes da Força.
  • Vermelho: Os sabres vermelhos estão entre os mais raros na mitologia de Star Wars e são geralmente associados ao lado negro da Força. Ele se imortalizou por ser utilizado por Darth Vader.
  • Roxo: Os sabres roxos são um símbolo de usuários que passaram do lado Negro para o lado Luminoso da Força, como símbolo de sua redenção.

Esses são apenas alguns exemplos, e muito certamente veremos novas cores surgindo conforme novos filmes são lançados e a mitologia Star Wars é continuamente ampliada. Veja mais algumas dicas no vídeo abaixo:

Iluminação

Vamos convir que nós provavelmente não viveremos para ver um sabre de luz de verdade, então os brinquedos fazem o seu melhor para simular os efeitos vistos nos filmes.

É por isso que muitos modelos apostam em uma fonte de iluminação interna. Isso acaba encarecendo um pouco o produto, além de exigir pilhas ou baterias extras, mas o deixa muito mais bonito e atrativo.

(Fonte da imagem destacada: GooKingSword/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.