Imagem de um sacho.
Ultima atualização: 17 de agosto de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Quem gosta de jardinagem sabe da importância das ferramentas corretas para plantar as flores e realizar a manutenção do solo. Cada ferramenta de jardinagem cumpre com determinado propósito, mas você também encontra ferramentas multifuncionais, como o sacho.

O sacho é parecido com uma enxada, mas conta com duas pontas, uma para revolver a terra e a outra para afofar. Para saber mais sobre esse acessório, continue lendo mais um artigo exclusivo do ReviewBox Brasil.




Primeiro, o mais importante

  • O sacho é utilizado na agricultura, horticultura, fruticultura, floricultura e jardinagem. Essa é a ferramenta de jardinagem ideal para realizar trabalhos em canteiros estreitos e de difícil acesso.
  • Essa ferramenta possui duas pontas, uma é utilizada para cavar e revolver o solo, incorporando adubos e corretivos. Também serve para abrir valos e sulcos na terra e outras finalidades similares às de uma enxada. A outra ponta do sacho serve para afofar a terra, nivelar o solo e modelar os canteiros.
  • O sacho possui duas extremidades, a extremidade chata e a extremidade de ponta – que pode ter formato de lança ou formato de garfo e possuir diferentes finalidades de uso de acordo com esse formato.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de sacho: Nossas sugestões de compra

A jardinagem é uma atividade relaxante. Colocar a mão na terra e cuidar de cada etapa do cultivo de plantas, flores, hortaliças e frutas é uma atividade de lazer para muitas pessoas. Ainda assim você precisa investir nas ferramentas certas. Pensando nisso, separamos os melhores modelos de sacho a venda.

Um modelo versátil

Para quem busca versatilidade, recomendamos a compra do sacho da Tramontina. Esse modelo possui duas extremidades em formatos diferentes, o que possibilita a realização de diferentes atividades, além disso, conta com cabo em tamanho médio (60cm) que oferece muito mais comodidade no manuseio.

Um modelo diferenciado

Quem precisa de uma ferramenta multifuncional para realizar trabalhos de jardinagem e agricultura, deve investir no sacho coração da Tramontina. As extremidades em tamanhos e formatos diferentes podem ser utilizadas para capinar e substituir a enxada em tarefas menores.

A ferramenta mais bem avaliada

Para quem procura uma ferramenta com cabo maior, o sacho coração da Vonder é a melhor opção, pois o cabo possui 1,20m de comprimento. A ferramenta possui corpo em aço carbono na cor amarela e cabo de madeira na cor natural.

O melhor sacho de mão

Você precisa de um sacho pequeno, apenas para fazer trabalhos manuais? Então compre este sacho de mão. O produto possui 27cm de comprimento, cabo emborrachado em formato anatômico, duas pontas em diferentes formatos e revestimento protetor.

Guia de Compra

Todo jardineiro, seja profissional ou amador, sabe que para conquistar um jardim vistoso, é necessário ter paciência, dedicação e algumas ferramentas para auxiliar nas etapa de plantio, poda e manutenção do solo.

Entre as inúmeras ferramentas de jardinagem, uma das mais completas é o sacho, um acessório dois em um com diferentes finalidades de uso. Para conhecer todas as características e finalidade do sacho, continue lendo este Guia de Compra.

Imagem de uma mulher em um jardim.

Para cuidar de um jardim, você precisa das ferramentas certas. (Fonte: Jill Wellington/ Pexels.com)

O que é um sacho?

As ferramentas de jardinagem são utilizadas para auxiliar no plantio, poda e manutenção do solo em hortas, jardins e canteiros. Dentre as diversas ferramentas de jardinagem, o sacho se destaca como um acessório multifuncional.

O sacho possui duas extremidades, uma é parecida com uma enxada e a outra possui formato de lança ou da letra V.

A lâmina mais larga serve para campinar nos espaços entre plantas, flores, hortaliças e frutas e a lâmina em formato de lança ou letra V serve para fazer sulcos e afofar a terra.

Essa ferramenta tem utilização semelhante a uma enxada, portanto pode ser utilizada para remover raízes profundas. O sacho facilita o trabalho de jardinagem em locais de difícil acesso como canteiros rente a muros.

Imagem de um homem plantando sementes.

O sacho pode ser utilizado com diferentes propósitos. (Fonte: Binyamin Mellish/ Pexels.com)

Como utilizar um sacho no cuidado com o jardim?

Não importa se o seu jardim é pequeno, médio ou grande, é necessário preparar um solo bastante nutritivo para receber suas plantas e flores. Para realizar a jardinagem de maneira eficiente e rápida, é preciso investir nas ferramentas certas, uma delas é o sacho.

Para preparar o solo, comece retirando as ervas daninhas, que prejudicam o cultivo. Você pode utilizar um extrator de ervas daninhas ou escardilho. Para áreas impermeáveis como concreto, utilize um limpador de fugas.

Em seguida, espalhe adubo ou calcário pelo canteiro com o auxílio de uma pá. Para misturar os nutrientes ao solo, um sacho poderá ajudá-lo. Em jardins maiores, utilize um rastelo ou cultivador rotativo.

Para carpir o canteiro, utilize um sacho de duas pontas.

Para carpir o canteiro, utilize um sacho de duas pontas, começando pelo lado cortante para cortar o mato e depois use os dentes para removê-lo. Na hora de plantar sementes ou mudas, utilize uma pá estreita para tirar a planta do vaso sem machucar o bulbo.

Se precisar mudar a planta de lugar, utilize uma pá estreita para remover a muda e uma pá larga para transportar a planta. Utilize um garfo para afofar a terra e pronto. Essas ferramentas podem ser utilizadas em trabalhos de jardinagem domésticos ou profissionais.

Quais são as vantagens e desvantagens de comprar um sacho?

O grande diferencial de um sacho é a versatilidade dessa ferramenta. Como cada lado possui um formato, cada um possui uma finalidade de uso distinta.

Além disso, a ferramenta pode ser utilizada para substituir outras como um extrator de ervas daninhas ou escardilho na remoção das temidas ervas daninhas. Também pode substituir a pá ao incorporar adubo à terra.

Por causa do formato de uma das extremidades, o sacho também pode substituir a enxada em pequenos trabalhos, principalmente em canteiros estreitos e rentes a muros, pois o sacho é pequeno e estreito.

Viu como o sacho é versátil e multifuncional? Para saber mais vantagens e desvantagens dessa ferramenta, confira a tabela abaixo:

Vantagens
  • Modelos em diferentes tamanhos e formatos
  • Duas ferramentas em uma
  • Você pode comprar a peça separadamente ou em conjunto de ferramentas
  • Auxiliam a cuidar do jardim de modo simples e rápido
  • Alcança áreas difíceis
  • Modelos em diferentes cores
Desvantagens
  • Modelos de metal ou aço podem enferrujar com o tempo
  • Modelos de plástico podem quebrar facilmente
  • É importante guardar em um local adequado para o armazenamento

Quanto custa e onde comprar um sacho?

O preço de um sacho pode variar de acordo com o tamanho, material, design e marca da ferramenta de jardinagem. Você encontra modelos por preços que variam de R$15 a R$45.

Você pode encontrar essa ferramenta em lojas especializadas em artigos de jardinagem, mas também consegue encontrar opções disponíveis na internet, em grandes sites como na Amazon Brasil, por exemplo.

Imagem de ferramentas de jardinagem.

Para plantar, podar ou cuidar do solo de seu jardim, você precisa das ferramentas adequadas, uma dessas ferramentas é o sacho. (Fonte: JillWellington/ Pixabay.com)

Critérios de compra: Como encontrar o melhor sacho a venda

Para executar um trabalho com eficiência e rapidez, você necessita dos equipamentos certos. Isso não é diferente com a jardinagem e para conquistar o jardim dos seus sonhos, certifique-se de comprar as ferramentas corretas. Para escolher o melhor sacho, avalie as seguintes características:

Vamos detalhar cada um dos critérios ao longo desta seção. Se você estiver gostando deste artigo, deixe um comentário abaixo e não deixe de se inscrever para receber mais conteúdos como este.

Extremidades

Você encontra dois modelos de sacho. Ambos possuem duas extremidades diferentes, sendo a extremidade “chata” padrão e a extremidade de ponta variável.

O chamado “sacho coração” possui extremidade de ponta em formato de lança, ideal para abrir valos e sulcos no solo, seja para plantar sementes ou mudas. O outro modelo possui extremidade em formato de letra V, ideal para remover raízes profundas e ervas daninhas.

Tamanho da ferramenta

O tamanho da ferramenta é um dos critérios de compra mais relevantes. Recomendamos que você escolha um sacho de tamanho compatível com a extensão de seu jardim.

Para jardins ou hortas pequenas, você pode optar por uma ferramenta pequena e condizente com a delicadeza das plantas, para evitar danos durante o manuseio das plantas e flores. Você encontra o sacho de mão, uma ferramenta que mede menos de 30cm.

Para jardins muito extensos, é importante escolher uma sacho maior – tanto a peça, quanto o cabo – para que você não precise permanecer muito tempo abaixado. Recomendamos um sacho com cabo de 60cm ou 120cm.

Além do tamanho da ferramenta, confira se o sacho é leve, pois uma peça mais leve gera menos esforço físico do usuário e torna o momento de jardinagem mais prazeroso.

Imagem de um saco de ferramentas de jardinagem.

As ferramentas de jardinagem devem ser armazenadas em um local adequado. (Fonte: cottonbro/ Pexels.com)

Comprimento do cabo

Outra característica que merece sua atenção no momento da compra é o comprimento do cabo do sacho. Você encontra modelos com cabo de 30cm, 45cm, 60cm ou 120cm. Alguns modelos também oferecem cabo prolongador que pode ser encaixado e removido conforme necessidade.

É importe que cabo da ferramenta seja prendido com uma bucha plástica, pois a peça oferece excelente fixação, absorve a contração da madeira e absorve o impacto causado pelos movimentos, evitando que o cabo se solte durante o uso da ferramenta.

Ainda sobre a peça, escolha um sacho com cabo de madeira de origem renovável e com acabamento envernizado, pois essa camada protetora em verniz incolor realça a tonalidade da madeira, concede brilho, toque mais liso e melhora a apresentação do produto. Além disso, quando a madeira é envernizada, não há o risco de apodrecer caso seja submetida à umidade.

Material

Uma das características mais importantes ao comprar um sacho é o material desta ferramenta de jardinagem.

Metal e aço são materiais bastante resistentes.

Os modelos tradicionais são feitos de metal ou aço, materiais bastante resistentes à ferrugem e corrosão decorrentes do desgaste, contato com produtos químicos utilizados no cultivo das plantas ou elementos naturais como exposição solar e umidade.

Sugerimos que você compre um sacho confeccionado em aço temperado e com pintura eletrostática a pó, pois além de maior resistência, maior proteção contra a oxidação e durabilidade, possui apresentação visual mais bonita.

Você também encontra modelos de plástico, ideais para tarefas mais simples. Esse material é um pouco mais frágil a impactos e quedas e pode quebrar facilmente. Além disso, a ferramenta de plástico precisa ser armazenada em uma caixa de ferramentas para que dure mais tempo.

Imagem de um sacho.

Recomendamos que o sacho e as demais ferramentas de jardinagem sejam confeccionadas em metal ou aço. (Fonte: Congerdesign/ Pixabay.com)

Design

As marcas estão investindo bastante no design das ferramentas de jardinagem, principalmente nas cores dessas peças. Você encontra modelos de sacho em cores quentes como vermelho, laranja e amarelo e em cores frias como azul e verde.

Como o conjunto de ferramentas compõem a decoração do jardim ou quintal, compre uma ferramenta ou conjunto de ferramentas com cores que reflitam sua personalidade.

(Fonte da imagem destacada: Divulgação/ Amazon.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.