Mulher com saída de praia e chapéu olhando para o mar.
Ultima atualização: 18 de outubro de 2019

Como escolhemos

10Produtos analisados

21Horas investidas

5Estudos avaliados

64Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de uma peça versátil e indispensável nos dias de verão: a saída de praia. Ideal para ir à praia e ao clube, a saída de praia se diversificou e hoje pode ser usada até na cidade, nas mais diversas ocasiões.

Caracterizada por ser fresca, leve e confortável, a saída de praia pode ser encontrada em diferentes versões. Por isso, vamos mostrar nesse artigo quais são os tipos de saídas de praia, como usá-las e o que você deve levar em contar para comprar a melhor.




Primeiro, o mais importante

  • A saída de praia é um item indispensável para chegar e sair da praia ou do clube.
  • Versátil, a saída de praia pode ser aberta, fechada, curta, longa, transparente, lisa ou estampada.
  • Vamos mostrar para você como combinar a saída de praia com o biquíni, maiô e outros roupas e acessórios para usar também no dia a dia.

Você também pode gostar:

As melhores saídas de praia: Um modelo para cada estilo

São tantos os modelos e opções de saídas de praia que você pode ficar confuso na hora de escolher a melhor. Afinal, o ideal é investir o seu dinheiro em uma peça que possa ser usada em outras ocasiões e não apenas na praia, certo? Pensando nisso, nós selecionamos os melhores modelos de saída de praia. Veja:

A melhor saída de praia para todos os momentos

No products found.

A saída de praia da UV.LINE tem um estilo super moderno de vestido, com mangas largas e decote em V. Com fundo branco e estampas coloridas, essa saída de praia conta ainda com tecido leve 100% poliamida com máxima proteção FPU50+, além de secagem rápida. É o modelo ideal para usar em qualquer momento do dia e até da noite.

A opção ideal para criar um estilo clássico

De renda preta, a saída de praia da Empress Brasil é um modelo clássico para ser usado na praia ou no clube. De comprimento curto, mangas longas e franjas nas mangas e nas laterais, esse modelo é transparente e em formato de túnica. Essa saída de praia é fabricada com 97% Poliamida e 3% Elastano.

A saída de praia para quem quer versatilidade

A saia longa, no estilo pareô, da Brazil Del Mar é uma opção de saída de praia estilosa e multifuncional. Com estampa listrada em rosa e preto, essa canga de tamanho único, é feita em tecido Visco Crepe, possui secagem rápida e tira de amarração, para ser usada tanto como uma saia longa quanto em vestido longo.

O modelo mais elegante de todos

No products found.

A saída de praia branca e de renda é uma unanimidade. Esse modelo, da Maré Brasil, é em formato de vestido longo, com botões na frente, manga 3/4 e decote em V. Uma peça elegante, prática e perfeita para combinar com qualquer biquíni ou maiô. Também pode ser usada em outros momentos do dia a dia.

Guia de Compra

Investir em uma saída de praia depende muito do seu estilo e do seu objetivo. Como existem muitas opções, é preciso que você considere a praticidade e a versatilidade de cada modelo.

Para que você entenda tudo sobre a saída de praia e como usá-la nas mais diversas ocasiões, criamos este Guia de Compra com todas as informações necessárias para você realizar a compra perfeita.

Duas mulheres com saída de praia caminhando na beira da praia.

A saída de praia é uma peça leve, prática e versátil. (Fonte: rawpixel / Pixabay)

O que é uma saída de praia?

Quando chega o verão e é hora de colocar o biquíni e o maiô, sempre surge a dúvida: O que vestir por cima das roupas de banho? Pois é aí que entra a famosa saída de praia.

A saída de praia é uma roupa de tecido leve e fresco que serve para chegar e sair da praia ou do clube. De certa forma, o objetivo é cobrir o corpo, mas sem que seja com as roupas que usamos no dia a dia.

Mas o principal é que a saída de praia seja prática e confortável, e sem deixar de lado o estilo e as cores características do verão.

View this post on Instagram

Golden hour ✨ @valisere

A post shared by Gabriela Pugliesi (@gabrielapugliesi) on

Mas se você pensa que a saída de praia é uma roupa específica e única, e que você precisa gastar muito para comprar uma, está enganado.

O fato é que, hoje em dia, quase qualquer tipo de roupa pode ser usado como uma saída de praia. É o que veremos a seguir.

Quais são os tipos de saída de praia?

Existem diversos tipos de vestimentas que podem ser usadas como saídas de praia, se considerarmos a leveza, conforto e praticidade.

A saída de praia pode ser, por exemplo, uma túnica, um vestidinho longo, curto, um caftan, ou uma camisa de botão, bata, macaquinho, short, entre tantas outras opções.

Veja a seguir quais são os principais tipos de saída de praia e suas características:

Vestido

O vestido é uma das peças mais utilizadas como saída de praia. Mas o ideal é que ele seja feito de design fluido e de tecido leve como, por exemplo, os de fibras naturais, lese e renda. Aqui você pode optar pelo vestido curto, longo e até o transparente.

Túnica

A túnica é uma peça que é bem parecida com o vestido, mas costuma ser mais elegante. Ela se caracteriza por ter a gola em V e ser, em geral, mais curta e mais larga.

Mulher segurando canga e andando na praia.

A canga é apenas um dos tipos de saída de praia que você pode escolher. (Fonte: deborathu7 / Pixabay)

Camisa e Bata

Tanto a camisa quanto a bata podem ser usadas por cima do biquíni ou do maiô para criar um estilo chique e despojado. Para isso, escolha peças que cheguem até à altura do quadril. Se forem muito curtas, vale acrescentar um shortinho.

Short e Blusa

Essa é outra opção clássica para chegar e sair da praia ou do clube. Mas o ideal é que você opte por um short e uma blusa que seja confortáveis e com tecidos leves para evitar dificuldades na hora de vestir, especialmente se o seu corpo ainda estiver úmido.

Canga ou lenço

A canga e os lenços são tipos de saída de praia super versáteis porque, além de você poder usá-los com diferentes amarrações, seja como saia ou como vestido, ainda é possível usá-los para estender na praia e se proteger do sol.

foco

Você sabia que a canga se originou na África?

Diz a história que as primeira cangas, conhecidas no continente africano como capulana, surgiram por volta do século X, no Quênia e em Moçambique, quando a população teve acesso aos tecidos vindos de Portugal.

Até hoje, a canga é usada por lá em cerimônias tradicionais, para carregar os filhos e, em alguns países, a forma como a mulher amarra a capulana indica até o seu estado civil.

Saída de praia e biquíni: como combinar?

Não há regras para combinar o biquíni ou o maiô com a saída de praia. Mas se você quiser criar um estilo harmônico, os consultores de moda recomendam escolher uma das peças estampadas e a outra lisa.

Se você escolher uma saída de praia estampada, dê preferência a biquínis lisos

Por exemplo, se você escolher uma saída de praia estampada, dê preferência a biquínis lisos e que tenham pelo menos uma das cores da estampa da saída de praia.

Mas se você prefere ousar, vale abusar das cores e estampas. Afinal, se há um local em que você pode e deve caprichar nas cores, texturas e estampas é na praia.

Mãe e bebê vestidos de branco na beira da praia.

Se você tiver dúvidas na hora de combinar a saída de praia, opte pelo clássico branco. (Fonte: PublicDomainPictures / Pixabay)

Caso a saída de praia deixe o seu biquíni à mostra, vale fazer um jogo de cores para criar uma combinação equilibrada como, por exemplo, branco e preto, azul marinho e amarelo, listras e bolinhas, etc.

Para um efeito chique e sofisticado, opte pelos tons neutros. A saída de praia branca, por exemplo, é uma das mais clássicas e nunca sai de moda.

Para complementar o look invista em acessórios como, por exemplo, brincos, colares e pulseiras e até joias.

Nos pés, além do tradicional chinelo, vale ousar e incrementar o look usando rasteirinha e plataforma baixa e confortável.

Como usar a saída de praia na cidade e no dia a dia?

O fato é que há tempos a saída de praia deixou de ser uma peça usada apenas para chegar e sair da praia. Hoje em dia, a saída de praia é na verdade uma peça coringa, que pode ser usada também em programas informais.

Versátil e estilosa, a saída de praia é ideal, por exemplo, para um passeio no calçadão, para ir a restaurantes e até para um jantar mais descontraído.

A única ressalva aqui é se a sua saída de praia for transparente. Dependendo do local que você deseja ir, os especialistas em estilo recomendam utilizar uma segunda ou terceira peça para cobrir a região do quadril.

Além disso, se a saída de praia for muito curta, você pode, por exemplo, usar um short por baixo.

Mulher de vestido longo na praia.

O vestido longo florido com colar e pulseiras pode ser usado na praia e na cidade. (Fonte: byjoaoaraujo / Pixabay)

Mas, além de poder usar a saída de praia em momentos pós praia, você também pode criar looks para outras situações. Você pode, por exemplo, compor o look da bata ou da túnica com um jeans detonado, short e top.

Até mesmo a saída de praia rendada por ser incrementada com outras peças e ser usada de maneira exclusiva em festas e encontros casuais.

Nessas ocasiões, também é importante brincar com os acessórios para complementar o visual. Confira a seguir alguns exemplos de como usar a saída de praia na cidade:

  • Vestido de renda: A renda com leve transparência pode ser combinada com um short jeans e um top, e ainda com um casaquinho estiloso por cima. Sandálias ou tênis, completam o look.
  • Camiseta de algodão: Essa peça vai bem com saias, calças jeans ou leggings, e shorts. Sandália de salto alto, sapatilha e até um tênis podem dar o toque final da produção.
  • Canga: A canga pode tanto ser usada como saia e o maiô pode servir como body ou a parte de cima do biquini pode virar um top. Outra opção é transformar a canga em vestido.

Quais as vantagens e desvantagens de saída de praia?

Se você chegou até aqui já pode constatar que são inúmeras as vantagens da saída de praia. A começar que existem diversas opções de peças que podem ser usadas para chegar e sair da praia.

Outra vantagem é que existe uma grande variedade de tecidos e modelagens, permitindo que você crie looks exclusivos e modernos a cada dia.

Além disso, a saída de praia é versátil, já que pode ser usada também em outras ocasiões do seu dia a dia, desde passeios informais até em festas.

Homem de short e mulher de bata de renda laranja caminhando no calçadão da praia.

Prática, leve e versátil, você pode usar a saída de praia para passear no calçadão. (Fonte: birgl / Pixabay)

Por outro lado, se você optar por comprar uma saída de praia tradicional, do tipo túnica ou rendada, irá, provavelmente, se deparar com preços bem altos.

Para você ter uma noção geral das vantagens e desvantagens da saída de praia, preparamos uma tabela ilustrativa. Veja a seguir:

Vantagens
  • Prática, leve e versátil
  • Variedade de modelos, tecidos, cores e estampas
  • Pode ser usada na praia, clube e na cidade
Desvantagens
  • Modelos exclusivos são caros

Quanto custa a saída de praia e onde comprar?

O preço da saída de praia vai depender do tecido, do design e da marca. Mas, em geral, você poderá encontrar essa peça custando entre R$15 a R$600.

É claro que, quanto mais barata for a saída de praia, menor será a qualidade do tecido. Mas nem por isso você precisa investir na mais cada de todas.

Além disso, é fácil encontrar a saída de praia, seja em lojas de roupas femininas, de departamento e até em grandes redes de supermercado como Lojas Americanas e Carrefour.

Ainda assim, recomendamos que você compre a saída de praia em lojas online, como na Amazon Brasil. Além de você adquirir a peça do conforto da sua casa você ainda terá mais opções para escolher.

Critérios de compra: O que considerar antes de escolher a saída de praia

Na hora de comprar a saída de praia você vai precisar levar em conta o seu estilo e o seu objetivo de uso. Afinal, dependendo do material de fabricação e do design da saída de praia você poderá criar diferentes looks.

Por isso, listamos para você os principais fatores que devem ser observados antes de comprar a saída de praia. Veja:

  • Tipo de tecido
  • Numeração
  • Comprimento
  • Decote e manga

A seguir, vamos explicar como analisar cada uma desses critérios para que não lhe reste nenhuma dúvida ao comprar a saída de praia.

Tipo de tecido

O primeiro critério que você deve levar em conta é o tipo de tecido. Lembrando que, preferencialmente, ele deve ser leve, fresco e confortável. Ou seja, deixe os tecidos com texturas pesadas e grossas para outra ocasião.

Nesse quesito as opções são inúmeras. Os tecidos mais encontrados na fabricação da saída de praia são: Tricot, crochê, renda, chemise, algodão, viscose e malha fria.

Vale ressaltar que alguns tecidos também contam com tecnologias que protegem o corpo dos raios solares e outros que secam mais rapidamente.

Numeração

Observe também a numeração antes de comprar a saída de praia, especialmente se você for comprar pela internet.

Em geral, você encontrará a saída de praia nos tamanhos P, M, G e Pluz Size. Mas também é possível encontrar a indicação numérica como, por exemplo, 38, 40, 42 e etc.

Mulher com saída de praia branca de renda, na beira da praia.

Para não errar na numeração você pode optar pela saída de praia de tamanho único. (Fonte: adamkontor / Pixabay)

Uma dica para não errar é optar pela saída de praia de tamanho único. Mas, se a sua escolha for pela saída de praia do tipo canga, verifique também as medidas do tecido, expressa em centímetros.

Comprimento

Outro fator que você deve levar em conta é o comprimento da saída de praia, especialmente se considerarmos os modelos mais populares de vestido e túnica. Aqui você vai encontrar modelos longos, midi ou curtos.

A saída de praia de comprimento longo costuma ser mais elegante

Essa escolha é bem pessoal. Mas, em linhas gerais, a saída de praia de comprimento longo costuma ser mais elegante e estilosa.

Você também pode optar pelos modelos com fendas, podendo ser fechadas na frente ou com abotoamento. Já a saída de praia curta oferece mais conforto, frescor e leveza para o look.

Decote e manga

Ainda tratando da modelagem, vale checar também o tipo de decote e das mangas. Você poderá escolher a saída de praia com manga curta, regata, longa, justa ou ampla.

A saída de praia com mangas longas é uma boa opção para quem também quer proteger o corpo dos raios solares e do vento fresco do fim do dia.

Com relação ao decote, os mais populares são os decotes em V. Mas você também pode optar pelo decote tradicional do tipo canoa e em U.

(Fonte da imagem destacada: adamkontor / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.