Foto das pernas de uma mulher para o alto, em um fundo vermelho, com meia arrastão e uma sandália de salto branca e preta.
Ultima atualização: 10 de setembro de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

20Horas investidas

7Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre um artigo muito comum nos armários femininos, e que acompanha a mulherada há décadas: a sandália de salto!

Amada por umas, odiada por outras, a sandália de salto divide opiniões, no entanto, não há como discordar que ela combina elegância, sofisticação e sensualidade na medida certa.

Hoje em dia, os modelos são inúmeros e todas as lojas de sapato oferecem uma enorme variedade. Se você ainda tem dúvidas sobre qual o tipo ideal dessa sandália para você, é só acompanhar o nosso Guia logo abaixo.




Primeiro, o mais importante

  • A sandália de salto é um artigo feminino conhecido há muitos anos, e que pode ser usado nas mais diferentes situações, seja em uma festa ou no trabalho.
  • Apesar de muito bela, ela pode ser bastante desconfortável, e por isso é importante que você opte por uma que te agrade e te garanta mobilidade.
  • Existem muitos tipos de sandálias de salto, mas as mais famosas são: salto agulha, anabela, scarpin e meia pata.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores sandálias de salto

Que a variedade de modelos desse produto é enorme, nós sabemos. No entanto, existem alguns tipos de sandália de salto que não pode faltar no seu guarda-roupas. Dá uma olhada!

1º – Sandália de salto Peep toe Schutz

O melhor lugar vai para, não necessariamente o sapato de salto mais bonito, mas para aquele que é peça coringa. O peep toe preto é um dos sapatos mais usados entre as mulheres tanto no meio social, quanto no trabalho.

Ele equilibra elegância, sensualidade e seriedade, e é peça chave na montagem de muitos looks! Além de tudo, ele possui meia pata e é super confortável, uma vez que seu design provoca segurança à passada, permitindo que você fique com ele por muitas horas no pé.

2º – Sandália de salto Petit Ateen

Linda e chique, o modelo Petit da Ateen conquista nossos corações. Ela possui design minimalista, com uma delicada faixa na frente e amarração no tornozelo, o que dá ainda mais destaque aos pés.

A cor vermelha é notada na medida certa, sem exagero, e o efeito que a sandália causa é de se apaixonar! Por não ter meia pata, é mais indicada para o uso em eventos sociais, e não no dia a dia. A sua desvantagem está no preço, um pouco mais salgado que a maioria das sandálias de salto.

3º – Sandália Nobuck Capodarte

Outra sandália apaixonante é o modelo Nobuck, da marca Capodarte. A sua principal vantagem está na segurança que promove à passada, combinada ao seu design bem elegante.

Além de ter meia pata, esse modelo de sandália tem também uma fivela que a prende no tornozelo e salto grosso. Ou seja, tudo o que é necessário para uma sandália de salto confortável. Ela é confeccionada em couro, na cor turmalina e seu salto possui 11,5 cm. Puro charme e estilo!

4º – Sandália de salto Luiza Barcelos

Por fim, outra peça chave do guarda-roupa feminino: a sandália nude! Aquele modelo que além de ser lindo, combina com tudo e é sempre uma boa escolha.

Ela possui salto de 12,5 cm, tem meia pata, fivela no tornozelo, e a frente trançada. Perfeita para festas e jantares, mas também pode ser usada no trabalho.

Guia de Compra

A maioria das mulheres já usou, mais de uma vez, uma sandália de salto alto. Historicamente, ela representa empoderamento feminino e, não deixa de ser um artigo que implica estilo e elegância.

A seguir, iremos conversar sobre as vantagens e desvantagens desse acessório, e discutir sobre preço e facilidades de compra. Se você está pensando em adquirir uma sandália de salto, dê uma olhada nas nossas dicas.

Imagem de mulher sentada em calçada usando sandália preta.

A sandália de salto pode ser usada no dia a dia, ou somente em situações esporádicas, como eventos sociais. (Fonte: Godisable Jacob / Pexels)

O que a sandália de salto representa?

As sandálias de salto são companheiras das mulheres e fazem parte do mundo da moda há muitos anos. É notório que marcas de alto renome, conhecidas do mundo inteiro, investem cada vez mais neste produto.

Elas são, acima de qualquer coisa, sinônimo de poder, elegância e sensualidade, e a peça favorita de muitas mulheres na hora de montar o look.

É comum que você encontre mulheres de salto em festas, restaurante, bares, shoppings, no trabalho e na rua. Hoje em dia, usa-se esse tipo de sapato em todo lugar, dependendo apenas do gosto de quem o usa.

Quais são as suas vantagens e desvantagens da sandália de salto?

Além de agregarem beleza e alongarem as pernas, as sandálias de salto possuem dois benefícios pouco conhecidos: elas deixam a coluna ereta, e ajudam na circulação sanguínea dos membros inferiores, quando usadas com moderação.

No entanto, uso deste produto é 100% opcional, e cabe somente à mulher definir se se sente bem usando este tipo de sandália, uma vez que pode ser um pouco desconfortável, e causar dor nos pés e nas pernas.

É importante citar também que apesar do salto manter a coluna ereta, o seu uso excessivo pode sobrecarregá-la, além de causar má formação nos dedos dos pés, uma vez que muita pressão é aplicada sob eles.

De maneira geral, recomenda-se que você opte por modelos confortáveis e o usem com moderação para não acabar se machucando, viu?

Vantagens
  • Agrega beleza, poder e elegância
  • Aumenta a autoestima das mulheres
  • Alonga as pernas
  • Mantém a coluna ereta
Desvantagens
  • Os pés e as pernas podem doer com o uso excessivo
  • A coluna pode ser sobrecarregada
  • Deve-se prestar mais atenção ao andar para não cair

Qual o tipo de sandália de salto ideal para você?

Como já dissemos, os modelos de sandálias de salto são inúmeros, permitindo que você escolha o que mais te agradar. Os tipos mais conhecidos são: meia pata, salto agulha, anabela e scarpin! Apesar de todos serem muito bonitos, cada uma delas tem suas particularidades.

Meia pata

A meia pata é uma boa saída se você quer se sentir mais confortável sem perder a elegância do salto alto. Trata-se de um modelo em que há uma pequena plataforma apenas na sola dianteira do sapato, que dá muito mais segurança e diminui a inclinação do pé.

Esse tipo de sandália pode ter tanto salto grosso, quanto fino, sendo que o grosso dá ainda mais conforto, por promover maior estabilidade na passada.

Foto de uma mulher andando na rua com vestido preto e sandália de salto meia pata nude.

A sandália de salto meia pata é mais confortável. (Fonte: rasstock / 123RF)

Salto agulha

O salto agulha é o tipo mais fino de salto, e, normalmente, não possui meia pata e acompanha uma fivela no tornozelo. Ele é, com certeza, o mais desconfortável e difícil de andar.

Apesar de ser realmente muito bonita, a sandália de salto agulha deve ser evitada. O ideal é que você a use somente em situações em que sinta muita necessidade, como casamentos e outros eventos sociais.

Anabela

É o modelo mais confortável e um dos mais amados pela mulherada! Ela possui uma plataforma em toda a extensão do solado e te dá total mobilidade. Apesar de ser linda e prática, não é muito social, por isso não é recomendado que a use em eventos mais requintados.

Scarpin

É o campeão da sensualidade. Com salto fino e fechado na frente, ele é mais estável que o salto agulha, e um vencedor no quesito beleza. A sua vantagem é que existem modelos com tamanhos de saltos bem diferentes, o que permite que você o use em qualquer ambiente!

Quanto custa?

Como existem muitas marcas que fabricam sandálias de salto, os preços variam bastante. No entanto, em média, você irá encontrar opções de boa qualidade com valores entre R$ 200 e R$ 500.

Algumas marcas com maior renome, vendem por preços bem mais altos, no entanto, trata-se de uma questão de preferência, viu?

Onde comprar?

Local para comprar sandálias de salto não será um problema para você, isso porque existem inúmeras lojas espalhadas pelo país inteiro que são especializadas em calçados femininos.

Podemos te indicar a Schutz, a Arezzo, a Capodarte, a Mr. Cat, a Ana Capri, a Corelo, dentre tantas outras. Em algumas lojas de departamento, como a Renner e a Riachuelo, também oferecem opções interessantes, por um valor acessível.

Por fim, se você gosta do conforto de comprar online, te recomendamos a Amazon, a Dafiti e o Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de sandália de salto

Escolher uma sandália de salto deve ser uma tarefa agradável, por isso iremos te dar algumas dicas sobre o que você deve observar na hora da sua compra.

  • Conforto
  • Tamanho do salto
  • Cor
  • Estilo

Abaixo, vamos explicar melhor cada um dos tópicos.

Imagem mostra sandália nude com perfume, brincos e pulseira ao lado.

A escolha de uma sandália é algo muito pessoal e deve ser feita com calma. (Fonte: rovenimages.com / Pexels)

Conforto

Algumas sandálias de salto são muito bonitas, mas pouco confortáveis. Observe se a sandália possui alguma fivela que te incomoda, ou se a sua sola é dura demais.

Também repare se seus dedos ficam apertados e se você é firme para andar. Se você pretende utilizá-la com frequência, é extremamente importante que seja uma sandália confortável e que não represente nenhum risco, ok?

Tamanho do salto

O tamanho do salto é fundamental e também está atrelado ao conforto. Quanto mais alto ele é, menos mobilidade você tem, e por isso é importante que você escolha uma altura não se sinta prejudicada.

No dia a dia, por exemplo, sandálias com até 8 cm de salto são ideais, pois são elegantes e confortáveis na medida certa.

No entanto, em festas e eventos sociais, pode ser legal optar por um modelo mais alto, com 10 cm ou até 12 cm, mas sempre se lembrando de tomar cuidado para não se machucar.

Close em pé de mulher de sandália de salto andando e carregando sacolas coloridas.

O tamanho do salto dita a facilidade de andar e o conforto. (Fonte: Antonio Guillem / 123RF)

Cor

A cor deve ser escolhida com calma. Se você não tem muitas sandálias de salto, pode ser interessante priorizar os modelos em tons neutros, como preto e nude, que combinam com quase toda roupa.

No entanto, se você ama este artigo e tem vários em casa, ousar pode ser uma escolha legal! Hoje em dia as marcas fabricam opções nas mais variadas cores, e essa questão não será um problema.

Estilo

A escolha do estilo é muito pessoal. Existem sandálias com meia pata, sem meia pata, neutras, chamativas, e de todo jeito que você imaginar!

Aqui, o mais importante é conhecer o seu próprio gosto e saber o que você, de fato, irá usar. Opte por um modelo que te agrade visualmente e que te apaixone!

(Fonte da imagem destacada: Rodolfo Clix / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.