Sapato Melissa cor de rosa com coração preto.
Ultima atualização: 14 de outubro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

19Horas investidas

5Estudos avaliados

72Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um calçado que fez e continua fazendo história nos pés das mulheres: a sandália Melissa.

Conhecida pelo material, design e cheiro inconfundíveis, a sandália Melissa atravessou gerações e se renovou. Hoje em dia, com parcerias com marcas internacionais, é possível encontrar a sandália certa para cada ocasião.

Com tantas opções disponíveis, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em conta para comprar a sandália Melissa ideal para você.




Primeiro, o mais importante

  • A sandália Melissa se tornou tendência no mundo da moda por conta do material de fabricação exclusivo e designs inovadores.
  • Do básico ao mais sofisticado, existem opções para todos os estilos, gostos e ocasiões.
  • Vamos mostrar quais fatores diferenciam um modelo de outro e como escolher a melhor sandália Melissa.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos da sandália Melissa: Nossas favoritas

Quem é fã da Melissa está sempre atrás de novidades. Sabendo disso, a marca continua investindo em inovações e estilos diferenciados. Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de sandália Melissa disponíveis atualmente no mercado.

A opção assinada por um designer

A Patrick Cox é uma sandália Melissa leva o nome do super influente designer de moda canadense-britânico que participou da criação desse modelo. Com fecho no tornozelo, essa sandália tem acabamento brilhoso.

Mas o seu diferencial é o salto quadrado transparente, e com vários corações em miniatura e coloridos dentro dele, conferindo a essa sandália Melissa um estilo único, moderno e romântico.

Para completar um look com conforto

A Francxs + À la Garçonne é uma sandália Melissa criada em colaboração com a À La Garçonne, grife de streetwear de luxo. Esse modelo foi inspirado na icônica sandália aranha, porém com linhas mais encorpadas e abertura frontal.

Essa Melissa, que é brilhosa, conta com detalhes de correntes que estampam o fecho no tornozelo. A sola também ganha destaque e aparece mais alta.

Uma opção para quem tem atitude

A Papete + Rider é mais uma parceria da sandália Melissa, dessa vez com a Rider, marca conhecida pelo chinelão de tira única. Esse modelo traz para o plástico um símbolo de conforto e atitude.

Além disso, essa sandália Melissa possui uma palmilha em PVC que vem com estampas diferenciadas e o fechamento é com velcro. Esse modelo, que é fosco, tem estilo urbano, confortável e sofisticado.

A Sandália Melissa colorida e confortável

A Cosmic Sandal II é uma sandália Melissa do tipo plataforma com sola alta em PVC, plana e extra confortável. Esse modelo também conta com a já conhecida tira dupla brilhosa.

Além disso, essa sandália Melissa, que vem com opções de diversas cores, é bicolor, ideal para usar no dia a dia e até em eventos urbanos mais modernos.

Guia de Compra

Em meio a tantos modelos, como escolher a sandália Melissa ideal para você? Bem, é claro que essa decisão vai depender do seu estilo, da ocasião de uso e também das características técnicas e de conforto de cada modelo.

Mas, para ajudar você em sua escolha, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para comprar a sandália Melissa ideal.

Noiva segundo sandália Melissa.

A sandália Melissa é tão versátil que existem opções até para as noivas. (Fonte: Jozef Polc / 123rf)

Como surgiu a sandália Melissa?

Melissa é uma linha de calçados criada em 1979 pela empresa gaúcha Grendene, que foi fundada em 1971, na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul.

Inicialmente, a empresa fabricava embalagens plásticas para garrafões de vinho, mas com o tempo os irmãos Alexandre e Pedro Grendene resolveram investir em calçados feitos de plásticos.

Após várias tentativas eles lançaram a sandália Melissa. O primeiro modelo da marca, conhecida como Melissa Aranha, foi sucesso absoluto.

Inspirada nas sandálias de tiras usadas pelos pescadores da Riviera Francesa, a Melissa Aranha ganhou o Brasil depois de ter sido promovida na novela ‘Dancing Days’ por meio da protagonista Sônia Braga.

O sucesso foi tanto que a sandália Melissa chegou a vender cerca de 200 mil pares em apenas dois meses, atingindo a marca de 25 milhões de unidades vendidas em um ano.

A partir daí a Melissa continuou a ampliar as opções de sandálias. O fato é que a marca foi a grande responsável por tornar o plástico um material de valor na moda.

Em 1994, a marca contratou a modelo alemã Claudia Schiffer para desfilar com exclusividade as novas Melissas. E, no mesmo ano, a sandália Melissa também ganhou uma versão infantil, conhecida como Melissinha.

foco

Você sabia que a famosa sandália Melissa Aranha leva 26 segundos para ficar pronta? Isso sem contar, é claro, com o tempo de projeto e confecção das ferramentas para a produção.

Desde então, a linha Kids da Melissa também não parou de crescer. Hoje em dia é possível encontrar modelos com imagens e referências a personagens como Barbie, Hot Wheels e Disney.

Além disso, a marca que já criou mais de 500 tipos de sandálias Melissa e exporta para mais de 80 países, conta também com acessórios como bolsas e até perfume.

De que material é feita a sandália Melissa?

A sandália Melissa é conhecida por três características: o material de fabricação, o design com o bico arredondado e o cheiro.

Para aprimorar o conforto, beleza e durabilidade, a Melissa investiu em tecnologia. Por isso, a marca abandonou o plástico convencional na fabricação da sandália Melissa.

Isso porque, o plástico comum era considerado duro, pouco resistente e pouco maleável. Além disso, esse material gerava um calor excessivo nos pés.

Por isso, após muitos testes surgiu o Melflex, um material feito à base de PVC, que contém outros elementos em sua composição, como cálcio e zinco.

Sandálias Melissa infantil.

O material de fabricação da sandália Melissa, por ser hipoalergênico, é ideal para crianças. (Fonte: Piay Tejerero / 123rf)

O Melflex que compõe a sandália Melissa é hoje o melhor material termo moldável flexível existente no mundo. Graças a isso, a Melissa foi capaz de inovar mais com modelos de design mais sofisticado.

Além disso, como o Melflex expande, ele se adapta ao formato do pé de cada mulher, garantindo mais conforto. Outra vantagem é que ele é lavável.

Ou seja, mesmo que você use a sua sandália Melissa em um dia de chuva ou suje a sua Melissa, ela pode ser facilmente lavada.

A matéria prima da sandália Melissa é flexível, confortável, hipoalergênica e reciclável.

Sem contar que o material de fabricação da sandália Melissa é hipoalergênico, o que ajuda a diminuir as chances de reações alérgicas ou irritações na pele.

A matéria prima da sandália Melissa é flexível, confortável, hipoalergênica e reciclável. Além de tudo isso, o Melflex também é extremamente resistente. Afinal, se você já teve uma sandália Melissa sabe que esse calçado pode durar décadas, mesmo sendo utilizada diariamente.

Outra característica da sandália Melissa é que as possibilidades de cores e texturas são infinitas com o Melflex.

Vale ressaltar ainda que o Melflex da sandália Melissa é 100% reciclável e também consome menos energia em sua produção. Ou seja, quando você compra uma sandália Melissa, tem a garantia de que nem sua matéria prima nem o processo de fabricação geram resíduos tóxicos.

Outro ponto positivo é que, de acordo com a empresa, 99% do material utilizado para criar uma sandália Melissa é reciclado na própria fábrica.

Além disso, mesmo uma sandália Melissa muito antiga pode ser reciclada. Para isso, basta que você a envie de volta à Grendene. Sem contar que a sandália Melissa é o único calçado do mundo que possui um cheiro próprio e inconfundível.

Como a sandália Melissa ganhou o mundo da moda?

Quatro anos após o lançamento, a sandália Melissa já começou a ganhar o mundo.

A empresa sempre buscou parcerias criativas com designers de moda.

Isso porque a empresa foi visionária e desde sempre buscou parcerias criativas com designers de moda. O fato é que Melissa foi uma das primeiras marcas no mundo a criar coleções colaborativas.

Em 1983, a sandália Melissa assinou a primeira colaboração ao lado do ícone Jean-Paul Gaultier, conhecido por uma moda excêntrica e de vanguarda.

Além disso, a marca criou junto dos irmãos Campana, a famosa coleção de sapatilhas.

Outras parcerias de sucesso também foram feitas com artistas, estilistas e designers como: Vivienne Westwood, Romero Britto, Alexandre Herchcovitch e Isabela Capeto.

Como você pode conservar e melhor utilizar a sandália Melissa?

De acordo com depoimentos de clientes e fãs, ao tomar certos cuidados com a sua sandália Melissa é possível aumentar e muito a durabilidade do calçado.

Por isso, reunimos para você as principais dicas para conservar e melhor utilizar a sandália Melissa. Confira a seguir:

  • Evite utilizar o produto com esmalte escuro ou brilhante nas unhas para que não manche a sandália;
  • Para evitar mal cheiro, recomendamos que após utilizar a sandália Melissa e antes de guardá-la na sapateira, você deve deixá-la em local fresco e arejado;
  • Se você não usar a sandália Melissa por muito tempo, ou seja, se deixá-la guardada por um longo período, você deve tirar da caixa de vez em quando para evitar mofo;
  • Para evitar que o glitter solte da sandália Melissa, você pode usar alguns tipos de "verniz" específicos, que mantêm a durabilidade do glitter;
  • Evite utilizar os modelos de sandália Melissa com glitter e broches em locais movimentados para que você não danifique sua sandália.

Como saber se a sandália Melissa é original?

Assim como todos os produtos que fazem muito sucesso, também a sandália Melissa caiu nas graças dos falsificadores.

Não é raro encontrar modelos falsos e com preços muito mais baratos. Mas o fato é que, quando você compra um produto falsificado, você perde a garantia de durabilidade, conforto e até de segurança.

Uma sandália Melissa falsificada não terá um material de fabricação de qualidade o que pode machucar seus pés e até causar danos e alergias à sua pele.

Para evitar cair nessa cilada, é importante que você saiba como identificar e diferenciar uma sandália Melissa original da falsa. Confira a seguir algumas dicas:

  • Logotipo da marca: Você pode identificar a marca da sandália Melissa no lado de fora do sapato, com a letra "M" destacado em metal, além do nome da marca escrito na palmilha.
  • “M” externo: Vale lembrar que os modelos de sandália Melissa criados por estilistas convidados geralmente não têm o "M" na parte externa. Pode ser que você encontre a letra apenas na palmilha, em substituição do nome escrito da marca.
  • Cheiro: Uma forma infalível de checar se a sandália Melissa é original é através do cheiro. Toda Melissa nova e autêntica tem um cheiro suave semelhante ao de chiclete. Já a falsificação vai ter um cheiro forte de plástico.
  • Preço: O fato é que as falsificações da sandália Melissa têm preço muito abaixo dos praticados pela marca. A Melissa verdadeira nunca será vendida a um preço muito baixo, mesmo sendo um modelo antigo.
  • Modelos novos: Falsificadores da sandália Melissa costumam inventar novos modelos ou imitar modelos já existentes, mas com cores que não existem nas versões originais.
  • Kit de identificação: A sandália Melissa original sempre virá acompanhada de um kit identificativo com uma caixa com o nome da marca e a indicação do modelo, além do cartão de apresentação da Melissa com dicas de cuidados.

Como combinar a sandália Melissa com o seu look?

Como os modelos, cores e texturas são bastante variados, uma das vantagens da sandália Melissa é que você pode usá-la nas mais diversas ocasiões.

Independentemente do seu estilo, você vai encontrar a sandália Melissa perfeita para você.

Por exemplo, existem modelos que vão bem com jeans e peças básicas. Outros são mais sofisticados e podem ser usados em eventos, baladas e até no seu casamento, já que existe uma sandália Melissa para noivas.

Se você vai sair à tarde, ou para ambientes descontraídos, por exemplo, você pode apostar nas sandálias estilo rasteirinha ou na plataforma, que são mais confortáveis.

Mas se o evento é à noite ou mesmo mais formal, você pode optar por investir em uma sandália Melissa de salto, seja ele fino ou grosso.

Outra forma de usar a sandália Melissa de maneira versátil é com calça, seja com leggings, calça social ou até com jeans.

Com relação as cores e estampas, vale se guiar pelo seu gosto. Para um look mais sóbrio e básico, você pode deixar o ponto de cor apenas nos pés com ao escolher uma sandália Melissa colorida.

Ou você também pode ousar e misturar cores e estampas complementares para criar um estilo único e criativo.

Veja abaixo algumas possibilidades que você pode experimentar ao usar a sua sandália Melissa combinando com diferentes looks, de acordo com o seu estilo:

Tipo de sandália Melissa Looks
Elegante Com brilho, glitter, com ou sem salto Calça social e vestidos
Despojada Rasteira, plataforma e chinelos com acabamento fosco Calça jeans, shorts e saias
Esportiva Com tiras diversificadas e saltos altos e planos Legging, shorts e macaquinho
Romântica Com laços e aplicações Vestidos e saias

Quais as vantagens da sandália Melissa?

Se você já teve uma sandália Melissa, sabe que são muitas as vantagens desse tipo de calçado. Conforto, beleza, inovação e durabilidade são os grandes destaques da Melissa.

A sandália Melissa é reciclável.

Afinal, o material de fabricação da sandália Melissa é altamente durável, maleável e, além disso, é hipoalergênica e impermeável, tornado esse calçado ao mesmo tempo confortável e funcional.

Sem contar que, com a variedade de modelos, designs e cores, a sandália Melissa é versátil: pode ser básica ou sofisticada.

Outra vantagem é que a sandália Melissa é reciclável e, portanto, não agride o meio ambiente.

Além disso, a sandália Melissa está disponível tanto para adultos, quanto para jovens e até crianças. Sem contar no cheiro característico agradável da marca.

Por outro lado, assim como qualquer produto, a sandália Melissa também tem algumas desvantagens. Apesar de ser fácil de lavar, o material de fabricação da sandália Melissa pode manchar.

Não raro, as consumidoras também reclamam que a sandália Melissa machuca os pés, causando bolhas e calos, especialmente se você a usar por um período longo durante o dia.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da sandália Melissa:

Vantagens
  • Confortável e durável
  • Variedade de modelos, cores, texturas e estilos
  • Reciclável
  • Hipoalergênica e impermeável
  • Para adultos e crianças
  • Cheiro marcante e agradável
Desvantagens
  • Pode manchar
  • Pode machucar se usada por longos períodos

Quanto custa a sandália Melissa?

O preço da sandália Melissa varia bastante em função do modelo, da coleção e do tipo de acabamento. Em geral, você vai encontrar a sandália Melissa custando entre R$80 e R$700.

É claro que você não precisa comprar o modelo mais caro de todos. Em geral, os mais caros são de coleções exclusivas em parceria com renomados nomes da moda.

Onde comprar a sandália Melissa?

Você vai encontrar a sandália Melissa à venda em lojas próprias, lojas de calçados, de departamentos e em hipermercados como Lojas Americanas e Extra.

Ainda assim, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Dessa forma, você terá mais modelos para escolher e com preços muitas vezes promocionais. Sem contar que você compra a sua sandália Melissa do conforto de casa.

Critérios de compra: O que considerar ao escolher a sandália Melissa

Além de levar em conta o seu orçamento, estilo e ocasião onde pretende usar a sandália Melissa, é preciso que você também observe algumas características responsáveis pode diferenciar um modelo de outro.

Para ajudar você a escolher a melhor opção, selecionamos os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar a sandália Melissa:

  • Tipo: tiras e solado
  • Cor
  • Acabamento
  • Infantil e Baby

A seguir, explicaremos em detalhes cada um desses tópicos para que você tome a melhor decisão ao investir na sandália Melissa ideal.

Tipo: tiras e solado

Primeiramente, observe o tipo de sandália Melissa. Aqui as opções são muito variadas.

Você deve levar em conta o formato das tiras e do solado, já que são essas características que vão influenciar não apenas no estilo do seu look, mas também no conforto e na praticidade na hora de usar.

Confira a seguir alguns dos tipos de Melissa mais populares, de acordo com o solado e as tiras:

  • Plataforma
  • Anabela
  • Salto alto fino
  • Salto médio quadrado
  • Tamanco
  • Chinelo
  • Sandália rasteira
  • Sandália aberta ou fechada

Dependendo do modelo você terá diferentes tipos de tiras, que podem ser finas, grossas, duplas ou múltiplas, além de poderem ser fechadas no tornozelo ou no calcanhar.

O solado também varia bastante, podendo ser plano, alto, baixo, fino ou grosso ou fino e ainda em formatos variados.

Cor

A cor é outro fator importante na hora de decidir qual sandália Melissa comprar. Como vimos, uma das vantagens desse calçado é que as opções de cores são infinitas.

Você pode optar tanto pelas cores básicas, sóbrias e pastéis, como a queridinha sandália Melissa rosa ou preta, como pelas mais vibrantes como amarelo e laranja.

Sem contar que, em algumas coleções você poderá escolher pela sandália Melissa com cores em degradê e até com estampas variadas, o que conferem um ar mais exclusivo ao calçado.

Acabamento

Em seguida, avalie o tipo de acabamento da sandália Melissa. Em geral, esse fator confere o diferencial para o seu look.

Nesse quesito, a marca oferece algumas opções, entre elas o acabamento fosco, brilhoso, com glitter, cintilante e até uma combinação de brilhoso e fosco.

Infantil e Baby

Além disso, você deve considerar a faixa etária de quem vai usar a sandália Melissa. Isso porque, como vimos, a marca oferece modelos para adultos, jovens, além da coleção infantil e baby.

Afinal, qual mãe e filha não gostam de sair combinando seus sapatos? Nessa categoria, a sandália Melissa é fabricada pensando especialmente no gosto das crianças, com cores, formatos e estampas exclusivas do universo infantil.

(Fonte da imagem destacada: Jelena Katavic / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.