Sejam bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O assunto de hoje é um clássico da cozinha brasileira: a sanduicheira elétrica. Quem nunca precisou desse utensílio doméstico para matar a fome no meio da tarde, não é mesmo?

O que nem todo mundo sabe é que esse eletroportátil tão tradicional se modernizou muito e hoje tem muitas novidades e ferramentas a nos oferecer.

Preparar sanduíches, carnes e outros lanches rápidos é uma tarefa bem comum no nosso dia a dia, e uma boa sanduicheira, também conhecida como grill, pode facilitar muito esse processo.

Aqui, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e apontar o que há de melhor no mercado atualmente. Vem com a gente!

Primeiro, o mais importante

  • As sanduicheiras (ou grill) são eletroportáteis que grelham, e, em alguns casos, cozinham, alimentos como carnes, legumes e sanduíches. São muito conhecidas pela praticidade.
  • Uma das principais vantagens deste utensílio doméstico é que ele é totalmente livre do uso de óleo, o que pode ser uma excelente saída para quem quer reduzir o consumo de comidas gordurosas na rotina diária.
  • As sanduicheiras elétricas possuem preço bastante acessível e por isso vendem bastante. Dificilmente um modelo irá ultrapassar dos R$ 200.

Você também pode gostar:

Ranking: As 5 melhores sanduicheiras

Uma sanduicheira pode fazer mais do que deixar seu pão quentinho. Logo vamos falar dos benefícios desse eletroportátil. Agora, queremos te apresentar os melhores modelos do mercado, confira o Ranking abaixo:

1º – Grill Press 180 – Britânia

O Grill Press 180, da marca Britânia, está no topo da lista por apresentar uma proposta super prática, saudável e moderna. Esta sanduicheira prepara não só sanduíches, mas também grelha carnes e outros alimentos.

Sua vantagem principal está nos 2 filtros coletores de gordura presentes em suas duas largas chapas antiaderentes, que são bons aliados para uma dieta mais saudável.

Além disso, esse modelo também tem abertura em 180º, e conta com a tecnologia do ajuste de altura, que permite preparar de uma só vez alimentos com espessuras diferentes de maneira uniforme.

2º – Grill Mega 2 – Britânia

Outro modelo da Britânia super interessante é o Grill Mega 2. Este é um eletroportátil bastante prático, mas que tem espaço de sobra para grelhar diversos alimentos.

Esta sanduicheira também possui bandeja coletora de gorduras e 7 opções de ajustes de temperaturas. O espaço interno do grill é regulável, para ajustar conforme a necessidade de quem o utiliza, e além de tudo possui um porta fio.

3º – Sanduicheira Multiuso – Hamilton Beach

A Sanduicheira Multiuso, da marca Hamilton Beach, prepara seu sanduíche em camada independentes, colocando cada ingrediente em um módulo separado.

Ao contrário do que se espera, tem um ótimo custo-benefício, e funciona de maneira bem rápida. A potência dessa sanduicheira é 600 watts, e os discos são removíveis, podendo até serem lavados em uma lava louças.

4º – Sanduicheira – Black+Decker

Esta sanduicheira elétrica da Black & Decker tem um dos melhores custo-benefício do mercado. Apesar de ser uma opção bastante clássica, não deixa nada a desejar e é de grande ajuda na cozinha.

A sanduicheira tem uma espaçosa chapa antiaderente, que acompanha fechos antitérmicos e lâmpadas que indicam o aquecimento do alimento. Além disso é portátil, leve, e possui porta fio.

5º – Sanduicheira Waffle – Oster

Se você é um amante por waffles, não se preocupe, temos uma bela opção de sanduicheira que irá atender suas expectativas.

Este modelo da Oster prepara não só sanduíches, mas também waffles. Suas chapas antiaderentes são removíveis e fáceis de limpar, e o termostato é automático, dando a crocância correta ao seu lanche.

Guia de Compra

Com a correria do dia a dia, estamos frequentemente procurando saídas para otimizar nosso tempo e facilitar alguns processos da nossa rotina, como a nossa própria alimentação. A sanduicheira ajuda muito em momentos de pressa. Continue com a gente para a aprender a comprar a sanduicheira ideal para sua casa.

Mulher preparando sanduíches e colocando na sanduicheira.

Uma sanduicheira auxilia no preparo de lanches rápidos. (Fonte: Vladimir Cosic / 123RF)

O que é uma sanduicheira?

Em tempos corridos, uma boa saída são as sanduicheiras elétricas. Estes eletroportáteis, como o próprio nome já diz, são de fácil deslocamento e oferecem um resultado bastante prático, além de muito saboroso.

Por serem práticas, você pode carregar e utilizar a sua sanduicheira não só em casa, mas no trabalho e em outros ambientes onde você tenha fácil acesso a uma tomada.

As sanduicheiras, também conhecidas como grill, aquecem, grelham e assam sanduíches, carnes, legumes e outros tipos de alimentos com muita agilidade, permitindo que você faça outras tarefas durante o preparo do seu lanche.

Quais as vantagens e desvantagens da sanduicheira?

Uma vantagem destes utensílios domésticos é que eles são um grande aliado em uma alimentação saudável, uma vez de dispensam totalmente o uso de óleo.

Em alguns casos, inclusive, o próprio grill possui um mecanismo coletor de gordura em sua grelha, que retira o excesso de gordura liberada pelo próprio alimento que está sendo grelhado.

Imagem de dois filés de frangos em uma grelha, acompanhados por dois pedaços de tomate cereja.

Sanduicheiras são ótimas escolhas para facilitar a sua rotina diária, otimizando o seu tempo e te permitindo levar uma vida mais saudável. (Fonte: Pixabay / Pexels)

No mercado atual, existem sanduicheiras de diversos tamanhos, modelos e estilos, com tecnologias avançadas e acessórios modernos. Este eletrodoméstico tão tradicional está cada vez mais atualizado, perfeito para todo tipo de cozinha.

Por serem pequenos, dificilmente atrapalham na disposição de outros eletrodomésticos, mesmo nos menores espaços.

Apesar de algumas delas ter uma vasta possibilidade de receitas, outras, no entanto, apenas grelham e são indicadas somente para sanduíches. Cada modelo tem seu próprio padrão.

Os grills que possuem tampa são ótimos também no cozimento de alimentos, e costumam ser os mais completos e mais caros. Já os modelos mais simples são menores, porém dificilmente farão mais do que grelhar um hambúrguer ou sanduíche.

As vantagens são inúmeras, mas é sempre bom ficar atento à alguns pontos não tão abrangentes assim na hora de comprar a sua sanduicheira ideal.

Vantagens
  • Práticas e portáteis
  • Dispensam uso de óleo
  • Alimentos ficam prontos rapidamente
  • Muito fáceis de limpar
Desvantagens
  • Algumas são indicadas apenas para sanduíches
  • Algumas somente grelham
  • Nem todas possuem controle de temperatura

Qual a diferença entre uma sanduicheira e um grill?

Assim como a maioria dos eletrodomésticos, a sanduicheira também tem suas variações. O tipo específico do utensílio que cairá melhor pra você dependerá muito de qual seus objetivos com ele.

Apesar das sanduicheiras elétricas serem bem fiéis ao que prometem, nem sempre é possível encontrar todas as funções em um só modelo, e então você precisará decidir qual delas irá atender melhor às suas necessidades.

Existem dois tipos muito comuns de achar no mercado, são eles as sanduicheiras propriamente ditas e o que chamamos de grill.

As sanduicheiras clássicas são as mais fáceis de encontrarmos por aí, e também as mais baratas. Elas são indicadas principalmente para sanduíches, mistos-quentes e pequenos hambúrgueres.

Normalmente, estes modelos são compostos por duas chapas que se aquecem e comprimem o sanduíche, o aquecendo e tostando o pão. Estes tipos são ótimos se você prefere fazer lanches mais descomplicados, que não demandam tanto preparo e ficam prontos rápido.

Nessas sanduicheiras você também podem aquecer e grelhar bifes magros, mas deve tomar cuidado para o peso da chapa superior não deixar o seu bife com uma aparência estranha.

Como já comentamos no tópico anterior, especificamente estes modelos são ideais para levar e usar no trabalho, pois são pequenos, leves e bem fáceis de usar.

Em resumo, eles são uma excelente opção se você não tem muito tempo para preparar o seu lanche e prefere agilizar os processos. São uma ótima saída para derreter queijos e aquecer pães.

O grill também é uma ajuda e tanto na hora de facilitar e descomplicar a vida na cozinha. Apesar de ter uma função bem semelhante a uma sanduicheira tradicional, alguns pontos diferem os dois.

Este tipo de eletroportátil é o mais indicado se você procura algo para grelhar e cozinhar carnes e legumes. Nele você também consegue aquecer sanduíches, mas não é o modelo mais indicado para isso, por ter apenas uma chapa.

A estrutura do grill funciona de maneira diferente, uma vez que se assemelha um pouco com uma panela: tem uma chapa, uma tampa e controle de temperatura. Sendo assim, ele é a indicação perfeita se o seu objetivo é cozinhar algo sem precisar usar óleo.

Normalmente, as receitas feitas utilizando o grill costumam ser um pouco mais elaboradas, mas nem por isso são complicadas ou demoradas. Ambos os tipos de eletrodoméstico funcionam com bastante agilidade.

Sanduicheira tradicional Grill
Indicado para Sanduíches Carnes e legumes
Chapa Possui duas chapas Possui apenas uma chapa
Tamanho e peso Pequeno e leve Maior e um pouco mais pesado
Preço Mais barato Mais caro
Funções Grelha e aquece Grelha, cozinha e aquece
Regulador de temperatura Nem sempre possui Sempre possui

Ambos os modelos são boas saídas no preparo de algumas receitas, e uma excelente opção para quem quer diminuir o consumo de óleo em suas refeições. Nosso objetivo aqui é que você entenda o que cada produto tem a oferecer para fazer a melhor escolha para a sua cozinha.

Como limpar a sanduicheira?

Um pão quentinho é uma maravilha logo cedo, porém, acordar e se deparar com a sanduicheira suja antes de usar não é nada agradável para quem acorda com fome. Por isso, o ideal é sempre limpar após o uso. Vale combinar isso com todos os integrantes da casa.

Para saber como limpar sua sanduicheira siga esse simples passo a passo:

  1. Tira o eletrodoméstico da tomada e espera esfriar um pouco, a ponto de você conseguir tocar na chapa.
  2. Se a sua sanduicheira possui as chapas removíveis, basta lavá-as na pia com o lado amarelo da esponja e detergente neutro. E enxaguar a espuma.
  3. Caso o detergente neutro não esteja dando conta, você pode usar vinagre com uma escova de dentes macia, passando suavemente por todos os lugares para não danificar o revestimento antiaderente das chapas.
  4. É necessário passar um pano úmido no lugar onde as chapas ficam depois que elas são removidas (A regra da escovinha com vinagre também vale aqui!). Antes de colocá-las, certifique-se que está bem seco.
  5. Você pode usar palitos de dente para alcançar pequenos lugares e remover toda e qualquer partícula, mas faça isso antes de passar o pano final.
  6. Caso não seja assim tão prática, vira sua sanduicheira dentro da pia para cair os farelos mais grossos.
  7. Após isso, passe o palito em todos os cantinhos. Você pode passar a parte amarela da esponja ou usar a escova de dentes para passar um pouco de vinagre. Não use o detergente porque você não pode enxaguar. Logo após passe um pano úmido para remover o vinagre, seguido de um pano seco.
  8. Feita a limpeza por dentro, passe um paninho do lado de fora.

Prontinho, assim ela ficará limpinha para a próxima vez que você precisar usar. Manter a sanduicheira limpa  e importante para dua saúde.

Quanto custa?

De todos os utensílios domésticos que fazem parte de uma cozinha, a boa notícia é que a sanduicheira definitivamente está entre os mais baratos.

É claro que o valor além de depender da marca, está sempre associado a quão moderno e completo um produto é, mas de maneira geral, esse tipo de eletrodoméstico não costuma pesar muito no bolso.

O preço médio de uma sanduicheira padrão, com funções boas, porém básicas, varia entre R$100 e R$200. Caso você procure por um modelo ainda mais simples, deverá achar sanduicheiras que custem até menos que isso.

Os modelos mais modernos e com mais tecnologia envolvida são os mais caros, mas ainda assim não passam da casa dos R$300.

Normalmente, os grills costumam ter valor um pouco mais alto do que as sanduicheiras padrão, isso porque são maiores, possuem mais acessórios e seus resultados costumam ser mais abrangentes.

As sanduicheiras, de maneira geral, possuem a vantagem de serem acessíveis economicamente, o que as tornam um utensílio doméstico muito comum dentro das cozinhas dos brasileiros.

Imagem de um espeto de carne, tomates, manjericão e algo que se assemelha com queijo, em uma chapa.

Sanduicheiras e grills são muito úteis em um dia a dia corrido. A grande vantagem destes eletrodomésticos é que além de muito práticos, eles possuem bom custo-benefício. (Fonte: Narda Yescas / Pexels)

Onde comprar?

A sanduicheira elétrica é um produto muito conhecido pelo público comprador, principalmente por possuir preços acessíveis, levando em conta todas as vantagens que oferece.

Sendo assim, hoje em dia é muito fácil encontrar esses produtos em uma grande variedade de lojas por aí, e, como sempre, nós estamos aqui para indicar bons lugares para você comprar sua própria sanduicheira sem medo de errar.

Lojas especializadas nesse nicho de comércio sempre terão uma variedade muito grande. São elas: Magazine Luiza, Casas Bahia, Ricardo Eletro, Fast Shop e Ponto Frio.

Outras lojas de departamento, e até mesmo grandes redes de supermercados também vendem sanduicheiras, como por exemplo o Walmart, Lojas Americanas, Carrefour e os Supermercados Extra.

Na internet você também possui várias opções de lojas online que vendem boas opções deste tipo de eletrodoméstico. A Amazon e o Shoptime são algumas delas.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de sanduicheira

Como todo eletrodoméstico, existem alguns fatores que fazem toda a diferença em uma boa sanduicheira, são eles:

  • Tamanho
  • Temperatura
  • Coletor de gordura
  • Grelha
  • Porta fios

Abaixo, iremos te dar todos os detalhes de cada um desses itens para que não falte informações na hora de comprar a sua própria sanduicheira elétrica.

Tamanho

O tamanho das sanduicheiras pode variar um pouco, o que te dá boas opções de escolhas baseadas na sua demanda pessoal.

Se você mora sozinho ou com apenas um parceiro, uma sanduicheira simples e pequena deve ser suficiente para satisfazer as suas necessidades. Mas se você divide uma casa com uma grande família, deve priorizar as maiores.

Normalmente, as maiores sanduicheiras são no padrão grill, e algumas chegam a ter até 40cm, espaço suficiente para grelhar diversos bifes ou sanduíches ao mesmo tempo.

mão preparando sanduíches na sanduicheira

Certifque-se de que a sanduicheira tem tamanho para preparar seus alimentos favoritos. (Fonte: Iurii Golub / 123rf)

Temperatura

De acordo com os padrões de regulação deste tipo de eletrodoméstico, a temperatura máxima permitida em uma sanduicheira é de 90°C. A maioria delas chega a atingir esta temperatura, ou algo muito próximo a isso.

As sanduicheiras mais modernas possuem controle de temperatura com ao menos 4 diferentes possibilidades, o que é de grande ajuda para o preparo de receitas muito diferentes.

Coletor de gordura

As sanduicheiras elétricas mais antigas nem sonhavam que um dia a tecnologia do coletor de gordura seria possível.

Os coletores de gordura são uma espécie de filtro presentes nas chapas das sanduicheiras que sugam qualquer excesso de gordura que seja eliminada pelo alimento que está sendo grelhado.

Além de serem de grande ajuda para a saúde, eles também colaboram para a limpeza e higiene do utensílio.

Normalmente, os melhores e mais modernos elestroportáteis desse tipo possuem essa tecnologia, que, com certeza, deve ser levada em conta na hora de você escolher um modelo para sua casa.

Grelha

Dois pedaços de pão torrando na sanduicheira, há um prato ao lado e temperos ao fundo

Existem diversos tipos de grelha, lembre-se de conferir para escolher uma que atenderá suas expectativas. (Fonte: Alexsey Kurguzov / 123rf)

A disposição em que se encontram as grelhas de uma sanduicheira também deve ser levada em conta.

Como já explicamos anteriormente, as sanduicheiras comuns possuem duas placas de grelha, que servem para comprimir o alimento. A sanduicheira tipo grill possui apenas uma.

Mais uma vez, a decisão sobre essa questão é 100% pessoal, uma vez que ambos modelos possuem suas vantagens e desvantagens.

Outro fator a ser levado em conta é que algumas sanduicheiras possuem grelha removível, o que é de enorme ajuda na hora da limpeza, sendo que algumas delas podem ser até colocadas na lava louças, caso você tenha um.

Por fim, existem grelhas específicas para alguns alimentos, como as grelhas para waffles e crepes. Caso você esteja em busca de uma sanduicheira para receitas específicas como essas, é interessante pesquisar um pouco mais sobre esses modelos.

Porta fio

Para muitos, um eletrodoméstico com porta fios pode parecer algo bastante básico, porém, alguns produtos não possuem esse acessório.

Antes da sua compra, preste atenção nessa questão, pois apesar de não parecer, um porta fio previne que o fio de energia da sua sanduicheira seja danificado, além de ser um ótimo fator organizacional na hora de guardar o seu produto.

(Fonte da imagem destacada: Telecouse / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
28 Voto(s), Média: 4,39 de 5
Loading...