Foto de uma sapateira com vários sapatos sociais de diferentes cores e estilos.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje nós vamos falar sobre um artigo doméstico que faz toda diferença para a organização do seu quarto: a sapateira!

É sempre aquele mesmo problema, não sobra espaço no guarda-roupas para armazenar os sapatos, e você fica na dúvida sobre o que fazer. A verdade é que a solução é bem simples.

A sapateira é um armário específico para guardar sapatos de forma organizada. Ela é prática, e pode ser do tamanho e estilo que você quiser, visto que existem muitas opções à venda por aí.

Abaixo, iremos te oferecer um Guia completo sobre esse artigo, e explicar quais são as suas vantagens, acompanha com a gente!



Primeiro, o mais importante

  • Não existe somente um tipo de sapateira, hoje em dia, as mais comuns são as de madeira, e aquelas que são chamadas dobráveis, que podem ser feitas de tecido ou de plástico.
  • Uma sapateira de bom gosto torna-se um item de decoração dentro da casa. Alguns modelos, inclusive, podem ser usados como cômoda para guardar outros objetos.
  • Os preços das sapateiras variam muito, e é bastante difícil estipular uma média. Assim como você encontrará opções por R$ 80, você também encontrará por mais de R$ 1000.

Você também pode gostar:

Ranking: As 7 melhores sapateiras

Existem tantas opções de sapateiras por aí, que às vezes ficamos até confusos sem saber qual escolher, né? Para você não passar por esse problema, nós demos uma olhada nos modelos atuais do mercado, e selecionamos as sete melhores sapateiras! Vamos lá?

1º – Sapateira com espelho Dallas Móveis Elo

O primeiro modelo da nossa lista é pura elegância! Feita em madeiras MDF e MDP, essa sapateira vertical se assemelha bastante com um pequeno armário e possui dois espelhos frontais, o que é uma ótima notícia para os mais vaidosos.

Sua cor é o marrom semifosco, um tom escuro, fácil de combinar e bastante sofisticado. Já a abertura é feita por duas portas que funcionam no estilo guarda-roupas. Se você busca algo que agregue não só praticidade, mas também beleza à sua casa, esta com certeza é uma boa opção.

2º – Sapateira Móveis Mariano

Se você tem muitos sapatos e precisa de bastante espaço, essa sapateira é a solução. São seis gavetas, de 19 cm cada, que armazenam cerca de quatro pares de calçado.

Ela tem a vantagem de aceitar sapatos de salto, e poder ser usada também como cômoda para outros objetos. Fora que é super bonita, moderna e bem acabada.

Trata-se de uma sapateira feita em madeira MDF branca fosca, perfeita para uso em quartos.

3º – Sapateira Safira Nevado

A sapateira Safira foi fabricada com o objetivo de organizar seus sapatos sem amassá-los ou danificá-los. Ela possui quatro portas basculantes feitas de MDP, com uma pequena divisória em cada prateleira, transformando-a em duas.

Possui espaço para cerca de 24 pares de calçados, e ainda tem a vantagem de não deixá-los expostos. Mas é bom lembrar que esses modelos de sapateiras fechadas dificilmente cabem sapatos de cano longo, viu?

4º – Sapateira Itajaí Politorno Móveis

Esta é outra linda opção de sapateira com espelho. Chique, clássica, prática e um ótimo artigo de decoração. Ela tem modelo bastante versátil, que pode ficar apoiado no chão ou preso na parede, de acordo com o espaço que você possui.

Seu material é a madeira MDF e o espaço interno é um pouco reduzido se comparado à maioria, cabendo apenas 10 pares de calçados.

5º – Sapateira Multiuso Multivisão

Se você ainda não encontrou uma sapateira que agrade o seu bolso, nós recomendamos que você dê uma olhada nessa opção. Além de possuir um excelente preço, ela é espaçosa e não deixa os sapatos expostos.

Feita em madeira MDP branca, esta opção possui seis prateleiras e armazena cerca de 18 pares de calçados. Seu estilo é clean, e pode ser facilmente combinado em qualquer ambiente, seja no quarto ou na área de serviço.

6º – Sapateira Santos Andirá Havana Plus

Esta sapateira é perfeita para seu alocada dentro do seu quarto. Ela é bem bonita, e lembra bastante uma cômoda.

O móvel possui três portas com puxadores e aberturas individuais, e é todo feito em madeira reconstituída branca. Prática e espaçosa, vale bastante a pena caso você busque um objeto clássico e útil!

7º – Sapateira Tecno Mobili Branca

Outra sapateira com bom preço é esta opção da Tecno Mobili. São nada mais nada menos do que sete prateleiras com espaço para cerca de três pares de sapatos em cada. Super espaçosa.

Ela também é feita de madeira MDP branca, mas tem a desvantagem de não ser coberta, deixando seus calçados à mostra. Caso opte por ela, é legal mantê-la organizada, viu?

Guia de Compra

Ter uma sapateira em casa é uma excelente forma de organização. É interessante manter todos os calçados juntos em um espaço onde não fiquem amontoados, até mesmo para preservá-los.

Para te ajudar a tomar essa decisão, depois de conferir os diferentes modelos no nosso Ranking, preparamos um Guia completo para você.

Foto de uma mulher loira de vestido branco, organizando sapatos em um closet.

Uma sapateira é o artigo doméstico ideal se você não dispõe de muito espaço para organização dos seus sapatos. (Fonte: Alexandra Maria / Pexels)

O que é uma sapateira?

Manter a nossa casa organizada, com tudo em seu devido lugar é uma delícia, né? Mas nem sempre conseguimos armazenar todos os nossos objetos pessoais dentro dos nossos armários e os calçados acabam sendo os grandes prejudicados.

Se o seu lar é pequeno, você já deve ter quebrado a cabeça por diversas vezes tentando encontrar espaço legal para os seus sapatos no seu compacto guarda-roupas.

E é aí que a sapateira entra, um móvel totalmente idealizado para você guardar esses itens tão importantes no dia a dia. Elas são práticas, ótimas para organização, e você pode escolher um modelo no tamanho que mais te agradar e atender às suas necessidades.

Mantendo os sapatos em um móvel específico e desenvolvido para isso, preserva até mesmo os calçados, tornando mais duradouros.

Foto de uma sapateira branca com calçados dentro.

A sapateira preserva os calçados e os mantém organizados. (Fonte: pzaxe / 123RF)

Quais as vantagens e desvantagens de uma sapateira?

A vantagem das sapateiras é que elas possuem modelos bem diferentes, e não necessariamente precisam ficar alojadas no seu quarto.

Algumas se parecem bastante com uma cômoda, e por isso você pode colocá-las em um escritório, na área de serviço e até mesmo no corredor! Legal, né?

No final das contas, você pode utilizar esse objeto como um item de decoração, e ganhando não só organização, mas também beleza!

De maneira geral, é um móvel que tem muito a agregar na sua casa, e algumas pessoas até o usam até mesmo para guardar outras coisas, como roupas e objetos aleatórios.

Só é interessante que você fique atento ao tipo de sapateira que irá comprar, pois as menos modernas não são de melhor qualidade, e podem ser um pouco feias visualmente, como é o caso das feitas de plástico.

Além disso, tenha certeza que existe um cantinho em sua casa para abrigar sua sapateira, ok? Apesar de serem grandes facilitadoras de vida, elas são móveis comuns que precisam de espaço!

Vantagens
  • Promove organização
  • Pode ser encontrada em diversos estilos e tamanhos
  • Pode ser colocada em diferentes cômodos
  • pode ser usada como cômoda
Desvantagens
  • Alguns modelos não são visualmente bonitos, como os de plástico
  • É necessário ficar atento à qualidade do material
  • Algumas podem ser bem caras
  • Ocupa espaço

Sapateira dobrável ou de madeira?

Como já dissemos, existe uma variedade bem grande de tipos de sapateiras no mercado atual, e se você não possui closet ou armário grande em casa, provavelmente vai precisar de uma delas.

As mais comuns de encontrarmos nas lojas possuem propostas bem diferentes: uma é de madeira, e a outra é de plástico, ou de tecido, chamada de dobrável.

Ambas possuem a mesma função, mas muito provavelmente a sapateira de madeira irá te agradar mais! Ela não só é mais moderna, como é mais espaçosa, mais bonita e versátil.

Uma sapateira de madeira é um móvel como outro qualquer na casa. Ela deve combinar com a decoração, e agregar estilo.

Normalmente, elas cabem muitos pares de calçados, e alguns modelos podem até ser presos na parede. Definitivamente, é um objeto bem interessante.

Imagem de sapateira de madeira com alguns sapatos.

A sapateira de madeira é um móvel que agrega na decoração do ambiente. (Fonte: ahirao / 123RF)

A única desvantagem é o preço, que é bem mais alto se comparado à sapateira dobrável. No entanto, este tipo de produto é um investimento, e por isso, caso você escolha o modelo de madeira, é legal você optar por um que dure bastante tempo, e que não vá te deixar na mão quando você mais precisar.

Com a sapateira dobrável, o esquema é um pouco diferente. Ela é feita de plástico ou tecido, e pode possuir bases de alumínio para se manter em pé. Antigamente, essas eram as mais usadas na maioria das casas.

Alguns modelos se assemelham com uma mala, que abre com um zíper, e não possui bases para levantá-la. No caso dessas, você pode colocá-las em algum espaço que não fique visível no seu quarto, como dentro de um armário, ou em baixo da cama.

A sapateira flexível ou dobrável é bem mais simples, e, consequentemente, não é tão bonita. Dificilmente você irá conseguir usá-la como um artigo de decoração.

Apesar de não ser a melhor opção, ela possui duas vantagens: a facilidade de deslocamento e o preço, que é super em conta!

Antes de escolher a sua sapateira dos sonhos, saiba com clareza quais são as suas prioridades, pois cada uma delas é indicada a um perfil de pessoa diferente.

Sapateira de madeira Sapateira flexível
Utilidade Bastante útil Bastante útil
Beleza Costumam ser bem bonitas Não são bonitas
Versatilidade É versátil, pode ser usada como cômoda Não é versátil
Preço De médio a alto Baixo

Quanto custa?

É muito difícil falar sobre valores quando o assunto é sapateira, pois não existe uma média de preço para esse produto.

Um modelo de maneira, reforçada, de boa qualidade, provavelmente não custará menos de R$ 300, sendo que algumas podem passar os R$ 1.000.

Caso você opte por uma madeira mais simples, de menor qualidade, deverá encontrar opções na faixa dos R$ 200. Se você estiver com um orçamento ainda mais restrito, existe a possibilidade de comprar as sapateiras dobráveis, que custam cerca de R$ 80.

Além disso, você pode encomendar sua sapateira sob medida, porém ela com certeza sairá por um valor bem alto.

Foto de três pares de sapatos vintage apoiados em uma superfície de madeira. O par da frente está em evidência.

Por ter se popularizado bastante, existe uma grande quantidade de lojas de vendem sapateiras atualmente. (Fonte: Studio 7042 / Pexels)

Onde comprar?

Local para comprar sapateira não irá te faltar. Atualmente, muitas lojas vendem esse produto em diferentes modelos. Você pode procurar sapateiras em lojas de eletrodomésticos, como a Magazine Luiza, as Casas Bahia e o Ponto Frio.

Algumas lojas de decoração como a Tok&Stok, a Etna, e a Mobly também oferecem opções muito legais e mais modernas. Se você tem o hábito de ir até lojas de departamento, gostará de saber que também poderá fazer suas compras lá. O Walmart e as Lojas Americanas são boas escolhas.

Por fim, se você prefere o conforto de comprar e receber sua sapateira em casa, podemos te indicar a versão online das lojas já citadas, além da Amazon, do Buscapé e do Mercado Livre, que também não deixam nem um pouco a desejar.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de sapateira

Como a maioria dos produtos de médio porte, existem alguns fatores que fazem toda diferença na hora de escolher a sua sapateira, são eles:

  • Material
  • Capacidade
  • Tamanho
  • Design
  • Aberto ou fechado?

Como nós não gostamos de deixar nenhuma dúvida, vamos dar todos os detalhes sobre cada um desses pontos.

Material

O material de uma sapateira é o principal critério a ser levado em conta, pois nem todas são feitas de materiais duráveis.

O mais comum é que você encontre penteadeiras feitas de MDF, que é uma versão derivada e mais barata da madeira pura. Ela é uma boa opção, e tem a vantagem de você poder escolher entre diferentes cores e estilos.

Já a madeira pura tem durabilidade incontestável e com certeza é a opção mais segura. No entanto, dificilmente você encontrará sapateiras prontas feitas desse material, e terá que encomendá-la em uma marcenaria, o que é muito mais caro.

No entanto, se você optar pelas versões dobráveis, saiba que elas são bem mais frágeis! Tanto o tecido quanto o plástico rasgam com muita facilidade, além de que também podem manchar.

É importante que você fique atento à questões de material, pois ele irá ditar a data de validade do seu produto.

Capacidade

Quantos pares de sapatos você precisa guardar na sua sapateira? 10? Ou 30? Isso é muito pessoal, não é mesmo? Por isso você deve olhar bem a capacidade da sua escolhida.

Sapateiras diferentes atendem à necessidades diferentes, portanto, tenha isso em mente na hora da sua compra, pois o número de prateleiras faz toda diferença.

Imagem de sapatos em uma sapateira de prateleiras.

Escolha a capacidade da sua sapateira um pouco maior que a atual necessidade. (Fonte: belchonock / 123RF)

Uma dica que podemos te dar é sempre comprar o móvel com um pouquinho mais de capacidade do que você precisa, afinal, nunca se sabe quando você irá comprar ou ganhar novos calçados.

Tamanho

O tamanho físico da sua sapateira é algo muito importante! Obviamente, ele está atrelado à capacidade, no entanto, tente analisar as duas coisas de forma separada.

Antes de comprar o seu móvel, pense onde você irá colocá-lo, se será no seu quarto, no closet, no corredor, ou em qualquer outro cômodo da casa. Analise o quanto de espaço que você possui disponível, para não acabar comprando algo grande demais.

Sapateiras não são objetos pequenos, e, consequentemente, ocupam bastante espaço, por isso, tenha certeza que você terá onde alocar sua escolhida.

Caso você more em uma casa pequena, pense na possibilidade de comprar as sapateiras que se prendem na parede, ou as que são como uma mala para guardar embaixo da cama. Essas são uma boa economia de espaço, né?

Design

Como a gente já disse, sapateira é também um item de decoração! Hoje em dia existem opções realmente muito bonitas e elegantes, que caem muito bem dentro de uma casa.

Se você gosta de decorar, pode ser legal tentar combinar sua sapateira com o estilo do seu lar. Algumas possuem espelhos, puxadores diferenciados, e outros detalhes que fazem toda diferença. Quanto mais bonita sua sapateira, mais gostoso será organizar suas coisas dentro dela.

Foto que mostra do joelho pra baixo de três pessoas que estão sentadas em uma escada vestindo meias. No degrau de baixo, os tênis de cada um.

Existem muitas questões que devem ser observadas em uma sapateira, como tamanho, capacidade, design e material. (Fonte: Zun Zun / Pexels)

Aberto ou fechado?

Muita gente se pergunta qual o melhor tipo de sapateira: a que deixa os calçados a vista, ou a que os cobre. Na verdade, tudo depende de quão organizado você é.

Se você é uma pessoa um pouco bagunceira, é recomendável que opte pelo modelo que cobre os sapatos, isso porque é feio deixar seus itens revirados ao alcance dos olhos de outras pessoas, né?

Mas se você gosta de manter tudo em ordem, a sapateira descoberta não deverá ser um problema. Apesar das sapateiras fechadas serem as mais caras, esta é uma questão de gosto e estética.

Algumas pessoas simplesmente preferem manter seus calçados guardados em uma gaveta fechada, e outras não se importam em mostrá-los a todos que passarem pelo quarto.

(Fonte da imagem destacada: Fancycrave.com / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Juliana Perin Designer de Interiores
Aos quatro anos, Juliana já pedia para que sua mãe lhe deixasse decorar seu quarto de seu jeito, organizando as bonecas e os quadros pintados na escola. Essa paixão de infância virou a escolha da faculdade e, depois, profissão. Hoje, Juliana ajuda as pessoas a deixarem suas casas exatamente como elas sonham. Na internet, ajuda o público a escolher entre os melhores modelos de peças decorativas e iluminação, além de compartilhar seu conhecimento sobre sua outra paixão: a técnica DIY.