da imagem destacada: sapatilha de ciclismo preta e branca.
Ultima atualização: 27 de maio de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

49Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje vamos falar da sapatilha de ciclismo, uma queridinha de quem ama pedalar!

Você pode andar de bicicleta com quase qualquer calçado, mas qualquer pessoa que anda regularmente de bike vai se beneficiar de ter calçados projetados especificamente para essa função, pois eles melhoram, e muito, a pedalada.

No entanto, é necessário escolher um modelo ideal. Para isso, fizemos este artigo com todas as dicas e informações importantes, como modelos, tipos e especificidades das sapatilhas para ciclismo.




Primeiro, o mais importante

  • A sapatilha de ciclismo deve ser sempre adequada ao modelo de pedal que a sua bicicleta possui.
  • Há diversos tipos de sapatilha de ciclismo, por isso, escolha o que combina mais com o tipo de pedalada que você costuma fazer.
  • Escolher um material resistente é muito importante para os que gostam de pedalar, pois a sapatilha está em atrito constante com o chão, o que pode fazer com que ela dure pouco.

Melhores sapatilhas de ciclismo: Nossas favoritas

Comprar uma sapatilha de ciclismo pode parecer uma tarefa fácil, mas, se você não for um ciclista profissional, você provavelmente ficará perdido em meio às diversas opções disponíveis no mercado.

Por isso, nós separamos alguns dos melhores modelos de sapatilha de ciclismo disponíveis atualmente para que você possa escolher com facilidade e sem nenhuma dor de cabeça. Confira quais são eles.

Sapatilha Feminina Shimano

A sapatilha feminina Speed, da Shimano, é uma excelente opção para suas pedaladas. Feita em material sintético de alta densidade, tem tira dupla em velcro, que traz apoio e conforto ao ciclista. A palmilha tem ajuste preciso, e a sola é feita em poliamida reforçada e fibra de vidro leve. Ao escolher esse modelo, note que os tacos não acompanham a sapatilha.

Sapatilha Giro Savix Ciclismo Bike Speed

Este modelo de sapatilha para ciclismo é um dos que possui o melhor custo-benefício do mercado atualmente. Ele é super rígido e leve, sendo perfeito para qualquer tipo de pedalada. Esse modelo usa uma sola de nylon composta em vez de uma sola de carbono super dura que é comumente usada em modelos profissionais. Ainda é bastante rígido, com boas propriedades de transferência de energia, mas a um custo significativamente menor.

Sapatilha Ciclismo Fizik R5 Uomo Boa

Esta sapatilha para ciclismo da Fizik é um dos melhores modelos de entrada disponíveis no mercado. Isso porque ela possui alta durabilidade e ótima qualidade. Tal como acontece com a maioria dos sapatos de ciclismo deste tipo, a sola é feita de fibra de carbono injetada. Como esperado, não é comparável ao carbono super duro, mas ainda é muito boa, servindo bem a maior parte dos ciclistas.

Guia de compra

Há quem acredite que sapatilhas para ciclismo são itens inúteis que apenas ocupam espaço no guarda roupa do ciclista. No entanto, isso não é verdade! Elas são ferramentas valiosas para quem quer melhorar a qualidade da pedalada e diminuir o esforço feito.

Para isso, é necessário escolhê-las com cuidado. Por isso, preparamos este guia super completo com todas informações que você pode precisar sobre sapatilhas de ciclismo.

Pessoa pedalando com uma sapatilha de ciclismo

Uma sapatilha de ciclismo pode deixar sua pedalada mais eficiente e segura. (Fonte: Pexels/Pixabay.com)

O que são sapatilhas de ciclismo?

Uma das perguntas mais comumente feitas ao comprar este tipo de item é o que são sapatilhas de ciclismo? e como elas são diferentes dos calçados esportivos normais? A resposta é que as sapatilhas de ciclismo usam a tecnologia "Clip-less" ou "Clip-in".

Ou seja, elas contam com um encaixe na parte inferior do sapato que você coloca nos pedais. Isso tem a vantagem de você conseguir gerar uma pedalada mais fluida durante todo seu trajeto. Tanto puxando os pedais, como empurrando-os para baixo. O resultado é uma maior eficiência e, claro, velocidade!

Vantagens e desvantagens de uma sapatilha de ciclismo

Uma das principais vantagens de uma sapatilha de ciclismo é que ela apresenta sola rígida e parte superior rígida. A rigidez do sapato e os encaixes na sola permitem que você transfira energia para os pedais e fornece suporte extra para os seus pés, para que eles não cansados durante longas viagens.

Outra vantagem é que as sapatilhas de ciclismo são geralmente feitas de malha ou outro produto respirável. Assim, o ar circula pelas aberturas para manter os pés frescos. A maioria é projetada para ser usada sem meias, o que também ajuda a manter o suor baixo.

Para completar, os sapatos de ciclismo mantêm você firmemente preso aos pedais para que você não perca tempo pensando em manter os pés no lugar enquanto pedala. Em vez disso, seu foco está em pedalar e na sua trilha.
As desvantagens das sapatilhas de ciclismo são o preço e o fato de você ter que estar com elas sempre à mão toda vez que for andar de bicicleta. Isso fará com que você tenha que levar um sapato extra na mochila, caso queira usar sua bike para ir ao trabalho ou faculdade.

Vantagens
  • Apresenta sola e parte superior rígida
  • Diminui o cansaço
  • Aumenta a segurança
  • Deixa os pés mais frescos
  • Diminui o suor
  • Mantem os pés presos aos pedais
Desvantagens
  • Preço
  • Não é prática

Qual tipo de fecho escolher?

Na hora de escolher uma sapatilha de ciclismo, é importante ficar atento ao tipo de fecho. Isso porque ele irá ajustar o seu sapato firmemente e dar maior estabilidade e melhor eficiência. Os três tipos de fechamento mais populares são os de laço, velcro e ratchet.

  • Laço: o tipo de fecho com cordões oferece o maior conforto e a maior capacidade de ajuste. No entanto, eles vêm com algumas desvantagens. Em clima úmido e lamacento, eles ficam facilmente sujos e absorvem muita água. Além disso, nem sempre é possível amarrá-los com facilidade e há o risco de ficarem presos na corrente.
  • Velcro: as tiras de velcro são muito populares porque são muito fáceis de usar e você pode ajustá-las rapidamente. A maioria dos sapatos de ciclismo geralmente vem com duas ou três tiras de velcro, para que você possa ajustar a tensão em seu pé. Uma desvantagem das tiras de velcro é que elas podem se sujar facilmente, especialmente se você costuma andar de lama, então você terá que limpá-las com mais frequência.
  • Ratchet ou catraca: este é o modelo que a maioria dos ciclistas de estrada prefere. É muito fácil ajustar a tensão no pé em movimento, o que é feito empurrando uma pequena alavanca. As desvantagens de sapatos com catraca são que eles são geralmente muito mais caros do que os outros dois tipos.
Laço Velcro Catraca
Vantagem Possui grande variedade e facilmente encontrável Prática e possui um bom ajuste Pode ser ajustada em movimento e não suja facilmente
Desvantagem Mais simples, necessita que você pare para amará-las e sujam mais facilmente Pode sujar com facilidade, principalmente na lama É cara e mais difícil de achar
Preço Mais barata Preço médio Mais cara

Como travar e destravar sapatilhas de ciclismo?

Se não for utilizado corretamente ou se os movimentos de travamento e destravamento não forem bem encaixados, os pedais de encaixe podem causar ferimentos ou até mesmo a queda da bicicleta. Portanto, as duas etapas mais importantes de usar uma sapatilha de ciclismo são o travamento e destravamento delas.

  • Para travar a sapatilha no pedal, você precisa empurrar a ponta do clipe do sapato no espaço em forma de U na frente do pedal e, em seguida, empurrar para baixo com o calcanhar até que o lado de trás do clipe esteja travado e você ouvir um clique som.
  • Para destravar o sapato do pedal, você deve apenas girar o tornozelo para longe da bicicleta até ouvir novamente um estalido alto e sentir que sua sola está solta. Esse movimento pode ser mais fácil ou mais difícil, dependendo de quão tensionado está seu pedal.

Quais cuidados devo ter com a sapatilha de ciclismo?

Como com qualquer outro equipamento de ciclismo, se você quer que ele dure por um longo tempo e funcione bem, por isso, é necessário uma manutenção bem feita e certos cuidados na hora de usar o equipamento.

É importante manter seus calçados limpos o máximo possível e você deve fazer isso após cada pedalada. ependendo de como eles estão sujos, você pode limpá-los com alguns lenços umedecidos ou um pano úmido.

Se você tem andado em meio a muita lama, é uma boa ideia pegar uma escova de dentes e remover a lama e o cascalho que podem ter ficado presos nos grampos. Depois de lavá-los, certifique-se de secá-los completamente o mais rápido possível. No entanto, não coloque as sapatilhas sob luz solar direta ou próximo a altas temperaturas, pois elas podem deformar.

Pessoa andando de bicicleta na lama.

Uma sapatilha de ciclismo deve estar sempre limpa e seca, principalmente se entrou em contato com lama e umidade. (Fonte: VyacheslavLn/ Pixabay.com)

Quanto custa uma sapatilha de ciclismo?

O preço de uma sapatilha de ciclismo pode variar bastante, principalmente dependendo dos materiais de que são feitas e dos tipos de fecho que utilizam. No entanto, o preço médio de uma sapatilha de ciclismo fica em torno dos R$170.

No entanto, as sapatilhas com fechos do tipo ratchet tem uma média um pouco mais elevada, custando em torno dos R$250. Mas são muito mais práticas e duráveis, o que pode fazer valer a diferença de preço.

Onde comprar sapatilhas de ciclismo?

A sapatilha de ciclismo é um item que não é encontrado com tanta facilidade. Isso porque elas só são vendidas em lojas específicas para esportes ou ciclismo, como Decathlon ou Centauro. Porém, nesses lugares os preços são elevados e a variedade não é tão grande.

Se você desejar melhores opções de compras, a alternativa ideal é buscar em lojas online, como a Amazon ou as versões online das lojas de esportes comuns. Assim, você terá uma maior chance de conseguir bons preços e uma variedade ampla.

Critérios de compra: como comparar as sapatilhas de ciclismo

Muitos acreditam que é só calçar qualquer sapato e você estará pronto para praticar ciclismo, seja aonde for. No entanto, se você leva o esporte a sério, as coisas não são tão simples. É necessário escolher uma ótima sapatilha, prestando atenção a alguns critérios importantes, tais como:

Vamos detalhar cada um desses itens para que você possa escolher a sapatilha de ciclismo ideal, de acordo com seus gostos e estilo.

Tamanho

Observar bem o tamanho escolhido e como a sapatilha se encaixa no seu pé é um dos pontos mais essenciais na hora de escolher uma boa sapatilha de ciclismo. Isso porque é necessário que o sapato não fique saindo do seu pé durante as pedaladas, nem apertando demais e, por consequência, diminuindo a circulação.

Material

Na hora de escolher uma sapatilha de ciclismo, esteja sempre atento ao material. Certifique-se de que ele é lavável e que não fica desgastado facilmente. Além disso, observe se o material não é excessivamente flexível, pois sapatos para ciclismo devem ser mais duros e firmes.

Fecho

Há diversos fechos disponíveis no mercado, por isso, ao comprar sua sapatilha para ciclismo, certifique-se que o fecho do sapato é ideal para o uso que você irá dar para ele. Por exemplo, se você for realizar muitas trilhas na lama, opte por sapatilhas que não sejam de velcro ou de laço, pois essas sujam muito facilmente.

Muitas vezes, você precisará apertar sua sapatilha antes de um sprint, por isso, opte por modelos com fechos mais práticos. (Fonte: Free-Photos/Pixabay.com)

Homem pedalando com sapatilha com trava.

Muitas vezes, você precisará apertar sua sapatilha antes de um sprint, por isso, opte por modelos com fechos mais práticos. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay.com)

Encaixe

O mais indicado na compra de sapatilhas de ciclismo é sempre casá-las com a compra do seu pedal, isso porque elas podem variar em quantidade de furos e em tipo de encaixe. Caso a sua sapatilha de ciclismo seja tenha um encaixe diferente do seu pedal, ela perderá toda sua funcionalidade.

(Fonte da imagem destacada: JO-Design/Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Andressa Rodrigues Coach de Crossfit
O ciclismo reinava absoluto no coração de Andressa até que ela conheceu o Crossfit. Não, ela não largou completamente a bike por burpees e push-ups, mas agora divide a atenção entre as duas modalidades. Colecionando medalhas e troféus tanto pedalando quanto completando WODs, ela também quer compartilhar seu conhecimento nas duas atividades na internet.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.