Na foto uma noiva segurando um par de sapatos.
Ultima atualização: 19 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

76Comentários coletados

Planejar um casamento não é fácil. São dezenas de detalhes que devem ser pensados e no meio desse planejamento muitas mulheres se esquecem de dar uma atenção especial ao sapato para noivas. Por mais que ele fique por baixo do tão sonhado vestido, ele é fundamental e é sobre isso que falaremos hoje por aqui, seja bem-vindo!

O sapato para noivas pode ter diversos significados e dá um toque todo especial na composição para o grande dia. Justamente por isso é importante adquirir essa peça com muita cautela. E se você está nessa fase e ainda não comprou o seu, saiba que nesse texto te ajudaremos a escolher a calçado ideal para te levar até o altar.




Primeiro, o mais importante

  • O sapato para noivas tradicional é branco, mas hoje em dia as mulheres têm a liberdade de escolher qualquer cor de calçado para o seu casamento.
  • Assim como o vestido, o sapato demonstra a personalidade de cada noiva.
  • Não existem regras na escolha do modelo de sapato para noivas e o ideal é adquirir uma opção que te faça se sentir bem e confortável.

Você também pode gostar:

Os melhores sapatos para noivas: O ideal para cada noiva

A escolha do sapato para noivas deve ser minuciosa. Esse calçado precisa aliar conforto com boa estética e, claro, ser de acordo com o gosto da noiva. Para te ajudar nisso reunimos alguns modelos que combinam com as mais diferentes mulheres, confira.

O sapato ideal para noivas clássicas

As noivas que buscam por um sapato clássico e atemporal podem escolher esse modelo de scarpin sem medo. Ele é confeccionado em couro natural na cor branca e tem um salto de 7 centímetros. O calçado conta ainda com aplicação de renda na lateral.

Uma ótima opção para noivas que querem sair do branco

Essa opção de sapato para noivas é uma ótima escolha para quem não quer um calçado branco tradicional. A sandália possui a cor pérola, tem um acabamento em cetim brilhante, salto de 14,5 centímetros e uma meia pata de 5 centímetros, que garante maior conforto durante o uso.

O melhor sapato para noivas modernas

O mule é um modelo de sapato que surgiu no século 16 e que nos últimos anos voltou para a moda e se tornou sinônimo de modernidade. E para as noivas que gostam desse tipo de calçado existe esse modelo confeccionado especialmente para elas. Essa opção é feita em verniz na cor branca, tem um salto fino de 12 centímetros e detalhe em pedrarias na sua parte frontal.

Guia de Compra

Diferente do que muita gente pensa, o sapato para noivas é uma peça fundamental para o grande dia. Isso porque é com ele que a mulher irá de encontro ao homem escolhido para ser o seu marido. Além disso, após a cerimônia esse calçado ainda irá acompanhá-la durante toda a festa, portanto, não errar nessa hora é essencial.

Sabendo disso, criamos esse Guia de Compra e nele reunimos tudo o que há de mais importante sobre o sapato para noivas. Portanto, se você está em busca do seu não deixe de nos acompanhar nessa leitura.

Na foto um casal de noivos mostrando seus sapatos.

O sapato para noivas é uma peça que faz parte da composição do visual para o grande dia. (Fonte: stokpic/ Pixabay)

Qual o sapato para noivas ideal para cada tipo de cerimônia?

Existem diferentes tipos de cerimônia de casamento. Há as tradicionais realizadas na igreja, outras no campo e até mesmo algumas que acontecem na praia. E para cada uma delas há um tipo de sapato para noivas mais recomendado.

Para casamentos na igreja ou em salões os calçados de salto alto e fino ficam muito bonitos e combinam bem. Para as cerimônias no campo pode-se optar por sapatos baixos ou altos, mas sempre dando preferência para saltos mais grossos. Nelas, outras opções de calçados são os tênis, botas e sapatilhas.

Se o casamento for na praia, pode-se optar por casar descalça, caso a noiva não se importe, ou então usar as tradicionais rasteirinhas, que não irão atrapalhar durante a caminhada.

Isabel MelottoEstilista de sapatos de festa

"Na praia a noiva pode até mesmo se casar descalça, mas também temos bastante procura pelas joias de pés, que podem vir com pingente de estrela do mar ou conchas"

Sapato para noivas com salto ou sem: Qual o melhor?

Uma das principais dúvidas que acometem as noivas na hora de escolher o sapato para o casamento é se ele deve ter salto ou não. Algumas pessoas afirmam com muita convicção que sim, mas isso caiu por terra e sabe-se que não existe uma regra.

Com isso, na hora que essa dúvida bater, deve-se analisar os prós e contras dessas duas opções. Os sapatos de salto costumam deixar a mulher mais elegante e são mais sofisticados. Porém, muitas vezes eles pecam no quesito conforto e quem não usa esse tipo de calçado com frequência deve evitá-lo no grande dia.

Por outro lado, quando se fala em conforto os sapatos baixos saem na frente e tem menos riscos de machucar o pé durante o casamento. Outro ponto positivo é que com eles não existe o problema de ficar mais alta que o noivo, caso isso incomode.

A desvantagem é que há menos opções de calçados baixos voltados para noivas.

Sapatos de salto Sapatos baixos
Modelos Sandália, peep toe, scarpin, mule e tamanco Sapatilha, rasteirinha, bota e tênis
Vantagens São mais sofisticados, deixam a mulher mais elegante e existem em diversas opções São mais confortáveis e não aumentam a altura da noiva
Desvantagens Podem machucar os pés Não são encontrados em grande variedade

Vale a pena adquirir um sapato para noivas sob medida?

Quando se fala em sapato para noivas o conforto é a palavra-chave e muitas pessoas têm dificuldades de encontrar calçados que sejam do tamanho exato de seus pés.

Para resolver isso existem os sapatos confeccionados sob medida. Eles são produzidos a partir das medidas exatas do pé de quem irá utilizá-los. Assim não se corre o risco de estar no meio do casamento com um calçado muito apertado ou largo.

Além disso, os sapatos para noiva personalizados podem ser ainda produzidos com o mesmo tecido do vestido, em uma estampa diferenciada, receber aplicações, escritas e muito mais.

Quanto tempo antes da cerimônia o sapato para noivas deve ser comprado?

Os preparativos para o casamento requerem tantos detalhes que muitas vezes a compra do sapato para noivas é uma das últimas coisas a serem definidas. Porém, é essencial fazer essa compra com antecedência.

A recomendação é que o sapato seja adquirido logo que o vestido for definido, pois assim você já conseguirá combinar bem as duas peças. Caso isso não seja feito, o prazo máximo para escolher o sapato para noivas é três meses antes do dia do casamento, pois assim você terá o calçado nas últimas provas do vestido.

Onde comprar um sapato para noivas?

O sapato para noivas é um calçado muito especial e que pode ser adquirido em diversas lojas. Inclusive, muitos ateliers e estabelecimentos que trabalham com a confecção e locação de vestidos de noiva costumam ter sapatos para compra.

Há algumas marcas que também contam com coleções especiais para noivas e um exemplo disso é a Arezzo. Outra opção é comprar o sapato online, já que na internet há uma infinidade de modelos. Algumas opções de lojas virtuais para isso são:

  • Amazon
  • Studio Lapupa
  • Durval Calçados Finos
  • Zariff
Na foto um par de sapatos, um bouquet, um perfume, uma tiara e joias.

Existem diversas lojas que são especializadas na confecção de sapatos para noivas. (Fonte: rogerp64/ Pixabay)

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de sapatos para noivas

Conforme te dissemos, a escolha de um sapato para noivas deve ser muito bem pensada. Para isso, existem algumas maneiras de acertar na compra e separamos tudo o que você deve levar em consideração nesse momento abaixo.

Agora detalharemos cada um desses tópicos.

Modelo

Basta começar a procurar por sapatos para noivas para perceber que existe uma infinidade de modelos. Dentre eles algumas opções acabam se destacando. Um exemplo disso é o scarpin, esse é um calçado clássico e muito escolhido por noivas mais tradicionais.

O peep toe é outra ótima opção e é muito versátil. Normalmente ele possui a chamada meia pata e isso faz com que fique mais confortável. Já as sandálias, tanto baixas quanto altas, são outro tipo de sapato para noivas muito tradicional e combinam com cerimônias diurnas e vestidos mais fluídos.

As noivas que querem um calçado baixo, delicado e mais elegante podem apostar nas sapatilhas. E quem é ousada e moderna pode escolher os mules, tênis e botas.

 Na foto um casal de noivos usando tênis All Star.

Muitas noivas optam por se casar de tênis e criam um visual irreverente e divertido. (Fonte: NGDPhotoworks/ Pixabay)

Altura do salto

Se você está decidida a adquirir um sapato para noivas com salto, então é importante considerar a altura ideal que ele deve ter. Esse é inclusive um dos erros mais cometidos pelas noivas na hora de escolher o calçado.

Existe apenas uma regra: opte por um calçado com tamanho de salto que você está acostumada a usar.

Saltos muito altos para quem não usa esse tipo de sapato podem desequilibrar e facilmente machucar os pés. O mesmo com relação a espessura desse salto, portanto, escolha uma opção que te deixe confortável e com segurança.

Material

Outro ponto a ser analisado é o material em que o sapato é confeccionado. Nesse sentido as matérias-primas mais tradicionais são as mais indicadas como cetim, renda, couro fosco e veludo.

Quem gosta de sapatos brilhantes, pode apostar também nas opções com brilho e aplicações de pedrarias. A única ressalva é para sapatos envernizados, pois esses são mais arrojados e podem acabar competindo com o vestido.

Outra recomendação é optar por calçados feitos de fibras naturais, como o próprio cetim, pois eles são mais flexíveis.

Cor

Antigamente sapato para noivas devia ser sempre da cor branca, mas com o passar dos anos isso mudou bastante. Hoje em dia a mulher tem a liberdade de escolher qualquer tom para o seu sapato, porém deve-se tomar alguns cuidados.

Se o vestido for branco, a melhor opção não é um sapato off-white. Muitas pessoas acham esses tons muito parecidos, porém, na hora que eles são colocados juntos não combinam.

Outra recomendação é que calçados coloridos devem combinar com o contexto da festa. Isso quer dizer que o ideal é que ele converse com o bouquet ou com os tons da decoração. Assim todos os detalhes irão conversar e ficar harmoniosos.

(Fonte da imagem destacada: Terje Sollie/ Pexels)

Por que você pode confiar em nós?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.
Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.