Imagem de um sapato social masculino.
Ultima atualização: 3 de novembro de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

20Horas investidas

5Estudos avaliados

72Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o sapato social masculino, um dos elementos mais importantes no visual de um homem. O sapato social pode ser combinado com trajes sociais, para trabalhar, ou com peças casuais, para curtir os momentos de lazer.

Para encontrar o modelo perfeito, é fundamental escolher um calçado que combine com seu estilo pessoal e personalidade. Para isso, você precisa conhecer os diferentes modelos de sapato social masculino. Ficou interessado? Continue lendo este artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Os modelos clássicos de sapato social masculino são: Oxford, Derby, Loafer Monkstrap e Mocassim. Você também encontra variações do mocassim (Dockside e Driver) e do sapato Loafer – Penny Loafer e Tassel Loafer.
  • O sapato social pode ter bico arredondado, quadrado ou pontudo. Todos os modelos – com exceção do Mocassim – apresentam um pequeno salto de cerca de até 4cm.
  • Além do clássico sapato social preto, você encontra opções em outras cores como marrom, cinza, chumbo, verde esmeralda e azul marinho, em couro liso ou texturizado e com acabamento em verniz ou fosco.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de sapato social masculino: Os favoritos da redação

Atualmente, você encontra uma grande variedade de modelos de sapato social masculino, dos clássicos aos modernos. Portanto, se você está precisando comprar um par de sapatos, conheça algumas das melhores opções à venda abaixo.

A melhor opção para trabalhar

O sapato Oxford é a melhor opção para os homens que desejam transmitir seriedade e elegância. Confeccionado em couro, na cor preta e com acabamento em verniz, este calçado agrada até os mais exigentes. Este modelo oferece um pequeno salto de aproximadamente 3cm de altura.

Uma opção versátil

O sapato Derby é ideal para quem procura um calçado versátil, que possa ser combinado com trajes formais ou em estilo esporte fino. O calçado é confeccionado em couro, em tonalidade marrom e com acabamento em verniz. O cadarço incorporado à aba permite liberdade de movimentos.

Um modelo rústico

Se você procura um sapato social em estilo rústico, para usar em seus momentos de lazer, vai amar o sapato Derby com brogues da Éllie. Apesar dos detalhes, o tom café torna este modelo discreto, o que possibilita o uso em contextos formais. O calçado é confeccionado em couro.

Guia de Compra

O sapato social masculino exerce grande influência em seu cotidiano, principalmente no ambiente de trabalho, pois transmite seriedade, elegância e uma postura profissional respeitosa.

Diante de tamanha importância, preparamos um Guia de Compra para apresentar os diferentes modelos de sapato social e em que ocasiões devem ser usados. Esses conhecimentos farão com que você consiga compor diferentes estilos com o calçado, sem dúvidas ou complicações.

Imagem de duas pessoas conversando.

O sapato social transmite personalidade. (Fonte: Jopwell / Pexels)

Por que é importante investir em um sapato social masculino de qualidade?

A moda masculina passou por mudanças sutis ao longo dos anos. Um dos exemplos mais interessantes é o sapato social masculino: Os modelos clássicos funcionam tão bem hoje quanto na década de 1950.

Portanto, comprar um sapato social de qualidade, adequado ao seu estilo pessoal e ambientes que costuma frequentar, é um investimento. O calçado não sairá de moda e você conseguirá usá-lo por anos – mas é preciso manter alguns cuidados.

Preparamos uma tabela com as vantagens e desvantagens de comprar um sapato social masculino de qualidade:

Vantagens
  • Um sapato social de qualidade pode ser usado por anos
  • Você encontra uma grande variedade de modelos de uso formal e casual
  • Opções em diferentes tonalidades
  • Você encontra modelos com sola em couro ou borracha
Desvantagens
  • É preciso manter certos cuidados com o sapato, para garantir a durabilidade
  • Um sapato de boa qualidade custa caro
  • É preciso engraxar o calçado com regularidade

Qual sapato social masculino devo usar em situações formais?

Se você precisa de um sapato social masculino para usar com camisa social, blazer ou terno, seja em reuniões de negócios, apresentações profissionais ou eventos formais, invista em um sapato Oxford.

O sapato Oxford tem como principal característica as perfurações feitas diretamente no cabedal, por onde passam os cadarços. Este modelo não possui abas. O bico é em formato arredondado.

foco

Você sabia que o sapato Oxford possui esse nome, pois era amplamente utilizado pelos estudantes – homens e mulheres – da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Quais são os melhores modelos de sapato social masculino para uso casual?

Se você procura um sapato social masculino para usar em combinações em estilo esporte fino – em ocasiões de certa importância, mas com ares descontraídos – escolha um dos modelos que vamos apresentar ao longo desta seção.

O sapato Derby é parecido com o modelo Oxford, a diferença é que este modelo possui abas abertas para firmar os cadarços, o que garante flexibilidade e liberdade de movimentos aos pés. Os modelos de couro liso são excelentes opções para quem precisa trabalhar com camisa social e calça de alfaiataria.

Imagem de um homem amarrando o cadarço do sapato.

O sapato Derby é versátil. (Fonte: Lukas / Pexels)

Outra opção é o sapato Monkstrap, ideal para ocasiões casuais. E a escolha ideal para os homens que usam terno porque querem, não porque precisam. O modelo tradicional possui uma fivela decorativa, mas você também encontra opções com duas fivelas.

O sapato Loafer é parecido com o mocassim, mas é uma versão muito mais elegante. É o modelo ideal para quem procura um calçado formal que também pode ser usado em situações descontraídas.

Há duas variações deste calçado: Penny Loafer tem a forma alongada, ideal para trabalhar, e Tassel Loafer, ideal para homens que admiram alfaiataria casual. Esse calçado também pode ser usado em um casamentos diurnos.

Imagem de um grupo de pessoas conversando.

O sapato Loafer é o modelo ideal para quem quer sair do trabalho para se divertir. (Fonte: Jopwell / Pexels)

O mocassim tem como diferencial a ausência do salto – todos os outros modelos têm um pequeno salto com até 4cm. A sola do sapato é incorporada ao cabedal do calçado, ou seja, uma peça é costurada na outra. Esse calçado é confeccionado em couro.

Por fim, o modelo dockside é o sapato social masculino de caráter mais informal. O calçado foi criado para uso náutico, por isso é mais aberto e possui solado de borracha. É indicado para momentos de lazer.

O mocassim Driver tem esse nome, pois, a sola possui gomos que oferecem aderência e conforto na hora de dirigir. Este modelo é ideal para quem procura um sapato social levemente esportivo.

Vale ressaltar que todos os modelos citados acima possuem versões formais e casuais, a diferença entre eles está nos detalhes.

Quais são os diferentes modelos de sapato social masculino?

Além de conhecer os diferentes modelos de sapato social masculino, é importante identificar os detalhes presente em cada um deles, para adequar o calçado ao seu estilo pessoal e contexto de uso.

  • Plain Toe: Esse estilo de calçado é discreto, simples e elegante, pois não apresenta nenhum detalhe na superfície, o que o torna perfeito para um evento noturno. Você encontra modelos de sapato Oxford e Derby nesse estilo.
  • Cap Toe: Calçados nesse estilo apresentam listra horizontal no bico do sapato. Esse detalhe é simples, mas dão um charme a mais ao calçado, que deve ser usado com terno e gravata, em eventos formais e corporativos.
  • Slipt Toe: Possui costura vertical no bico do sapato e uma costura no topo do cabedal em formato de U. Transita entre o elegante e o casual, depende do material, cor e formato do sapato.
  • Wingtip / Full Brogue: Possui costura em formato de “W” no cabedal do calçado. Costuma vir com perfurações em estilo brogue.
  • Semi brogue: Possui algumas perfurações em estilo brogue na parte superior do calçado garantindo um estilo descontraído e menos formal – quanto menos perfurações, mais formal é o calçado.
  • Wholecut: Nesse estilo, o calçado é confeccionado em uma única peça de couro – é mais difícil encontrá-lo nas lojas, devido à complexidade do processo de produção. Por ser mais austero, geralmente é usado com smoking.

Quanto mais detalhes em um sapato social masculino, mais casual ele tende a ser. No entanto, aqui no Brasil, esses detalhes são atrelados ao estilo vintage e não à casualidade.

Veja como combinar os diferentes modelos de sapato social masculino com as roupas do seu guarda roupas no vídeo do canal El Hombre, que conta com quase 400 mil inscritos:

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de sapato social masculino

Quando o assunto é sapato social masculino, você já deve ter percebido que o ideal é apostar em um modelo confortável, bonito e versátil. Pois não adianta comprar um sapato social que não combina com suas roupas ou com os ambientes que você frequenta.

Portanto, caso ainda esteja com dúvidas sobre qual modelo deve escolher, selecionamos os principais critérios de compra, ou seja, características que você deve analisar e comparar quando for escolher este calçado:

  • Formato do bico
  • Material
  • Com ou sem cadarço?
  • Cor
  • Acabamento
  • Tipo de sola
  • Com ou sem brogues?

Vamos explicar cada um dos critérios ao longo desta seção. Dica: Independente do modelo que você escolher, procure um sapato de qualidade e em estilo clássico, para acompanhá-lo por um bom tempo.

Formato do bico

Embora o formato do bico seja apenas um detalhe estético, vale a pena analisar essa característica. Dica: Embora a escolha do formato do bico seja uma preferência pessoal, evite proporções exageradas.

O bico quadrado dá a sensação de encurtamento da silhueta, por isso é ideal para homens mais altos. O bico pontudo tem o efeito contrário, ou seja, alonga a silhueta, por isso é ideal para homens com estatura mediana ou baixos.

Bico redondo: Esse formato está sempre na moda e possui as seguintes vantagens: Equilibra a silhueta, deixa o visual mais harmônico e elegante. Evite o modelo com bico arredondado curto, pois é menos elegante.

Imagem de um homem sentado em uma poltrona.

O sapato social com bico pontudo alonga a silhueta. (Fonte: Shamim Nakhaei / Unsplash)

Material

Embora seja mais caro, vale a pena investir em um sapato social masculino confeccionado em couro, pois esse material apresenta inúmeras vantagens:

  • Permite que o pé respire
  • Não descasca
  • Não deforma
  • Apresenta excelente durabilidade
  • Calça muito bem – mesmo que o calçado seja novo.

Com ou sem cadarço

Quando for escolher um sapato social masculino, você pode optar por um modelo com ou sem cadarço. A escolha deve ser baseada principalmente no gosto pessoal, mas saiba que o cadarço permite ajustar corretamente o calçado e garante liberdade de movimentos.

Com cadarço Sem cadarço
Oxford Monkstrap
Derby Loafer e variações
Mocassim e variações

Cor

A escolha da cor do calçado depende do seu gosto pessoal. O preto é um tom clássico, que nunca sai de moda e combina com peças em cores sóbrias. Isso vale para o marrom escuro, uma cor versátil que combina com peças em diferentes tonalidades.

Além das cores básicas, você encontra modelos de sapato social em outras tonalidades como cinza, verde, azul e branco. Nossa recomendação é que você comece com um modelo mais básico, mas experimente outras possibilidades, conforme for aumentando sua coleção.

Imagem de um calçado social.

Você encontra o sapato social masculino em diferentes tonalidades. (Fonte: Terje Sollie / Pexels)

Acabamento

Não há como acertar na escolha de um sapato social masculino sem prestar atenção aos detalhes. Um dos principais é o acabamento, tanto da parte externa quanto interna do calçado.

Quanto mais texturizado for o acabamento do couro, mais casual o calçado será.

A parte interna deve ser acolchoada para garantir conforto durante o uso. Já a parte externa deve valorizar o calçado. Você pode optar por um modelo em couro liso – com acabamento em verniz ou fosco – ou um modelo texturizado.

Se a intenção é comprar um sapato social masculino para trabalhar, aposte em um modelo liso e escuro. Se for usar no dia a dia, em contextos formais e informais, aposte em um modelo em tonalidade média e pouca textura.

No caso de uso exclusivamente casual – para usar com calça jeans, por exemplo – aposte em um modelo texturizado e colorido.

Imagem de mocassins coloridos.

O uso de sapato social texturizado e colorido deve ser restrito a contextos informais. (Fonte: Pixabay / Pexels)

Tipo de sola

Há duas opções de materiais utilizados na confecção da sola de um sapato social masculino: couro – sintético ou natural – ou borracha. A qualidade das solas de ambos materiais varia de acordo com o produto.

Quanto mais grossa for a sola de borracha, mais casual o calçado será.

Tradicionalmente, a sola de couro é ideal para sapatos de uso formal, enquanto a sola de borracha é uma boa opção de uso em contexto informal. Entretanto, se a sola de borracha for discreta, você pode usá-la em ambos os contextos.

foco

Você sabia que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não existe sola de madeira?! A confusão ocorre, pois quando lixado, o bloco de couro lembra madeira.

Com ou sem brogue?

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, brogue não é um modelo ou estilo de sapato social, e sim um detalhe que pode estar presente nesse tipo de calçado – e em botas masculinas.

Os brogues são as perfurações decorativas no cabedal do sapato. Embora transmitam um ar informal ao sapato, você pode usá-lo em ambientes formais, entretanto, saiba que a escolha será o destaque da sua produção, portanto prefira um modelo de couro liso, escuro e com poucas perfurações.

Aposte em um sapato social com brogues se for combinar o calçado com peças de alfaiataria como terno de tweed, jaqueta de couro ou camurça e calça jeans, ambas as peças compartilham a pegada rústica.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.