Ultima atualização: 27 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

23Horas investidas

4Estudos avaliados

68Comentários coletados

A música é a paixão de muitos, e existem inúmeros instrumentos para diferentes gêneros musicais. O saxofone é um deles, e entre suas variedades existem excelentes modelos para profissionais ou semi-profissionais, tais como o saxofone barítono. Se você quiser aprender mais, continue lendo este artigo.

Quando se trata de gêneros como Jazz ou Blues, o saxofone é um dos elementos obrigatórios a ser usado, e entre as muitas variedades deste instrumento, o barítono é um dos mais populares, usado no ambiente profissional, então se você quiser entrar nas grandes ligas musicais com o saxofone, este modelo é o ideal.

É provável que, se você não estiver realmente familiarizado com este produto, você fique um pouco confuso no momento da compra, pois você não sabe as características que você deve considerar ao comprá-lo. Se este é o seu caso, não há muito com que se preocupar. Você aprenderá tudo através deste guia de compras.




O mais importante

  • Um saxofone barítono é, em suma, um tipo de saxofone, que tem o menor registro entre os modelos mais usados.
  • É normalmente usado a nível profissional, pois é um pouco pesado, grande e complexo para um aprendiz.
  • No mercado atual de saxofones, existem diferentes tipos de saxofones com um registro baixo, e eles podem ser muito parecidos na aparência externa, por isso é fácil ficar confuso, e você deve conhecer dois em particular: o barítono, que não é muito grande, e o baixo, que tem um registro baixo e é mais pesado.
  • Antes de tomar sua decisão final, é importante ter em mente certos critérios que lhe permitem comparar um modelo com outro.
  • Fatores como material, freqüência de uso, conforto e experiência são relevantes.

Saxofone barítono: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: Guia de compra: o que você precisa saber sobre saxofone barítono

Depois de se familiarizar com os três melhores modelos de saxofones barítono, você já deve ter uma imagem mais clara do instrumento, e você pode até já ter em mente qual comprar. Entretanto, antes de você decidir, é importante que você leve em conta certos termos.

No ambiente profissional o uso é muito freqüente, então você precisará de um modelo muito resistente. (Foto: fahrner/ 123rf.com)

O que são saxofones barítonos e quais são suas vantagens?

Um saxofone barítono é, em suma, um modelo da família dos saxofones, utilizado a nível profissional. Ele tem um tamanho muito grande, e é pesado, com um registro mais baixo do que os outros modelos. É geralmente um dos mais caros, mas gera excelentes registros musicais.

Entre suas principais vantagens está o registro, que geralmente é menor do que os outros, permitindo que melhores notas musicais sejam alcançadas durante uma apresentação, causando um som único deste modelo de saxofone.

Você pode, neste momento, achar que este produto é excelente, e realmente é, muito adequado para profissionais. Entretanto, como qualquer produto no mercado, este tem vantagens e desvantagens, que você deve conhecer para ter certeza do que está comprando.

Vantagens
  • Eles têm um registro mais baixo
  • sons mais limpos
  • eles geralmente são os mais proeminentes na indústria musical, então eles parecem profissionais
Desvantagens
  • Eles são muito grandes. Eles são os mais pesados de todos
  • Muito caros.

Saxofone Barítono ou Saxofone Baixo - A que você deve prestar atenção?

Como mencionado acima, o saxofone barítono tem um registro muito baixo. Entretanto, ele não é o mais baixo de todos os saxofones e pode ser confundido com outros saxofones. Portanto, é importante diferenciar dois modelos: o saxofone barítono e o saxofone baixo.

  • Saxofone barítono: Este tipo de saxofone é grande, com um registro uma oitava mais baixo que o saxofone alto. O bocal deste saxofone tem uma curvatura mínima antes de se projetar do corpo principal do saxofone.
  • Saxofone baixo: Este é um modelo de saxofone mais baixo que o barítono, com um corpo maior e mais pesado. Geralmente é apenas para uso profissional, pois é um pouco mais difícil de manusear do que o barítono. Eles são muito parecidos, mas o bocal tem uma curvatura até o meio do corpo e depois sobe para se projetar.
Saxofone barítono Saxofone baixo
Tamanho Grande em comparação com os comuns Maior do que o barítono.
Peso Um pouco pesado, pode precisar de correia Mais pesado do que o acima indicado, assento ou correia recomendada.
Registo Uma oitava abaixo do alto Inferior ao barítono

Quanto custa um saxofone barítono?

Ao comprar, um dos detalhes que mais freqüentemente causa preocupação é o preço, e no caso de instrumentos, geralmente é muito alto, então você deve ver esta compra como um investimento. O saxofone barítono não é diferente de outros instrumentos, pois tem um preço alto, mas vale a pena pela qualidade.

Se você está procurando um modelo simples de saxofone barítono, com apenas o equipamento incluído, e talvez um estojo para mantê-lo dentro, os preços que você encontrará variam de 2.500 BRL a 5.000 BRL, e podem ser mais de acordo com a marca.

Se você preferir comprar o conjunto completo de equipamentos, mais peças de reposição e um conjunto completo de estojo, limpadores e alça, você pode encontrá-lo para entre 5.000 e 10.000 BRL.

Tocar a música que você ama com o saxofone certo despertará sua paixão como artista. (Foto: Burmakin Andrey/ 123rf.com)

Critérios de compra

Como seção final, embora você deva ter uma idéia muito clara do que você quer comprar, você deve ter ferramentas que funcionem para você fazer comparações. Portanto, é bom se familiarizar com estes quatro critérios de compra.

Material

Dependendo dos materiais presentes no instrumento, você será capaz de determinar o quão forte e durável eles são, então você também deve ter em mente se ele vai ser um instrumento que você vai usar freqüentemente.

  • Latão: O mais comum de todos, ele tem uma boa resistência e mantém o som perfeito e limpo enquanto você usa o saxofone. Se for tudo de latão, pode ser mais barato do que outros modelos, mas com uma resistência padrão. Excelente se você está apenas começando com este saxofone.
  • Ouro: Estes são geralmente os mais caros, não são feitos inteiramente de ouro, mas contêm o metal nas áreas que provavelmente mais se desgastarão. Se você quer um saxofone barítono que seja forte, brilhante e com classe, este metal deve estar presente.
  • Níquel: Serve uma função similar ao ouro, que é reforçar para ajudar o saxofone a durar mais tempo. Com níquel você pode esperar uma resistência igual ou maior que o ouro, mas em uma cor prata. Ideal para quem precisa de um saxofone resistente.

Frequência de uso

A frequência com que você usa seu saxofone barítono pode influenciar sua compra, pois haverá modelos mais adequados para você de acordo com este aspecto, portanto você deve planejar para o que ele funcionará em particular.

  • Uso esporádico: Se a aquisição deste instrumento é mais para lazer do que para prática ou estudo, então os modelos de latão podem ser os mais adequados para você, pois não são muito caros e lidam com boa resistência.
  • Uso freqüente: Se você está trabalhando em um ambiente profissional, e este instrumento é seu fiel companheiro, você precisará de um que tenha alta resistência, então você deve considerar reforços de níquel e ouro. Além de ser mais forte, é mais atraente para apresentações ao vivo.

Em usos mais profissionais, o desgaste do instrumento pode ser notado a médio prazo, então é uma boa idéia conseguir um com muita força. (Foto: mrtwister/ 123rf.com)

Experiência

Dependendo do seu nível de experiência, você pode querer considerar se deseja ou não comprar o saxofone barítono, ou suas subfamílias. Quanto mais experiente você for, mais você será capaz de experimentar novos instrumentos e novos sons.

  • Médio-Avançado: Se você está neste nível, isso significa que você é mais do que capaz de lidar com o barítono, por maior ou mais pesado que ele seja. É importante que você compre um modelo que não seja muito caro, a menos que você já tenha praticado com este tipo de saxofone antes.
  • Profissional: Se você está no nível profissional e pode lidar bem com ele, você pode ousar usar um modelo similar ao barítono, que é o baixo. Isto tende a ser mais pesado e com um registro mais baixo, portanto exigirá mais destreza.

Conforto

O conforto que você sente ao trabalhar com o saxofone é importante

Como último ponto, o conforto que você sente ao trabalhar com o saxofone é importante, porque quanto mais relaxado você estiver, melhor controle você terá, e quanto mais tempo você puder ficar mais tempo durante uma performance sem dor ou desconforto.

  • Correia: A correia é um elemento que, no caso de saxofones barítono, é essencial, especialmente se você não tiver um assento de descanso enquanto toca, pois o peso do instrumento é alto comparado a outros, como o alto. Esta condição cansa seus braços e mãos, por isso é melhor usar este elemento de empunhadura.
  • Thumb slider: O polegar é responsável por fornecer o principal suporte ao saxofone, e portanto algo que você deve levar em conta é o ajuste, já que, se ele se adaptar à sua mão e tamanho, será muito melhor para você. Com o deslizador de polegar, você pode ajustar o ponto de apoio do saxofone de acordo com sua mão.

(Foto da imagem em destaque: mrtwister/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas