Ultima atualização: 27 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

22Horas investidas

3Estudos avaliados

63Comentários coletados

Tocar um instrumento pode parecer uma tarefa simples, mas apenas algumas pessoas com uma mistura de talento, paixão e persistência conseguem replicar peças existentes ou criar suas próprias melodias. Entre os instrumentos comuns podemos encontrar a guitarra, a guitarra elétrica, a bateria, o piano, entre muitos outros.

Os instrumentos são divididos em cordofones, idiofones, membranofones, eletrofones e, claro, aerofones, onde podemos encontrar o famoso saxofone tenor, que mostra uma maior qualidade e suavidade nas notas graves em comparação com um saxofone alto, no entanto, não se destaca por suas notas agudas.

O saxofone tenor contém 23 teclas e está sintonizado em B flat (Bb). Eles são feitos principalmente de latão, entretanto, eles também podem ser banhados a ouro ou ter detalhes plásticos. Para obter o melhor produto, você terá que prestar atenção aos detalhes que você pode encontrar neste artigo.




O mais importante

  • Um saxofone tenor é um instrumento classificado como instrumento de sopro ou aerofone. Eles estão sintonizados em B flat, então sua qualidade de baixo é muito boa, mas não sua qualidade de agudos.
  • Eles podem ser feitos de materiais como latão, níquel, prata e até mesmo ouro.
  • Os saxofones tenores coincidem em seu propósito principal, no entanto, às vezes eles variam em termos de fabricação e complexidade dependendo do usuário que vai fazer uso de tal instrumento, então existe um saxofone tenor ideal para iniciantes e outro para profissionais.
  • Para comprar o saxofone tenor ideal, você deve considerar certas características importantes, tais como seus materiais, o tipo de bocal que você irá requerer de acordo com sua experiência com o instrumento e os complementos que você terá que adicionar se você quiser adquirir um equipamento completo.

Saxofone tenor: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: o que você precisa saber sobre

Para tocar o melhor saxofone tenor, você precisará saber todos os detalhes sobre esses instrumentos impressionantes, então aqui estão algumas seções para ajudá-lo a reunir informações e depois tomar a melhor decisão de compra.

Faça os melhores cupcakes com as pessoas que você mais ama. Foto: Wiesław Jarek /123rf.com)

O que é um saxofone tenor e quais são suas vantagens?

Um saxofone tenor, também conhecido como saxofone tenor, é um instrumento de sopro, pois o som que ele produz é obtido através da vibração da massa de ar que viaja dentro dele. Eles são afinados em B flat (Bb), portanto a qualidade de seus graves é muito boa, embora seus agudos não sejam tão bons.

Estes instrumentos são conhecidos por terem um tamanho maior que um saxofone alto e menor que um saxofone barítono, embora estes três coincidam em que são tocados usando um bocal, no qual é encaixada uma palheta que, por sua vez, é segurada por um grampo comumente feito de metal.

O saxofone tenor tem 23 teclas e normalmente é feito de latão, mas também pode ser feito de prata ou folheado a ouro. Embora haja muitas vantagens para estes instrumentos, também haverá algumas desvantagens a considerar antes de comprar um destes instrumentos.

Vantagens
  • Seu som é único e especial
  • São conhecidos por sua qualidade e suavidade no baixo
  • Há vários modelos
  • Seus bocais podem ser ajustados ao gosto do usuário
Desvantagens
  • Nem todos têm a capacidade de tocar o instrumento
  • Os agudos são difíceis de controlar
  • Requerem manutenção constante
  • Seu peso é considerável e não é adequado para crianças

Saxofone tenor para iniciantes ou para profissionais - O que você deve prestar atenção?

Os saxofones tenores são geralmente muito parecidos entre si, além do fato de que eles coincidem em seu propósito principal, no entanto, às vezes eles variam em termos de trabalho e complexidade dependendo do usuário que vai fazer uso de tal instrumento, por isso existe um saxofone tenor para iniciantes e outro para profissionais.

  • Saxofone tenor para iniciantes. Este tipo de instrumento é normalmente feito de materiais comuns e não tão caro quanto o latão e o plástico. Além disso, seu mecanismo normalmente não é o mais atualizado, embora ainda seja um instrumento de qualidade e precisão.
  • Saxofone tenor para profissionais. Os saxofones tenor profissionais têm uma mecânica melhorada e geralmente são feitos de materiais mais especiais, como prata ou revestimento de ouro, o que lhes dá uma aparência elegante e, claro, os torna muito mais caros.
Saxofone tenor para iniciantes Saxofone tenor para profissionais
Materiais principais Latão e peças de plástico Latão, prata e ouro
Chave da palma Não ajustável Ajustável
Ajuste em mecanismos Constante Espontâneo
Acabamentos Laca polida ou acentos perolados Acentos em ouro ou prata

Quanto custa um saxofone tenor?

O preço de um saxofone tenor pode variar muito dependendo principalmente de sua qualidade, materiais de fabricação e marca. Um saxofone tenor profissional, de marca dourada, pode custar mais de 130.000 BRL. Por outro lado, um saxofone tenor padrão, de marca, pode custar entre 7.000 BRL e 18.000 BRL, enquanto um saxofone tenor para iniciantes, também feito de latão com botões perolados, custará entre 1.500 BRL e 7.000 BRL.

Critérios de compra

Para comprar o saxofone tenor ideal, você deve considerar seus gostos, necessidades e orçamento. Além disso, você terá que prestar atenção a certas características como seus materiais, o tipo de bocal que você precisará de acordo com sua experiência com o instrumento e os complementos que você precisará adicionar.

Materiais

Um saxofone tenor é composto de muitas partes, porém, a que ocupa mais espaço é o corpo. Também, como explicado acima, um saxofone tenor tem 23 teclas. Embora a maior parte do instrumento seja feita de um material, pode haver outros materiais complementares.

  • Cortiça do pescoço. A parte que permite a conexão entre o bocal e o pescoço é a rolha do pescoço, cujo nome também explica sua constituição. Esta parte do saxofone deve ser oleada com uma fórmula especial para que a rolha não seque ou se desgaste.
  • Corpo. Esta é uma parte essencial do instrumento, pois é a câmara de ressonância, ou seja, onde o som vibra e é amplificado. Geralmente é feito de latão ou níquel, embora também existam modelos feitos de prata ou placa de ouro.
  • Chaves. Assim como o corpo, todas as chaves, como as de proteção e espátula, podem ser feitas de latão ou níquel e contêm alguns detalhes especiais como toques perolados ou podem ser personalizadas, embora isso aumente o custo.

Saiba mais sobre as partes de um saxofone tenor! (Сергей Толмачев / 123rf.com)

Bocais

Os bocais de um saxofone tenor têm aberturas diferentes, quanto maior a abertura, mais difícil será para tocar o instrumento, porém, mais aberto será o som. Além disso, eles podem ser feitos de diferentes materiais, então você precisa saber quais são seus gostos e necessidades.

  • Abertura. Um iniciante deve procurar esta peça mesmo em uma abertura de 5, pois é um número que ainda pode ser dominado. Por outro lado, uma pessoa de nível intermediário pode querer comprar um bocal de 6 ou 7 bocais, enquanto um profissional pode querer tentar comprar um bocal com uma abertura de 8 ou 9.
  • Materiais. O bocal de um saxofone tenor está localizado na parte superior do instrumento e é onde o tocador sopra. Esta parte pode ser feita de uma variedade de materiais, como latão, que oferece durabilidade, plástico duro, que permite maior flexibilidade, ou metal, que normalmente é mais acessível, mas igualmente profissional, e madeira.
  • Reed. Este é colocado na parte inferior da boquilha e fixado com uma ligadura. Ela se assemelha às cordas vocais de um ser humano, pois é a parte geradora de som. Como seu nome diz, eles são feitos de cana natural previamente trabalhada e moldada, ou também podem ser feitos de fibra de vidro, embora sejam menos comuns.

Complementos

Os saxofones tenor requerem certos complementos que você terá que levar em conta, pois você terá que adquiri-los tanto para transportar o instrumento quanto para mantê-lo em ótimas condições. Aqui estão os mais importantes.

  • Caso. Este complemento pode ser feito de diferentes materiais resistentes no exterior, tais como plásticos duros ou metais, enquanto no interior ele tem um revestimento de veludo que protege o instrumento de pancadas e arranhões. É usado para armazenar o saxofone e para transportá-lo de um lugar para outro.
  • Alça de pescoço ou de ombro. As tiras de saxofone tenor destinam-se a distribuir o peso do instrumento por diferentes áreas do corpo para que o usuário não se canse rapidamente e para manter o objeto mais seguro.
  • Pano e haste de limpeza. Todo instrumento requer manutenção e limpeza, assim o pano limpa o exterior do objeto, enquanto a haste, geralmente feita de algodão, limpa o interior do corpo, removendo umidade, poeira e outras partículas nocivas.

(Foto em destaque: Sorax / 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas