Imagem mostra um scanner portátil digitalizando uma foto.
Ultima atualização: 28 de agosto de 2019

Como escolhemos

Products

11Produtos analisados
Hours

20Horas investidas
Studies

6Estudos avaliados
Comments

70Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre scanner portátil, um item que é indispensável para algumas pessoas, principalmente as que dependem de equipamentos de escritório que possam levar para qualquer lugar.

Diversas atividades profissionais dependem da digitalização de documentos, e, quanto mais rapidamente ela puder ser feita, maior é a produtividade do negócio.

Neste artigo vamos falar os scanners portáteis, e detalhar vários aspectos deles que devem ser observados antes da aquisição.



Primeiro, o mais importante

  • A principal vantagem do scanner portátil é que eles podem ser levados para qualquer lugar e economizam espaço na sua casa ou escritório.
  • Alguns scanners permitem que você digitalize os documentos frente e verso e isso permitirá que você economize tempo, pois basta passar a folha uma vez para ter a digitalização dos dois lados.
  • Preste atenção na velocidade que os scanners fazem a digitalização, que normalmente está descrita como “páginas por minuto”.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores modelos de scanner portátil

Muitas pessoas pensam que apenas utilizando o smartphone conseguem ter o mesmo resultado de um scanner portátil, o que não é verdade, pois esses equipamentos foram desenvolvidos especialmente para esta finalidade, e possuem uma qualidade de imagem muito maior.

Confira um Ranking que listamos abaixo com os melhores scanners portáteis do mercado atualmente:

1° – Scanner EPSON Portatil Profissional Workforce DS-40

Com o scanner portátil WorkForce DS-40 é muito fácil digitalizar e enviar documentos diretamente para a nuvem, além de ser possível também enviar para diversos dispositivos diferentes como smartphones, tablets e computadores.

Sua portabilidade e conexão sem fio permitem que você capture dados a qualquer momento como recibos, documentos, cartões de visita, etc.

2° – Canon Scanner portátil – P-208II

Esse scanner portátil de alta produtividade oferece uma velocidade impressionante de digitalização em frente e verso, e é perfeito para digitalizar contratos e documentos.

Outra vantagem é que este equipamento ocupa muito pouco espaço, além de possuir apenas 600 gramas, o que torna fácil que seja carregado para qualquer lugar.

3° – Scanner Portátil De Mão Sunfire Ts2l 1050 Dpi C/Ocr

Esse scanner portátil é um produto indispensável para a digitalização rápida e com alta qualidade de documentos e fotos, e ele é ideal para ambientes acadêmicos, escritórios e domésticos.

Sua versatilidade e tamanho compacto atraem muitos consumidores que buscam um produto que seja fácil de transportar para qualquer lugar. Além disso, ele utiliza uma bateria de lítio de grande durabilidade.

Guia de Compra

Para que você compre o scanner portátil não existe uma fórmula mágica que funcione para todo mundo da mesma forma, pois cada pessoa tem um objetivo diferente com o equipamento, então é importante que você avalie ao certo o que quer obter de um scanner.

Por isso organizamos o guia de compras abaixo, para que você consiga escolher o melhor scanner portátil de acordo com a sua necessidade.

Imagem mostra um homem colocando um scanner portátil dentro de sua pasta de trabalho.

É importante que você saiba ao certo qual é o seu objetivo antes de adquirir um scanner portátil. (Fonte: Divulgação Epson / Amazon)

O que é um scanner portátil?

Os scanners portáteis referem-se a dispositivos eletrônicos que fazem o mesmo papel do scanner comum, com a diferença de que podem ser transportados para qualquer lugar.

Eles são usados para digitalizar documentos para que eles possam ser arquivados, editados, transferidos, enviados por e-mail, dentre tantas outras coisas.

Quais são as vantagens do scanner portátil?

A principal vantagem destes scanners é o fato de serem portáteis, pois eles podem ser levados para qualquer lugar, o que é ótimo para pessoas que estão sempre na “correria”.

Outro benefício destes equipamentos é o fato de que economizam o espaço que seria ocupado por um scanner tradicional, e isso faz com que sejam ótimos para locais pequenos.

Além disso, esses equipamentos são muito práticos, pois além de serem portáteis, diversos modelos não precisam mais serem conectados a um computador, já que o sistema já permite que os documentos sejam enviados sem a necessidade de estarem conectados a um dispositivo.

Imagem mostra um scanner portátil em cima de uma mesa de madeira.

O scanner portátil é compacto e fácil de levar para todos os lugares. (Fonte: bfishadow / Flickr)

Um dos problemas dos scanners portáteis é a bateria, que corre o risco de deixar você na mão no momento em que estiver fazendo um escaneamento, contrariamente ao que acontece com os scanners tradicionais, que são conectados a uma fonte de energia.

Outro problema do scanner portátil é o alimentador de papel deles, pois eles não possuem esse recurso e tudo deve ser feito manualmente. Se forem somente alguns papéis que precisam ser escaneados isso não fará muita diferença, mas se você precisar fazer isso em uma pilha enorme de documentos, poderá ser muito cansativo, então avalie qual é a sua necessidade.

Confira abaixo uma tabela com as vantagens e desvantagens de um scanner portátil, para que assim você seja capaz de tomar a melhor decisão.

Vantagens
  • Podem ser levados para qualquer lugar
  • Economizam espaço
  • São muito práticos
Desvantagens
  • A bateria pode acabar de repente
  • Não possuem alimentador de papel

Scanner portátil carregável por USB ou por pilha?

Os scanners portáteis atuais possuem duas categorias no quesito bateria – ou eles são carregados por meio de USB ou por pilha, e isso gera diferenças nos modelos.

Uma das diferenças mais significativas entre os dois é no custo, pois um scanner portátil que seja muito utilizado e que dependa de pilhas vai acabar “pesando” no bolso sempre que elas tiverem que ser substituídas, contrariamente ao que ocorre com os que são carregados através de USB.

O lado positivo de utilizar pilhas é que dessa forma você não dependerá de um cabo para carregar o seu scanner portátil, e assim não precisará ter que ficar transportando esse item a mais na sua bolsa.

Confira abaixo as principais diferenças entre scanner portáteis que podem ser carregados por USB ou por pilha:

USB Pilha
Custo Não precisa de substituição, por isso não possui esse custo Pilhas saem caro para substituir
Cabo Possui cabo Não utiliza cabo

Quais são as vantagens dos scanners portáteis com conexão Wi-Fi?

Os scanners portáteis mais modernos do mercado têm permitido a conexão a uma rede Wi-Fi, para que assim os documentos digitalizados possam ser mandados diretamente, sem que seja necessário conectar o aparelho a um computador, e isso oferece muita praticidade aos usuários.

Além disso, com uma conexão Wi-Fi você não ficará dependendo de cabos, e você não terá que lidar com mais um fio na sua mesa, o que deixa os ambientes mais organizados.

Uma das principais desvantagens é o preço desses scanners portáteis, que normalmente são mais caros por ainda serem considerados uma novidade no mercado.

É preciso tomar cuidado para proteger a sua rede Wi-Fi de invasores, pois existe um maior risco de que hackers tenham acesso aos seus documentos. Confira abaixo uma tabela com as vantagens e desvantagens de utilizar um scanner portátil com conexão Wi-Fi:

Vantagens
  • Documentos digitalizados são enviados diretamente
  • Não é necessário um cabo para conectar o computador e o scanner
Desvantagens
  • São mais caros
  • É preciso proteger a rede Wi-Fi de invasores

Quanto custa?

O custo de um scanner portátil normalmente fica entre R$ 100 e R$ 2.000, dependendo das funções que ele tiver como escaneamento rápido, frente e verso, dentre outras que podem acabar aumentando o preço dele.

Também é importante que você verifique com funciona a bateria dele, pois caso seja com pilhas e você utilize o scanner portátil com muita frequência, isso pode acabar custando mais caro para você no final do mês do que equipamentos com baterias recarregáveis.

Imagem mostra um scanner portátil em cima de uma mesa fazendo a digitalização de uma foto.

É importante que você saiba ao certo qual é o seu objetivo antes de adquirir um scanner portátil. (Fone: Spasimir Pilev / Wikimedia)

Onde comprar?

Se você não quer ficar procurando por um scanner portátil em lojas físicas, a melhor solução é comprar o seu equipamento pela Internet em sites como Amazon, Carrefour, Casas Bahia, dentre outros.

Se deseja adquirir um scanner portátil em lojas físicas não garantimos que seja muito fácil de encontrar, mas a Kalunga é um dos locais que podem ter o que você busca.

Critérios de Compra: Principais características para avaliar um scanner portátil

Existem certas características que são fundamentais em um scanner portátil, como as listadas a seguir:

  • Tamanho e peso
  • Digitalização frente e verso
  • Velocidade
  • Resolução

A seguir vamos detalhar as características mais importantes para que você consiga escolher o equipamento mais adequado para você.

Tamanho e peso

Esses scanners, por serem portáteis, devem possui um tamanho razoável para que possam ser colocados em uma bolsa ou em uma mochila, e peso leve o suficiente para que você não se sinta incomodado com a presença dele.

Com relação ao peso é preciso levar em conta que quando o escaneamento exigir que você digitalize muitas páginas seguidas, isso exigirá que você passe um longo tempo com o scanner nas mãos, e isso pode causar bastante desconforto caso o equipamento seja pesado.

Imagem mostra um homem usando um scanner portátil sobre uma mesa redonda ao ar livre.

Confira as medidas e peso antes de comprar seu scanner portátil. (Fonte: Divulgação Epson / Amazon)

Digitalização frente e verso

Esse é um requisito que permitirá que você economize muito tempo, pois o scanner portátil passará a folha uma única vez e digitalizará os dois lados dela, caso o documento tenha informações na frente e no verso.

Caso você seja uma pessoa que normalmente digitaliza muitos documentos ao mesmo tempo, e se muitos deles são frente e verso, então essa função é indicada para você, mas, caso contrário, gastar o valor a mais de um equipamento com escaneamento frente e verso se não for usar muito essa função não vale a pena.

Velocidade

Os scanners modernos têm uma velocidade de 5 a 100 páginas por minuto, e isso depende muito de outras funções, como, por exemplo, o escaneamento frente e verso, que deixa o processo mais lento.

Obviamente que um scanner portátil que consiga fazer o trabalho de forma mais rápida será mais caro, então você deve avaliar se realmente precisa de um equipamento com essa agilidade.

Imagem mostra um um scanner portátil funcionando.

PPM indica quantas páginas por minuto o modelo consegue escanear. (Fonte: Divulgação IRISCan / Amazon)

Resolução

A resolução é muito importante para garantir a nitidez da sua digitalização, e ela normalmente é descrita na medida DPI, que significa “dots per inch”, ou, se traduzido, “pontos por polegada”.

Assim, quanto maior for o valor em DPI, maior resolução a imagem terá.

Por isso escolha um equipamento que tenha uma boa resolução, e se possível veja as avaliações de outros usuários sobre o equipamento para saber se as digitalizações realmente têm boa qualidade.

(Fonte da imagem destacada: Spasimir Pilev / Wikimedia)

Por que você pode confiar em mim?

Nômade digital, já morou em 4 países diferentes e está sempre de olho no próximo destino. Como redatora, tem experiência escrevendo sobre diversas áreas, especialmente utensílios domésticos, tecnologia, esportes e boa forma.