Foto que mostra do joelho pra baixo de uma mulher, que veste calça jeans skinny preta e scarpin preto. O chão é de madeira e está gasto.
Ultima atualização: 22 de dezembro de 2019

Como escolhemos

10Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

73Comentários coletados

Seja bem-vindo ao Review Box Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre o scarpin, sapato de salto feminino muito conhecido pela elegância e sensualidade.

Usado pelas mulheres há muitos anos, o scarpin é uma peça atemporal e coringa. Sabendo disso, montamos um guia bastante completo com todas as informações sobre as suas características e formas de uso. Dá uma olhada!




Primeiro, o mais importante

  • O scarpin é um sapato de salto caracterizado por possuir bico fechado e deixar o peito do pé à vista. Ele é elegante e charmoso.
  • Sua origem é bastante antiga, e as mulheres o utilizam há muitos anos, sendo uma das peças mais clássicas e versáteis do vestuário feminino.
  • Atualmente, existem scarpins de todos os jeitos: altos, baixo, coloridos e neutros. Sempre haverá uma opção de acordo com o gosto de cada uma.

Você também pode gostar:

Os melhores scarpins: Os escolhidos da nossa redação

Antes de tirarmos todas as suas dúvidas sobre um bom scarpin, vamos te apresentar alguns modelos que consideramos os melhores. A seguir, nossa seleção:

O melhor scarpin clássico

Se você está em busca do clássico scarpin preto, aqui está a melhor opção. Este modelo é elegante, sensual na medida e versátil, podendo ser usado no trabalho ou na vida noturna. Ele possui 11 cm de salto, tem sola preta e possui revestimento em nobuck, tecido semelhante ao veludo.

O melhor scarpin em tom claro

Quem prefere um scarpin mais discreto, com certeza irá se interessar por esse modelo. Em tom nude rosado, ele se destaca por alongar as pernas e promover elegância. É vernizado com sutil brilho, possui solado de borracha e salto fino de 10,5 cm. Ideal para eventos diurnos e noturnos.

O melhor scarpin com design moderno

Este scarpin é descolado e ao mesmo tempo elegante. Ele possui revestimento em verniz, com as laterais em material transparente, possuindo somente o bico e a parte traseira cobertas. Seu solado é vermelho e o salto tem 11 cm. Ele é confortável e chama atenção por onde passa.

Guia de Compra

O scarpin é um dos sapatos de salto mais amado pelas mulheres. Apesar de não ser o vencedor no quesito conforto, compensa em beleza, estilo e versatilidade. No guia abaixo iremos apontar todas as características desse calçado e te contar porque você deve ter ao menos um em sua sapateira.

Foto que mostra as pernas para cima de uma uma mulher em uma banheira amarela. Ela veste calça rosa e scarpin também rosa, com solado vermelho.

O scarpin equilibra elegância e sensualidade. (Fonte: Kelly Samuel/ Pexels)

Quais as vantagens de usar um scarpin?

O scarpin é um sapato democrático e versátil. Peça coringa no guarda-roupa feminino, ele compõe looks formais, mas também cai bem em produções despojadas, dando um toque de elegância.

Quanto mais alto, mais elegante e sensual ele é.

Trata-se de um sapato de salto que deixa o peito do pé à mostra, com bico fino e fechado. Quando mais alto, mais elegante e sensual ele é. Dentre as inúmeras vantagens de usar um scarpin, está o fato de que ele alonga as pernas, compõe os mais variados tipos de looks e atende à diferentes propostas de ocasiões.

Ele é uma peça clássica, que nunca sai de moda, mas que é possível que seja encontrada também em modelos considerados diferentes, como opções coloridas, com estampas e até com aplicações.

No entanto, apesar da beleza e do valor que ele agrega à uma produção, o scarpin não costuma ser um calçado muito confortável, principalmente os modelos de salto agulha. Além da altura, o bico apertado também pode causar incômodo nos dedos, quando usado por muitas horas.

Vantagens
  • É elegante
  • Compõe looks formais e despojados
  • Alonga as pernas
  • Pode ser usado em diversas ocasiões
Desvantagens
  • Salto muito fino e alto pode causar desconforto
  • Bico fechado pode causar desconforto

Em quais ocasiões eu posso usar um scarpin?

Como citamos anteriormente, uma das grandes vantagens do scarpin é ser um sapato super versátil, caindo super bem em diversas situações.

Abaixo, iremos apontar algumas das ocasiões em que você pode usar o scarpin, além de te dar algumas dicas sobre como combiná-los com os looks para cada momento. Vamos lá?

No trabalho

Se você deseja usar um scarpin no trabalho, a nossa dica é que você opte por modelos com salto de até 7 cm e não tão finos, pois esses serão os mais confortáveis.

Escolha modelos em cores clássicas, como preto, nude e azul marinho e evite os estampados. Com relação ao look, irá depender muito do seu tipo de ambiente de trabalho.

Caso seja um escritório formal, use seu scarpin com calça social, blusas mais fechadas, terninho, saia lápis e vestido midi. Mas se você trabalhar em um ambiente mais flexível, calça jeans e camisa social podem compor bem.

Em eventos diurnos

De dia, mantenha a composição leve. Evite os scarpins escuros e prefira os brancos, nudes e rosados. Quanto ao tamanho do salto e a roupa, irá depender do ambiente.

Se for uma festa, pode apostar no saltão, e investir em vestido leves, saias rodadas e peças com cores. Se for um evento mais simples, jeans e camiseta é sempre uma boa combinação.

Em eventos noturnos

De noite você pode abusar da criatividade e montar looks mais elaborados. Abuse do saltão, e se for do seu gosto, opte por modelos com design moderno, com cores e aplicações.

Você poderá usar o seu scarpin com vestido tubinho, saia, peças midi, calça, blusas mais decotadas e tantas outras peças elegantes e charmosas que caem bem na vida noturna.

Trabalho Em eventos diurnos Em eventos noturnos
Tipo de scarpin Baixo, com cores neutras e salto não tão fino Salto variável, em cores clássicas Salto alto e fino, da cor e design que preferir
Look Terninhos, jeans, calças sociais, saias lápis e blusas mais fechadas Roupas leves como vestidos e saias rodadas, além de jeans e camiseta Roupas mais elegantes e elaboradas, saias, vestidos, blusas mais abertas e peças mais justas

Está na moda usar scarpin?

Para a nossa sorte, o scarpin é um calçado que nunca sai de moda. Ele está há muitas décadas na vida das mulheres e é considerado uma peça coringa sem data de validade.

Apesar de estar sendo constantemente reinventado em diferentes estampas e designs, você sempre encontrará com facilidade um scarpin clássico para a compra.

Não se preocupe em apostar um modelo super moderno ou uma opção simples em preto, ambas possuem enorme valor na moda e são boas escolhas.

Foto de uma mulher de saia floral na altura do joelho, com uma das mãos na cintura e com a outra segurando um par de scarpin vermelho.

O scarpin é um sapato clássico e atemporal, presente no universo feminino há muitas décadas. (Fonte: Dhyamis Kleber/ Pexels)

Qual o tamanho de salto ideal para mim?

O conforto é uma questão bastante importante na hora de escolher um sapato de salto, por isso deve ser levado em conta.

Para o dia a dia sempre sugerimos scarpins com saltos de até 7 cm, pois não provocam tanta inclinação no pé, o que te permite passar horas com ele sem sentir dor.

Mas se você busca uma opção para sair, existe uma técnica simples que pode te ajudar a decidir até quanto de inclinação seu pé poderá aguentar:

  • Descalça, sente-se em uma cadeira e estique a perna.
  • Mantenha o pé relaxado, sem esticar os dedos.
  • Em seguida, meça a distância entre o calcanhar e a planta do pé, ponto um centímetro antes do ossinho dedão.
  • Tal distância irá indicar qual a altura máxima seu pé aguenta. A maioria das mulheres está entre 8 cm e 12 cm.
foco

Você sabia que o scarpin tem uma origem nada glamorosa? O primeiro calçado, em uma versão sem salto, foi criado por açougueiros do antigo Egito, para que seus pés não ficassem sujos de sangue.

Mas só durante a Segunda Guerra Mundial o scarpin foi reinventado por Roger Vivier, designer da grife Christian Dior. Ele adaptou o calçado para mulheres, numa versão feminina e delicada, uma vez que elas começaram a ocupar postos de trabalho antes masculinos, devido às necessidades da época.

Quanto custa e onde comprar um scarpin?

Como existem muitas marcas que fabricam scarpins, os preços variam bastante. No entanto, em média, você irá encontrar opções de boa qualidade com valores entre R$ 100 e R$ 500.

Algumas marcas com maior renome, vendem por preços bem mais altos, no entanto, trata-se de uma questão de preferência.

Quanto ao local para compra, variedade é o que não falta. Existem inúmeras lojas espalhadas pelo país inteiro que são especializadas em calçados femininos. Nesse caso, podemos te indicar Schutz, Arezzo, Capodarte, Mr. Cat, Ana Capri e muitas outras.

Em algumas lojas de departamento, como a Renner e a Riachuelo, também oferecem opções interessantes, por um valor acessível.

Por fim, se você gosta do conforto de comprar online, te recomendamos a Amazon, a Dafiti e o Mercado Livre.

Critérios de Compra: Como comparar os modelos de scarpin

Encontrar o scarpin dos sonhos não é tarefa difícil, afinal, existem muitas opções por aí, mas justamente por isso é necessário que você observe alguns fatores antes de bater o martelo, como:

Agora, vamos te explicar um pouco melhor cada um desses pontos.

Numeração

A maioria das mulheres calça entre 34 e 39, no entanto, existem as exceções. Assim como a escolha de qualquer outro sapato, a compra de um scarpin deve ser baseada na sua numeração.

Esta deve ser a primeira questão a ser observada, uma vez que irá determinar se aquele sapato serve ou não em você.

Sempre respeite sua numeração exata e fuja de scarpins que fiquem apertados ou largos demais, pois isso pode causar dores, acidentes e dificuldade na movimentação.

Design

Hoje em dia o que não falta é opção de design. Assim como existem os modelos clássicos, em tons neutros, existem também os coloridos, estampados e com aplicações.

Sabendo disso, sinta-se livre para se jogar no universo dos scarpins e escolher aquele que mais combina com seu gosto e estilo, afinal, nada mais gostoso do que se sentir bem vestindo algo.

Foto de um par de scarpin vermelho com aplicações coloridas em diversos pontos.

O seu scarpin pode ser clássico ou moderno, de acordo com o seu gosto pessoal. (Fonte: Pexels/ Pixabay)

Conforto

Alguns scarpins são muito bonitos mas pouco confortáveis. Por isso, caso opte pela compra em loja física, é importante que você experimente o sapato e dê alguns passos com ele no pé para senti-lo. Observe se ele te incomoda de alguma forma, ou se seus dedos estão apertados demais.

No caso da compra online, recomendamos optar por uma marca de sua confiança para que não haja nenhum tipo de problema.

Independente disso, se você pretende utilizar seu scarpin com frequência, é extremamente importante que ele seja confortável e que não represente nenhum risco, ok?

Tamanho do salto

A escolha do tamanho do salto é fundamental e também está atrelada ao conforto. Quanto mais alto ele for, mais dificuldade de mobilidade você terá, e por isso é importante que você escolha uma altura a qual não se sinta prejudicada.

No dia a dia, por exemplo, os modelos mais baixos são os mais recomendados. Existem lindos scarpins com saltos de 5 a 7 cm.

Porém, em festas e eventos sociais, pode ser legal optar por um modelo mais alto, com 10 cm ou até 12 cm, mas sempre se lembrando que o seu corpo deve ser respeitado, usando somente modelos que não lhe causem risco.

(Fonte da imagem destacada: Luis Quintero/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.