Imagem de um secador com difusor.
Ultima atualização: 15 de junho de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

70Comentários coletados

O secador com difusor não é uma novidade no mercado, pois o acessório é utilizado há muitos anos pelos melhores cabeleireiros. Ainda assim, essa ferramenta é uma aposta nos cuidados diários, pois o difusor serve para secar, modelar, cachear ou texturizar o cabelo, depende do modelo escolhido.

O acessório é ideal para mulheres com cabelo ondulado, cacheado ou crespo, mas quem tem cabelo liso também pode utilizar. Quer saber mais informações sobre a ferramenta que servirá como aliada na finalização de penteados? Continue conosco.




Primeiro, o mais importante

  • O secador com difusor é indicado para quem possui cabelo ondulado, cacheado ou crespo, não importa o comprimento das madeixas. O acessório também pode ser usado para garantir volume aos cabelos lisos e finos.
  • Dependendo da forma como é utilizado, o difusor de cabelo consegue deixar o cabelo com ondas naturais ou cachos perfeitos. Para deixar o cabelo ainda mais bonito, utilize cosméticos para preparar ou finalizar o penteado.
  • O difusor é um acessório do secador de cabelo, portanto, deve ser usado em conjunto com essa ferramenta de calor. O difusor de cachos pode ser colocado e removido quando você desejar.

Você também pode gostar:

Os melhores secadores com difusor: Nossas sugestões de compra

O secador com difusor é uma ferramenta essencial para quem possui cabelo ondulado, cacheado ou crespo, pois ajuda a secar e modelar as madeixas enquanto preserva a saúde do cabelo fragilizado. Selecionamos os melhores modelos de secador com difusor do momento abaixo:

O secador com difusor multifuncional

O secador com difusor Beauty da Philco proporciona efeito de salão de beleza em casa, pois conta com motor AC profissional, 2000W de potência, duas velocidades, três opções de temperatura e tecnologia Tourmaline Ions, responsável pelo fechamento das cutículas e redução de frizz. O aparelho acompanha difusor de cachos e dois bocais direcionadores.

O melhor secador com difusor para uso pessoal

Versátil, o secador New Smart da Taiff é ideal para uso pessoal. O aparelho possui 1700W de potência, duas velocidades, duas temperaturas e jato frio, além de um difusor de cachos e um bocal direcionador.

O melhor secador com difusor para cachos perfeitos

Ao comprar o secador Style com o difusor tradicional da Taiff você terá as ferramentas necessárias para secar e modelar as madeixas. O aparelho possui motor AC com 2000W de potência, duas velocidades e três temperaturas.

Um modelo ultramoderno

O secador de cabelo Golden Star da Philco possui 2000W de potência, oferece duas opções de velocidade e três opções de temperaturas, que possibilitam diferentes combinações, de acordo com suas necessidades. Além do difusor de cachos, você receberá um bocal direcionador e uma maleta para transporte.

Guia de Compra

Quem não dispensa o uso do secador para deixar o cabelo arrumado, não pode deixar de conhecer o secador com difusor. O acessório serve para secar e modelar as madeixas com facilidade.

Seja para diminuir ou aumentar o volume das madeixas, modelar fios lisos, ondulados, cacheados ou crespos, o secador com difusor cuida do cabelo, pois preserva a umidade, brilho e maciez. Quer saber mais sobre a ferramenta? Leia este Guia de Compra.

Imagem de uma cabelereira secando o cabelo da cliente com um secador com difusor.

O secador com difusor pode ser utilizado por mulheres com madeixas em diferentes comprimentos. (Fonte: Genadyi/ 123RF.com)

O que é um secador com difusor e quais são as vantagens deste acessório?

O difusor é uma ferramenta encaixada na saída de ar do secador de cabelo. A peça possui formato côncavo e alguns dentes que servem para segurar as madeixas.

O difusor serve para difundir o jato do secador entre as mechas do cabelo, distribuir o calor homogeneamente e proteger as madeixas dos danos causados pelo excesso de calor do secador. Ao utilizar um difusor de cachos, os fios não entrarão em contato direto com o jato quente do aparelho.

Além disso, o secador com difusor proporciona secagem rápida e auxilia na finalização do penteado. Você pode ondular, cachear ou texturizar cabelo, depende do modelo de difusor de cachos escolhido.

O resultado é um cabelo saudável, com aparência natural e menos chances de desmanchar. Para conhecer mais vantagens – e algumas desvantagens – do secador com difusor, analise a tabela abaixo:

Vantagens
  • Protege as madeixas dos danos causados pelo calor do secador
  • Ajuda a modelar o cabelo
  • Aumenta a maciez e brilho dos fios
  • Reduz o ressecamento e frizz
  • Proporciona resultado natural
  • Três tipos de difusores de cachos
Desvantagens
  • Nem todos os modelos de secador acompanham difusor
  • É preciso prática para conquistar bons resultados

Quais são os tipos de difusor de cachos?

Muitas mulheres não sabem, mas existem diferentes modelos de difusor de cachos e cada um deles proporciona um resultado diferente.

O difusor de cachos tradicional é um modelo compacto, simples de manusear e que possibilita a secagem e modelagem do cabelo mecha por mecha. Esse modelo valoriza as ondas, define os cachos em diferentes curvaturas e texturiza o crespo, não importa se o cabelo é curto, médio ou longo.

Já o difusor de cachos grande é a melhor alternativa para quem deseja secar o cabelo rapidamente, pois permite que uma maior quantidade de cabelo seja colocada dentro dele. Pode ser usado por mulheres com cabelos em diferentes comprimentos, especialmente por quem tem cachos curtos. Não oferece a mesma precisão do modelo anterior.

Alguns modelos de difusor de cabelo se assemelham a um pente e possuem pontas em diferentes tamanhos e espessuras que servem para separar as mechas de cabelo e proporcionar ainda mais volume. Quanto maior o tamanho dos pinos, menos calor chega a raiz e comprimento dos fios.

Felipe Nolasco CarvalhoCabelereiro

"Há difusores mais rasos e outros com a concavidade mais profunda e com dentes maiores. Isso permite secar e modelar uma quantidade maior de cabelo por vez, o que acelera o processo sem deixar a eficiência de lado."

Para finalizar, o difusor de cachos "mãozinha" tem formato inusitado que simula uma mão “amassando” os cachos. Como as extremidades são mais finas e o fluxo de ar é de 360º, esse difusor possibilita a secagem do cabelo da raiz às pontas, seja de cima para baixo ou de baixo para cima. É ideal para quem deseja cachos mais abertos e naturais.

Como utilizar o secador com difusor?

Após a lavagem, retire o excesso de água do cabelo com uma toalha. Desembarace as madeixas com um pente de dentes largos ou uma escova raquete e aplique o protetor térmico – nunca use o difusor de cachos com o cabelo embaraçado, pois os fios podem prender no acessório.

Divida o cabelo em mechas e coloque cada uma dentro do difusor, use o aparelho de baixo para cima, ou seja, comece secando as pontas e vá subindo para a raiz do cabelo. Repita o processo até o cabelo estar completamente seco.

Lembre-se de ajustar a temperatura e velocidade do jato, conforme efeito desejado. Sugerimos a temperatura e velocidade médias.

Evite deixar o aparelho parado muito tempo na mesma posição ou mecha do cabelo para não o ressecar ou queimar as madeixas. Finalize com um jato gelado para reduzir o frizz e proporcionar brilho intenso.

Imagem de uma mulher utilizando um secador com difusor.

Ao utilizar um secador com difusor, seque o cabelo de baixo para cima. (Fonte: Progressman/123RF.com)

Quem deve comprar um secador com difusor?

Quem possui cabelo ondulado, cacheado (independentemente da curvatura) ou crespo, deve investir em um secador com difusor. Quem possui cabelo muito liso também pode comprar um secador com difusor para proporcionar volume às madeixas.

Independente da textura do cabelo, aposte em cosméticos que facilitam a modelagem do cabelo como pomada, mousse ou ativador de cachos (o produto deve ser termoativado). Finalize com um spray fixador ou spray de brilho.

Todo secador de cabelo acompanha difusor de cachos?

Não. Alguns anos atrás, a maioria dos secadores – de uso doméstico ou profissional – acompanhavam um par de bicos direcionadores e um par de difusores – em diferentes tamanhos e formatos.

Atualmente, a maioria dos aparelhos acompanha apenas um bico direcionador, sendo necessário comprar o difusor de cachos separadamente. Se você deseja comprar um secador com difusor, dê uma olhada no ranking de melhores produtos no início do texto.

O difusor de cabelo pode ser comprado separadamente?

Ao comprar um secador de cabelo você deve receber um conjunto com diferentes bicos como difusor de cachos e bicos direcionadores em dois tamanhos. Caso você não encontre o conjunto completo, pode comprar o difusor de cabelo separadamente.

No momento da compra, observe o modelo, material, tamanho e padrão. O difusor pode ser próprio para determinado modelo e marca de secador ou do tipo “universal”, ou seja, serve para qualquer aparelho secador – desde que o secador possua bico em formato “universal” também.

Imagem de uma mulher de cabelo cacheado.

O secador com difusor é a melhor alternativa para modelar o cabelo cacheado. (Fonte: Starkvisuals/ Pixabay.com)

Critérios de compra: Como encontrar o melhor secador com difusor do momento

Que o secador com difusor ajuda a secar e modelar os cachos, você já sabe. Mas por que existem tantos modelos disponíveis? E como escolher o difusor ideal para suas madeixas? Basta seguir alguns critérios de compra como os descritos abaixo:

Vamos detalhar cada um desses critérios ao longo da seção. Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário abaixo.

Especificações do secador

Quem deseja variar nos penteados, deve priorizar a regulagem de temperatura. Enquanto o jato morno ajuda a secar o cabelo sem agredi-lo, o jato quente ajuda a modelar as madeixas e o jato frio auxilia na finalização do penteado.

A potência do secador também influencia no resultado do penteado. Você encontra modelos com 1000W a 2500W. Embora os secadores com mais potência sejam mais rápidos, você deve levar em consideração a espessura do fio.

Quem tem cabelo fino deve apostar num secador menos potente e quem tem cabelo grosso deve apostar num secador mais potente.

Imagem de três jovens abraçadas.

Escolha um secador adequado à textura e comprimento do seu cabelo. (Fonte: Eloise Ambursley/ Unsplash.com)

Alguns modelos de secador oferecem recursos tecnológicos interessantes. Os íons negativos neutralizam a eletricidade estática e fecham as cutículas do cabelo. Enquanto os raios infravermelhos hidratam e protegem os fios de dentro para fora.

O revestimento em cerâmica no bico do secador ajuda a secar o cabelo sem remover sua umidade natural. Enquanto o revestimento em turmalina doa brilho aos cabelos opacos. Já o revestimento em titânio ajuda a eliminar bactérias e fungos, enquanto preserva a saúde do couro cabeludo.

Modelo de difusor

Conforme mencionamos na seção “Quais são os tipos de difusor de cachos”, você encontra três modelos com diferentes formatos, tamanhos e propostas. Compare-os na tabela abaixo:

Difusor de cachos tradicional (copo) Difusor de cachos grande Difusor de cachos estilo “mãozinha”
Formato
Comprimento do cabelo Cabelo médio ou longo Qualquer comprimento, especialmente cabelo curto Diferentes comprimentos
Efeito desejado Cachos definidos Secagem rápida Cabelo modelado da raiz as pontas

Características do difusor

Ao comprar um secador com difusor, você deve observar as seguintes características que mudam de um modelo para o outro de difusor de cachos:

  • Tamanho e profundidade: Alguns modelos possuem formato de concha e outros possuem base reta. Podem ser pequenos, médios ou grandes.
  • Pinos: Servem para segurar as mechas. Alguns modelos possuem pinos, outros não. A quantidade de pinos pode ser maior ou menor e esses pinos podem ser em diferentes tamanhos e espessuras.
  • Saída de ar: Pode ser centralizada ou descentralizada (consiste em orifícios por toda a extensão da peça). Alguns modelos liberam vapor.

Material

Você encontra o difusor de cabelo confeccionado em plástico, acrílico ou silicone em diferentes tonalidades.

É importante certificar-se que o difusor de cabelo é confeccionado em material de máxima qualidade, resistência e durabilidade. A peça deverá suportar altas temperaturas e resíduos de produtos cosméticos.

Encaixe

Além de procurar pelo difusor de cabelo perfeito para suas madeixas, é necessário analisar um detalhe importante, o encaixe no bocal do secador. Você encontra modelos universais, que podem ser conectados a qualquer aparelho e outros específicos para determinados modelos.

Recomendamos que você compre um secador com difusor universal, deste modo, você consegue utilizar o acessório no secador da academia de ginástica, no clube, na casa do namorado e durante viagens.

(Fonte da imagem destacada: Sereznyi/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em nós?

Vanessa Santos Engenheira Mecânica
Engana-se quem pensa que Vanessa não é uma mulher vaidosa. Ela gosta tanto de estar bem arrumada que, quando quer comprar um secador ou um babyliss, usa seus conhecimentos em engenharia para escolher o melhor modelo. Faz a mesma coisa com os eletros em casa, e por isso decidiu compartilhar o que sabe com o público online, por acreditar que muitas pessoas compram produtos sem saber, de fato, o que estão levando para casa.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.