Na foto um secador de salada em uma mesa com legumes e temperos.
Ultima atualização: 27 de dezembro de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

17Horas investidas

6Estudos avaliados

75Comentários coletados

As saladas são alimentos nutritivos e que fazem muito bem à saúde. Porém, antes de ingerir qualquer verdura ou legume é fundamental fazer a higienização desses ingredientes. Após essa limpeza, um produto muito útil é o secador de salada e é sobre ele que vamos falar aqui no ReviewBox Brasil.

O secador de salada é ideal para secar folhas e as deixar prontas para serem servidas. Presente em muitas casas, esse é um item fundamental para quem adora esse tipo de alimento. Se você está em busca de um desses, saiba que nesse artigo iremos te mostrar tudo sobre ele.




Primeiro, o mais importante

  • O secador de salada é um produto com funcionamento simples. Ele retira a água dos alimentos enquanto sua base gira com o acionamento de uma manivela.
  • Ele é confeccionado em plástico, inox ou acrílico e é muito fácil de usar.
  • Existem modelos de secador de salada com diferentes capacidades, sendo que os maiores possuem recipiente para 5 litros.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de secador de salada: Nossas recomendações

O secador de salada é um produto que consegue retirar o excesso de água das folhas com eficiência. Justamente por isso, ele está presente em muitas casas e é usado no dia a dia durante o preparo das refeições.

Esse produto é confeccionado em diversos modelos e abaixo reunimos as melhores opções de acordo com os próprios consumidores.

A opção preferida dos leitores

Esse modelo de secador de salada possui um recipiente de acrílico com capacidade para 5 litros. Ele conta com anel antiderrapante no fundo da tigela, que garante a sua estabilidade, e possui uma tampa transparente que permite visualizar as folhas. Esse produto tem ainda como diferencial poder ser utilizado como saladeira, pois é incolor e conta com um design bonito.

O secador de salada com melhor custo benefício

Confeccionado em plástico, essa opção de secador de salada possui a cor branca com detalhes em verde. Ele conta com uma manivela de formato ergonômico e prático e tem estrutura reforçada que não amassa ou deforma. Outro ponto positivo é que esse modelo possui orifícios em sua tampa que permitem a retirada do líquido interno com muita facilidade e rapidez.

Um secador de salada com design diferenciado

Esse modelo de secador de salada possui um design bonito e é muito fácil de manusear. Ele é confeccionado em plástico com acrílico na cor branco com detalhes em vermelho. Sua manivela possui um formato anatômico que permite secar as folhas com maior rapidez. Além disso, ele possui 15 centímetros de altura e 25 centímetros de comprimento e largura.

Guia de compra

Todo mundo sabe que higienizar corretamente os ingredientes da salada antes de consumi-los é fundamental. Porém, após limpar as folhas é comum que elas fiquem com um grande acúmulo de água na tigela. Para resolver esse problema foi criado o secador de salada.

Esse produto consegue de maneira muito eficiente retirar todo o excesso de água da salada e assim a deixa mais suculenta e crocante. Ele possui diversas características muito interessantes e nesse guia de compra te mostramos todas elas.

Na foto uma pessoa segurando um tigela de salada com folhas, ovos e pepino.

O secador de salada serve para tirar o excesso de água das folhas e deixá-las prontas para o consumo. (Fonte: Buenosia Carol/ Pexels)

O que é um secador de salada?

Também conhecido como centrífuga de salada, o secador de salada é um produto muito prático, simples e funcional. Ele é composto por uma tigela, conectada a uma tampa. Nessa tampa existe uma manivela, que é a responsável pelo funcionamento desse produto.

Ao acionar a manivela o interior do secador de salada gira. Graças a esse movimento ele consegue retirar todo o excesso de água que fica nas folhas após a sua higienização e a deposita na sua parte debaixo. Dessa forma, a salada fica seca, crocante e pronta para o consumo.

Vale a pena adquirir um secador de salada?

Os apaixonados por salada sabem que uma das partes mais chatas do preparo desse alimento é a sua higienização. É fundamental que essa limpeza seja realizada de maneira eficiente, mas após ela ser realizada as folhas ficam repletas de água.

Se essa água não for retirada ela irá atrapalhar até mesmo no tempero da salada. Foi pensando então em resolver esse problema que o secador de salada foi inventado.

Esse produto é ideal para quem consome bastante salada no seu dia a dia.

Esse produto é ideal para quem consome bastante salada no seu dia a dia. Isso porque ele é prático e não requer energia elétrica ou pilha para funcionar.

Além disso, quando se retira a água dos alimentos após a sua limpeza, a durabilidade deles se torna maior e as folhas ficam mais frescas e crocantes.

Outro ponto positivo do secador de salada é que qualquer pessoa pode utilizá-lo, já que seu funcionamento é muito simples. Há ainda a vantagem de que ele é encontrado em diferentes tamanhos. Isso permite que esse produto possa ser utilizado tanto por quem prepara saladas menores, quanto maiores.

Porém, a desvantagem é que o secador de salada é sempre manual e não existem opções elétricas.

Vantagens
  • Seca as folhas da salada com eficiência
  • Não precisa de energia elétrica ou pilhas para funcionar
  • É fácil de usar
  • Aumenta a durabilidade das folhas e as deixa mais crocantes
Desvantagens
  • Não existem opções automáticas

Como funciona um secador de salada?

O secador de salada funciona através de uma força chamada centrípeta, que é igual a das máquinas de lavar. Essa força faz com que o secador realize um movimento circular, que é o responsável por drenar toda a água que está na superfície das folhas.

Isso acontece graças a manivela que esse produto possui. Quando ela é manuseada, o cesto do secador gira e assim a água vai para a sua parte debaixo.

Logo, utilizá-lo é muito fácil. Após a lavagem dos ingredientes da salada basta acomodá-los dentro do secador. Em seguida fecha-se a tampa e puxa a manivela algumas vezes. Feito isso a salada estará seca e pronta para servir.

foco

O processo de higienização da salada é simples, mas minucioso.

Primeiramente deve-se lavar as folhas em água corrente. Em seguida recomenda-se colocá-las de molho em uma solução com água e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio ou 2 colheres de sopa de vinagre, por cerca de 15 minutos.

Após isso deve-se enxaguá-las e as colocar no secador de salada.

Quanto custa e onde comprar um secador de salada?

O secador de salada é facilmente encontrado para comprar em lojas que vendem utensílios de cozinha. Ele pode ser adquirido em lojas online ou físicas como Amazon, Preçolândia, Etna e Camicado.

Já o valor desse produto é variável e muda de acordo com o seu tamanho e material em que é confeccionado. Mas saiba de antemão que os modelos de plástico são mais em conta do que os de inox ou acrílico.

Dessa forma, existem opções com um preço que começa em R$30 e pode chegar a R$ 280, em média.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de secador de salada

O secador de salada é um produto que facilita o dia a dia de quem prepara esse tipo de alimento. Porém, na hora de escolher um desses, é fundamental prestar atenção em alguns detalhes para adquirir o modelo ideal. Para te ajudar com isso, separamos abaixo tudo o que você deve prestar atenção.

A seguir vamos te explicar esses tópicos.

Capacidade

O secador de salada é confeccionado em diferentes tamanhos e existem modelos com recipientes para 2,5 litros, 3 litros e até mesmo 5 litros. Isso faz com que seja possível secar diferentes quantidades de salada com ele.

Por isso, na hora de adquirir esse produto deve-se analisar qual é o seu consumo médio desse alimento. A partir dessa análise consegue-se determinar a capacidade que o secador de salada deve ter para ser usado com frequência.

a foto um mesa com salada, carnes e outros alimentos.

Deve-se escolher um secador de salada com capacidade suficiente para a quantidade de folhas que se preparada com frequência. (Fonte: Kaboompics .com/ Pexels)

Material

O secador de salada é confeccionado em três opções de materiais: plástico, acrílico e aço inox.

Os de plástico são os mais simples.

Os de plástico são os mais simples e também os mais baratos. Eles possuem uma boa durabilidade, porém são mais frágeis.

Já os de acrílico e aço inox, visualmente falando são os mais bonitos e sofisticados. Eles são mais rígidos, possuem maior resistência e dificilmente quebram. O ponto negativo desses modelos é que eles têm um preço mais alto.

Facilidade de uso

Todos as opções de secador de salada possuem uma manivela que serve para que eles consigam secar as folhas com eficiência. Logo, não existe uma grande diferença de funcionamento nos modelos disponíveis.

Porém, o formato dessa manivela se altera de secador para secador e isso pode tornar a sua utilização mais ou menos fácil.

Existem opções no qual a manivela é bastante pequena, o que pode ser difícil de manusear por quem possui mãos grandes.

Por outro lado, algumas são mais altas ou arredondadas, o que permite um melhor encaixe da mão. Dessa forma, é importante verificar esse detalhe para usar o secador de salada sem dificuldades.

Na foto um secador de salada com verduras e legumes ao redor.

O modelo da manivela do secador de salada faz toda a diferença no uso desse produto. (Fonte: ALFREDO COSENTINO/ 123RF)

Design

Outro ponto interessante a ser analisado na hora de adquirir um secador de salada é o seu design. Existem modelos que são mais simples e básicos, sendo ideais apenas para secar as folhas.

Mas, algumas opções contam com um recipiente com aparência diferenciada. Graças a isso, é possível utilizá-los como saladeiras também. Portanto, se você quer um produto que possa ser levado à mesa vale a pena pensar nisso.

(Fonte da imagem destacada: natalibabinska/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.