Mulher secando um cachorro com secador
Ultima atualização: 12 de junho de 2021

Como escolhemos

21Produtos analisados

16Horas investidas

5Estudos avaliados

70Comentários coletados

Após o banho, usar apenas toalhas de microfibra para deixar os pelos dos cães secos pode não ser o suficiente. Por isso, é indicado aos donos de pet adquirir um secador para cachorro, deixando o processo mais completo.

Se não secados corretamente, os pelos úmidos geram um ambiente propício para a propagação de fungos e bactérias. Para te ajudar nesta procura pelo aparelho ideal, fizemos este guia com todas as informações que você precisa saber!




O mais importante:

  • Os secadores para cachorro foram criados para enxugar os pelos dos animais com mais eficácia a partir de mecanismos que não afetam os pets. Um diferencial desse aparelho é que ele produz menos ruídos.
  • Muitas pessoas acreditam que o processo de secagem é algo simples após o banho do animal. Entretanto, se os pelos molhados não foram secados de maneira adequada pode propiciar o aparecimento de doenças.
  • Animais são muito sensíveis. Então, fique atento ao optar por um modelo de secador para cachorro. É preferível tipos que possuam controle de temperatura e velocidade para uma secagem mais eficiente.

Secadores para cachorro: Nossa recomendação dos melhores produtos

Para quem deseja enxugar seu cãozinho com mais qualidade, investir em um secador para cachorro pode ser ideal. Fizemos uma seleção dos modelos mais conhecidos desses aparelhos no mercado para você:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre secador para cachorro

O banho é um momento de cuidado essencial para os cães e precisa ocorrer da melhor forma possível. Um secador para cachorro pode ajudar muito nessa hora, por isso respondemos perguntas importantes sobre esse item. Veja:

Pessoa dando banho em um cachorro

Cuidados especiais no banho de pets podem evitar doenças geradas pela proliferação de fungos e bactérias. (Foto: Autri Taheri/Unsplash)

Quais os tipos de secadores para cachorro?

Basicamente, os secadores para cachorro existem em duas versões principais: pedestal e aspirador. Cada um deles varia nas especificidades técnicas e funções disponíveis. Na tabela, explicamos as diferenças:

Secador Pedestal Secador Aspirador
Características Permite secar o cão em cima de uma mesa É semelhante a um mini aspirador de pó
Vantagem Altura regulável, com controle de temperatura e partes giratórias para facilitar o trabalho São mais simples e de fácil manuseio, custo de aquisição menor
Desvantagens Custo de aquisição alto, mais específico para pet shops Menos potente, precisa d limpeza constante porque acumula pelos

Existem diferenças entre os secadores para cachorro e os modelos para cabelo?

Muitas pessoas optam por usar o secador de cabelo comum para enxugar os pelos dos animais após o banho em casa. Entretanto, algumas características desse aparelho podem afetar os animalzinhos.

Secadores para cachorro emitem menos barulho, pois a audição dos animais é muito sensível aos ruídos.

Os ouvidos dos cães são muito sensíveis ao barulho. Por isso, os secadores para cachorro são construídos para emitir menos ruídos, diferente dos modelos tradicionais. Assim, o pet não sofrerá com o som durante o uso do equipamento.

Outros pontos interessantes sobre os secadores para cachorro são que eles possuem controle de temperatura e velocidade, permitindo assim que o calor seja adequado ao animal e que o processo seja feito mais rápido, já que os pets não suportam esperar muito tempo.

Quais cuidados básicos devem ser tomados ao secar os pelos de cachorros?

Além de possuir um secador específico para enxugar os pelos de animais, os donos devem estar atentos a determinados cuidados ao manusear esse aparelho. São eles:

  • Usar a tolha de banho: Antes do secador, tire o excesso de água com uma toalha, acelerando o processo e evitando danos na pele dos animais. As orelhas devem ser sempre secas dessa maneira, pois são muito sensíveis.
  • Mantenha distância ao usar o secador: Deixe o equipamento a cerca de 5 a 10 centímetros do pet, prevenindo-o contra irritações na pele ou alergias.
  • Proteja os olhos: O modo correto de usar o secador é passando atrás da cabeça, impedindo que o rosto do animal tenha contato direto com o ar quente.
  • Escove os pelos: Desfazer os nós são muito mais fáceis quando os pelos estão molhados.
  • Não aplique cosméticos pós-secagem: Os produtos podem desenvolver reações alérgicas na pele dos animais.

Secador ou soprador: qual é o melhor?

Ambos os produtos são importantes após o banho dos animais, mas as finalidades de cada um são diferentes. Os jatos emitidos pelo secador são quentes, enquanto os do soprador são frios ou mornos.

A principal utilidade do secador é realizar a secagem efetiva do bicho de estimação, além de conseguir modelar os pelos dos animais. Já os sopradores servem apenas para acelerar o processo, sugando a água entre os pelos.

Cachorro tomando banho em uma banheira. Alguém segura ele com uma coleira roxa.

Secadores e sopradores ajudam a enxugar os animais com mais delicadeza e agilidade. (Foto: benjamin lehman/Freepik)

Por que comprar um secador para cachorro?

Nos pet shops sempre são tomados todos os cuidados com os animais no banho. Mas, como isso ocorre em casa? Se você quer realizar esse processo com eficiência deve investir em equipamentos específicos.

Apesar de muito benéficos, esses aparelhos contam com pontos positivos e negativos em relação ao seu desempenho. Elencamos os principais aspectos dos secadores para cachorro na tabela a seguir:

Vantagens
  • Secagem mais rápida
  • Menos irritações na pele dos animais
  • Prevenção contra doenças
  • Menos barulho ao serem usados
Desvantagens
  • Custo de aquisição elevado
  • Poucos modelos no mercado
  • São desnecessários para quem não usa com frequência

Critérios de compra: Como comparar os secadores para cachorro

Quem quer um bom secador para cachorro deve estar atento às especificações técnicas do aparelho para escolher um modelo eficiente. Recomendamos avaliar os seguintes pontos:

Temperatura

Esse é o ponto principal do funcionamento do secador para cachorro. Os animais são muito sensíveis, por isso controlar a temperatura do aparelho permitirá que você coloque o jato de ar de modo que não incomode o pet.

Mesmo que na temperatura máxima, esse tipo de aparelho geralmente possui valores mais amenos do que os modelos comuns de cabelo, possibilitando secar o animal sem grandes conflitos.

Milan KunderaEscritor
"Os cães são o nosso elo com o paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde, é voltar ao Éden onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."

Bocal

O bocal do secador direciona o jato de ar de forma correta, evitando que áreas críticas do animal sejam atingidas pela temperatura quente durante a secagem.

Bocais mais largos espalham o ar quente e aceleram o processo de secagem. Bicos mais estreitos deixam o ar mais concentrado e permite maior controle sobre a direção do jato de ar.

Recursos

Um detalhe que faz diferença é se o secador possui outras funcionalidades para a higiene do animal. Isso pode ser vantajoso, mas você precisa avaliar o orçamento para tomar essa decisão, pois o custo aquisitivo dessas máquinas é alto.

Muitos modelos oferecem a possibilidade de pentes secadores para desembaraçar os nós dos pelos dos animais e outros possuem soprador, usado na pré-secagem para acelerar o processo.

Veterinário enxuga um animal deitado na mesa com secador

O secador para cachorro gera menos estresse nos pets durante a secagem, possibilitando que a higiene do animal seja feita de modo eficiente (Foto: user18526052/Freepik)

Velocidade

Quanto maior o número de controles de velocidade, mais você poderá acelerar a secagem do animal. Esse aspecto é ideal para quem tem pouco tempo disponível no dia-a-dia para enxugar o pet com integralidade.

Mas é preciso pensar bem, pois uma velocidade maior também consome mais energia elétrica, acarretando em novos gastos na conta de luz. A maior parte dos modelos possuem a variação entre 2 ou 3 velocidades.

Voltagem

Assim como o funcionamento de outros equipamentos elétricos, saber a voltagem dos secadores para cachorro pode evitar que o seu aparelho seja danificado, permitindo que ele funcione perfeitamente.

A maioria dos modelos são disponíveis para tomadas que aguentam 220 volts. Os fabricantes também recomendam que a tomada seja plugada apenas em adaptadores do mesmo formato para não gerar problemas elétricos.

A frequência ideal de banhos nos cachorros está ligada ao tipo de pelagem do animal. Cachorros peludos devem tomar banho uma vez na semana ou a cada 15 dias. Se o pelo for curto a frequência pode ser entre 15 a 30 dias.

Resumo

A secagem dos animais após o banho é um processo que demanda tempo. Por isso, contar com um secador para cachorro pode tornar essa atividade mais rápida.

Sem contar que esses aparelhos são feitos especificamente para o uso em animais, contendo especificidades técnicas que tornam a secagem mais fácil. Um diferencial é a baixa emissão de ruídos do aparelho.

Assim, seus animais ficarão livres de doenças que podem ser geradas pela umidade nos pelos e você economizará tempo para realizar esse processo.

(Fonte da imagem destacada: serezniy/123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas