Secador de cabelo portátil.
Ultima atualização: 28 de junho de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

59Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Quem usa secador de cabelo de vez em quando ou sempre, sabe, e quem nunca usou, precisa saber: O secador portátil é um acessório indispensável, prático e muito funcional.

Seja para secar a franja, para viajar a lazer ou a trabalho, ou até mesmo para dormir na casa de um amigo, são inúmeras as situações em que o secador portátil pode ser útil. Mas você sabe qual é o melhor secador portátil? Nós te contamos.




Primeiro, o mais importante

  • O secador portátil tem tamanho reduzido para caber facilmente na bolsa, mochila ou mala, por isso é indispensável em viagens.
  • Esse tipo de secador também é mais leve, mas tem a desvantagem de ser menos potente do que um secador de cabelos tradicional.
  • Na hora de comparar os vários modelos de secador portátil, analise a potência, o formato e os acessórios que o acompanham.

Você também pode gostar:

Melhores secadores portáteis: Nossas recomendações

O secador portátil mais barato

O secador Travel 1500 da Mallory é bivolt e tem 1.250 W de potência. Esse modelo, que tem corpo ergonômico, é perfeito para destros e canhotos. Além disso, possui cabo dobrável, duas velocidades e acompanha ainda um bico concentrador de ar.

O melhor secador portátil como um todo

O secador de cabelo portátil Compact Travel Blue Psc02 da Philco possui 1200 W de potência. Com a tecnologia ION Tourmaline, que reduz a eletricidade estática dos cabelos, e jato frio, esse modelo conta com anel para pendurar, bocal concentrador, que direciona o fluxo de ar facilitando a secagem e modelagem e é bivolt.

A melhor opção de duas temperaturas

O Maxis Travel SC-10 é um secador portátil da Mondial. Com 1200 W de potência, cabo dobrável, duas velocidades e temperaturas, esse modelo também vem com bocal direcionador e alça para pendurar. Esse modelo também é bivolt.

Guia de Compra

Quem já precisou comprar um secador de cabelo sabe que não é uma tarefa fácil. Isso porque o secador ideal precisa ser potente para o seu tipo de cabelo e seu objetivo, além de confortável para segurar e com tamanho adequado para o transporte.

Com o secador portátil essas e outras questões também precisam ser consideradas. Por isso, criamos esse Guia de Compra com perguntas e respostas que vão lhe ajudar a escolher o melhor secador portátil.

Mulher segurando um secador de cabelo vermelho.

O secador portátil é ideal para levar para onde você quiser. (Fonte:
Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

O secador portátil é bom?

Sim, o secador portátil é bom. Tanto que os especialistas recomendam que você sempre tenha um secador portátil com você.

Mas ele não substitui o secador tradicional muito menos o secador profissional. O ideal é que o secador portátil seja sempre um acessório extra que você tenha em casa para poder levar para onde quiser.

O fato é que o secador portátil tem como principal característica o seu tamanho reduzido. Por isso, ele também é chamado de secador para viagens. Alguns modelos são tão pequenos que cabem até na palma da mão, e são chamados de mini secadores de cabelo.

Secador de cabelo portátil.

O secador portátil costuma ter o cabo dobrável para caber direitinho na sua bolsa ou mochila. (Fonte: Hans / Pixabay.com)

Por conta de seu tamanho, o secador portátil tem inúmeras vantagens e alguns desvantagens. Mas o principal é que ele é um coringa já que cabe facilmente na bolsa, na mochila e na mala de viagem.

Tanto que outra característica de um secador portátil é que, geralmente, esse tipo de secador é dobrável, leve e não cansa seu braço nem mão ao utilizá-lo.

Em quais situações posso usar o secador portátil?

O secador portátil é de fato muito utilizado em viagens, seja a trabalho seja a lazer. Até porque, caso você fique hospedado em um hotel, não dá para confiar nos secadores que alguns deles oferecem já que costumam ser muitos fracos.

Além disso, como cabe na bolsa e não pesa, o secador portátil pode ser muito útil em um dia mais atribulado, no qual você precisa ir direto do trabalho para um evento ou festa, por exemplo, e não tem tempo para voltar em casa.

E, justamente por ser um secador leve e pequeno, ele é ideal para levar para clubes e academias de ginástica também.

Mulher vestida com roupão, com secador nos cabelos.

O secador portátil serve para viagens, secar a franja e secagens mais rápidas. (Fuente: McGuire : 4614/ Pixabay.com)

Porém, se o seu objetivo é secar o cabelo todo de modo a alisar bem os fios, o secador portátil não será a melhor opção. Isso porque, esse tipo de secador de cabelos costuma ter uma potência mais baixa se comparado aos secadores maiores.

Também por isso, o secador portátil não é indicado para uso profissional. No dia a dia, o secador portátil serve para emergências, secagens mais rápidas e para quando você está com pressa de sair de casa e precisa secar os cabelos molhados.

Justamente por isso, você vai se beneficiar de usar o secador portátil até mesmo em casa. A seguir, nós resumimos para você as principais situações nas quais o secador portátil pode ser útil:

  • Viagens;
  • Academia;
  • Clubes;
  • Secagens rápidas.

Qual a potência e velocidade de um secador portátil?

Como vimos, um dos pontos negativos de um secador portátil de viagem é que ele costuma ter uma potência reduzida. E isso, de fato, interfere na eficiência do secador.

Afinal, quanto mais potente for um secador, mais quente e forte será o jato de ar e, consequentemente, mais rapidamente os fios ficarão secos e mais lisos.

Para quem tem cabelo cacheado e crespo, o secador portátil também pode não ser o mais eficiente, já que ele não costuma aguentar muito tempo ligado.

foco

Você sabia que o uso constante do secador pode danificar os fios dos seus cabelos?

O secador ajuda a alisar, deixar mais ondulado, volumoso, com penteados diferentes. Mas o uso excessivo pode ressecar os fios.

Para proteger os seus cabelos do excesso de calor, os especialistas recomendam o uso do protetor térmico, que protege as cutículas e evita o desgaste dos fios.

No entanto, como nem todo cabelo deve ou pode receber jatos tão quentes dos secadores maiores, o portátil pode ser uma mão na roda.

Nesse quesito, na hora de escolher o melhor secador portátil, você encontrará opções cuja potência varia entre 1200 W e 1800 W.

Já com relação à velocidade, vale observar a quantidade presente no aparelho. O mais comum é encontrar o secador portátil com uma ou duas velocidades apenas. O mesmo vale para a temperatura dos jatos que costuma ser de, no máximo, duas: Quente e fria.

Vale a pena investir em um secador portátil?

Como vimos até aqui existem prós e contras quando tratamos de um secador portátil. Ainda assim, consideramos que as vantagens de se ter um secador pequeno são muito maiores que suas desvantagens.

Com o secador portátil, você garante que poderá secar os fios quando e onde quiser. Isso porque esse tipo de secador é projetado especialmente para caber na bolsa, mochila e mala de viagem.

Além disso, o secador portátil também é útil no dia a dia e em casa, seja para realizar secagens rápidas nos seus cabelos, seja para modelar a franja.

Outra vantagem em se ter um secador portátil é que ele costuma ser menos barulhento do que os modelos tradicionais.

Vale lembrar ainda que o secador para viagem è leve e não cansa o braço. E também costuma ser barato.

Por outro lado, se você tem cabelos compridos, cacheados ou crespos e deseja secar totalmente e ainda alisar os fios, o secador portátil não será a sua melhor opção, já que possui uma potência mais baixa se comparado a secadores maiores.

Além disso, esse tipo de secador nem sempre suporta longas horas ligado. Ainda assim, você pode ter um secador tradicional e maior para os momentos em que deseja alisar o cabelo e o secador portátil para secagens rápidas e pontuais.

Para resumir os prós e contras de um secador portátil, nós criamos a tabela a seguir:

Vantagens
  • Fácil de usar e de transportar
  • Ideal para viagens, secagens rápidas e modelagem da franja
  • É menos barulhento
  • É mais barato
Desvantagens
  • Potência baixa
  • Não é indicado para alisar ou secar cabelos longos

Quanto custa e onde comprar um secador portátil?

O preço de um secador portátil vai depender da marca, da potência e dos recursos que ele tem. Por isso, você vai encontrar modelos que custam entre R$ 60 e R$ 400.

Os menores preços e a maior variedade de modelos você encontra em lojas da internet como a Amazon Brasil. Sem contar que, ao comprar online, você ainda o faz sem sair de casa.

Mas você também encontra o secador portátil em lojas de departamento e em grandes redes de supermercados como Lojas Americanas e Carrefour.

Critérios de Compra: Como comparar os secadores portáteis

Até aqui, você pode entender como funciona e para que serve um secador portátil. Mas na hora que você partir para a parte prática, vai perceber que existem diversos modelos à venda.

Para garantir que vai investir o seu dinheiro no melhor secador portátil, recomendamos que você compare os seguintes fatores:

Abaixo, você confere como levar em consideração cada um desses tópicos.

Voltagem e consumo

O primeiro fator que você deve observar quando estiver escolhendo o seu secador portátil é a voltagem do aparelho.

A voltagem do secador pode ser de 110 V ou 220 V. A escolha vai depender do local onde você vive, já no Brasil existe uma grande variação.

Mas se a ideia é também poder levar o seu secador portátil em viagens, o ideal é que você dê preferência aos modelos que são bivolts.

secador-potatil

Para levar o secador em viagens e não se preocupar com a voltagem, escolha um aparelho bivolt. (Fonte: Element5 Digital/ Pexels.com)

O consumo de energia do aparelho também deve ser considerado, já que impacta diretamente na conta de luz do final do mês.

Para saber o consumo do seu secador portátil, verifique se nas especificações do produto está o selo de categoria A, que é a opção mais econômica de todas.

Com ou sem difusor

Caso você não dispense o uso do difusor, que e ideal para secar bem a raí ou modelar os cachos, fique atento pois alguns tipos de secador portátil vem em um kit no qual o difusor está incluso.

Caso contrário, redobre a atenção e verifique se o bocal do secador portátil é compatível com o seu difusor.

Com ou sem pranchinha

Além do difusor, é muito comum encontrar o kit que vem com o secador portátil e a pranchinha para alisar os fios dos cabelos.

Nesse caso, a prancha também é projetada em tamanho reduzido, o que é ideal para levar na bolsa e em viagens.

Cabo, bocal e alça

Outro critério importante que você deve checar é o formato e os acessórios do secador portátil. Nesse quesito, leve em conta o cabo, o bocal e a existência ou não de alça de pendurar.

O cabo do secador portátil pode ou não ser dobrável.

O cabo do secador portátil pode ou não ser dobrável.

Mas, como vimos, o dobrável é mais prático para quando você precisar guardar o secador na bolsa.

Já o bocal é a parte que direciona o fluxo de ar, facilitando a secagem e modelagem dos cabelos.  Por fim, veja se o secador portátil possui alça para pendurar. Isso facilita bastante na hora de guardar o aparelho.

Garantia

Antes de fechar a compra, recomendamos que você cheque se o secador portátil conta com a garantia do fabricante.

Isso é importante porque, não raro, esse tipo de secador apresenta alguma falha ou problema. Em geral, as melhores marcas oferecem 1 ano de garantia.

(Fonte da imagem destacada: Hans/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.