Mulher arrumando o cabelo de uma cliente com um secador verde e uma escova branca
Ultima atualização: 31 de maio de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

20Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Apostar em um modelo de secador profissional pode ser um bom investimento para quem procura por um aparelho potente, que traga resultados sensacionais aos penteados feitos até mesmo em casa.

Porém, com tantas versões oferecidas, encontrar o modelo adequado ao seu objetivo pode ser um processo bastante embaraçoso. Portanto, foque nas dicas deste guia e descubra o formato ideal para você!




Primeiro, o mais importante

  • Os secadores profissionais são um bom investimento para quem busca resultados qualificados para seus penteados ou procura uma secagem mais rápida dos fios.
  • Fique atento às características do secador de cabelo e no modo correto de usá-lo, pois o manuseio sem cuidado do aparelho pode trazer danificações aos seus fios, ao invés de ajudá-los.
  • Nem todos os modelos de secadores são indicados para os diferentes tipos de cabelo. As características dos fios, como espessura e formato, são essenciais para a escolha de um formato correto.

Melhores secadores profissionais: nossas recomendações

Esqueça a ideia de que secadores profissionais são itens exclusivos dos salões. Atualmente, eles já são produtos populares pela diversidade de funções que oferecem. Listamos os principais modelos para você conhecer:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre secador profissional

O secador é um item clássico para o cotidiano, entretanto escolher um modelo entre tantas variações não é uma tarefa simples. Se você tem dúvidas sobre este produto, leia o nosso Guia de Compra a seguir:

Mulher arrumando o cabelo de uma cliente com secador preto e escova.

O secador profissional deixou de ser um item exclusivo dos salões, tornando-se um produto popular para a rotina diária. (Fonte: Tyler Olson/ 123rf)

Existe diferença entre um secador profissional e um modelo comum?

Aparentemente, os dois modelos parecem muito semelhantes, mas cada um carrega diferentes características e funções. Os secadores domésticos são normalmente para atividades simples, como lavar e secar, oferecendo bom custo-benefício.

Enquanto isso, os modelos profissionais são mais leves e produzidos em materiais mais nobres que não se aquecem com facilidade, gerando assim maior durabilidade e resistência ao produto.

Quais são os tipos de secadores profissionais?

As variações dos secadores profissionais existem devido aos recursos de cada modelo. A seguir, confira na tabela os principais formatos usados hoje e a tecnologia empregada em cada um dos tipos:

Secador com íon negativo Secador com jato de ar frio Secador com infravermelho Secador com micropartículas de prata
Tecnologia Átomo que perdeu ou ganhou elétrons. Usado para quebrar partículas de água, penetrando as cutículas abertas dos fios. Nada mais é que um jato de ar emitido pelo aparelho em temperatura baixa. O infravermelho penetra os fios de dentro para fora. Micropartículas emitidas pelo secador diretamente nos fios.
Benefícios Reduz a eletricidade dos fios, diminuindo o frizz. Ajudam a hidratar o cabelo. Impede que o cabelo absorva a umidade do ar, usado para a manutenção dos fios. Seca os cabelos de modo ágil e menos agressivo, acelerando a higienização do cabelo. Facilita a limpeza do cabelo, protegendo-o contra fungos e bactérias.

Por que usar um secador profissional no dia-a-dia?

Pensar que o secador profissional serve somente para acelerar a secagem do cabelo é reduzir os benefícios alcançados com este equipamento. Abaixo, veja outras vantagens que ele pode trazer aos fios:

  • Hidratação do cabelo: Com as novas tecnologias dos secadores profissionais, é possível trazer mais brilho aos fios sem precisar de cosméticos complementares.
  • Redução de gastos: Ir ao salão frequentemente não fica barato. Por isso, o secador pode ser um aliado para quem procura economizar dinheiro no dia-a-dia.
  • Finalizações diferentes: Se você gosta de fazer penteados diferentes, apostar em um secador pode te ajudar a inovar nas produções para seus fios.

Quais os cuidados necessários ao usar um secador profissional?

As orientações dos fabricantes nos manuais de instrução dos secadores profissionais são muito importantes. Seguindo elas, você não danificará os fios e garantirá o resultado concreto.

Ter atenção à temperatura é um dos principais cuidados. Nem sempre a temperatura alta ajudará na finalização do cabelo, por isso prefira pontos medianos de calor. Também não deixe uma região do cabelo muito tempo exposta ao aparelho, faça alternações.

A distância mínima recomendada entre o secador e o cabelo deve ser de, pelo menos, um palmo.

Outro aspecto de cautela no manuseio do secador diz respeito à hidratação do cabelo. Se você usa o aparelho com regularidade, faça sempre sessões de hidratação regulares. Usar protetores térmicos também pode evitar a danificação dos fios.

Qual modelo de secador profissional é o melhor para salões de beleza?

Profissionais de salões de beleza sabem que as funções específicas de um secador podem fazer diferença na finalização do cabelo. Usados com muita frequência, os modelos precisam ser leves e eficientes.

Por isso, optar por produtos formados por peso de 600 gramas com cabos elétricos longos favorecerá o manuseio. Outra característica interessante é possuir jato de ar frio para o combate do frizz e ter uma potência alta para fazer a secagem mais rápida, sem danificar o cabelo.

Cabelereira secando cabelo de uma mulher com secador e escova em um salão de beleza.

Secadores leves, eficientes e com potência alta são os modelos ideais para trabalhos profissionais (Fonte: aksakalko/123rf)

De que modo fazer a limpeza e manutenção do secador profissional?

Muitas pessoas esquecem que também é preciso fazer a higienização dos secadores, principalmente porque eles trabalham com altas temperaturas, propiciando o aparecimento de fungos e bactérias.

Para iniciar a limpeza, use um pano macio levemente umedecido na parte externa do equipamento. Depois, limpe a entrada de ar e o filtro do aparelho, retirando fios grudados nesta área. Uma escova de dentes também pode ajudar nesta etapa.

Esse processo deve ser feito regularmente no intervalo de 15 dias. Evite usar produtos abrasivos na limpeza, pois podem provocar danos ao aparelho. Não deixe o equipamento no banheiro, guarde-o em um lugar seco e limpo.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de secador profissional

Não deixe de avaliar as especificações do secador de cabelo antes de optar por um modelo. A seguir, separamos critérios que você deve considerar sobre o funcionamento do aparelho:

Material

O jato de cada secador será constituído de um material diferente, influenciando a distribuição do calor e a forma da secagem. Conheça os componentes mais usados neste produto e seus efeitos:

  • Turmalina: Material semiprecioso que emite íons negativos e infravermelho, distribuindo o calor uniformemente. São produtos de maior valor aquisitivo.
  • Cerâmica/Porcelana: Secadores com infravermelho, que emitem a temperatura de forma homogênea, sem danos aos fios.
  • Titânio: Aparelhos com excelente condutividade elétrica, que suportam altas temperaturas.

Tipo de cabelo

As características dos fios são fundamentais para a escolha do secador, já que alguns cabelos aguentarão tecnologias agressivas, enquanto outros só poderão realizar procedimentos corriqueiros. Na tabela, estão os detalhes de cada tipo de cabelo:

Características Modelo de secador
Seco Cabelo com pouca umidade ou aspecto quebradiço Turmalina, titânio ou cerâmica
Oleoso Acúmulo de gordura no couro cabeludo Exceto com íons
Cacheado/Ondulado Maior tendência ao ressecamento Íons ou turmalina, com difusor
Liso Tendência a ser oleoso Sem íons
Com frizz Sensíveis ao aquecimento Jato de ar frio, turmalina, cerâmica, porcelana

Temperatura

Um bom equipamento possibilita o ajuste da temperatura entre frio, morno e quente. Dessa forma, o usuário poderá adequar este aspecto conforme a finalidade ao usar o aparelho.

Secadores ligados à alta temperatura geralmente são usados para fazer escovas progressivas, enquanto modelos com temperatura morna auxiliam na secagem do cabelo.

Potência

Quanto maior a potência do secador, mais alta será sua capacidade de emitir ar quente, acelerando atividades como secar ou alisar os fios.

Para cabelos finos ou lisos, os equipamentos devem ter potência até 1800W. No caso de fios grossos ou volumosos é indicado aparelhos com mais de 1800W.

Um elemento que auxilia neste aspecto é a velocidade. Hoje, a maioria dos modelos possuem regulagem que trazem entre 3 a 6 velocidades diferentes.

Bico

O bico do secador é importante porque direciona o fluxo de ar para onde é necessário. Desse modo, ele é o responsável por acelerar a secagem e oferecer um resultado eficaz no processo.

Bicos mais largos são indicados para retirar o excesso de água do cabelo, enquanto os estreitos são usados para fazer a finalização dos fios.

Homem em frente ao espelho com um secador branco na mão.

Cada bico de secador traz efeitos específicos para a finalização do cabelo. (Fonte: Tyler Olson/123rf)

Resumo

Mais que acelerar a secagem dos cabelos, os secadores profissionais deixam os fios mais hidratados e permitem inovações nas finalizações de penteados.

No mercado há diversidade de modelos para atender diferentes tipos de cabelo ou as variadas finalidades pretendidas. Inclusive alguns possuem custo-benefício bem acessível.

Entretanto, cuidados especiais são necessários ao usar esses aparelhos para evitar que a danificação dos fios pelo manuseio de forma incorreta.

(Fonte da imagem destacada: Sergiy Tryapitsyn/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas