Selim de bicicleta com a cobertura de couro.

Boas-vindas a você que está no ReviewBox Brasil para conhecer um Guia de Compras sobre selim de bicicleta. Hoje é dia de conhecer as melhores informações para não vacilar e nunca se arrepender após a compra.

Antes de sair por aí comprando qualquer selim barato é preciso saber que nem todos os modelos são iguais. Se você comprar o selim errado não consegue devolver o produto e acaba assumindo os prejuízos.

Vamos tratar de diferentes assuntos que facilitam a vida de clientes. Descubra a média de preços, as melhores versões, qual selim comprar e outras coisas fundamentais. Desejamos a você uma boa leitura e uma ótima experiência de compra.

Primeiro, o mais importante

  • Os selins que possuem couro na cobertura são mais indicados para você sentir conforto nos trajetos longos com velocidade média. Alguns destes modelos pesam na bike, então para ter estabilidade não é indicado pedalar na velocidade máxima.
  • Selins leves que têm um formato em “V” são ótimos para quem gosta de acelerar bastante com a bike. Estes produtos ajudam no equilíbrio até quando a bicicleta está rápida nas curvas longas.
  • Antes de comprar o selim, tenha a certeza de que a estrutura se encaixa sem problemas no canote da bike.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores selins

Vamos conhecer os melhores modelos de selim. Desta maneira além de saber quais as melhores marcas do mercado, você também aprenderá alguns importantes detalhes técnicos deste tipo de produto:

1° – Selim San Marco

A San Marco é uma das melhores marcas de selim do mundo. Este é um produto que possui apenas 250 gramas e fornece mais segurança e conforto para ciclistas.

O nível de preenchimento interno do modelo gera uma melhor absorção dos impactos. Esta produção evolui o desempenho nas pistas pela redução de 15% no peso gerada pelo trilho em manganês no selim.

A composição de manganês no produto também ajuda na durabilidade. Ela se desgasta menos diante dos constantes choques na prática do ciclismo. O modelo tem a cor preta que combina com diferentes estilos de bicicletas.

2° – Selim Velo

O diferencial deste selim está na forma em Y. É um acessório para ciclistas profissionais ou amadores distribuírem melhor o peso na bike. Uma versão de 200 gramas para você ter muita estabilidade na pista até durante as velocidades altas.

A engenharia do produto faz você sentir mais conforto e menos dores nos percursos de longa distância. É uma versão linda no acabamento sem nenhuma marca de costura visível.

Este selim é impermeável e não apresenta sinais de desgaste pelo contato com a chuva. Se trata de uma produção importada, muito simples de limpar e manter limpa. Na composição há ligas metálicas, plástico e aço.

3° – Selim Calypso

Se você gosta do estilo Old School, vai adorar esta versão retrô de selim. O produto possui couro tensionado de primeira qualidade. É a garantia de qualquer ciclista ter muito estilo na pista sem perder o conforto de pedalar pela cidade.

Um recurso especial está no parafuso Allen na parte de baixo que ajusta o conforto do couro. Colecionadores compram este modelo de 500 gramas para restaurar as antigas bikes valiosas.

É considerado um dos selins mais confortáveis do mundo. Se você gosta de pedalar por diversas horas deve escolher este modelo, ganhando em conforto e segurança ao mesmo tempo. Assim é fácil ter 100% de confiança para cada pedalada.

4° – Selim Massi

É uma produção de qualidade com preços acessíveis e de apenas 186 gramas. A estrutura tem a mecânica simples de ser ajustada no trilho de titânio e carbono do selim.

A engenharia da produção segue as principais tendências dos melhores fabricantes. Apaixonados por BMX, pilotos profissionais e ciclistas de fim de semana têm muito a ganhar com este produto.

Guia de Compra

Escolher o selim correto é muito importante para qualquer ciclista, afinal, ele que garante o conforto e em alguns casos auxilia até mesmo no desempenho do atleta.

Agora que você já conferiu os melhores e sabe da importância do selim, é hora de conhecer as informações que servem para guiar as suas análises na busca pelo produto perfeito.

Três homens equipados pedalando na estrada.

A escolha do selim interfere até mesmo no desempenho do atleta. (Fonte: bedrck / Pixabay)

O que é selim e quais as suas vantagens?

Coxim, sela e assento de bicicleta, todos estes são apenas outros nomes para selim. Como é uma parte que está quase sempre em contato com ciclistas precisa ser um produto confortável, leve e resistente.

Com um selim de qualidade é possível ter mais segurança na hora de pedalar em distâncias curtas ou longas. Este produto tem o objetivo de sustentar grande parte dos pesos de ciclistas.

As estruturas mais modernas são simples para fazer a regulagem. As pessoas regulam o selim conforme a altura ideal para pedalar com conforto. Você regula a altura no selim através do canote, a mesma peça que serve para fixar o selim na bike.

Gabriel, o PensadorCantor

“A vida é como andar de bicicleta, se parar você cai.”

Quanto mais níveis de ajustes há neste produto maior é o preço no mercado. Para ajustar é preciso considerar a distância do solo, o tamanho do ciclista e a altura dos pedais.

Existem diversos fabricantes mundiais e brasileiros de selins. Cada empresa possui uma forma diferente de fazer os produtos. As melhores marcas são contratadas por fábricas de bikes para fornecer grandes remessas.

Na prática apenas os ciclistas profissionais sabem escolher os melhores formatos de selim. Isto porque quem pedala faz tempo já experimentou diversos tipos de bancos antes de encontrar a opção perfeita.

O selim não serve apenas para aguentar o peso das pessoas. Este produto também é útil para o corpo ficar posicionado da melhor forma possível para evitar lesões ou dores musculares.

Para facilitar na escolha do melhor selim alguns fabricantes fornecem aos públicos interessados algumas ferramentas de medição. Vamos agora ver esta tabela que ressume as vantagens e desvantagens dos selins de bicicleta:

Vantagens
  • Conforto para pedalar
  • Segurança para ciclista
  • Simples de ajustar
Desvantagens
  • Não é unissex
  • Custa caro
  • As melhores produções são importadas

Este não é um produto unissex. Você precisa comprar o modelo masculino ou feminino. Para apoiar o peso no selim as pessoas usam um osso que se chama ísquio. Normalmente este osso é mais distante nas mulheres e próximo nos homens. Isto explica porque há versões masculinas ou femininas do produto.

O difere um selim do outro?

É preciso ficar de olho na base do selim, por ordem de composições mais caras e resistentes temos os de fibra de carbono, nylon e plástico injetado.

A fibra de carbono é mais resistente e dá um lindo formato ao selim. Algumas versões para profissionais que pedalam muito e em terrenos diferentes têm uma base mais flexível. Esta flexibilidade possui certas vantagens:

  • Menos vibrações;
  • Mais ergonomia;
  • Conforto.

As versões mais novas e caras possuem buracos ou partes rebaixadas. Estas pequenas modificações servem para gerar menos pressão em contato com o produto. Até a parte traseira tem variações no design como uma tentativa de gerar conforto extra.

Banco de bicicleta coberto com pano.

Comprar um selim apenas por causa da beleza é besteira. Você deve se guiar mais pelo conforto que o banco da bike pode oferecer. (Fonte: MabelAmber / Pixabay)

Não podemos esquecer também da forração. Embora sejam um pouco mais pesados, os modelos forrados com couro são muito confortáveis. As versões de couro tensionado podem ser úteis para bikes que são usadas por homens e mulheres.

Selins de couro se ajustam ao osso do quadril conforme a pessoa vai usando por alguns dias.

As forrações com espumas possuem diferentes densidades, quanto mais denso maior é o preço. Nos preços intermediários existem produções de gel e (ou) borracha, unindo um pouco de conforto com mais equilíbrio nas pistas.

Por cima da forração existe a cobertura do selim, que pode ter couro, borracha ou courvin em certas versões. O plástico é muito comum nas produções mais baratas. Em algumas produções há até alguns furos pequenos para existir mais aderência na prática do ciclismo.

Os trilhos são partes dos selins responsáveis por unir a peça com o calote da bicicleta e permitir a regulagem. As melhores opções de trilhos são de manganês, carbono e titânio. As estruturas de aço oxidam e pesam mais na bike.

Confira agora as vantagens de ter um selim com borracha ou couro tensionado na cobertura:

Selim de Couro Tensionado Selim de Borracha
Mais chances de oferecer conforto Mais leve
Mais beleza Mais equilíbrio
Mais estilo retrô Mais resistência a água

Quanto custa?

No varejo o preço médio de um selim pode ir de R$ 50 a até R$ 1.000. As marcas importadas com uma composição leve possuem valores altos. Modelos de peso médio e nacionais são mais em conta aos consumidores não profissionais.

O trilho do selim quando possui manganês e carbono pode tornar o produto mais caro. Os trilhos de metais embora sejam mais pesados custam preços acessíveis às vezes.

Outra coisa que impacta no preço é o formato. Quando o selim possui furos ou design diferente acaba quase sempre custando mais caro. Já as formas tradicionais de bancos de bike apresentam valores populares no mercado.

Imagem de bicicletas encostadas em parede.

O material e formato são fatores que influenciam no preço do selim. (Fonte: Eliens / Pixabay)

Onde comprar?

Quer comprar selim pessoalmente? Então, visite lojas físicas como Bayard, Americanas e Centauro. Aproveite para colocar as mãos nos produtos e verificar para saber se tudo é resistente.

Você deseja comprar na internet para pagar preços mais baixos? Acesse lojas como Amazon, NetShoes e Submarino. Não esqueça de comprar apenas de ofertas que possuem a completa descrição do produto e bastante fotos.

A Amazon é a loja online mais segura na internet. Lá as páginas são verificadas todos os dias para não existirem violações aos dados de clientes.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de selim

A seguir você conhecerá 4 critérios de compras que devem facilitar a sua vida como comprador (a). Com estes pontos em mente vai ser mais fácil achar o selim ideal ao seu perfil de ciclista:

  • Forração
  • Trilho
  • Peso
  • Material

Descubra mais informações de cada um destes critérios nas seções abaixo.

Forração

Muitas pessoas pensam que comprar o produto mais forrado possível é uma forma de ter conforto. Este é um pensamento muito equivocado. As versões com muita espuma cedem fácil e acabam aguentando mais o peso corporal do que o ísquio.

Portanto, fique mais atento ao formato ideal para você do que na forração no produto. Não adianta pagar uma nota alta numa estrutura macia que não reduz as dores após a pedalada.

Quando o selim tem a forma perfeita para você, precisa possuir apenas uma fina camada de espuma.

Trilho

Os trilhos do selim podem ser diferentes do diâmetro no canote da sua bike. Por este motivo você precisa verificar se a opção que deseja comprar é compatível com a bicicleta. Quem compra o tamanho errado não consegue trocar o produto na loja após a compra.

Por isso, leia atentamente a descrição do produto nos sitesde venda e confira a compatibilidade com sua bike.

Banco de bicicleta visto de cima.

Antes de comprar, cheque os trilhos do selim, e veja se é compatível com sua bicicleta. (Fonte: RobertoChignoli / Pixabay)

Peso

Existem muitas opções de peso para selim. O valor médio pode ir de 100 gramas a até 900 gramas. As estruturas leves e resistentes custam caro e servem aos competidores de alto desempenho.

As produções leves possuem pouca ou quase nenhuma espuma na cobertura para pesar menos e melhorar o desempenho.

As estruturas com um peso médio são boas porque geram conforto para pedaladas menos rápidas e de mais distância. Já os modelos pesados de metal são antigos e podem ter corrosão no contato com água.

Material

Nós já dedicamos um tópico para falar sobre o material do selim, e sua importância. O material difere o peso do produto, critério mencionado acima.

Investir em um selim de alta qualidade, fabricado a partir de boa matéria prima é especialmente importante para quem compete, ou ainda é um ciclista dedicado.

Close em selim de bicicleta branco.

O material do selim determina o conforto e durabilidade do produto. (Fonte: Natala Standret / 123RF)

Isso porque o material dita a resistência do selim e conforto, dois critérios fundamentais. Selins com fibra de carbono e couro tensionado estão entres os melhores do mercado.

Agora é só você colocar em prática tudo o que foi ensinado e caprichar nas compras do selim.

(Fonte da imagem destacada: kaboompics / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Renato Duarte
Renato Duarte
Redator
Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.