Imagem mostra uma serra sabre sendo usada para cortar um pedaço de madeira.
Ultima atualização: 13 de novembro de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

21Horas investidas

5Estudos avaliados

65Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você costuma fazer cortes retos ou angulados em materiais como madeiras e metais, hoje vamos falar sobre a ferramenta que é de suma importância em sua vida: A serra sabre!

Capaz de fazer diversos tipos de cortes em materiais variados, a serra sabre é muito eficiente com seus conjuntos de lâminas. Mas se você tem dúvidas sobre as vantagens de adquirir uma, qual é o melhor modelo para os seus trabalhos ou como lidar com todas as funcionalidades que ela oferece, fique atento no nosso artigo!




Primeiro, o mais importante

  • A serra sabre é uma ferramenta de corte bastante versátil, capaz de trabalhar em variados materiais e de cortar tanto em profundidade, como de maneira angulada.
  • Da fabricação de móveis à construção civil, da jardinagem a reparos domésticos, é possível encontrar usos interessantes para uma serra sabre. Ela pode ser importante para muitas pessoas.
  • Para que uma serra sabre funcione apropriadamente, é preciso contar com as lâminas corretas. Na maioria das vezes, elas são adquiridas separadamente em relação à ferramenta.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de serra sabre: Nossas recomendações

As melhores fabricantes de ferramentas do Brasil e do mundo produzem ótimos modelos de serra sabre. Já selecionamos alguns que podem te agradar bastante para ajudar na escolha:

A serra sabre completa

A serra sabre GSA 1100 E da Bosch é absolutamente completa: Pode ser usada desde para trabalhos pesados em madeira, alcançando uma profundidade de corte de até 23 cm, até para serviços simples como jardinagem. Possui um sistema de troca rápida de lâminas que agiliza seu uso e tem 1100 W de potência.

Para quem quer conforto

Com esse modelo de serra sabre, a DeWalt apostou nos usuários que desejam mais conforto no manuseio da ferramenta. Assim, ela é bem mais fina, facilitando o encaixe das mãos e evitando dores no uso repetido. Indicada para trabalhos em madeira, metal e plástico, ela funciona a bateria (que deve ser adquirida separadamente).

O melhor custo-benefício

Se você quer economizar e ainda ter uma serra sabre com 1010 W de potência, capaz de cortar madeira a uma profundidade de até 25,5 cm e de produzir 800 golpes por minuto, esse modelo da Makita é o ideal. O funcionamento é elétrico, via cabo de força. Também é indicada para plásticos e metais.

Guia de compra

A serra sabre é uma ferramenta usada apenas em alguns nichos. Por isso, é comum que existam muitas dúvidas sobre o que ela é realmente capaz de fazer e sobre como manuseá-la da forma correta.

Nós selecionamos algumas das perguntas mais frequentes sobre a ferramenta e as respondemos no nosso guia de compra!

Imagem mostra um homem sentado sobre uma pilha de madeira com uma serra sabre em mãos.

A serra sabre é a melhor opção para o corte de madeira. (Fonte: welcomia / 123rf.com)

O que é uma serra sabre e para que ela serve?

Se você já tentou fazer cortes angulados em materiais como madeira ou metal, sabe do quanto pode ser difícil sem ter a ferramenta ideal. O esforço de produzi-los com um serrote, por exemplo, pode ser hercúleo.

E a ferramenta ideal é a serra sabre! Com funcionamento elétrico, ela conta com um conjunto de lâminas que é capaz de fazer uma série de cortes nos mais diversos materiais, não apenas retos, mas também nos formatos que o usuário desejar!

A ferramenta em si é bastante simples: conta com uma carcaça, um motor e uma ponta na qual são colocadas as lâminas. Mas os modelos recentes são cada vez mais tecnológicos, com alguns tendo luzes de LED, indicadores de velocidade e golpes por minuto e sistema de troca rápida de lâminas.

Podemos dizer que a serra sabre é uma ferramenta de nicho, mas não há dúvidas de que ela é muito útil!

foco

Você sabia que, apesar de a tecnologia ter chegado apenas recentemente, a serra sabre é uma ferramenta bastante antiga?

Antes, porém, era manual. Cada lâmina era uma ferramenta diferente, com seus usos precisando ser perfeitamente dominados por marceneiros e carpinteiros. Só em 1947 surgiu o primeiro modelo elétrico, revolucionando esse campo de trabalho.

Quais as vantagens de uma serra sabre?

Dentre as ferramentas de corte mais usadas por um marceneiro, a serra sabre é uma das principais. Ela se compara muito à serra circular e à serra tico-tico em alguns aspectos, mas tem suas vantagens em relação a elas.

Isso porque a serra circular faz apenas cortes retos e a serra tico-tico não tem a potência necessária para trabalhar em grande profundidade. A serra sabre é a ferramenta que alia a característica de trabalhar de forma angulada e adentrando muito mais a fundo a madeira.

Além disso, ela é muito versátil, podendo sem problemas ser usada em outros materiais como metais e plásticos, e até mesmo em atividades como jardinagem.

A única desvantagem da serra sabre é que suas lâminas, por se assemelharem um pouco a um serrote, não dão grande acabamento aos cortes, exigindo um trabalho extra com o acabamento depois. Podemos citar ainda o preço um pouco elevado.

Confira uma tabela com as vantagens e desvantagens da serra sabre:

Vantagens
  • Ferramenta completa, capaz de cortar madeira de forma angulada e em profundidade
  • Muito versátil: Trabalha também em metais, plásticos e outros materiais
  • Cada vez mais tecnológica: Sistemas de controle de velocidade e troca rápida de lâminas
  • Manuseio simples
Desvantagens
  • Acabamento não é tão bom: Retoques sempre são necessários após o uso
  • Custo mais alto que os de outras serras parecidas

Para quais atividades a serra sabre é indicada?

O principal ramo de atividade no qual a serra mármore é usado é a marcenaria.

É possível usar uma serra sabre na produção de móveis, na construção civil, em vigas ou toras de madeira, em consertos e reparos e em todas as demais áreas que lidem com corte de madeira.

A serra sabre é excelente para aparar ou cortar os galhos das árvores.

Também na jardinagem e na limpeza das cidades a serra sabre é usada, já que ela é excelente para cortar ou aparar os galhos das árvores. Não é raro que o corpo de bombeiros conte com uma para eventuais resgates.

E a versatilidade faz com que até mesmo em siderurgia, produção de tubos, canos e trabalhos menores com metais também se possa usar a serra sabre.

Ela não é uma ferramenta do cotidiano, mas é útil para muitas profissões!

Quais as principais lâminas para serra sabre?

O uso ideal da sua serra sabre passa pela escolha correta da lâmina. Ela precisa ser compatível com o material a ser cortado e com os ângulos desejados.

Você encontrará lâminas especiais para madeira, para metal e multiuso, que podem ainda ser aplicadas em materiais como gesso e cerâmica. Muitas vezes, é possível comprar um kit que tenha peças para todas as aplicações.

As principais diferenças estão na dentição e no material. Confira a comparação na tabela abaixo:

Lâminas para madeira Lâminas para metal Lâminas multiuso
Material Feitas em aço reforçado Feitas em tungstênio Feitas em tungstênio
Dentição Entre 3 e 6 dentes Entre 18 e 24 dentes Entre 6 e 30 dentes
Variações Grandes variações de tamanho, modelos especiais para ângulos complicados Variação de tamanhos é menor, formato mais reto Modelos com carboneto são especiais para cerâmica

Como usar uma serra sabre?

O uso de uma serra sabre não é muito complicado. É preciso apenas tomar alguns cuidados com a área de corte e com a troca de lâminas.

Para que você aprenda rapidamente a usar a sua serra sabre, selecionamos um excelente vídeo do canal Mundo da Elétrica que ensina o manuseio de forma muito didática:

Quanto custa e onde comprar uma serra sabre?

O valor de uma serra sabre varia de acordo com a potência e com as tecnologias empregadas. Encontramos modelos entre R$ 500 e R$ 1500. Apesar de simples, os mais baratos já são de muita qualidade.

Lojas de ferramentas e materiais de construção são as melhores opções para encontrar uma boa serra sabre. Nós recomendamos ainda a compra pela internet, principalmente na Amazon brasileira. Não deixe de visitar também Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: O que levar em consideração ao comprar uma serra sabre

Entender o pleno funcionamento e as utilidades de uma serra sabre ajuda bastante, mas ainda precisamos discutir alguns quesitos técnicos que podem ser importantes no momento da aquisição. Selecionamos quatro:

Abaixo, explicamos um pouco sobre cada um deles!

Profundidade de corte

Diferentes atividades requerem cortes mais profundos ou superficiais. Por isso, é importante notar o quanto uma serra sabre consegue se aprofundar nas peças a serem trabalhadas.

Os valores não costumam ser muito baixos, sempre ficando pelo menos acima dos 20 cm. A partir daí, existem algumas variações, com máquinas muito boas chegando mais perto dos 30 cm. Essa é a grande vantagem da serra sabre em relação à serra tico-tico, que raramente passa dos 10 cm.

Imagem mostra uma pessoa usando uma serra sabre para cortar um pedaço de lenha.

A serra sabre também pode ser usada em jardinagem e corte de lenha. (Fonte: Ольга Глебская / 123rf.com)

Taxa de golpes por minuto

A taxa de golpes por minuto de uma serra sabre se relaciona com duas coisas: A velocidade de corte e a capacidade de atingir diferentes ângulos e curvaturas. Quanto maior, melhor a ferramenta será nesses dois quesitos.

Se você não precisa serrar madeira, metal ou qualquer outro material em uma velocidade muito alta, nem atingir ângulos muito destacados, não há necessidade de ter uma serra com alta taxa de golpes por minuto. Caso contrário, opte por uma que se destaque no critério.

Ergonomia

Prefira uma serra sabre mais fina e com um espaço destacado para a colocação das mãos.

Qualquer ferramenta que é usada repetidamente precisa ser ergonômica. Isso ajuda não só a dar velocidade e agilidade ao seu manuseio, como principalmente confere maior conforto ao usuário, impedindo o aparecimento de dores ou lesões.

Alguns modelos de serra sabre são bastante ergonômicos. Para uso repetido, prefira as ferramentas mais finas e com um espaço destacado para a colocação das mãos, com revestimento em borracha ou outro material de proteção.

Itens extras

Sabemos que a serra sabre não é uma ferramenta barata. Dessa forma, se for possível economizar ao adquirirmos uma, teremos uma grande vantagem. Procure por modelos que já venham com alguns acessórios, não precisando assim desembolsar valores extras depois.

O acessório mais importante para uma serra sabre é um kit de lâminas. Mas não deixe de conferir também se há uma maleta ou bolsa para transporte ou talvez até mesmo alguns acessórios especiais para limpeza e manutenção!

(Fonte da imagem destacada: welcomia / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.