Bem-vindo ao ReviewBox Brasil para conhecer as informações indispensáveis que qualquer consumidor precisa levar em conta antes de comprar serrote. Tenha uma melhor experiência de compra após ler o Guia.

Serrotes estão disponíveis nos mais diversos tipos de tamanhos, dentes por polegadas e composições. Escolher a opção errada pode prejudicar no corte dos trabalhos e também o seu bolso, já que será preciso comprar outra versão.

Ao ler este conteúdo informativo você ficará por dentro dos melhores tipos de serrotes. Também conheça para qual uso é indicada cada versão, a média de preços e outros elementos fundamentais relacionados à compra do produto.

Primeiro, o mais importante

  • Há serrotes de cabos de madeira ou plástico. As versões de madeiras são robustas, pesadas e combinam muito bem com serras robustas. Produções de plástico têm leveza e funcionam nas serras médias ou pequenas.
  • Quanto mais tamanho existe no dente e nos espaços de cada um dos dentes do serrote melhor é a ferramenta para cortes em estruturas pesadas.
  • Os serrotes com lâminas curvas funcionam melhor para cortes de madeira em camping ou jardinagem. As produções retas têm mais funcionalidade nos trabalhos de marcenaria.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores serrotes

Você não sabe o que esperar na compra do melhor serrote? Para te auxiliar, preparamos um Ranking completo com todas as características técnicas de cada uma das versões que fazem sucesso no mercado. Fique mais atualizado sobre detalhes técnicos e saiba fazer a melhor escolha para suas necessidades.

1° – Serrote – Tramontina

O produto possui uma serra que tem 12 dentes por polegada, todos travados e prontos para cortes profundos. A lâmina apresenta aço de carbono temperado resistente contra ferrugens. O cabo de madeira envernizado é ergonômico.

Acompanha o modelo uma proteção plástica para proteger os dentes. Isto gera mais segurança ao trabalhador e bastante durabilidade para a ferramenta. Este serrote tem selo de qualidade Tramontina, testado conforme rigorosos padrões.

2° – Serrote reto – Vonder

O serrote Vonder tem quase 4 metros de comprimento e pesa apenas 5 kg. A estrutura possui aço temperado como material principal da serra, uma tendência presente nas melhores versões do mundo.

A ferramenta apresenta um cabo de madeira antideslizante, fornecendo mais segurança aos trabalhadores. Modelo com 9 dentes por polegada fortes o bastante para cortar diferentes materiais em superfícies duras.

3° – Serrote – EDA

Com uma qualidade profissional superior, esta se trata da escolha certa a quem deseja um produto de menos custos e mais benefícios. A estrutura completa possui 20 polegadas, o que se equivale a 50 centímetros.

O cabo de plástico ergonômico permite que qualquer pessoa use o produto perfeitamente, independentemente do tamanho das mãos.

4° – Serra-canivete – Nautika

É a ferramenta certa que deve acompanhar qualquer escoteiro para casos de emergência na selva. Produto indispensável a quem faz provas de sobrevivência, pescas, resgates, camping ou esportes radicais.

Esta produção composta por plástico de primeira qualidade tem lâmina de carbono com 16 centímetros. A estrutura inteira possui quase 39 centímetros no total. O serrote-canivete tem trava de segurança para fechamento ou abertura da serra.

Guia de Compra

Hoje em dia muitas pessoas compram um serrote para fazer projetos na própria oficina de casa e evoluir no trabalho de marcenaria. Talvez você também busque o produto com este objetivo.

De qualquer modo, também é uma ferramenta usada por profissionais em diversas áreas de atuação. Seja qual for o motivo da sua compra, para não errar, veja o Guia a seguir e aprenda tudo sobre o serrote.

Em uma marcenaria um homem usa óculos de proteção. Ele tem um serrote na mão esquerda e uma tábua de madeira na mão direita.

Agora é hora de aprender a como comprar serrote (Fonte: georgerudy / 123RF)

O que é um serrote?

Com uso em geral destinado a serrar madeira, o serrote é uma das ferramentas de cortes mais conhecidas no mundo. Ele possui cabo madeira ou plástico, além de lâmina de dentes super afiados.

Em algumas versões existem cabos que possuem uma espécie de encaixe aos carpinteiros colocarem os dedos e terem mais controle a cada serrada.

Há produções que possuem dentes menos travados e menores, reforçadas no dorso, servindo para tonar mais fácil a execução de cortes precisos. Tais versões precisam estar com bastante afiação para funcionar muito bem.

foco

Você sabia que para ter mais desempenho ao serrar materiais vale a pena manter uma lubrificação regular nos serrotes? No mercado existem diversas opções de óleos para aplicar na lâmina.

Quais as vantagens dos serrotes?

Você tem o desejo de comprar serrote, mas ainda não possui certeza se vale a pena? Ao conhecer as principais vantagens e desvantagens é possível desenvolver uma ideia melhor sobre adquirir ou não a ferramenta.

Hoje em dia os serrotes estão disponíveis a preços baixos. Pagando valores populares é possível comprar até as versões de marcas famosas, atestadas conforme rigorosos padrões do INMETRO.

Também existem diferentes tipos e formatos da lâmina. Você pode fazer uma escolha ideal para certo tipo de tarefa, desenvolvendo os serviços com mais facilidade.

Outro ponto positivo é que você não precisa de energia elétrica para ter uma poderosa ferramenta de corte. Porém, dependendo do nível de dureza no material serrado, existe a necessidade de ter bastante força nos braços para serrar com perfeição.

Veja a síntese das vantagens e desvantagens do serrote ao ler a tabela abaixo:

Vantagens
  • Preços baixos
  • Diferentes versões para necessidades variadas
  • Funciona sem precisar de energia elétrica
Desvantagens
  • Serve melhor para cortar madeira
  • Necessidade de afiar
  • Exige força nos braços para cortes precisos

Quais os diferentes tipos de serrote?

Antes de comprar o produto você precisa compreender quais são as suas necessidades de uso, já que existem 3 tipos de lâmina de serrote. Casa uma serve para cortar materiais específicos: com lâmina ondulada, com lâmina raker e com lâmina regular.

Vamos à definição de cada uma das lâminas de serrote:

  • Serrote com lâmina ondulada: Estes tipos de lâminas de serrote fazem sucesso entre profissionais com necessidade de cortar metais finos. Em geral tais produções possuem os dentes ordenados do lado esquerdo ao direito.
  • Serrote com lâmina raker: Por sua vez a lâmina raker deve ser utilizada com objetivo de cortar tubos e metais robustos bastante duros. Os dentes são organizados em grupos de 3 unidades. Esta lâmina exige bastante força para ser desempenhada no trabalho. Nenhuma outra versão de serrote tem tamanho poder de cortar metais duros.
  • Serrote com lâmina regular: A versão possui os preços mais baixos e tem bastante popularidade ao redor do mundo. Na prática representa um produto padrão dos serrotes populares. São produções resistentes que podem cortar alumínio. Os dentes do produto estão distribuídos de forma mais uniforme, de uma ponta até a outra ponta da lâmina.

Veja mais abaixo as diferenças das lâminas dos serrotes:

Serrote com lâmina ondulada Serrote com lâmina raker Serrote com lâmina regular
Uso Metais finos Metais duros Alumínio
Dificuldade de utilização Média Alta Média
Trabalho com madeira Sim / jardinagem e camping Sim / marcenaria Sim / marcenaria
Formatos dos dentes Posicionados do lado esquerdo para o direto Unidos em grupos de 3 unidades Organizados de modo uniforme

Para que serve o número de dentes por polegadas no serrote?

Quase todo mundo que não conhece muito bem a ferramenta fica com a mesma dúvida em mente: O que significa os dentes por polegada do serrote?

De fato, cada uma das lâminas possui uma quantidade de dentes por polegada. Isto não acontece à toa porque cada versão se enquadra melhor para certos trabalhos específicos.

Por exemplo, os serrotes com serras de 14 dentes por polegadas funcionam melhor para cortes de metais que possuem 1.8mm na espessura que são estruturas mais espessas.

Um homem serrando uma madeira com serrote.

A quantidade de dentes no serrote influencia no trabalho. (Fonte: Dmitry Kalinovsky / 123RF)

Também existem as versões do serrote com serras de 16 dentes por polegada. Você deve usar estas produções para serrar metais com espessura de até 1.4mm.

As serras de 24 dentes por polegada são para metais finos com espessura de 1.1mm. Também há as produções de 32 dentes a cada polegada, útil ao corte de metais de 0.8mm muito finos na espessura.

Na tabela a seguir veja a diferença entre os serrotes conforme o número de dentes por polegada:

Serrote 14 dentes por polegada Serrote 16 dentes por polegadas Serrote 24 dentes por polegadas Serrote 32 dentes por polegadas
Espaço entre os dentes Grande Grande Médio Pequeno
Espessura do material para o corte Metais mais espessos Metais mais espessos Metais de espessura média Metais de espessuras finais

Quanto custa?

Um serrote de qualidade pode custar de R$ 15 a até no máximo R$ 150. Valores muito superiores não valem a pena, já que é possível encontrar fácil as versões com preços dentro da média.

Os serrotes com lâmina regular são mais baratos. As versões de lâmina raker custam preços superiores. O modelo que corta metais e possui espessuras grossas também vale um pouco mais no mercado.

Onde comprar?

Leroy Merlin, Telha Norte, Lojas Americanas e Magazine Luiza são lojas que vendem serrote. Só que às vezes pode ser um pouco difícil encontrar uma diversidade de versões.

Já na internet é mais fácil achar diferentes tipos de serrote, seja no tamanho ou formato das lâminas. Amazon Brasil, Amazon USA, Submarino e Shoptime são lojas que vendem muitas versões da ferramenta.

foco

Você sabia que especialistas recomendam usar equipamentos EPI para utilizar o serrote com máxima segurança? Não se esqueça de trajar óculos de segurança e luvas ao serrar.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de serrote

É bom ter a certeza de que você comprou um bom serrote para tornar os trabalhos mais simples! Com objetivo de melhorar suas chances de adquirir as melhores produções leve em conta os seguintes critérios de comparação de ofertas:

  • Dentes
  • Quadro
  • Cabo
  • Tamanho
  • Tensão

A definição de cada critério você vê a seguir:

Dentes

Analise os tipos de materiais que você precisa serrar antes de comprar o serrote. Quando os dentes são maiores e possuem mais espaço entre si é sinal de que existe bastante resistência para cortar materiais muito espessos.

Já as produções de dentes pequenos muito próximos entre si servem para cortar materiais de menos espessura. As mesmas regras valem ao corte de metais ou madeira.

Quadro

Ao considerar a lâmina você também deve notar o quadro, que pode estar presente no modo fixo ou ajustável.

Quadro de serrote fixo tem um comprimento específico de lâmina. Já os quadros ajustáveis possuem diferentes opções de tamanhos de lâminas que podem ser utilizadas.

Cabo

As versões mais caras em geral possuem a madeira no cabo, um material isolante térmico. Também existem as produções de plástico que são mais leves e podem baratear bastante o produto no mercado.

É importante que o cabo do serrote seja confortável de segurar para melhor realizar o trabalho. Em muitos casos o profissional usa uma luva, mas para uso doméstico pode valer a pena comprar um serrote com cabo emborrachado para maior conforto.

Tamanho

Se você pretender cortar coisas enormes e grossas precisa comprar um serrote grande. Já para o corte em estruturas menos espessas dá para usar as versões de tamanho médio ou pequeno. O tamanho do serrote pode ir de 25 centímetros a até 4 metros, normalmente.

Tensão

Os serrotes mais robustos que valem a pena possuem um sistema de ajuste que serve para você ajustar os níveis de tensão do serrote, conforme as suas necessidades.

Ao selecionar a tensão correta do serrote você realiza os trabalhos de um modo mais fácil. Por outro lado, se existir tensão errada vai ser preciso usar mais lâmina e força para desempenhar as tarefas – fique de olho. Ajuste a tensão na porca borboleta presente junto à serra do serrote.

(Fonte da imagem destacada: Mark Bowden / 123RF)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
26 Voto(s), Média: 4,04 de 5
Loading...